Xiaomi passa ao ataque e coloca EUA em tribunal para evitar estar banida

26 Comentários

O governo dos EUA está em guerra com as empresas chinesas. Esta é uma realidade que assistimos desde 2019 e que se tem intensificado ao longo do tempo. A última vítima destas medidas foi a Xiaomi, que agora parece estar a passar ao ataque.

Após temos visto a Huawei, a ZTE, a DJI e outras serem banidas, a Xiaomi acabou por ter o mesmo destino. A empresa parece agora estar a começar a sua defesa e terá colocado os EUA em tribunal para anular essa decisão.

Xiaomi EUA empresa chineses banidas

O fim dos negócios com empresas dos EUA

Foi há cerca de 15 que as más notícias surgiram para a Xiaomi. Uma das últimas decisões do governo Trump foi a colocação da empresa numa lista negra que impede que as empresas americanas possam fazer investimento e que retirem os que estão já realizados.

As razões apontadas para esta decisão foram a presença de um controlo do governo chinês. Havia também a acusação de uma suporta ligação da Xiaomi aos militares do seu país, o que a tornaria indesejada nos EUA e associada às empresas deste país.

Governo dos EUA já colocou a Xiaomi numa das suas listas negras

Xiaomi vai contra-atacar

Segundo informações avançadas, a Xiaomi terá iniciado a sua defesa e pretende que esta proibição seja levantada. Já apresentou na altura os seus argumentos e agora pretende que os mesmos sejam avaliados em tribunal e que a decisão seja revertida.

Para isso, a Xiaomi terá dado entrada em tribunal de um processo contra o Departamento da Defesa e o do Tesouro. A marca alega que a decisão tomada é “ilegal e inconstitucional” e que a falta de investimentos americanos levaria a “danos imediatos e irreparáveis”.

Xiaomi EUA empresa chineses banidas

Chineses não querem ter entidades banidas

A empresa chinesa declarou também que é controlada em 75% pelos seus cofundadores Lin Bin e Lei Jun. Refutou a acusação de haver ligações aos militares chineses, até porque isso colocaria em risco os seus negócios. Revelou também que muitos dos seus acionistas são dos EUA e estão bem posicionados na estrutura.

Esta é apenas mais uma guerra que se está a iniciar nesta frente. As muitas empresas que se viram prejudicadas pela administração Trump esperam agora que o executivo de Joe Biden tome uma posição diferente e que revogue as decisões anteriores, deixando de estar banidas

Huawei pode finalmente livrar-se das sanções nos Estados Unidos

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elkido
    Elkido

    Pode ser que o Joe Biden salve estas empresas chinesas….o Trump foi o pior presidente de sempre dos EUA

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      “Joe Biden salve estas empresas chinesas” Como assim?
      Pensei que o povo o americano tinha o elegido para salvar empresas americanas!

    2. Avatar de toli
      toli

      o trump como empresário e uma vergonha não entende nada do que é competitividade, e progresso defendeu so os interesses de certos lobbys

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        mas quem es tu?! deves perceber muito e viver do RSI!

    3. Avatar de micas
      micas

      sim espero que com o joe biden haja progresso

    4. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      O Trump só foi bom ao longo de 40 anos como espião do KGB para encher o seu ego desde jovem em querer ser Presidente, só que neste mandato …

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Sinto vergonha alheia por si,…. meu deus!

    5. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Looolll cada iluminado inculto que adoram himilhar-se!
      Cultive-se!

      1. Avatar de toli
        toli

        pronto va la ter com o senhor depois nao venha chorar baba e ranho

    6. Avatar de lllç
      lllç

      Vai ver quem foram os primeiros a banir a Huawei. Não fui o Trump. Foi o governo australiano.

  2. Avatar de Trapoi
    Trapoi

    Isso ja se previa. O que o EUA fez e vai fazer é acabar com a concorrência e fortificar as suas marcas como a Apple. Isso nao tem a ver com uma empresa chinesa ou o que for. Basta uma empresa começar a conquistar o mercado como a Huawei ou a Xioami ou ate a OPPo eles vao fazer de tudo para coloca los a baixo. É a minha opinião. A samasung so ainda nao foi atacada porque é uma empresa que eles é que tinham muito aperder.

    1. Avatar de toli
      toli

      concordo a 100% os EUA nao sabem o que é um conceito de mercado liberal ou melhor sabem para o que lhes convem, cego o mundo que nao vê isso pois nao aprendeu nada com snowden assange, Greenwald

    2. Avatar de SSD
      SSD

      É um dois em um, aproveitam para enfraquecer um competidor direto de uma das suas principais empresas (sendo que neste caso é mesmo simplesmente um golpe financeiro, porque a Xiaomi nem ficou impedida de vender nos EUA. Agora porquê é que o Trump foi a correr incluir esta empresa a dias de abandonar a presidência, quando teve um ano inteiro para o fazer e nada, diz-me que havia algum ganho pessoal ali, mas isso fica para outro dia) e aproveitam para dar outro soco na mesa na guerra comercial entre os 2 países. É por isso que não estou assim tão crente que o Biden vá despenalizar estas empresas, pelo menos de imediato. Agora não tendo ganhos pessoais a tirar dali possivelmente vai estar mais aberto a um acordo.

      1. Avatar de mimi
        mimi

        o problema e que os states deviam aprender a dialogar e nao punir e partir logo para guerra

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      A Samsung não é chinesa, só foram banidas empresas chinesas e nada tem a ver com a valorização de marcas como apple até porque o público alvo não é o mesmo. São puras guerras económicas que nada têm a ver com marcas nem tao pouco querem saber do consumidor. A verdade é que um Android sem play store não interessa a ninguém, os números das vendas e as reclamações e devoluções dizem isso mesmo.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Alguém sabe qual foi a empresa de smartphones que deixou de usar a Play Store da Google?
    Não foi a Xiaomi?

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Não,foi a Huawei.

  4. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Se o biden mantiver a decisão, então esta na altura de criar alternativa as empresas americanas, afinal estão sempre reféns de um presidente que faz o que lhe der na cabeça. Para agora foi a china a seguir pode ser a europa, russia, etc. Basta ser empresas que comecem a ameaçar uma das grandes empresas americanas.
    A história da espionagem dá para os dois lados, tanto para a china que fabrica os equipamentos como para os EUA que fabricam o software e todos sabemos da NSA e outras “Agencias” americanas com recursos virtualmente ilimitados para espionar o mundo em nome da chamada “guerra ao terrorismo”.
    Mas é só a minha opinião.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Samsung, Lenovo, ASUS, lg, Sony, quantas mais queres bom US?
      O problema não é as empresas serem US ou não, o problema é serem chinesas. A Samsung sempre representou maior ameaça e até imitou empresas americanas e nunca foi banida nem nunca foi ponderado, o problema é serem chinesas e isso representar muitos problemas a nível de segurança e económico.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Só não tem problema em ser chines quando é para comprar divida dos US, aí já não faz mal..

      2. Avatar de Paco
        Paco

        Atenção que a Lenovo é 1/2 Chinesa 1/2 Americana, com sede em ambos os países. Em 2005 a Lenovo comprou a divisão de PC’s portáteis à IBM.

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Por algum motivo se mudaram para hong kong, para deixarem de ser chineses.

          1. Avatar de Paco
            Paco

            Que eu saiba Hong Kong é chinês desde o final do século passado. Não sei se a Lenovo se mudou para Hong Kong mas se se mudou para lá não foi de certeza para deixar de ser chinesa, porque Hong Kong é território chinês, mas provávelmente porque Hong Kong tem um baixo nível de impostos.

    2. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      A justificação não é defender marcas americanas. Tens o exemplo do setor automobilístico, as marcas japonesas tem perto de 40% do mercado americano, e as coreanas ( Hyundai , Kia uns 10,%) . Não vês os EUA a tentar banir essas marcas dos EUA. Nem deves saber, mas na Europa , os carros japoneses tem de pagar uma taxa de 10%, sobre o valor .Esse imposto foi criado para defender a indústria automobilística europeia, quando nos ano 80/90 os japoneses estavam em plena expansão econômica .

  5. Avatar de RJRP
    RJRP

    América a acusar outros de espionagem. Está feita a piada. Esqueceram-se que têm lá um Facebook, um CIA, etc.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Deves quer dizer NSA. E Facebook é uma rede social, sozinhos não fazem nada.