Tesla acaba de mostrar o que o seu robô humanoide Optimus é capaz de fazer sem cabos

21 Comentários

A Tesla voltou a captar as atenções no mundo da tecnologia ao divulgar novas demonstrações do seu robô humanoide, o Optimus. Estes vídeos mostram uma evolução notável na sua capacidade de movimento autónomo, sugerindo um futuro onde estas máquinas poderão desempenhar tarefas complexas com maior naturalidade.


Tesla mostra o Optimus a dançar para demonstrar os seus avanços

O domínio da robótica humanoide já não se cinge a protótipos e experiências fechadas em laboratórios. Há cerca de cinco anos, a Boston Dynamics estabeleceu um marco com os seus robôs a dançar ao som de “Do You Love Me?”. Desde essa altura, diversas empresas têm procurado demonstrar a agilidade dos seus humanoides.

A Tesla junta-se agora a este grupo. Destacou o Optimus, o seu robô bípede, através de uma série de vídeos que, garante a empresa, evidenciam progressos genuínos, sem recurso a efeitos visuais.

Numa das primeiras gravações partilhadas recentemente, o Optimus executa uma curta sequência de movimentos cadenciados, integralmente treinados através de simulação. Milan Kovac, diretor de engenharia do projeto, clarificou na plataforma X que o robô foi treinado utilizando reinformcement learning.

Reinformcement Learning

O agente realiza ações e recebe feedback positivo ou negativo dependendo do resultado dessas ações. Com base nesse feedback, o agente ajusta as suas estratégias para maximizar as recompensas ao longo do tempo.

É como se o agente estivesse a ser “reforçado” positivamente quando toma boas decisões e “punido” quando toma decisões más, aprendendo gradualmente a melhorar seu desempenho.

Esclareceu ainda que o cabo visível nas costas do humanoide não servia de sustentação, mas sim como medida de segurança em caso de queda.

Trata-se de um resultado preliminar que se tornará mais estável em breve.

Acrescentou Kovac.

Ausência de cabos traz movimentos mais fluidos

Pouco tempo depois, surgiu uma segunda demonstração, desta vez feita sem quaisquer cabos. O Optimus surge a mover-se com uma fluidez superior e executa passos que lembram uma dança contemporânea.

Kovac sublinhou que toda a sequência ocorre em tempo real, sem recurso a imagens geradas por computador, tendo sido aprendida em ambiente de simulação e posteriormente transferida para o robô físico. Detalhou também que, para alcançar este nível de desempenho, foi crucial otimizar o modelo de simulação, aplicar técnicas como domain randomization e refinar o perfil energético do hardware.

Isto não é apenas entretenimento; tem aplicação em cenários práticos, como o controlo ágil de todo o corpo.

Concluiu.

A Tesla assegura que estes progressos transcendem a mera exibição estética. De acordo com Kovac, todo este esforço em simulação visa aprimorar a capacidade do robô de caminhar com maior estabilidade e de se adaptar a tarefas desafiadoras no mundo real. A coreografia, neste contexto, funciona como um método para testar e demonstrar a evolução alcançada.

Apesar do entusiasmo gerado pelos vídeos, a Tesla não se encontra isolada nesta competição tecnológica. A Unitree Robotics, por exemplo, tem vindo a divulgar, há já alguns meses, os seus robôs nas redes sociais, em demonstrações que variam desde coreografias sincronizadas a simulações de combate de boxe contra humanos.

 

Leia também:

NVIDIA acredita que a robótica é o futuro! E tudo indica que está correta

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    “Extordinário” … para quem não viu os vídeos dos robots da Boston Dynamics.
    Para quem viu, o do post é do mais básico que há.
    Há uns posts sobre produtos da Tesla que autenticamente são do tipo “Ó patego, olha o balão” (quando, no Parque Eduardo VII, foi apresentado um balão de ar quente e vinham os saloios das redondezas para ver).

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Podes reconhecer os avanços e pesquisa??? Já se percebeu que és anti Trump/Musk mas epah uma pessoa têm que ser humilde para apontar os defeitos bem como as conquistas…

      Uma coisa é uma pessoa discordar outra coisa é ser hater.

      1. Avatar de Max
        Max

        Ou se é patego. Quem é patego é patego em tudo.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Do mais básico que há… e ainda assim é muuuito superior ao possível projeto que “não” serias capaz de apresentar. Estamos portanto perante um completo patego, segundo o próprio.

          1. Avatar de Max
            Max

            Se tens dúvidas que o que se vê no vídeo do post é do mais básico que há, para não seres patego, vê os vídeos:
            https://www.youtube.com/user/BostonDynamics

          2. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            É que não faz sentido… Alguém que é tão correto e cheio de factos odiar algo só por ser de X é só ignorante mas ele lá sabe…

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Max achas mesmo que vais a ensinar à malta o que é a Boston Dynamics? LOOOOL Vá lá rapaz. Atina-te.
            O que nós queremos é o teu projeto de “Não patego”. Surpreende-nos. Aposto que fazes melhor 🙂

          4. Avatar de Max
            Max

            Não dizes coisa com coisa.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Afirmas que o robot é básico, sem qualquer argumento, sem qualquer demostração de conhecimento, achas que quem não conhece A, B ou C é patego, pensas que ninguém conhece a boston dynamics (pategos claro)…e no final sou eu que não digo coisa com coisa!
            LOOOOOOOOL

          6. Avatar de Max
            Max

            Vai brincar com os carrinhos.

        2. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Só me dás razão…

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Há uns anos era a guerra android vs ios LOL
        Os denominadores comuns são sempre os mesmos: crianças/adolescentes com a sua arrogância típica…ou adultos “doentes”.

        1. Avatar de Contador
          Contador

          Sem aspas. Doentes mesmo!

      3. Avatar de Norm
        Norm

        Mau seria se a Tela não fosse capaz de avançar face ao que tinha antes… Mas daí a achar que está na vanguarda na tecnologia de robots, baseado num video de apenas 5 segundos…

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Sem dúvida. Até dá para perceber que foi escolhido a dedo. Super atrasado. Nem percebo porque é noticia. O pessoal tech devia de ter um pouco mais de cabeça.

  2. Avatar de Zé

    Não eram estes que tinham a Maria Vieira escondida dentro deles para os controlar?
    Alguém ainda acredita nestes robots depois de todas as trapaças?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Claro que não acredito neste robot mas sim que tem lá um anão dentro. Óbvio.

  3. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Zero utilidade.

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Apresenta-nos então o teu robot 🙂

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    A República Popular da China está muito mais à frente nesta matéria.

  5. Avatar de PJA
    PJA

    Nada disto é a realidade. Quantas dezenas vezes o robot falhou a até ter um vídeo assim tão bonito.