YouTube tem novo truque para forçar os utilizadores a verem publicidade

38 Comentários

Ainda que seja um dos meios de rentabilidade das plataformas, os utilizadores estão fartos de publicidade, procurando constantemente formas de a evitar. Em mais uma estratégia para impingi-la, entre outras que tem testado, o YouTube tem um novo truque.



O YouTube há muito que procura estratégias para impedir os utilizadores de contornarem a publicidade. Esta semana, no evento YouTube Brandcast, em Nova Iorque, a empresa anunciou uma nova ferramenta que deverá apresentar os anúncios no momento em que os utilizadores estiverem mais envolvidos com um vídeo.

Alimentada pelo modelo de Inteligência Artificial (IA) da Google, Gemini, a funcionalidade identificará as alturas em que os vídeos recebem níveis elevados de atenção dos espetadores e organizará os anúncios para serem colocados após esses momentos.

 

YouTube quer publicidade nos momentos-chave dos vídeos

Os chamados Peak Points têm o potencial de permitir mais impressões e uma taxa de cliques mais elevada – métricas que determinam quanto dinheiro é que os criadores ganham no YouTube.

Segundo a plataforma, o modelo de IA é treinado através da análise de elementos de vídeo, como fotogramas e transcrições.

A funcionalidade Peak Points está, atualmente, a ser testada, por via de um programa piloto, e deverá ser implementada ao longo deste ano.

Além dos Peak Points, o YouTube fez outros anúncios orientados para os anunciantes, procurando rentabilizar a IA, segundo a informação avançada.

 

Leia também:

YouTube está a assumir o controlo e já é mais visto na televisão que nos smartphones

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Katrina
    Katrina

    Espero ansioso pelo do Peak Points adblocker….

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Não desistem, são chatos como tudo.
    Já prometram umas 1000 vezes acabar com os esquemas de contornar a publicidade…..agora são truques….

    1. Avatar de Zé

      Eu também não gosto dos anúncios, mas se o serviço é de borla, porque não haveria de ter anúncios?
      Além disso, cada um é livre de ver… ou não ver.

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        E assim, ha publicidade e publicidade.
        Ves uma vez por uns 10 segundos antes do video.. na boa.
        Agora 3x, quse a levar com 1 minuto antes do video e depois ter publicidade a cada 5 minutos? Caramba, a paciencia tem limites.
        Subscricao paga? Levas com anuncios na mesma. Menos, mas levas com eles.

        A minha sugestao, tenham passatempos que nao dependam de redes sociais. Um passeio, cozinhar, pintar, viajar… qualque coisa offline.

  3. Avatar de Ric/\rdo
    Ric/\rdo

    Forcar? So ve quem quer. Youtube premium familia fica a 2 euros por mes

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      A ti não te conseguem forçar a ver anúncios….. já forçar a pagar para não os veres, é outra história 🙂

    2. Avatar de Anung
      Anung

      E se não for nada?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se não for nada é certamente pirata…

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Uma pessoa que instale o browser brave (que até está na playstore) e vá simplesmente ao youtube por link é um pirata? Como sabe que está a cometer pirataria?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Adon blockers não são criminalizados, acho eu. Mas também não é o facto de se saber ou não que estás a usar que o define. Ainda assim é referido youtube premium e não apenas ausência de publicidade.

          2. Avatar de Zé

            O youtube premium é muito mais que “sem anúncios”. Tem conteúdos não exclusivos (ou já teve, passam a vida a alterar), capacidade de download de conteúdos, uso de vídeos em background. Tem também o youtube music.
            Não é barato, mas para quem quiser aliar música, acho que vale bem a pena. Custa pouco mais que o spotify, que tem menos “serviços”. Só é pena a app do music ser fraquinha, não largo o spotify por nada e dou por bem empregue o dinheiro que pago mais pelo spotify duo do que pelo netflix base e dou o dinheiro por muito bem empregue para o uso que lhe damos lá em casa.

          3. Avatar de Zé

            Oops… “tem conteúdos exclusivos”. Ando a mandar pregos hoje.

    3. Avatar de LOL
      LOL

      imaginem pagar para ver youtube ahaha

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não é para ver youtube mas sim para não ver anúncios.

        1. Avatar de simples
          simples

          imaginem serem tão pobres que ridicularizam quem paga pelas coisas… Tuga power

          1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
            BurroFuiEuQueEstudei

            Eu sou tão pobre mas tão pobre, que para fazer “macumba” tenho de suar cubos Caldo Knorr, porque não tenho dinheiro para comprar galinhas 🙂

          2. Avatar de Tuga
            Tuga

            Sou pobre porque ando a pagar o mercedes e subscrições do meu patrão com o meu trabalho ganhando o ordenado minimo mas produzido mais que isso. No fundo são os pobres que mantêm a maquina a funcionar para uns poucos, está mais que pago no entanto somos torturados com publicidade.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Fácil. Faz-te patrão.

          4. Avatar de Zé

            Oh Tuga:
            Simpatizo em na parte das entidades empregadoras. Temos em PT más entidades empregadoras, más chefias e maus trabalhadores. Mas imagina que se juntavam e tentavam, entre todos, melhorar? Por isso é que há países bem melhores que o nosso. Onde cada um faz um esforço para se aproximar do outro.
            Agora no resto? Ninguém obriga ninguém a ver publicidade. Os livros não têm publicidade e são gratuitos nas bibliotecas. O mesmo com os filmes e músicas que por lá há também. Agora se estamos a falar de serviços privados, eles fazem o que lhes apetece, especialmente quando não têm custos para o utilizador. Está na mão dos utilizadores impor regras. Basta deixar de ver que eles mudam logo de atitude, ou fecham o serviço de vez. Agora se as pessoas se queixam, reclamam mas não são capazes de dizer não, quem é que fica mal na fotografia?
            Eu vejo youtube quase todos os dias. Essencialmente documentários e alguns “podcasts”, mas também algum entretenimento. Olha, tenho andado a ver recentemente os MythBusters. Lançaram os episódios num canal do youtube. É grátis. Tenho de levar com publicidade? Paciência, mas é melhor que pagar netflix. Já pouco via e subiram os preços. Foram com as couves…

          5. Avatar de Zé

            Esqueci-me:
            No dia em que achar que o youtube tem publicidade a mais, deixo de ver e resolve-se o problema.

          6. Avatar de Tuga
            Tuga

            Talvez patrão da mão de obra escravizada migrante que por ai anda seria uma visão de futuro para Portugal.

          7. Avatar de Tuga
            Tuga

            Zé quantas vezes já desisti de ver um video no youtube por causa da PUB constante abusiva irritar-me,ui, espero que o CEO do youtube aprenda alguma coisa com este meu protesto!

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      os canais de cabo tambem começaram sem publicidade porque eram “pagos” é por carneijros como tu que isto vai ficando cada vez pior

    5. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Como assim 2 euros por mês???? Só veja a 17,99 por mês….

    6. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Como assim 2 euros por mês???? Só veja a 17,99 por mês….

  4. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Faz todo o sentido, as pessoas estão muito atentas no conteúdo do video, e vão querer ver publicidade!
    Claro que sim!

  5. Avatar de Humberto
    Humberto

    Youtube com anúncios?! How to fix…
    1 – instalar AdGuard
    2 – habilitar reprodução em 2º plano no browser
    3 – desinstalar youtube
    4 – profit

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Até o browser Brave anula os anúncios

    2. Avatar de DR
      DR

      Firefox + uBlock Origin, também é funcional.

  6. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Como se eu fosse influenciado por qualquer porcaria que os anúncios me impingem 🙂 Cada vez que abro uma página qualquer procuro desde logo qualquer x – não – setas para fechar 🙂 Nem vejo o que é a treta 🙂 Felizmente pertenço ao grupo de quem não precisa de publicidade para fazer compras seja do que for 🙂 E quando preciso vou ao que quero, apenas 🙂 Só falta mesmo é sanitas com publicidade oral 🙂

    1. Avatar de Zé

      A publicidade é chata, mas por vezes também é útil. Já comprei coisas depois de as ver num anúncio. A minha atual televisão comprei porque ia na estrada e vim umas faixas com uma “mega promoção” da radio popular. Eu até andava a ver televisões porque a minha estava velhota. Aproveitei e fui logo à loja. Poupei uma lecas valentes.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Olha, uma coisa que nunca me aconteceu. Digo mais, com tantos leaks, cookies e tretas até fico ofendido pela publicidade não ser mais ao meu gosto 😀

        1. Avatar de Zé

          Eu já andava a ver TVs e andava. Vejo a promoção na “beira da estrada”. Comprei dentro do que queria mas poupei cerca de 35%. De resto sou bastante imune a isso. Exceto ser for do KFC. Isso já pede mais esforço mental para evitar.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se fosse um anuncio apenas de 5 ou 10 segundos por video e com o nivel de audio NORMALIZADO ao do video eu até tolerava.. agora estar a tentar adormecer com um video e levar com um BLAST 10 decibeis acima do pingo doce de 2 em 2 minutos não é para mim

  8. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    uBlock Origin resolve o problema.

  9. Avatar de PTO
    PTO

    Eu nem olho para a publicidade quando ela aparece.
    Tenho sempre mais janelas abertas e faço outra coisa enquanto a pub corre, tanto que âs vezes até me esqueço dela.

  10. Avatar de 652mga
    652mga

    Minha rica SF8008, com Enigma2, a usar o plugin Youtube… publicidade não entra! Estou a usar a última imagem da OpenPLI. É só aceder às listas criadas por mim no Youtube… Mas qualquer máquina com E2 faz o mesmo, por caso estou na Octagon.