ANACOM: frequências 5G da NOWO passam para a DIGI

32 Comentários

A ANACOM aprovou recentemente o sentido provável de decisão relativo ao pedido da NOWO Communications (NOWO) para transmissão dos direitos de utilização do espectro de radiofrequências que lhe estão atribuídos na faixa dos 3,6 GHz, no âmbito do Leilão 5G, para a titularidade da DIGI Portugal (DIGI).


ANACOM com algumas “obrigações” para a DIGI

Na sequência do pedido da NOWO, e tendo em conta a análise efetuada, a ANACOM decidiu, entre outras, o seguinte:

  • aprovar a transmissão do direito de utilização de espectro de radiofrequências, atribuído à NOWO, para a prestação de serviços de comunicações eletrónicas terrestres acessíveis ao público, no território nacional, relativo a 40 MHz na faixa dos 3,6 GHz (3400-3800 MHz), para a DIGI;
  • definir o prazo para que a DIGI inicie a oferta de serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público mediante a utilização das frequências objeto do DUER, em 30 dias corridos, contados da data de notificação à DIGI da decisão da ANACOM que aprove a respetiva transmissão;
  • definir o prazo para que a DIGI cumpra as obrigações de desenvolvimento de rede, em seis meses contados da data de notificação à DIGI da decisão da ANACOM que aprove a transmissão do DUER;
  • determinar que a DIGI fica obrigada a instalar, no prazo de três anos, as estações identificadas no Averbamento N.º 3 ao DUER N.º 04/2021, quando tal lhe seja solicitado, até dois anos a contar da notificação da decisão da ANACOM que aprove a transmissão requerida pela NOWO;
  • aprovar o projeto de Averbamento n.3 ao DUER n.º 04/2021 atribuído à DIGI.

Este sentido provável de decisão é submetido a audiência prévia da NOWO e da DIGI, fixando-se um prazo de 10 dias úteis, contado da data de notificação do presente projeto de decisão, para que estas, querendo, se pronunciem, por escrito, e ao procedimento geral de consulta, para os interessados, no mesmo prazo, se pronunciarem. A consulta pública decorre até 7 de janeiro de 2025, podendo os interessados, querendo, remeter contributos, por escrito e em língua portuguesa

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Boas noticias!

    Vou para a amigo, enquanto a Digi não está na minha zona!
    Entretanto os problemas maiores da Digi deverão estar sanados, e a rede e serviço mais maturado.

    Se em 3 meses já estiver na minha zona, a Digi será a escolhida! 10Gbps – Siga!

    Maravilha!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      boa sorte com os 10gbps, nem 1gbps consegues

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Ó homem, que azia com a Digi. Pagam-te para isso? Tem calma deixa poisar a poeira e depois logo se vê. Tem cuidado com a tua saúde.

      2. Avatar de Belarmino
        Belarmino

        Zé, tá cladinho mano, não sabes do que falas…

        Vê este speedtest e cultiva-te antes de vires aqui destilar ignorância…

        https://preview.redd.it/10-gbits-v0-u543yh4ekh6e1.jpeg?width=1080&crop=smart&auto=webp&s=beef12563266a46dde4d0f44813a2de9125cf095

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        A azia é lixada, cada vez temos mais a certeza que trabalhas por comissão para algum dos ISPs do cartel.

        https://ibb.co/KVzM2cZ

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          vocês comem com toda a palha que vos dão

          1. Avatar de Belarmino
            Belarmino

            Então partilha aqui connosco da tua palha, que pelos vistos deve ser bem melhor….

            Já que aparentas ser uma pessoa tão bem informada sobre este assunto…

          2. Avatar de Zé Fonsequinha
            Zé Fonsequinha

            Não é palha, eu já tenho em casa e ronda esses valores. Deixa de destilar ódio só porque sim.

          3. Avatar de RICARDO
            RICARDO

            Palha é o que tu queres que eles comam vai lá trabalhar para o cartel, o cinto vai apertar para esses lados…

          4. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Palha tem-nos dado os 3 estarolas há mais de 20 anos…
            E ainda por cima de má qualidade e cara…

          5. Avatar de Guelindão
            Guelindão

            Tu é que tás a ver a tua palha a fugir.

          6. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            maltinha, informem-se..
            estamos a falar de cartas de 64 ou 128 portas com throughputs de 8 gbps, nem para 1 cliente sozinho dá, muito menos para dividirem os pseudo 10gbps por 64 marmanjos ou 128..
            por isso continuem a comer a vossa palha que eu continuo na vodafone com circuito dedicado, sem bichos papões roubarem-me largura de banda

          7. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            isto sem falar no equipamento residencial sem possibilidade de bridge.. good luck

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Rodrigo, é por demais sabido que o Zé Fonseca é muito crítico da DIGI desde o primeiro dia.
          Só há uma explicação para isso, e parece-me tão óbvia que nem vale a pena dizê-la…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            já disse dezenas de vezes, não trabalho em nenhum operador e sou cliente vodafone há mais de 1 decada

      4. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Zé da Fonseca.
        Mesmo que só tenha 5 Gbps, por + 5 Euros é muito mais do que qualquer outra operadora oferece!!

        O caríssimo não bate bem dos neurónios com tanto ódio que por aí demonstra!

        E sim, sei de fonte segura, por quem já a tem, que funciona bem… e fica apenas limitado pelo hardware!

        Cumprimentos caríssimo!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          e se tiveres menos de 1 gbps?
          só limitado pelo hardware, só? hardware chines que te metem em casa sem possibilidade de bridge?
          e os switchs que usam com cartas de 128 portas com 8gbps de througput.. boa sorte dividir 10 gbps com 128 marmanjos

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Mas que menos de 1Gbps?!

            Estamos a falar de 10Gbp (que foi o que mencionei no post inicial!)

            E os 10 Gbps podem (ou não) ser limitados ao hardware residencial, o que é facilmente resolvido com ligação fibra pela casa e adaptadores fibra PCIe no PC ou switch!

            Em Espanha estão a usar estes routers!
            https://www.adslzone.net/operadores/digi/configurar-router-digi-fibra-optica/

            A Digi dá a possibilidade de substituir o ONT deles por um à nossa escolha (no caso do 1Gbps), o que elimina completamente o bridge que falas!

            O Router de 10gbps é AIO e é este:
            https://www.zte.com.cn/global/home_and_enterprise/smart_home/zxhn_f8748.html

            Ainda assim, os testes partilhados publicamente por quem tem 10 Gbps são muito bons! Bridge para quê mesmo?

            Ganha juízo e pára com esse ódio de estimação!

            Já todos percebemos que alegadamente fazes parte da concorrência! O que fazes é enganar as pessoas…

            #vergonha é o minimo.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            E o resto? Onde achas que eles conseguem dar 10 gbps em cartas partilhadas com 64 ou 128 clientes?

            Não faço parte de coisa nenhuma, só abomino tudo o que é low cost, desde a marca branca do supermercado até a operadores aerios, vocês é que acham que é tudo comparável e que o serviço é mesmo e nem sequer sabem o que está da fibra para lá nem da fibra para cá

          3. Avatar de K
            K

            O router da fibra que a vodafone me pôs em casa durante 4 anos também era um huawei (hardware chinês) e também não fazia bridge.

            O que queres com uma bridge, que um DMZ não faça?

            Em contrapartida, a digi também não faz bridge no router deles, mas dão-te as credenciais para nem sequer teres que usar o router deles. Podes usar um teu diretamente, onde podes meter o aparelho que quiseres com as funções que quiseres, vlans, VPN, firewall, docker com um pihole, etc. e até a tal bridge para onde quiseres. Está no site deles que eles fornecem voluntariamente as credenciais pppoe e já há várias pessoas a fazê-lo:

            ” Posso usar um router diferente do fornecido pela DIGI?
            Sim, podes usufruir do nosso serviço de fibra utilizando o teu próprio router sem custos adicionais. Para tal, liga para o 923 30 90 30 (gratuito para a rede DIGI; outras redes, custo de uma chamada para a rede móvel nacional, de acordo com o teu tarifário), e iremos fornecer as credenciais PPPoE.”

            Boa sorte fazeres isso na vodafone, ou qualquer um dos outros, já agora.

          4. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @Zezinho, elucida-me sobre o que está “da fibra para lá, e da fibra para cá”.

            O que falas tem a ver com o backbone da operadora, e com tanta concorrência, duvido que hajam assim tantos utilizadores com fibra a 10Gbps conectados em simultâneo.

            Também duvido sinceramente que haja oversubscription.

            Depois, com tanto que falei continuas com anormalidades e uma arrogância brutal.

            E abominas tudo o que é low cost. A Digi é low cost porque mexeu no mercado? Nem a própria de auto-denomina low cost, apenas e cito ” tem uma estratégia de mercado diferente”, sem promocoezinhas, sem overprice, sem milhões em publicidades com ronaldos, etc.

            O que tu tens é uma clara ignorância sobre o que é low cost e o que são estratégias de mercado.

          5. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            A qualidade do serviço e as milhares de queixas e pessoal a voltar para o “cartel” está à vista

  2. Avatar de Pastor
    Pastor

    O tuturo é Digi

  3. Avatar de Venha a DIGI
    Venha a DIGI

    Agora é estender a Rede otica e chegar onde ainda não chega e os 3 estarolas se agora estão de mãos na cabeça, à medida que acabam as fidelizações abusivas e a DIGI se instala, aí é que vão ficar mesmo à rasca.

  4. Avatar de Manuel Leandro
    Manuel Leandro

    Aguardo.

  5. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    Será uma questão de tempo até a Nowo se fundir totalmente com a Digi. Mas é muito provável que a Digi aproveite as licenças já obtidas pela Nowo para contornar os obstáculos que está a ter por parte de várias entidades como o grupo Impresa ou a metro de Lisboa.

  6. Avatar de Tiago Ramalho
    Tiago Ramalho

    Tenho contrato Meo com net, tv e 2 telemóveis ainda com fidelização. Se rescindir o contrato (pagando a “multa”) consigo mesmo assim pedir a portabilidade dos 2 números de tlm para o outro operador? Será possível?

  7. Avatar de Ismael
    Ismael

    Sim será…

  8. Avatar de PJA
    PJA

    Quando estiver disponível na minha zona este cliente de 24 anos da NOS vai para o novo operador. As últimas propostas da NOS foram, pasme-se, 49 cêntimos e 1, 41 €. Dá mesmo vontade de rir.

  9. Avatar de Garcia
    Garcia

    WOO É mais barato???

  10. Avatar de Garcia
    Garcia

    WOO É mais barato???

  11. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    Viva a Digi.
    Trabalhei 5 anos apoio cliente de um dos cartéis e em verdade vos digo que os clientes são explorados até ao tutano.
    As pessoas não fazem ideia… Nem sonham.

    A Digi é uma bela brisa de ar puro e fresco e neste fétido país refém do cartel.

    Tudo baixou os preços graças à digi!
    São perfeitos? Claro que não!
    É óbvio é já era esperado.

    Sejam Gratos e humildes por eles terem Vindo para Portugal quando todos na Europa sabem que somos explorados com altos Preços abusivos por um cartel obscuro instalado.

    Apoiem a Digi mesmo que simbolicamente com um cartão 4 ou 5 euros por mês.

    Pois só assim eles poderão crescer e encostar mais à parede o cartel que tanto vos mentiu, explorou e vos foi ao bolso