Carta de condução: Veja e altere os seus dados online

51 Comentários

Tal como tínhamos informado, no início deste ano iriam existir algumas alterações ao nível da carta de condução. Nesse sentido o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) passou a disponibilizar um conjunto de funcionalidades no seu portal que permitem proceder a pedidos de alteração de dados, renovação, substituição e pedidos de uma 2ª via da sua Carta de Condução.

Vamos conhecer o portal IMT Online.

imt_00


A alteração dos métodos de renovação da carta, denominada “Carta Sobre Rodas”, é uma das medidas que integram o Simplex para 2017. Através do novo portal, denominado de IMT Online, os condutores passam a poder proceder a um conjunto de pedidos assim como alterar dados da sua carta de condução.

Relativamente à morada, como também já informámos, quando esta mudar, já não vai precisar de alterar a carta de condução, até porque essa informação deixa de ser considerada. A partir de agora, apenas o cartão de cidadão serve para justificação da morada do condutor. Renovar, alterar e pedir a 2ª via de Carta de Condução, a partir de casa, fica também mais barato, sendo o desconto de 10%.

No caso das revalidações, o atestado médico pode ser enviado também através da Internet.
 

Como aceder ao portal?

O acesso ao portal portal IMT Online pode ser feito a partir deste link. Devem usar as mesmas credenciais de acesso ao portal das finanças para aceder.

imt_01

Já dentro do portal é possível aceder aos pedidos, Dados pessoais (que podem ser actualizados de imediato), acesso às notificações e recibos.

imt_02

Ao nível dos pedidos,como referido, é possível fazer a revalidação, substituição e até uma 2ª via (talvez seja agora uma boa oportunidade para quem ainda tem cartas de condução antigas como eu).

imt_03

Ao nível dos Veículos pode fazer:

  • Pedido de Duplicado (2.ª Via) do Certificado de Matrícula/Documento Único Automóvel;
  • Pedido de Certidões:
    • Certidão de homologação
    • Certidão de matrícula (características do veículo)
  • Pedido de Alterações de Características Técnicas;
  • Certidão de resultados de inspecções;

No caso dos Transportes:

  • Pedidos de inscrição em exame para certificação profissional na área dos transportes (Exame);
  • Pedidos de emissão de certificados profissionais na área dos transportes (Certificado);
  • Pedidos de licenciamento de veículos para actividades transportadoras (Licença);

Por fim, no separador Outros pode fazer:

  • Pedido de Dístico de Estacionamento para Deficientes

Não esquecer que os pedidos pela Internet são 10% mais baratos que numa loja física e ainda evita as filas.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Não conhecia, obrigado pela partilha PP! 😉

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Olá Bom dia.. Uma pergunta, para revalidar é ou não necessário o atestado médico????
    Vou fazer 50 anos este mês e como tenho que revalidar e como as regras mudaram e com tanta informação dispersa que tenho observado chego â conclusão que ja nada sei :). Se alguem me puder responder agradecia. Mto Obrigado

    1. Avatar de Shout
      Shout

      Teoricamente não precisas de atestado médico…..mas eu que já tenho 50 e tentei revalidar online está a pedir-me o atestado médico! portanto há aqui qualquer coisa que não está certo no IMT online

      1. Avatar de Shout
        Shout

        Já está corrigido….a semana passada mandei um email a questionar e agora já não me pede o atestado médico

    2. Avatar de coisas
      coisas

      ja fiz a minha revalidação e nao foi necessario nada. penso que o atestado e pedido directamente ao medico de familia pelo IMT.

    3. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      Bom dia Miguel. Isso depende das categorias que tens, de quando foi emitida tua carta de condução….
      Sugiro consulta do seguinte link do IMT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Revalidacao/Paginas/Revalidacao.aspx)

    4. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Bom dia Miguel,

      Pelo quanto sei o atestado médico continua a ser necessário. A única diferença é que é imediatamente comunicado por meios digitais pela DGS (Direção Geral da Saúde).

      No entanto, não sei se já está implementada esta parte no sistema de revalidação mas foi isto que foi noticiado.

      Tente ligar para o IMT. Serão os melhores para o informar sobre esta situação. Pode igualmente tentar realizar a revalidação. Se necessitar muito provavelmente o sistema irá solicitar o mesmo ou fornecer as respetivas instruções.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Bom dia Manuel,
        Obrigado pela resposta!!! Vou seguir o seu conselho.
        Muito Obrigado
        Miguel

      2. Avatar de Shout
        Shout

        Posso confirmar que para quem tem 50 anos não pede atestado médico na revalidação online pois acabei agora mesmo de a fazer.
        Nas renovações seguinyes a comunicação do atestado médico por meios digitais só entra em vigor a 1 de Abril:
        http ://observador .pt/2016/12/12/atestados-eletronicos-para-cartas-de-conducao-podem-ser-passados-por-todos-os-medicos/

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Bom dia Shout,
          Sério? Ok. Agradeço muito!
          Miguel

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          E já agora, como é efectuado o pagamento? Eles geram uma Entidade e referencia e paga-se por multibanco???

          1. Avatar de Shout
            Shout

            é isso mesmo….já a tenho mas de acordo com a informação deles, só fica disponivel para pagamento após 24 horas e tenho de pagar até dia 29

        3. Avatar de Helena
          Helena

          boa tarde Shout
          Estou a tentar fazer a renovação da carta on line mas deve estar a escapar-me alguma coisa, pode ajudar-me? sempre grata
          Helena

        4. Avatar de Maria
          Maria

          Boa noite,

          gostaria de saber quanto tempo levaram a enviar a carta (penso ter sido por CTT).
          Enviaram sms a avisar o envio?

          Obrigada

  3. Avatar de ...

    …o mais “engraçado”…é que quando tento fazer o registo…recebo a indicação de o já ter feito (???)

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      “Devem usar as mesmas credenciais de acesso ao portal das finanças para aceder.”
      Tem que ler o artigo todo antes de qualquer desabafo.

  4. Avatar de KasaShopping.com
    KasaShopping.com

    Bom artigo de informação.

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    No artigo, dizem e muito bem “No caso das revalidações, o atestado médico pode ser enviado também através da Internet.”
    Eu penso que esta medida do simplex também previa que o atestado médico fosse emitido pelo médico e enviado automaticamente para o IMT. Havia alguma informação na imprensa que dizia que isto era obrigatório a partir do dia 2 de janeiro, mas também já li que terá sido adiado para abril.
    Isto era muito porreiro, porque o atestado era logo enviado para o IMT, não havendo necessidade de andar com cópias do atestado, digitalizar, anexar ao pedido do IMT…. Vamos aguardar para ver.
    Em abril voltamos a falar sobre isto 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, também já ouvi falar sobre isso…mas acho que ainda não está nada operacional.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim, penso que seja só em Abril. Pelo menos, alguma informação que li na comunicação social indicava este prazo.

  6. Avatar de Nome
    Nome

    Podemos alterar o nosso nome nessa plataforma?

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Bom dia. No site do imtt diz que o atestado é para idade igual ou superior a 60 anos

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Partilho vídeo da reportagem da SIC de ontem à noite que vem falar um bocado sobre este tema (e confirma o que disse antes, envio do Atestado Médico da saúde para o IMT tem inicio em Abril).

    http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-01-18-As-alteracoes-na-carta-de-conducao-que-ajudam-a-poupar

  9. Avatar de user xpto
    user xpto

    obrigado pela dica. já agora, no firefox funciona mal

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Pois eu só me safei com o Firefox porque com o Edge não faz o envio do form de registo….
      Não uso Chrome e não me acreditei que a página só funcionasse bem com o IE!

  10. Avatar de João Próspero Luís
    João Próspero Luís

    Bela treta, mostra uma morada antiga.
    Já alterei a morada da carta de condução há mais de 9 meses e aqui apresenta ainda a anterior.

  11. Avatar de louco
    louco

    Pergunto, pode-se pedir a alteração da morada constante no DUA ? Para a carta de condução já percebi que sim.

    1. Avatar de Ricardo Peralta
      Ricardo Peralta

      Também tenho a mesma duvida… se não é das poucas coisas de alteração de morada que não dá pra fazer online.

  12. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Boas.

    Eu recentemente alterei de casa, ou seja, na minha carta continua a morada antiga. Sabem se é possível e/ou necessário pelo portal pedir uma nova carta para vir com a morada atual ou sem morada? Estou meio perdido nessa parte, pois é o unico sitio onde ainda se mantem essa morada antiga.

    1. Avatar de AzulNauta
      AzulNauta

      A minha carta também tem a morada desatualizada desde que casei e mudei de casa (em 2008), arrisquei levar uma multa mas tive sorte. Agora que vêm aí as novas cartas já não me preocupo com isso, acho que não vale a pena.

      A minha dúvida é se ao alterar a morada neste site, eles vão perceber e obrigar-me a pedir a 2ª via! Para já deixei estar no site com a morada errada :\

  13. Avatar de paulo tavares
    paulo tavares

    Boas gostava de saber pk faco agora 40 anos neste mes se para revalidar a carta de conducao aos 40

  14. Avatar de David.pt
    David.pt

    Já tentei renovar a minha carta a cerca de uma semana e da erro… Já enviei e-mails, já telefonei e nada……

  15. Avatar de António
    António

    A morada, que consta na carta, deixa de ser válida, na próxima emissão vai deixar de aparecer morada.
    A que conta é a do cartão do cidadão, e é no cartão do cidadão que tem de estar actualizada.

  16. Avatar de Luis
    Luis

    A 14.10.2015 contestei que os pedidos fosse aceites apenas com o certificado digital do CC (julgo ser a assinatura digital mas eles dizem que não) sendo a autenticação da AT apenas aceite para a consulta dos pedidos já efectuados.
    A resposta (IRN – Setor Jurídico (Comercial e BM)) a 16.10.2015 é como sempre parva e vaga.
    Vejo que um ano depois os meus anseios sejam atendidos… (se calhar por mero acaso)

  17. Avatar de Augusto Silva
    Augusto Silva

    Boa tarde, o que faço depois à carta de condução antiga terei de entregá-la em algum lado ou fica automáticamente sem efeito, é que tenho de a renovar agora que vou fazer 50 anos.
    Obrigado.

  18. Avatar de teresa mestre
    teresa mestre

    pedi a revalidação da carta de condução on-line e passou o tempo para pagamento ontem como faço para pagar?

  19. Avatar de Luis Ferreira
    Luis Ferreira

    O site vai para uma página “Registar Utilizador” que está em branco.

    Acontece com mais alguém?

    Obrigado

  20. Avatar de Helena
    Helena

    Boa tarde

    Estou a ter algumas dificuldades para proceder à renovação da carta de condução.
    Já submeti os dados, mas não consigo fazer o pedido. Alguém me pode ajudar? Obrigada

  21. Avatar de Dário Domingos Agostinho
    Dário Domingos Agostinho

    Chamo-me Dário Domingos Agostinho vim por este meio me interar melhor. Só Angolano e pretendo adquirir a carta de condução pela primeira vez, o que é necessário?

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    Só quero alterar a morada da Carta! Qual é a opcão?

  23. Avatar de José Amador
    José Amador

    Faço 70 anos dia 19 deste mês. Fui tratar da substituição da Carta de Condução que termina dia 18. Na escola de Condução aonde tratei de tudo foi assim : Fiz uma consulta médica no local e paguei 40€. O atestado foi enviado directamente por via electrónica para o IMT pela médica que me consultou. O pedido de renovação da Carta foi feito na Escola via electrónica e paguei 35€. Trouxe logo uma Guia de Substituição do IMT válida por 90 dias. A nova carta deverá chegar entretanto por correio dentro deste prazo (90 dias). Como tinha que mudar de morada na Carta, já não foi necessário porque a morada válida para a nova Carta é a que consta no Cartão de Cidadão (Bilhete de Identidade) e este está actualizado.

  24. Avatar de nelson correia gaspar fernandes
    nelson correia gaspar fernandes

    eu tentei fazer o pedodo para a segunda via da carta e não consigo por favor ajudem me

  25. Avatar de Iolanda Araújo
    Iolanda Araújo

    Boa noite, acabo de fazer 50 anos e tentei renovar a carta de condução, só que diz que os dados do cartão de cidadão não estão atualizados quando o meu CC tem menos de um ano. Alguém me pode ajudar?

  26. Avatar de Iolanda Araújo
    Iolanda Araújo

    Boa noite, acabo de fazer 50 anos e tentei renovar a carta de condução, só que diz que os dados do cartão de cidadão não estão atualizados quando o meu CC tem menos de um ano. Alguém me pode ajudar?

  27. Avatar de Fabio
    Fabio

    Boa tarde minha carta de condução brasileira para portuguesa já faz quase 3 meses e ainda nada de chegar a casa como faço pra poder rastrear

  28. Avatar de jorge miguel
    jorge miguel

    boa noite passei no exame de conducao na sexta feira e dissera-me para pedir a carta pelo imtonlin ja fiz isso dei autorizacao para ousarem a foto do c.c. e aparece esta menssagem (ão foi possível efectuar a validação dos dados indicados (carta de condução) (CARTA-A01)
    Não é possível satisfazer o seu pedido. Deve dirigir-se aos Serviços do IMT. (E1078)

  29. Avatar de Roberto
    Roberto

    Fiz meu pedido de transferência de minha carta em abril, já fez seis meses como saber se minha carta chegou ou está pronta, só indo no IMT ou pelo site?

  30. Avatar de Antonio Carlos Jesus Fonseca
    Antonio Carlos Jesus Fonseca

    estou no estrangeiro,neste caso em França,como posso fazer para renovar a minha carta de conduçao ,faço os 50 anos em setembro,e se nao poder ir a portugal por causa da pandemia,minha carta de conduçao fica invalida imediatamente. tentei validar no saite do imtt onelaine ,mas pedeme um codigo de validaçao a seguir ao contribuinte,e esse codigo nao tenho,porque pago meus impostos em frança,como posso fazer?

  31. Avatar de gissele
    gissele

    bom dia.
    fiz a troca da minha cnh brasileira pela portuguesa no IMt de Faro em fevereiro de 2020, ate o momento não a recebi.. por telefone não atendem no IMt …. , estou em Lisboa ….o que faço???

  32. Avatar de Jose Pinto
    Jose Pinto

    boa tarde , sou deficiente motor porque fui amputado na perna esquerda.
    ja fui fazer a junta médica no qual me fui atribuido o grau de deficiencia de 71%.
    queria saber que devido a de no atestado dizer que so posso conduzir veiculos de caixa automatica
    se preciso fazer alguma alteração na carta e se depois de ter a protese posso voltar aos veiculos de caixa manual.
    gostaria mesmo que me esclarecessem sobre isto
    atenciosamente
    Jose Pinto

  33. Avatar de Silva
    Silva

    Qual a probabilidade da Marca passar uma declaração de alteração de medida de jante ?
    Neste caso, AUDI, acrescentar jante 18′
    Obrigado