Vendas da Tesla estão a cair a pique na Europa! Quais são as razões?

80 Comentários

A Europa passa por momentos estranhos. Da política à economia e às vendas de automóveis, está longe de ser otimista e, sem dúvida, o maior interveniente no jogo dos veículos elétricos está a ter um ano difícil. As vendas da Tesla estão a cair a pique na Europa e estas são as razões.

Tesla Europa vendas

Onze meses em 2024, a Tesla registou uma diminuição de dois dígitos nos registos, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), que divulgou números oficiais de novembro. A Tesla ainda é o maior fabricante de veículos elétricos na Europa e nos Estados Unidos, mas o seu domínio está a enfraquecer deste lado do Atlântico.

No mês passado, a Tesla registou uma diminuição de 40,9% nos registos na União Europeia face ao mesmo mês do ano passado. O número de registos passou de 31.810 em novembro de 2023 para 18.786 no mês passado, marcando uma queda na quota de mercado de 3,6% para 2,2%. No acumulado do ano, a Tesla teve 211.405 registos na UE, menos 15,2% do que as 249.265 unidades do ano passado.

A história é semelhante quando os membros da Associação Europeia de Comércio Livre e o Reino Unido são incluídos na mistura. Nestes mercados, os registos da Tesla desceram 28,4% em novembro, passando de 36.563 unidades no ano passado para 26.191 unidades este ano, o que fez com que a quota de mercado da construtora norte-americana descesse de 3,4% para 2,5%.

Tesla Europa vendas

No acumulado do ano, os registos da Tesla na UE, EFTA e Reino Unido caíram 13,7%, de 327.635 unidades em 2023 para 282.692 unidades este ano. A quota de mercado diminuiu de 2,8% para 2,4%. Só na UE, que conta com 27 Estados-membros, a quota de mercado da Tesla caiu de 2,6% nos primeiros 11 meses do ano passado para 2,2% este ano.

As perdas da fabricante automóvel podem ser atribuídas a uma série de fatores, incluindo a atitude cada vez mais polémica do seu CEO, Elon Musk, e a diminuição dos incentivos governamentais. Alguns Estados europeus reduziram a quantidade de dinheiro oferecida para a compra de um novo elétrico, enquanto outros eliminaram os incentivos.

A queda significativa da Tesla nos registos europeus deixou em grande parte a indústria inalterada. Considerando o grande volume de automóveis elétricos vendidos pela Tesla, os registos no seu conjunto diminuíram apenas 1,4% na UE, EFTA e Reino Unido de janeiro a novembro e, na realidade, aumentaram 0,9% em novembro em comparação com o ano passado. Só na UE, os registos diminuíram 5,4% no acumulado do ano e 9,5% em novembro.

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Comprar ou deixar de comprar um Tesla pelas atitudes de Musk, é uma idiotice. Já agora deixo de ir ao Pingo Doce porque não gosto do penteado do CEO.

    1. Avatar de Haddock
      Haddock

      Exatamente!

    2. Avatar de O-das-CAldas
      O-das-CAldas

      Não é uma questão de penteado. Leste/ouviste algum CEO de outra empresa dizer alguma coisa parecida sobre um país e o seu governo como diz Musk?
      A última, sobre a Alemanha e as próximas eleições: “Só a AfD pode salvar a Alemanha”.
      As reações dos políticos alemães:
      – “Alice Weidel, a candidata do AfD a chanceler, acolheu com entusiasmo o apoio de Musk. “Sim! Tens toda a razão, @elonmusk! Por favor, veja a minha entrevista sobre o Presidente Trump, o legado socialista de Merkel, a destrutiva União Europeia Soviética e o declínio económico da Alemanha!”
      – Dennis Radtke, membro do Parlamento Europeu da CDU, de centro-direita [e provavelmente o próximo chanceler], classificou os comentários de Musk como “irritantes e inaceitáveis”, acusando o bilionário de se ter intrometido nas eleições alemãs. Classificou ainda Musk como uma “ameaça à democracia” e criticou o X como uma plataforma de disseminação de desinformação.
      – As repercussões no X: https://x.com/elonmusk/status/1869986946031988780

      1. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        Enganei-me no candidato da CDU – é Friedrich Merz, que rejeita qualquer aproximação à AfD.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Sim, deve fazer cá uma diferença entre Merz e Radtke, que imagino…
          Devem ser o oposto um do outro, aposto…

      2. Avatar de JL
        JL

        Já ouvi um CEO de uma famosa marca a dizer muitos disparates, e até a confirmar afirmações ditas pelo Elon Musk.

        1. Avatar de O-das-CAldas
          O-das-CAldas

          Que “Só a AfD pode salvar a Alemanha”, ou que “A guerra civil é inevitável” no Reino Unido por culpa de Keir Starmer, o primeiro-ministro?
          Qual foi o CEO de outra famosa marca?

          1. Avatar de JL
            JL

            Guerra civil ? Looooool

          2. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Ó das Caldas, infelizmente para si e para todos nós, se as coisas continuarem assim vai ter guerra civil não só no UK mas tbm em França…

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Já vi vários, principalmente os financiadores do partido democrata, como Bill Gates.

        1. Avatar de O-das-CAldas
          O-das-CAldas

          Viste vários CEO de famosas marcas, como Bill Gates, a fazer o quê que se compare com Musk – apoiante declarado da extrema-direita mais extremista? Nem o grupo do parlamento europeu de extrema-direita a que pertence o Chega – Patriotas pela Europa, quis o AfD, a que Musk declarou o seu apoio.

      4. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Ó das Caldas, eu não sei se a AfD é a solução para a Alemanha, o que eu sei é que os políticos dos partidos do costume não são solução para nada e são eles próprios um problema.

        Se vc fosse alemão e sentisse na pele aqueles atentados terroristas diários, a insegurança, que leva as pessoas a terem medo de saírem de casa, o caos económico, os preços da energia em valores recorde e a melhor parte, se criticar um político nas redes sociais é bem capaz de receber uma visita da polícia no dia seguinte, se calhar as suas opções começam a ficar algo reduzidas.
        Ou então é deixar andar e ver onde vai tudo parar.
        É ter fé e rezar a Fátima que tudo se resolve…

      5. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Ó das Caldas, vc parece esquecer que o Musk, tenha a opinião que tiver, é livre de se expressar.
        Ou já não estamos assim?

        Se ele disser que o Scholz não é um idiota chapado mas um génio, já pode falar livremente, não é?
        Essas coisas de só se poder dizer o que eu quero cheira-me não sei a quê…

        Acho piada a essa história de se ter intrometido nas eleições alemãs apenas e só porque não foi a apoiar o partido dele.
        Tivesse sido esse o caso já ia dizer que grande Musk, amigo da Alemanha..

        E falar do Biden, que destruiu a Alemanha, não é necessário? Não é conveniente, pois não?
        Pois é… Destruir a indústria alemã não é interferir com eleições, então não…

        Enfim, é o que temos.
        Europa vai ter o destino que já ando aqui há anos a dizer, vai acontecer o mesmo que aconteceu ao Império Romano.
        Até agora, tenho acertado sempre.

    3. Avatar de Votar com o Dinheiro
      Votar com o Dinheiro

      Falso, eu prefiro gastar o meu dinheiro de maneira inteligente.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é o que todos julgam fazer ?

    4. Avatar de PML
      PML

      Pode ser idiotice, ou não. Cabe a cada um decidir. Sei de duas empresas com quem trabalho (ambas nórdidas) em que os Tesla deixaram de fazer parte dos carros de frota por causa das posições do CEO.

    5. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não deixo de ir ao Pingo Doce por causa do penteado do CEO. Mas se o CEO apoiar neonazis, aí deixo de ir.

  2. Avatar de Alexandrino
    Alexandrino

    Os eléctricos chineses são bem melhores que os Tesla.

    1. Avatar de LS
      LS

      Na tenologia das baterias sim, em tudo o resto tenho as minhas duvidas

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        ambos são chinesices, por isso não duvides

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          A minha esposa é Chinesa e é 50 vezes melhor, em tudo, principalmente na inteligência, que a Tugalhada que tive antes e não foram assim tão poucas.
          E agora, em que ficamos?

  3. Avatar de palex
    palex

    A Tesla tem sido abençoada na Europa… Não tem metade da oposição que outras marcas “estrangeiras” que conquistam cota de mercado às marcas ditas “europeias”… A opinião pública geral chama chinês a um BYD mas não chama “americano” a um Tesla…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      deviam era chamar lixo aos dois

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem todos têm o seu mau gosto.

    2. Avatar de JL
      JL

      Não entendo porquê, é onde tem o mercado mais pequeno.

  4. Avatar de Pastor
    Pastor

    Já repararam que a maioria que compra Tesla não é para poupar em combustível nem por motivos ambientais?

    1. Avatar de JL
      JL

      Então é para quê?

      1. Avatar de RD
        RD

        Pergunto o mesmo… ou melhor. É verdade, quem compra Tesla sabe que há mais argumentos de valor além dos óbvios ambiente e poupança.
        Projeto Juniper é a justificação.
        O carro que chegou a ser o mais vendido na Europa está com remodelação profunda em vista.
        Parece realmente prudente aguardar alguns meses se for preciso. O investimento num carro não se faz todos os dias, e quem já fez um estudo prévio saberá que o Juniper fará pelo Model Y o mesmo que o Highland fez pelo Model 3 – um veículo desenhado para a eficiência e com os defeitos mais apontados devidamente corrigidos.

  5. Avatar de artista34
    artista34

    Os Europeus e a Europa, gracas ás pancadas dos nossos desgovernantes perderam poder de compra, assim ficam-se pelas marcas chinesas.
    E nao é só nos carros…

    1. Avatar de JL
      JL

      Pancadas ? Vejo outros continentes a fazer o mesmo e até melhor.

  6. Avatar de Sérgio J
  7. Avatar de Paulito Tom
    Paulito Tom

    É porque são carros muito bons com 300 ou 600 CV de potencia (que é algo que todos nós necessitamos), muito confortáveis, livres de problemas, boas garantias, officinas atenciosas, etc…

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso são isso tudo.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        eu também não vou comer doces de natal

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Está tudo farto daquele desenho de sapo!

  9. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Parabéns Sr. Pedro Simões, conseguiu o que queria, bastou-lhe meter Tesla no titulo e o artigo até poderia ser de batatas, que o pessoal ia logo começar a cascar na Tesla.

    Meninos leiam o post todo sff, foi a industria elétrica toda, não foi só a Tesla… O Musk continua o mais rico do mundo, continua tudo igual para vosso desgosto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem calma, quer dizer, quando a indústria toda estava a subir, tu dizias que era às costas da Tesla. E alguns até se espolinhavam se não fosse referido que era a Tesla quem deveria receber as medalhas desse impulso. E ai de quem não escrevesse o nome da Tesla. Nos grupos dedicados aos padres e seguidores da marca.. o infiel era exorcizado.

      Agora que a coisa não está famosa, não convém dizer que a Tesla está mais fraca, que capta menos a atenção do cliente, que a marcas como a BYD, Renault, Mercedes, MG, BMW… já conseguem captar interesse outrora dedicado só à Tesla e que afinal a Tesla não é aquela coisa de condução autónoma que foi vendida no início. 🙂 E não, nós adoramos a Tesla, assim como toda a indústria automóvel, da Dacia, à Mercedes, passando pela Hyundai, BMW, Porsche, Citroën, Audi, VW, Toyota, Renault, Alfa Romeu, Honda, Alpine, Volvo, e muitos outros.

      Portanto, esses argumento infantis (Musk continua o mais rico do mundo, continua tudo igual para vosso desgosto) servem para ti, para nós é igual ao litro. O importante é a informação ser devidamente explicada ao leitor e consumidor.

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        E não era??? ou achas que é com os ZOE ou eq-tron que a venda de EV’s subiu???

        Então se gostam de todas as marcas porque não meteram simplesmente venda de ev’s caiu a pique? Porquê colocar especificamente TESLA????

        Acho que entendeste perfeitamente que a do Musk continuar o mais rico do mundo não foi para ti mas se servir a carapuça 🙂

        E calma digo eu, se vocês têm orgulho no tipo de jornalismo que fazem, é com vocês, eu como leitor sempre posso escolher ler ou não. Foi uma critica construtiva, algo que aqui é raro…

        E só para finalizar, concordo 200% contigo que atualmente tens mais diversidade e concorrência com a Tesla e isso também influenciou bastante a baixa das vendas, agora acho extremamente pouco profissional estarem com este tipo de jornalismo click-bait, que é coisa que vocês não precisam! Sempre foram um site de referência no que toca á tecnologia, por isso não vejo razão para este tipo de situações.

        1. Avatar de Vítor M.

          Aaaa e agora não é a queda da Tesla que indicia a queda do mercado? Queres ver que são os ZOE ou os e-tron? 🙂 Contudo, estás enganado quanto ao arranque da necessidade dos elétricos.

          Sabes que isso não é de todo para mim, até porque o facto de Musk ser o mais rico do mundo, não faz dele enquanto sujeito uma pessoa interessante ou até útil. Enquanto empresário e empreendedor, sim isso é revelador. Mas não faltam super ricos totalmente inúteis. Não te agarres ao dinheiro.

          Quando ao orgulho na informação produzida, isso é claro. Temos o melhor público, os melhores leitores e por isso a informação tem de ser clara, direta e verdadeira. Mesmo que tu não gostes da verdade, mas são factos. E, contra factos 😉

          A adoção de carros elétricos como parte das políticas para reduzir emissões é motivada principalmente por regulamentos internacionais e regionais, como os descritos abaixo:

          1. Acordo de Paris (2015)
          – Objetivo: Limitar o aquecimento global a menos de 2°C, com esforços para mantê-lo abaixo de 1,5°C.
          – Impacto: Incentivou os países a criarem metas nacionais de redução de emissões (NDCs – Contribuições Nacionalmente Determinadas), muitas das quais incluíram a transição para veículos elétricos.

          2. Legislação Europeia
          – Regulamento de emissões de CO₂ para veículos ligeiros:
          – Fixou limites cada vez mais rígidos para emissões médias de CO₂ por quilómetro nos carros novos vendidos.
          – Meta para 2030: redução de 55% nas emissões médias de CO₂ em comparação com 2021.
          – Proibição de venda de carros com motores de combustão interna novos a partir de 2035 (na maioria dos países da UE).
          – Pacto Ecológico Europeu (“European Green Deal”): Promoveu a eletrificação do setor automóvel como parte da neutralidade carbónica até 2050.

          3. Regulamentos nos EUA
          – Clean Air Act (EPA): Estabeleceu normas de emissões que favoreceram a adoção de tecnologias mais limpas.
          – California’s Advanced Clean Cars Program: Impulsionou a venda de veículos de emissão zero (ZEVs), obrigando fabricantes a aumentar a oferta de carros elétricos.

          4. Políticas na China
          – Programa NEV (New Energy Vehicles): Incentivos diretos para a produção e aquisição de veículos elétricos, incluindo subsídios e quotas obrigatórias para fabricantes.
          – Meta: Ser neutra em carbono até 2060, com uma transição massiva para VE até 2035.

          5. Outras iniciativas globais
          – Aliança Global de Descarbonização de Transportes: Vários países se comprometeram a eliminar gradualmente veículos com motor de combustão interna.
          – Metas de zero emissões em cidades: Muitas cidades, como Paris e Londres, implementaram zonas de emissões reduzidas, incentivando o uso de carros elétricos.

          Estas leis e regulamentos incentivam a transição para VE através de incentivos fiscais, subsídios para compra, infraestruturas de carregamento e proibições futuras de combustíveis fósseis.

          Boas festas 😉

  10. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    será porque os carros são feios e foleiros?
    eu não os acho minimamente interessante, para além de serem eléctricos, o que é que têm de mais apelativo?
    não é mais bonito um bmw i5?

    1. Avatar de JL
      JL

      As pessoas compram carros só por serem bonitos ?

  11. Avatar de semerodk
    semerodk

    JL, ainda vais a tempo de vender o teu e perder 50% do valor. Daqui a uns meses perdes 90%.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não está à venda, e continuo à espera que me diga onde posso comprar mais 2 com essa desvalorização.

    2. Avatar de CarRecall
      CarRecall

      Já tem.
      É um recauchutado.
      Se o vender ficará com pelo menos 3 donos

    3. Avatar de JL
      JL

      Se quiser dar 50% do valor que custou novo, é seu.

      1. Avatar de CarRecall
        CarRecall

        Não obrigado.
        Não conduzo TVDEs .

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu também não.

  12. Avatar de PJA
    PJA

    Nada que não se estivesse á espera. Acabam os subsídios e não se vendem BEV.

    1. Avatar de JL
      JL

      Portanto errou.

      Não são diferentes dos diesel então, mesmo com subsídios levaram uma pancada.

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Não diga mentiras, nenhum ICE privado recebe subsídios do governo português, pelo contrário, paga e muito. Até para a emissão de CO₂, ou seja, tem todo o direito de circular com os seus veículos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Recebe pois, ainda há dias tivemos aqui um artigo sobre isso.

          Ainda recebem 50% do iva no combustivel.

          Fora os muitos anos que tiveram incentivos, mas claro que agora já não se lembram.

          Paga sim, mas não o que deviam, isto segundo o FMI.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Mentira, nos combustíveis você paga é menos não recebe nada do estado. O único subsídio dado pelo estado para o sector automóvel é na compra dos BEV.

          2. Avatar de JL
            JL

            Paga e depois deduz, que é a mesma coisa.

            Tal como nos bev, paga o iva e depois deduz, o mesmo que aconteceu com os diesel durante muitos anos. Hoje, só nos comerciais.

          3. Avatar de PJA
            PJA

            Isso que você esta a falar é uma isenção, não uma subsidiação , e não é para os particulares. Os particulares pagam tudo, não invente.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, não é uma isenção, é um benefício fiscal.

            Benefício fiscal é incentivo, subsídios não existem nesta parte, meta no Google para saber a diferença entre incentivo e subsídio.

            Serve para particulares sim, basta serem ENI.

  13. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Se queriam criticar o musk não precisavam meter a Tesla. O homem é excêntrico mas á mais pelo mundo fora com ou sem teslas

  14. Avatar de Andre
    Andre

    É geral dos veículos elétricos e não apenas dos telas

    Podem ver aqui por exemplo uma notícia de agosto

    https ://observador.pt/2024/09/24/venda-de-veiculos-caiu-183-na-europa-e-os-electricos-439/

    As adoção dos elétricos não está a ser como esperavam, e mesmo muitos que já experimentaram elétricos estão a querer voltar para uma solução híbrida ou a combustão.
    As marcas já estão a reagir para isso e a alterar as suas metas para veículos elétricos.
    A Tesla não tem muito que possa fazer.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        2024 foi um ano para esquecer para a ME na UE e para os alucinados decisores políticos da UE embucharem à grande e enfiarem a viola no saco, eheh

        1. Avatar de JL
          JL

          Para os diesel e gasolina também, e para os alucinados comentadores.

  15. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Os diesel sim mas a gasolina tenho sérias dúvidas há que os 3 modelos de carros mais vendidos em 2024 pelo menos em Portugal e falo de Portugal são a gasolina. Sendo o Sandro em primeiro o Peugeot 2008 e o Clio por isso e certamente ainda se venderam outros então a gasolina não deve ter tido quebra ou algo considerável.e faz sentido já que se compra 1 carro a gasolina razoável até 20000 euros

  16. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Ainda dá para comprar através de empresas para particular desde que sejam a GPL.

    1. Avatar de JL
      JL

      Até podem comprar a gasolina, não têm é benefícios.

  17. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Na verdade estás enganado. Mesmo sem os foros benefícios 1 carro a gasolina na mesma gama é bem mais barato que elétrico ou até a diesel então isso por si só já é benefício

    1. Avatar de JL
      JL

      Nesse caso é curioso porque é que nas últimas décadas o parque automóvel ficou preenchido com carros mais caros que não são a gasolina.

      Tinha o carro num posto de carga e foi multado ?

      Tem por aí a notícia ?

  18. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Onde está fotos quero dizer ditos. Mas acho que dá para perceber. Depois disso existe benefícios em todo tipo de motor para certas pessoas. 1 dia destes vi nas notícias 1 indivíduo que tinha 1 golf elétrico e que foi multado pork tinha o carro a carregar em cima do passeio. Ora o passeio é para os peões ao comprar a pessoa deve ver bem as condições que tem . Seria como comprar carro a combustão e não ter bombas perto

  19. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Não disse que tinha o carro em posto algum. De acordo com a notícia estava a carregar através da luz de casa e tinha algum tipo de cabo que trazia a luz de casa. Pesquisa que deves encontrar a notícia

  20. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Independente de ser híbrido ou completamente elétrico é facto que nem toda gente tem condições para ter elétrico. No entanto não é culpa do carro. Quando ele comprou imagino que já sabia as condições que tinha para o carregar. No caso não tinha e ou deve carregar onde tenha ou talvez devesse andar a gasolina não sei. Mas bem sabes que existe mais pessoas com esse problema ainda. Nunca haverá condições perfeitas independente do tipo de motor mas para algumas pessoas existe vantagens em não ser elétrico.

    1. Avatar de JL
      JL

      Talvez por ele saber que não tinha toda as condições, comprou um híbrido plugin .

      Penso que para a maioria existem vantagens em ser eléctrico.

  21. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Não acho que seja para a maioria. Para isso teriam de ser mais acessíveis no preço inicial. Mas acredito que não fosse esse problema seriam úteis para bastante mais pessoas. Acredito que algum dia ficarão ao preço de os carros a gasolina e nesse dia será vantajoso para muito mais pessoas

    1. Avatar de JL
      JL

      Não falta muito para atingirem a paridade.

  22. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Sim tem melhorado tanto a nível de preços como de autonomia e bateria. Até a velocidade de carregamento. Não se pode negar que tem havido progressos haverá que esperar e ver os próximos anos

  23. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Os carros da Tesla são caríssimos pelo que só os compra quem tem dinheiro para isso. E quem tem dinheiro para comprar tais carros, vai preferir comprá-los a empresas cujos donos não sejam neonazis (pelo menos as pessoas com dinheiro que tenham princípios, porque também há as que têm muito dinheiro mas não têm princípios nenhuns, como é o caso de Elon Musk).
    É o mercado a funcionar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Caríssimos não, são dos mais baratos.

      Alguém liga a isso, enfim.