Ataque a infraestruturas críticas! Desta vez foi a um oleoduto

5 Comentários

Os ataques informáticos a infraestruturas críticas têm sido cada vez mais comuns. Recentemente informamos aqui um ataque a sistemas de fornecimento de água na tentativa de intromissão na qualidade da água.

O mais recente ataque a uma infraestrutura crítica aconteceu a um oleoduto! Saiba o que se passou.

Ataque a infraestruturas críticas! Desta vez foi a um oleoduto

No dia 7 de maio, um oleoduto norte-americano da empresa Colonial Pipeline, responsável pelo transporte de combustíveis, sofreu um ciberataque de ransomware por parte do grupo DarkSide, que comprometeu os equipamentos informáticos de gestão do sistema. Para tentar resolver o problema, o CEO da empresa autorizou o pagamento de 4,4 milhões de dólares em resgate!

Embora a Colonial Pipeline tenha, entretanto, retomado as suas operações, a ESET lembra que este tipo de manobras a infraestruturas críticas não mostra sinais de abrandar, e são habitualmente levadas a cabo por sequências de ataque há muito conhecidas, o que sugere que os atacantes não necessitam de zero-days sofisticados para comprometer redes de fornecimento essenciais.

Ataque a infraestruturas críticas! Desta vez foi a um oleoduto

O Win32/Filecoder.DarkSide em causa está em ação desde outubro de 2020. O mesmo aconteceu num conjunto de ciberataques na Ucrânia, em que as características específicas do malware NotPetya (também conhecido por Diskcoder.C) também já tinham sido identificadas.

O risco de segurança para redes de fornecimento de luz, água, combustível ou redes de comunicações é cada vez maior e nesse sentido é fundamental que as empresas protejam ao máximo os seus serviços e sistemas.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Bem, estão-me a obrigar a comprar acções de cibersegurança.

  2. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já o tinha dito uma vez noutro artigo… Die Hard 4.0 … o pessoal pensa que é um filme mas pode-se tornar bem real…

  3. Avatar de O Pensador
    O Pensador

    CyberPoligon… segue-se a falsa “ameaça” extraterrestre e as alterações climáticas, no script do Fórum Económico Mundial…

  4. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Porque é que não isolam estes e outros sistemas de controlo e acesso á Internet?… Ter uma espécie de Intranet só para este tipo de infraestruturas criticas…

    1. Avatar de neo
      neo

      Porque são incompetentes.
      As redes operacionais devem seguir um desenho standard (exemplo Purdue model) que as torna resilientes a este tipo de vetor de ataque. Nestas abordagens existem inclusivamente gateways unidirecionais que impedem o acesso externo, isto se a rede OT necessitar aceder de forma controlada a serviços externos, algumas arquiteturas mais conservadoras são air-gapped.