Xiaomi irá vender 60 milhões de smartphones em 2014

84 Comentários

Recentemente demos conta que o mercado dos smartphones está a “mudar de mãos”, principalmente no que toca aos equipamentos fabricados para a plataforma Android, de tal forma que a Samsung regista já quedas abruptas nos seus lucros e ao que parece o pior ainda está para chegar. A forte concorrência que esta marca coreana sofre por parte de outras chinesas, como pro exemplo a Xiaomi, poderá ser um factor determinante.

Para deixar o mercado mais exaltado, ontem o CEO da Xiaomi, Lei Jun, escreveu no Weibo que a distribuição de dispositivos Xiaomi teve um aumento de 20% do segundo para o terceiro trimestre deste ano.

Tem ideia do que isto significa?

Xiaomi-Mi41


Segundo informações que a Xiaomi deixou na imprensa chinesa, quando se referem a “dispositivos enviados”, estão a referir-se a smartphones fabricados, transferidos para os armazéns da empresa em Pequim. Isto é importante porque para as marcas mais “tradicionais” neste segmento, tais como a HTC ou Samsung, referir que os dispositivos foram “enviados ou distribuídos” é o mesmo que dizer que estão a ganhar pó nas prateleiras dos revendedores.

Como a Xiaomi vende os seus smartphones directamente aos consumidores, calibra a procura com base em resultados das suas vendas on-line semanais, sendo que há uma forte correlação entre a “transferências” e “vendas”.

xiaomi-mi4-kitkat

Então se recorrermos à matemática e fizermos um pequeno cálculo, percebemos que a Xiaomi vendeu 26 milhões de smartphones no primeiro semestre de 2014 e 11 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2014. Isso significa, depois das declarações do seu mais alto responsável, que vendeu 15 milhões de smartphones no segundo trimestre. Partindo do princípio que tudo o que foi enviado foi vendido (novamente, partindo de uma suposição deduzida das palavras do CEO da marca), isto significa que a Xiaomi vendeu 18 milhões de aparelhos durante o período de três meses até Setembro.

Com estas vendas e aproximando-se uma época onde há um consumo maior e a Xiaomi tem dois eventos onde tem vendas recorde, como o Singles Day (onde a marca vendeu 200 mil unidades em 3 minutos ou 15 mil smartphones em 2 segundos), e o Natal. Assim, a expectativa da empresa é vender um total de 60 milhões de dispositivos durante o ano de 2014.

Mas as ambições não se ficam por este número. O presidente da empresa, Lin Bin, disse recentemente à publicação Nikkei Asian Review que espera vender em 2015 100 milhões de telefones.

Será esta a melhor marca de smartphones Android?

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Se é a melhor ou não, não sei. Só sei que o meu MI4 é um flagship killer 😀

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Podes me dizer de que loja o mandaste vir sff?

  2. Avatar de Agostinho
    Agostinho

    Sem duvida, que a Xiaomi vai impor-se no mercado, nao ja pois as pessoas ainda estao formatadas a iphone samsung htc lg, mas a curto prazo poderam estar na boca das pessoas como se fosse uma dita marca “de marca”, e nao ser olhada como uma marca chinesa sem qualidade, pois as pessoas nao sabem nem conhecem a marca e dizendo que é uma nova marca chinesa pensam logo, telemovel feito as 3 pancadas sem qualidade. Mas essa ideia tenho a certeza que ira mudar.
    Sou dono de um xiaomi, e tou super satisfeito. É uma maquina.

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      eu quero uma xiaomi tv!!!

      1. Avatar de Zoprano
        Zoprano

        Na Europa nunca vai dominar.Enquanto não tiver lojas físicas e com assistência competente.

        Ha sempre quem compre na net e mande vir, mas isso é uma minoria.

        São boas maquinas a preços mais reduzidos, não digo que não.

        Mas depois vai ao chão parte-se um ecran … quem arranja??? onde se vai buscar peças …

        É uma carga de trabalhos.

        1. Avatar de Fábio
          Fábio

          Compra-se no ebay e arranja-se em casa. Já a montagem, não é para todos.

  3. Avatar de Unknown
    Unknown

    Então Fanáticos da Samsung, não querem comentar isto?

    ahahahahahah

    #‰- <3

    1. Avatar de Vítor M.

      Contudo, o mercado, todo ele, isto é transversal, vai sentir este ataque. E no caso da Apple também. Não é por nada que Jonathan Ive já veio dizer que estão a “copiar o design da interface da Apple” 😉

      Que se ponham atentos… a Xiaomi é grande marca!!!

      1. Avatar de Mario Lopez
        Mario Lopez

        o que eu nao percebo e como o winodws 8.1 e tao lento no meu i7 e o pc e novo, isto e normal? e que vou instalar w7 ou entao vender isto e comprar mac.

        1. Avatar de José
          José

          O 8.1 lento com i7??? Nem com i3! É dos S.O.’s mais fluidos que podemos colocar no pc, eu tenho-o até num tablet e não posso estar mais satisfeito! Alguma coisa está mal no seu pc, quase de certeza. Veja lá as especificações da sua Placa-mãe, memorias, discos rigidos ou mesmo a fonte de alimentação! Eu tenho esse sistema operativo em vários pc’s um deles ainda Pentiun 4, e aguenta-se muito bem, estou no ambiente de trabalh num minuto e noutro tenho-o com um ssd está pronto em 20 segundos e não “apurei” mais a coisa ainda por manifesta falta de tempo. Portanto ou vocé tem o pc muito mal configurado ou então não tem sequer um pc, desculpe-me a fraqueza.

          1. Avatar de Mario Lopez
            Mario Lopez

            talvez o problema seja o ssd, que eu tenho um disco de 5400rpm….sera? mas ate a garantia acabar nao posso mudar…

          2. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            claro que podes XD

        2. Avatar de tavares
          tavares

          Mario Lopez,o W8.1 é um SO extremamente rápido e fluído…ainda mais correndo com um i7.Como dizes que é novo,ainda se encontra dentro da garantia…no teu caso iria ao local de compra e colocava o problema.Para que vais arriscar com soluções alternativas?? Aciona a garantia…

        3. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          Há muitos factores que podem afectar isso.
          Processos em background, velocidade do disco, etc, etc, etc.
          Faz update para o windows 8.1, desfragmenta o disco, faz um scandisk para ver se o disco não tem erros e desisntala tudo aquilo que não precises.
          Vai ao ‘msconfig’ e define os processos que vão executar no arranque do Windows.
          Pode também ser o anti vírus a fazer scan automático no background. O windows Security essentials, que já vem no Windows 8 de origem, serve prerfeitamente para a maior parte das necessidades de um user comum.

          (Isto não era sobre uns telefones?)

        4. Avatar de Censo
          Censo

          Ou queres conversa ou precisas de verificar os drivers de sistema ou ainda verificares a tua ligação à net.

        5. Avatar de MM
          MM

          Eu tenho o 8.1 num PC com processador Intel da serie T9000 e não tem qualquer tipo de problema!!
          Tens alguma coisa mal do teu PC (drivers, má instalação do Windows, conflitos…). Se é novo e foi comprado já montado, pega nele e acciona a garantia e eles que vejam o que tem.

        6. Avatar de Nelson
          Nelson

          Provavelmente compraste um pc com i7, mas RAM de caca e ainda com HDD…

          1. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            2 coisas facilmente trocadas

          2. Avatar de Carlos Costa
            Carlos Costa

            Tem piada que uma das minhas máquinas tem um iCore2Quad Q6600 2,4GHz (fracote) com 8GB DDR2 (caca), HDD 1TB (chungoso) e despacha o 8.1 em beleza, sem lagos e sem piscinas… Sorte a minha.

        7. Avatar de Nuno
          Nuno

          Experimenta arranjar um SSD e os problemas de lentidão acabaram. Fiz isso no meu Toshiba I7

        8. Avatar de Tiago
          Tiago

          Tive o mesmo problema. Causa: A quantidade rídicula de lixo que a marca colocou (neste caso Toshiba). Formatei e instalei uma versão limpa do Windows. Agora voa.

          1. Avatar de censo
            censo

            Também pode ser esse o problema. Por norma retiro sempre o software da marca quando adquiri máquina nova. Salvo uma ou outra excepção, é só lixo que consome recursos.

        9. Avatar de Edroid
          Edroid

          same shit here e tenho ssd

  4. Avatar de ZeroSix
    ZeroSix

    Sem duvida são bons telemoveis.
    Mas o facto do sistema ser código fechado embora baseado em Android deixa-me muito de pé a trás.
    Não duvido que na Asia tenham sucesso. Mas no ocidente pode crescer mas nada do outro mundo. Tirar mercado aàSamsung e HTC tem muito que se lhe diga

    1. Avatar de Trc
      Trc

      Permite o reparo. Meizu => os fechado
      Xiaomi e oppo => aberto

      Por isso temos imensos ports do miui e alteracoes ao color os .

  5. Avatar de Paulo Fernandes
    Paulo Fernandes

    E eu comprei um deles 😀

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Onde se pode comprar um telemovel desta marca?

    1. Avatar de eRRe
      eRRe

      Um pouco por todas as lojas on-line!
      Mas nomeadamente lojas espanholas! Há umas quantas que apresentam boas condições (envios rápidos,garantia de 2 anos, oferta de capas e película, etc.), mas também há umas quantas que são mais obscuras e que não dão garantia (por exemplo), entre outras coisas 🙂

      1. Avatar de André Sá
        André Sá

        por exemplo ?

        1. Avatar de Rolando
          Rolando

          Tens a technospain e a beewip

        2. Avatar de gonçalo
          gonçalo

          Beewip, Technospain, Powerplanet, Antelife Spain. Da ultima dizem mal da garantia, comprei lá o meu Mi3, porque compensava em + de 50€. Tbm já comprei na Powerplanter o Red Rice, ambos muito muito bons.

  7. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Por mais bons e baratos que sejam não me cativam

    1. Avatar de José
      José

      Mais um, vindo da China com aqules regime, nunca! Uma coisa é ser vigiado por uma empresa, o que é mau, outra é finaciar o exercito vermelho, quer queiramos ou não, e dar de mão beijada tudo e mais alguma coisa a essa gente que para estar aonde está neste momento não investiu um tostao em investigação, tem ~sido tudo “oferecido” por um Ocidente que é governado por cromos azelhas cujos interesses são particulares e não o da defesa do conhecimento que o Ocidente deu ao Mundo, nem pelo menos na perservação dos postos de trabalho dos Ocidentais! Para ter-mos estas coisas baratas, muitos pagam com o corpo e a vida, sendo escrevos num tempo em que isso deveria ser uma vergonha para o Mundo.

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Então deita fora o equipamento de onde escreveste isso. Quase de certeza que foi feito na China, pelos escravos que descreves.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          É só hipocrisia
          Os telemóveis são muito bons

          1. Avatar de Só um gajo
            Só um gajo

            Onde é que eu fui hipócrita?

        2. Avatar de Ricardo Martins
          Ricardo Martins

          A economia chinesa é só um dos vários problemas que a economia mundial tem, têm mão de obra comparável a ou pior que escravidão, cada cêntimo que gastamos em produtos feitos total ou parcialmente na China alimenta um país que faz isto à sua população, e se torna cada vez mais relevante na economia mundial. Tu podes até olhar e pensar “Que se lixe, tenho o dinheiro que me custou a ganhar, não vou gastar 20€ quando arranjo por 5€.”, mas um dia, o domínio económico da China vai ser tal que o único trabalho que vais conseguir arranjar vai ser de escravo tal como os chineses hoje têm. Pode ser que não seja no nosso tempo, mas no dos nossos filhos ou netos, temo que não tenham tanta sorte.
          Não sei se já reparaste que não usar produtos Made in China ou Made in PRC, é practicamente impossível. Quase que era preciso viver num buraco para conseguir tal feito, mas continua a haver coisas em que se consegue evitar.

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Concordo plenamente.. Fora hipocrisias se é feito na China ou deixa de ser, a mim também nao me cativa.. Nem esse e sinceramente nenhum Android. Já agora informo que tenho um motoG como 2o telemóvel e cada vez uso menos, pois definitivamente nao me cativa.
      Enviado de Lumia 925.

  8. Avatar de Helder
    Helder

    Meus caros, tenho o meu mi3 há uns meses, meto as Roms que quero.. E sim, mete no bolso o s4 (mi4 mete o s5).. Querem saber a diferença de preços? Não queiram 😉

    1. Avatar de gonçalo
      gonçalo

      Para que metes roms? Não gostas da MIUI ?

      1. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto

        Eu não. É demasiado apple

  9. Avatar de Full
    Full

    amanha vou comprar o meu a loja do chines kkkk

    1. Avatar de Agostinho
      Agostinho

      Deves ser daqueles que gosta de gastar valordios em telemoveis de “MARCA”, so para dizer eu tenho este telemovel porque toda a gente conhece. Ser marca Chinesa nao quer dizer que nao tenha qualidade.

      1. Avatar de Full
        Full

        Mesmo assim, estou la a porta para comprar este! vou começar apostar nos telem da loja do chines, sempre sao mais baratos ehehhe

        1. Avatar de gonçalo
          gonçalo

          Qd tiveres dinheiro que chegue p um Mi4 compra-o e vês a qualidade 😉

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    O Mi4 é melhor que o One+1 ?

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Não. São semelhantes.

  11. Avatar de Mike
    Mike

    Continuam a não suportar a tecnologia 4G!

    1. Avatar de Rolando
      Rolando

      Isso não é verdade.

      Já existem modelos LTE da xioami:
      Xiaomi Redmi Note 4G
      Redmi 1S 4G

    2. Avatar de Agostinho
      Agostinho

      Xiaomi Redmi Note 4G LTE

      Eles ja tem. Apesar de so ter um mas ja tem.

    3. Avatar de Fábio
      Fábio

      Está previsto o MI4 com 4G para o final do ano.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      O 1+1 suporta 4G

  12. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    copycat. Eles vendem, não porque são bons, mas porque colam-se a outros sucessos.

    Continuo a dizer os chineses se quiserem podem fazer boas coisas. Não tenho duvidas que muitas marcas serão de topo em breve, mas enquanto houver empresasecas como esta, a imagem do produto chines estará sempre manchada.

  13. Avatar de Mike
    Mike

    Qual o site oficial da Xiaomi ?

    1. Avatar de alexandre
      alexandre

      http://www.mi.com
      Mas não podes comprar diretamente de lá.
      Só em sites revendedores.

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Encomendei o meu Redmi Note à 2 dias pois precisava de um telemóvel Dual Sim e com carateristicas semelhantes não se encontra mais nenhum.

    Peca um pouco por não ter ecrã FHD para as suas 5.5″

    1. Avatar de Carlos Mat
      Carlos Mat

      Mas não fiques preocupado que eu tenho um e o ecrã é excelente. 🙂

  15. Avatar de ze
    ze

    isto nao é daqueles telemoveis que sao megaoctacores ?? cheios de numeros ? cbenchmarks mirabolicos ??

    quero ver onde vao arranjar assistência pos venda depois XD

    enviam pa china ? ou seja mais de 2 meses sem telemovel ?? que bom

    bota ia xiaomiiisss pa todos

  16. Avatar de João Teixeira
    João Teixeira

    Pessoal, ajudem-me, Xiaomi MI4 ou HTC one M8?

    1. Avatar de Full
      Full

      comparacao ridicula… HTC é uma marca com rotulo.

    2. Avatar de tavares
      tavares

      HTC One M8…com Windows phone 8.1!! Um “mimo” de smartphone.

    3. Avatar de gonçalo
      gonçalo

      a olhar a preços? Mi4 ou Mi3
      p gastar à larga ? LG G3, iPhone 6, Z3 e M8.

  17. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    Eu tive a rom oficial instalada no meu S3.

    Pros:
    Muito rápido

    Contras:
    tentou mandar um sms após a instalação para um numero internacional
    a tradução para inglês não estava completa, havia coisas em chinês
    português estava bom mas também incompleto
    achei que tinha algo obscuro, por isso tive apenas 1 hora instalado

    Nins:
    O launcher, é uma imitação da aparência da apple
    Os menus, é uma imitação do iOS

  18. Avatar de Aleixo
    Aleixo

    O mi4 LTE vai ser lançado dia 28 de Outubro, fonte da ibuygou. e já na versão Black

    1. Avatar de Claudia
      Claudia

      “Note to customers: The first Mi4 released will be for WCDMA only, we are expecting other versions later this year which include LTE band support.

      To be clear, TDD-LTE bands will NOT work outside of China mainland, if you require European LTE band support you will need to purchase the FDD-LTE version (date not yet announced). We apologize for any inconvenience caused.”

      Esse qe falas é o 4G TDD-LTE 2570-2620/1880-1920/2300-2400

      E a espera continua pelo FDD-LTE version

      Ainda ñ é desta infelizmente…

  19. Avatar de Luís Gomes
    Luís Gomes

    Alguém me indica como são tratadas na alfandega as encomendas das lojas online espanholas, relativamente aos impostos? Ficam retidas, não ficam ou o tratamento na alfandega é aleatório (tipo duas encomendas distintas mas do mesmo produto e da mesma loja, uma fica retida e outra não)?
    Obrigado.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Tudo o que vem de um país da União Europeia não pode ficar na alfandega. É tranquilo.

      1. Avatar de Luís Gomes
        Luís Gomes

        Obrigado Daniel. =)

    2. Avatar de Carlos Mat
      Carlos Mat

      Atenção à diferença entre uma loja Espanhola e uns Spain Warehouse manhosos que andam por ai.

      Se for de uma loja Espanhola não tem Alfandega e têm garantia Europeia.

      1. Avatar de Maria
        Maria

        Carlos Mat, tem informação sobre a Spain Warehouse? não aconselha? obrigado

        1. Avatar de Carlos Mat
          Carlos Mat

          Maria… Não é que não aconselhe…
          Só achei importante referir porque são coisas diferentes.
          Por isso é que geralmente os preços também são diferentes. 🙂

  20. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não esquecer que a Xiaomi apenas vende na China, Singapura, India e Malásia (posso estar a esquecer-me de algum país). Tudo o que foi conseguido, foi nestes mercados. Imaginem se a Xiaomi fosse uma empresa a vender globalmente.
    Os equipamentos da Xiaomi são da mais alta qualidade, e não teria nenhum problema em adquirir um. Xiaomi, Oppo, OnePlus e Huawei são marcas chinesas, mas não são equipamentos de qualidade da loja do chinês.

  21. Avatar de Aleixo
    Aleixo

    http://www.androidheadlines.com/2014/10/xiaomi-ceo-black-variant-xiaomi-mi4-will-released-october-28-china.html

    digam-me uma coisa, ou sou eu que estou a perceber mal.

    diz que a versao 4G (LTE) vai sair, mas so funciona na China, mas fala em que a versao WCDMA poderá sair mais cedo em preto tambem, esta versão 3G já funciona por cá correcto? ou não está a falar disso assim desta maneira nesta noticia?

  22. Avatar de João Martins
    João Martins

    Tenho um xiaomi hongmi 1s e estou super satisfeito com ele. Quem diz mal da marca é porque não a conhece. Fiquei fã…é uma questão de tempo até toda a gente a conhecer. São muito bons os telemóveis deles!

  23. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Era óbvio que Jony Ive não ia achar piada à cópia descarada do design da Apple pela Xiaomi:

    P: “O que acha da Xiaomi, a empresa chinesa muitas vezes criticada por copiar designs da Apple?”

    R (Jony Ive): “Há um perigo… eu não vejo isso como um elogio. Vejo como roubo [falando sobre a cópia de designs em geral]. Quando você está a fazer alguma coisa pela primeira vez e não sabe que isso vai dar certo. Eu tenho que ser honesto, a última coisa que eu acho é:“Oh, isso é lisonjeiro. Todos aqueles fins de semana que eu poderia ter ficado em casa com a minha família… eu acho que é roubo e preguiça. Eu não acho que isso seja OK, não mesmo.”

    É bastante prático. Copia-se o design da Apple, vende-se mais barato que a Samsung – lixa-se a Samsung e outros fabricantes Android. É assim a Xiaomi.

    http://macmagazine.com.br/2014/10/10/em-entrevista-jony-ive-fala-sobre-o-design-do-iphone-6-steve-jobs-xiaomi-e-mais/

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Olha, esqueceram-se de aprovar o comentário 🙂
      Este vai sem tradução:
      “Jony Ive acusa a Xiaomi de robarle ideas. En una entrevista a Vanity Fair el encargado del diseño de los gadgets de Cupertino no tuvo ningún reparo en declararle la guerra a Xiaomi
      De hecho, el responsable de diseño en Apple aseguro que la compañía le roba las ideas propias y las de los miembros de su equipo. Así, sin pelos en la lengua.”

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tanta pena tanta pena… A Xiaomi a fazer à Apple aquilo que a Apple fez e continua a fazer há décadas… Tanta pena tanta pena

  24. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    Uma nota a quem está interessado neste modelo, o ecrâ não tem qualquer proteção anti-risco. Estranho mas é real.

  25. Avatar de AlexX
    AlexX

    Xiaomi é daquelas marcas que primeiro estranha-se depois… vai de cada um.
    A qualidade dos equipamentos já foi mais que demonstrada, apesar que também dobram.
    Cópia “rasca” do IOS? Talvez, para quem usa o Tema que vem por defeito. Mas existem milhares de outros Temas que podem mudar completamente a experiência de utilização e as possibilidades de personalização são imensas.
    A Xiaomi preocupar-se em andar “colada” às últimas actualizações do Android (tal como a CyanogenMod) também é uma mais valia e a comunidade é fantástica.
    O Hugo Cura acabou de comemorar o seu 1º aniversário na empresa, aparentemente está feliz e a Xiaomi tem agora uma variedade de gadgets bem interessante que seguirá crescendo.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      “one more thing”, jeans, camisa preta, foi a apresentação de Hugo Cura.

      Quando lhe perguntam “Mas isso não é uma imitação de Steve Jobs?”, responde ele: “Ah e tal, tenho um grande respeito por Steve Jobs e toda a gente adoptou o seu estilo de apresentação”.

      Sem dúvida a Xiomi é uma ameaça é à Samsung e aos outros fabricantes Android. Mas tenho a impressão que se a Xiomi vendesse diretamente para o mercado americano e europeu a Apple já lhe tinha caído em cima por cópias do design. Que não está a achar graça, já Jony Ive deixou o aviso.

      http://www.theverge.com/2014/7/22/5925753/hugo-barra-xiaomi-china-interview

  26. Avatar de Android Master
    Android Master

    Esta “empresazeca, como alguns “experts” de uma só marca aqui escreveram, é só o sexto maior fabricante de smartphones do Mundo, e segundo os especialistas do sector, deverá ser o terceiro dentro de 2-3 anos, logo a seguir à Apple e à Samsung.
    Tenho um Mi4 que me ofereceram, e em relação ao Galaxy S5, por exemplo, nem vale a pena comparar, a minha namorada tem um S5, meti-os lado a lado, e o Mi4 dá-lhe muito de avanço, assim como ao HTC One M8.
    Já testei ao lado de um iPhone 6, e nalgumas coisas o iPhone é melhor, noutras ganha o Xiaomi, mas no overall: rendimento, estabilidade, velocidade de fluidez, parece-me que estão ela por ela…única curiosidade que me ficou: Xiaomi Mi4 vs LG G3, já que é 98% semelhante ao One Plus One.
    Espanta-me que muitos falem mal de algo que nunca tiveram nas mãos, só porque sim, ou só porque são fanboys de marca X ou Y, o que demonstra pouca inteligência, do género de se afirmar que a Ferrari, por ser a marca mais emblemática, fabrica os melhores carros do Mundo (não fabrica).