Google projeta a sua câmara por baixo do ecrã. Poderá equipar os Google Pixel de 2022

16 Comentários

Tudo indica que a próxima temporada de lançamentos de smartphones, na segunda metade do ano, traga finalmente as câmaras frontais escondidas pelos píxeis do ecrã. Já sabemos que esta tecnologia ainda não se massificou porque ainda não se conseguiu trazer a qualidade exigida às fotografias num segmento de topo de gama. A Google, com a preparação dos seus Pixel parece querer colocar também esta tecnologia à disposição dos utilizadores e integrá-la num segmento onde ainda não entrou, o dos smartphones dobráveis.

Uma nova patente registada pela Google revela que a empresa também está a trabalhar na sua câmara escondida no ecrã que poderá vir a equipar os smartphones em 2022, nomeadamente o Google Pixel 7 e um tão esperado smartphone dobrável.

Google projeta a sua própria câmara por baixo do ecrã. Poderá equipar os Google Pixel de 2022


O mercado dos smartphones tem vindo a inovar-se mas, neste momento, restrições de hardware têm impedido que se dê o passo para “eliminar” as câmaras frontais. Na verdade, o objetivo não é bem eliminá-las, mas sim escondê-las. As soluções pop-up como vimos surgir em força há uns anos, não foram adotadas em massa nem tão pouco apreciadas pelos consumidores.

Os smartphones com câmaras por baixo do ecrã já existem disponíveis no mercado, mas há ainda entraves que limitam a sua inclusão nos smartphones de topo. A principal barreira prende-se com a qualidade final das fotografias captadas.

Google aposta na câmara por baixo do ecrã

Ainda sem um alvo final conhecido, a Google viu recentemente aprovada uma patente intitulada de “Full-screen display with sub-display camera”. Trata-se então da nomeação de um ecrã completo que integra uma câmara por baixo.

Pelo que se pode ver na descrição da patente, interpretada posteriormente pelo LetsGoDigital, podemos ver uma câmara posicionada no topo do ecrã e ao centro que é ativada com recurso a um espelho em prima triangular que se move revelando ou não a câmara.

O módulo ótico ocupa uma janela de 2 a 3mm no ecrã e há outro sensor ao lado da câmara, possivelmente um sensor de proximidade, ambiente ou IR. Este último poderá servir para o reconhecimento facial biométrico, que já estave presente no Pixel 4.

Considerando o timing, e os próprios rumores em torno dos próximos Google Pixel, não é provável que vejamos esta tecnologia a chegar este ano. No entanto, poderá vir com o Google Pixel 7 em 2021. Além disso, considerando os indícios de que a Samsung possa estar a criar um Galaxy Z Fold 3 com câmara escondida, pode ser que a Google também o consiga fazer com o seu futuro e primeiro smartphone dobrável.

Tal como já referimos, espera-se que num futuro próximo seja apresentado o Pixel “Passport”, o primeiro fold da marca.

Beta do Android 12 revela quatro novos smartphones Pixel, incluindo um dobrável

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Não sei se irá soar a conspiração, mas uma câmara por de baixo do écran com a desculpa de fazer poupar espaço, não será uma forma de ser mais difícil ainda evitar potenciais “Viwers” indesejáveis por um qualquer comprometimento de segurança?
    Ou vamos colocar uma fita preta por cima do écran para nós protegermos de privacidade?

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Qual é a diferença para as câmaras actuais?

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      A nível de segurança, qual a diferença da câmara estar por baixo do ecrã ou ao lado ?

      E nunca vi ninguém a tapar as câmaras dos telemóveis com fita cola… (como fazem nos portáteis)

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Tal como disse antes. Em questões de segurança é o facto de que por baixo do ecrã não vais poder ter a decisão de a tapar. E sim, existem formas e embora não seja comum vermos, ha pessoal que as tapa.
        As chamadas de consciencialização para o problema das camaras dos portáteis também faz sentido para os tablets e smartphones.

        1. Avatar de Riko
          Riko

          E alguem vai tapar a camera do smartphone com fita? Es muita toto, preocupado com a camera por seres feio que nem uma porta e não preocupado com os dados do gps, sensores de movimento e dados de redes sociais que todos os dias sabem tudo de ti.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Mais um trol que sem capacidade de argumentos vem para aqui ofender as pessoas.

          2. Avatar de LR
            LR

            Já é habito nele. É o tal que vem com tretas de que falsifica os testes de Covid, e que já fez 6 viagens desde Março com esses testes. Não disse foi onde, a imaginação e ignorância não dá para mais.

    3. Avatar de scp
      scp

      Também não sabes se alguém está a utilizar a câmara visível na frente do ecrã, não há leds que indiquem isso. A maior segurança seria com uma embutida que sai quando a utilizas.

      Mas vamos partir do pressuposto que tanto o Android como a IOS têm segurança suficiente para prevenir que alguém entre no teu telemóvel e em situações de normal utilização isso não acontece. Apenas dando permissões a certas apps que possam utilizar a câmara mas hoje em dia tanto o Android como o IOS têm a opção de das permissões só serem válidas quando dentro da aplicação.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Exato, não sei. Mas tenho essa opção de escolha como prevenção.
        E qualquer dispositivo que seja apenas de controlo eletrónico, não me garante que um “bypass” seja feito para iludir a segurança.

  2. Avatar de David
    David

    Não sei porque dizem que as camaras pop-up não foram apreciadas pelos utilizadores eu tenho e para mim é o melhor metodo nem ocupa espaço no ecra nem tenho um camara apontada a mim o dia todo só abre quando necessário, a unica desvantagem é para o pessoal que gosta do face id mas como eu prefiro o touch id no ecra é igual

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Desde que o processo mecânico de baixar ou libertar a camera não seja afetada por detritos de poeira ou outros que a venha a estragar, também acho a melhor opção.

    2. Avatar de Riko
      Riko

      Porque a qualidade não presta? A unica solucao boa foi a da asus zenfone mas acaba por tornar o smartphone demasiado grosso. So com os smartphones dobraveis e que a camera frontal vai deixar de fazer sentido e usarem apenas as traseiras

      1. Avatar de David
        David

        o que eu tenho é o mi9t que não torna em nada o telemovel mais grosso simplesmente é um camara que levanta, o da asus tem a vantagem de nao precisar de camara frontal mas o sistema é demasiado complexo torna mais grosso e mais pesado

        1. Avatar de Riko
          Riko

          O mi9t e uma porcaria, autentico lixo de pobreta. Tinha vergonha de sair com isso a rua. Experimenta um iphone 12 pro e dos fala

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Se eu pudesse bania-te daqui pra fora escumalha

          2. Avatar de Lobo
            Lobo

            Riko não sabia quem tem um iphone 12 pro já é milionário. Tu é que és um pobretão mas é dessa cabeça.