COVID-19: Infeção pode reduzir substancialmente a fertilidade masculina

17 Comentários

Enfrentamos, atualmente, a terceira vaga da pandemia provocada pela COVID-19 e, ainda assim, não sabemos muito sobre os seus efeitos a longo prazo. Isto, porque não existe um conhecimento alargado para traçar possíveis patologias geradas pela infeção.

Contudo, esse conhecimento vai surgindo aos poucos e muito graças a estudos que vão sendo feitos. Por exemplo, um muito recente revela que a COVID-19 pode reduzir substancialmente a capacidade de os homens terem filhos.

Redução da fertilidade masculina devido à COVID-19

Fertilidade masculina posta em causa pela COVID-19

Apesar do pouco que se sabe sobre os efeitos a longo prazo da COVID-19, a verdade é que se vai sabendo cada vez mais. Ainda que seja uma infeção muito recente, os estudos são feitos globalmente e vão desvendado algumas coisas importantes.

Então, um novo estudo, publicado na revista Reproduction, revela que a COVID-19 pode reduzir a capacidade de os homens outrora infetados terem filhos.

De acordo com a equipa de investigadores, as provas sugerem que a infeção pode matar espermatozoides e inflamar os testículos. Ou seja, poderá interferir no processo de produção de esperma, prejudicando a fertilidade masculina.

Estes efeitos nas células do esperma estão associados a uma qualidade inferior do esperma e um potencial de fertilidade reduzido. Embora estes efeitos tendessem a melhorar com o tempo, permaneceram significativa e anormalmente elevados nos pacientes COVID-19.

Disse Behzad Hajizadeh Maleki, estudante de doutoramento da Justice Leipzig-University, Alemanha.

Além disso, o estudante acrescentou que a dimensão das alterações dependia, como é claro, da gravidade da infeção.

Espermatozoides

Sistema reprodutor masculino “vulnerável à infeção”

Conforme refere o estudo, não há evidências da transmissão do vírus diretamente durante uma relação sexual. Contudo, a infeção do sistema reprodutor altera os processos reprodutivos necessários para manter as características sexuais. Poderá existir uma “resposta de inflamação secundária induzida por infeção viral”.

Posteriormente, a febre associada à infeção interfere também com a fisiologia reprodutiva.

Tendo em conta as possíveis consequências da COVID-19 na fertilidade dos homens, o estudo sublinha a importância dos profissionais de saúde. Aliás, os investigadores consideram que os pacientes devem ser acompanhados e ver as suas funções reprodutivas continuamente analisadas. Desta forma, os problemas de reprodução podem vir a ser evitados futuramente.

Os resultados deste estudo sugerem também que o sistema reprodutor masculino deve ser considerado uma via vulnerável de infeção de COVID-19 e deve ser declarado um órgão de alto risco pela OMS.

Referiu Behzad Hajizadeh Maleki.

Conservação de esperma

Biologicamente, os homens são mais propensos a ser hospitalizados com infeção grave de COVID-19. Além disso, de acordo com a bióloga da Johns Hopkins, Sabra Klein, globalmente, são também mais propensos a morrer da infeção.

Sobre a redução da fertilidade, ainda há muito por desbravar. No entanto, em abril do ano passado, surgiram negócios que garantem que os homens podem conservar o esperma, de forma a utilizá-lo posteriormente.

Atualização do artigo: correção de ação do vírus e da sua não transmissão pela relação sexual.

 

Leia também:

Vacina Novavax tem fragmentos do coronavírus e é 89% eficaz

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andy
    Andy

    Deixa-me criar aqui umas amostras e guardá-lhas no congelador

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    “ Por exemplo, um muito recente revela que a COVID-19 pode reduzir substancialmente a capacidade de os homens terem filhos.”

    Já têm essa capacidade?

    Abc

    1. Avatar de Toninha
      Toninha

      Sim têm. Quando fores pai irás dizer que tiveste um filho. Até lá, limitas-te a “piadinhas”.

  3. Avatar de XicoBandito
    XicoBandito

    Ainda não chega?!

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E preciso manter o bicho vivo na mente das pessoas todos os dias ate eles conseguirem o objectivo deles, entao de vez em quando divulgam mais uns estudos para nos alegrar.

  5. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Os do HIV demoraram 43 anos a ter resultados válidos para a maioria das situações… com a Covid-19 já fazem previsões (dizem ser estudos comprovados) como se a doença já existam há 100 anos. Depois, acham estranho não se conseguir ter planos certos.
    Por alguma coisa o Rui Rio e o André Ventura tem 700000% dos votos online… é tudo carneiros que acredita que os planos deles, apresentados 2 semanas depois dos acontecimentos, teriam resultado.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      O vírus do HIV foi descoberto em 1981 (embora haja suspeitas de ter aparecido anos antes, mas sem certezas.

      De 1981 até agora faz 40 anos. Onde foste buscar 43 anos?

    2. Avatar de j
      j

      E a esquerda vai pelo mesmo caminho também.

  6. Avatar de Godlike
    Godlike

    Depopulaçao. Já sabíamos que viria de uma forma ou de outra. Através do vírus ou da vacina.

  7. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Se provocasse impotência era ver o pessoal todo confinado voluntariamente…mas não era só em casa, era mesmo dentro do armário e rodeado de desinfetante…ainda há demasiada gente a não levar a COVID a sério…veja-se os protestos lá fora dos negacionistas.

  8. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    A ser verdade em parte ainda bem, assim os estúpidos com testes positivos a andar nas ruas como se nada fosse, não se reproduzem.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Há sempre algo de positivo a retirar mesmo das piores situações!

    2. Avatar de David
      David

      +1, Seleção natural.

    3. Avatar de Guilhermo
      Guilhermo

      O pior são aqueles que pelo teor do seu trabalho têm que comparecer na empresa e apanham-no por tabela

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E so estudos e teorias mas depois vai-se a comprovar que nao e nada disso. O Ronaldo foi infectado e continua a jogar a bola. Nao anda de muletas nem nada que se pareca. Como ele ha muitos. Este virus nao passa de um virus igual aos outros, nao tem as caracteristicas tao especiais como a comunicacao social quer fazer crer.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Quando te tocar a ti e fores parar aos cuidados intensivos, quero ver se vais pensar da mesma forma… Também há pessoas que viajam de avião frequentemente e nunca tiveram um acidente, há pessoas que viajam uma única vez de avião e morrem num acidente… O exemplo do Ronaldo vale o que vale, cada ser humano é único no mundo…

  10. Avatar de augusto
    augusto

    muito bom esse site gostei muito do conteudo dele.vou passar aqui mais vezes durante a semana para acompanhar seu conteúdo. abraços