Windows XP SP3… brevemente!

48 Comentários

Com o Windows Vista ainda a cambalear torna-se urgente sustentar por mais uns anos o Windows XP, não tenho qualquer duvida sobre isso. Como utilizador do Windows Vista tenho enfrentado algumas dificuldades, a estabilidade do Windows Vista ainda não ombreia com a do Windows XP, claro a idade também não permite. Quem tem hoje um Windows XP afinado não tem actualmente necessidade de migrar para o Vista.


Afirmo isto de forma clara para não me voltarem a perguntar, acho que respondo a uma dúzia de e-mails recentemente recebidos.

Assim a Microsoft faz saber num press release sobre Unified Access Control e Network Access Protection, que o Windows XP Service Pack 3 está em desenvolvimento e será lançado até o final deste ano. Obviamente que peca por tardio, mas parafraseado o sábio adágio popular«mais vale tarde que nunca». Venha ele já prometido em Outubro de 2006.

Mais informações: Microsoft Press

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Covenant
    Covenant

    Sinto o mesmo que tu, pois tenho o XP Pro (original claro) bem afinadinho, e não sinto a minima necessidade do Vista, para efeitos bonitos (e diga-se que melhores) tenho o Ubuntu 7.04 com XGL + Beryl a Bombar, e melhor que tudo é GRATIS!! 😀

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Ora ai está! Uso pouco o windows actualmente, e apesar de certa curiosidade em relação ao Vista, não vou largar o meu XP. Venha o SP3 😉

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    A MS devia era disponibilizar o XP conjuntamente com o SP2 incluido! para mim é chato ter isto em dois discos. O mesmo com o SP3.

  4. Avatar de aver
    aver

    Grande post. Também não estava com pressa nenhuma em passar para o Vista. A questão é mesmo essa, quem tem o trinómio hardware-XP-outas aplicações afinado, a custo (quando foi a transição para o XP quase todas as componentes de hardware que havia foram para a sucata) é melhor esperar, até as vantagens do Vista serem visíveis.

  5. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Ainda para mais acabadinho de sair, nem pensar. Caí nessa asneira c/ o XP, fui logo comprar um quando saíu e depois passados meses é que tivemos a estabilização plena, para mim serviu de lição.
    Lá p/ o ano é que vou comprar o Vista… 😉

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Nelson:
    Para resolveres a tua questão apenas precisas do CD do WinXP + download do SP2 e do Nlite.
    Com este material consegues fazer um único cd com o XPSP2 e com mais alguns drivers se quiseres. P.e. eu fiz um com o XPSP2 já com drivers RAID NF4 embutidos. Uma vez que não tenho drive de disquetes é a única forma.

  7. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Que venha o SP3…não tenciono mudar para o Vista nos próximos…dois anos!!!

  8. Avatar de Tyurias

    vista??? nem ve-lo. é verdade k estou kom kuriosidade pa o experimentar e ate parece k tenho makina pa o arrastar mas n tenciono mudar do meu XP po vista…
    ka pa mim, vou passar directamente do XP po k vai sair dpois do vista.

    k venha esse SP3 k a malta tá à espera.

    fikem bem
    hasta

  9. Avatar de iGama

    Sempre vai sair? estranho já que no final do ano a microsoft vai deixar de dar suporte ao XP de forma a que as pessoas passem para o Vista

  10. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Viva….

    Provavelmente é de mim, espero que não. Tenho o vista ultimate desde há muito (lançamento). Apesar de o achar uma pequena evolução em relação ao XP, não repugno o seu uso, aliás, não o troco por XP neste momento. Todo o sistema se encontra mais estável, mais rápido e, segundo a microsoft, mais seguro. O único senão que encontrei foi com a minha webcam, que, por oferta que foi não admira, não tem suporte ao Windows vista. De resto tudo às mil maravilhas. Não virei costas também aos opensource e freeware’s, continuo a usá-los, mas o rendimento obtido com o uso do Vista é sem dúvida bem superior ao de com outros sistemas.

    Mais uma vez digo que espero que não seja de mim.
    Saudações Vistosas…

  11. Avatar de Guerrix

    “no final do ano vai deixar de dar suporte ao XP”
    Pois…pois….

  12. Avatar de -BoRiS-

    Graças a Deus!
    Agora sim o Tio Bill da M$ Vai fechar o Windows XP com Chave de Ouro!

  13. Avatar de Ruben
    Ruben

    O XP nao ira deixar de ter suporte tao cedo. Eles ira continuar a prestar serviços ao windows xp, visto que este foi um grande investimento. Tambem temos o exemplo do windows 98 que so em junho de 2006 é que deixou de ter suporte. Por isso quem diz que o windows XP vai deixar de ter suporte, devia pensar melhor e ver o exemplo do windows 98.

    Acho bom ter mais um service pack, mas tb penso que ja devia ter saido mais cedo, visto que o sp2 ja saiu à algum tempo.

  14. Avatar de Ruben
    Ruben

    Se o Bill Gates diz que vai deixar de dar suporte ao XP no final do ano, nao acredito muito nisto, visto que estas coisas adiam-se sempre. Por exemplo o windows vista ja estava para sair à muito tempo, e este foi sempre adiando.

  15. Avatar de CKLFP
    CKLFP

    Boas.

    Eu até tenho medo do Vista. 😀

  16. Avatar de Carteiro
    Carteiro

    E o que terá o SP3?

  17. Avatar de dc
    dc

    Eu acho que quando o Bill disse que iria deixar de dar suporte ao XP, estava-se a referir a ter uma equipa de pseudo-programadores a trabalhar dedicadamente em correcção de Bugs no WindowsXP, o que vai acontecer agora é que todos os funcionários vão se virar para o Vista e só se voltam para o XP quando existe alguma falha grave de segurança para corrigir, tem o exemplo daquele exploit atravez da animação do rato que afectava o Vista e os restantes SO da M$, a falha foi detectada uns meses antes, mas eles só a decidiram corrigir porque ela começou a ser explorada por piratas, mal por mal eles tavam-se e estão se a cagar para os Bugs, por isso é que são pseudo-programadores, na comunidade Linux descobre-se um Bug e se calhar no mesmo dia tem correcção e o pagamento é um “Obrigado” por parte dos utilizadores.

    E então?

    Eu pessoalmente já estou a configurar o meu Ubuntu e Debian para o futuro… isto dá uma trabalheira… demorei 3 dias só para configurar a placa gráfica (ela é velhinha) mas depois de configurada não dá problemas… nem tem glitchs marados como no Windows… basicamente quero ver se configuro isto tudo e faço uma “imagem” com o Ghost para quando precisar de formatar em cerca de 5min recuperar todo o trabalho que desenvolvi ao longo do tempo em Linux!

    Basicamente passo o tempo a fazer Ctrl+Alt+F2 e Ctrl+Alt+F7, mas no final espero usar apenas o GUI.

    CUMPS

    PS: Sim, ainda uso XP até porque estou dependente do XP enquanto os locais onde trabalho estiverem dependentes… preciso que tudo seja retro-compatível, senão o chefe depois dá na cabeça porque o documento X chegou corrompido a Y 😛

  18. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Esta tb é uma duvida minha… não vejo nem motivos para instalar o sp3, não tenho aplicativos de ponta como leitor blu-ray, placas de video novissimas, na minha opinião eles estaram lançando nada mais do que um windows que ja tenha o WGA e novos drives incorporados, bugs corrigidos.

  19. Avatar de -BoRiS-

    Os Esquemas do SP São Corrigir BUGS Guilherme.

  20. Avatar de kromakey
    kromakey

    e porque não ter um triple boot como eu ?

    Ubuntu+Vista +xp assim brinca-se no que se quer : )

  21. Avatar de Antº Martins
    Antº Martins

    Só uma pergunta…e quando sairem os joguinhos com suporte para DX10, como é ? pelo que ouvi o DX10 é só no Vista, ou não?

  22. Avatar de daeil
    daeil

    Ao c/ Pedro Carvalho

    Certamente conhece o Tom’s Hardware… Bem, eles não testam apenas hardware, dê uma vista de olhos a:
    tomshardware.com/2007/01/29/xp-vs-vista/

    Talvez a sua frase “…o rendimento obtido com o uso do Vista é sem dúvida bem superior ao de com outros sistemas” sofra um ABALO.

    Cumprimentos

  23. Avatar de EduardoHBN
    EduardoHBN

    O suporte ao Windows XP vai até 2014 segundo a micro$oft.
    http://www.winajuda.com/2007/02/12/noticias/suporte-do-windows-xp-vai-ate-2014/

  24. Avatar de Carlos

    Pois é a cambalear mas já vai em Quarenta Milhões de Unidades A Carburar
    Os esforços da MS claro está depois deste ultimo SP3 irão concerteza focalizar-se no SO recordista em vendas o Vista pois claro, agora que o XP está aí para durar está principalmente a nivel profissional .
    @dc
    Tens razão em tudo teu ultimo paragrafo como quase toda a gente mesmo os que só usam ás escondidas és WINdependente e não há cura hehehe
    Abraço

    Bem Haja
    carlos

  25. Avatar de aver
    aver

    Conclusões do comparativo Vista-XP a que se refere o @ daeil. Se bem percebi a perfomance do Vista não é significativamente melhor que a do XP, podendo ser pior na execução de algumas aplicações.

    Parece-me que conclui que o Vista exige mais recursos de processador (para multi-tarefas, que será a sua maior vantagem) ou seja, a perfomance do Vista melhorará com a generalização dos processadores quad core. Corresponde ao que já me parecia, ou seja, para tirar proveito do Vista é necessário gastar uma lecas num novo processador, memórias, etc.

    Se é preciso um topo de gama, sendo certo que com o passar do tempo, com o mesmo $ se compra melhor, não há pressa.

  26. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    @Carteiro

    Terá todas as actualizações lançadas desde Setembro de 2004 (altura em que saiu o SP2 em Pt-pt), Provavelmente o Windows Media Player 11 e o IE 7, sei que para correr o SP3 é necessário ter o SP2 instalado.

  27. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    Venha entao o SP3. Quanto ao Vista, até agora nao gostei. E muito confuso, as opçoes a que estamos habituados no XisPe, estao muito diferentes e sem necessidade. Quiseram modificar, para ficar igual ou pior. Instalar programas que sejam relativamente antigos é do pior, ou nem sequer arrancam ou entao só erros, mesmo o uTorrent, que é tao piqueno nao dá direito. depois as autorizaçoes para correr programas sao ridiculas. Num gosto.

  28. Avatar de bismarques

    Actualmente o sistema operativo mais “certinho” neste momento na minha humilde opinião, é o Xp Pro!

    Enquanto o Vista não provar que é melhor que o Xp, não mudarei tão brevemente!

  29. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    @Navyseal

    sei que para correr o SP3 é necessário ter o SP2 instalado.

    Essa parte é que não percebi lá muito bem (e olha que levo em conta a boa qualidade dos teus comentários).

    Sempre que sai um Service Pack este inclui os anteriores e acrescenta melhorias. Foi assim com o SP2 no XP, quem o instalava não precisava ter o SP1.

    Cá para mim fui eu que não percebi bem… 😛

    Cumprimentos

  30. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    @Carlos Nascimento

    Sim percebi a tua duvida. O SP2 já trazia o SP1 incluído, mas o que li sobre o SP3 é que está planeado para ser pequeno e daí a necessidade de que o sistema tenha pelo menos o SP2 instalado caso contrario não irá fazer actualização. 🙂

  31. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    @Navyseal

    OK, entendido. A ser assim é desta que passo a usar o nLite ou ter sempre à mão uma imagem do Ghost com a instalação.

  32. Avatar de dc
    dc

    @bismarques

    Dizes isso porque ainda não experimentastes alternativas!

    Arrisco-me a dizer que existem dezenas de sistemas operativos mais estáveis que o XP ou qualquer outro SO da M$, são sistemas operativos básicos com objectivos complexos mas que trabalham á muitos anos e ainda hoje continuam a ser usados, SO de Routing em Centros de Operações Académicos são apenas um exemplo! Podem ser dos anos 80 mas desempenham a sua função sem crashar e sem um único Bug! Pode-se dizer que funcionam a 100%, alguns não estão aptos para o IPV6 entre outros protocolos, mas isso depende da sua função!

    Por isso quando se diz que o XP é o mais estável ou “certinho” diz-se mal, o XP é sem duvida o SO para uso Profissional e em casa que suporta uma porrada de ferramentas e conteúdos multimédia e é user-freindly, já o Vista pelas opiniões de centenas de utilizadores que tenho “tentado” ajudar, só se queixam que a M$ quis simplificar tanto as coisas que só piorou!

    Enfim…

    Viva ao Unix, a base de tudo! Bem… quase tudo!

  33. Avatar de UKN
    UKN

    Então eles não andavam a deixar o XP SP3 lá para meio de 2008 por causa da total prioridade do Vista ?!

    Se o Vista está assim a vender tão bem, e que toda a gente o vai comprar a correr não entendo tal decisão em lançar o SP3 este ano …

    Não me digam que ainda há assim tanta gente que tem falta de Vista !?

    😀

    Já se sabe é que melhoras no SP3 e funcionalidades novas … tá quieto … deve ser um AutoPatcherXP mas oficial …

  34. Avatar de -BoRiS-

    Ah Gente, Não Venham me Falar de Unix, Linux, Etc etc etc 😡 . O Esquema é que o XP é o Sistema Mais Compatível com Tudo da Atualidade, o Mais Fácil de Mexer da Atualidade, E Que Em Qualquer PC Roda Tudo Beleza. To Fora com Esse Esquema de Bootar Pelo CD! 👿

  35. Avatar de -BoRiS-

    Agora Tomara Mesmo que o SP3 Traga Funcionalidades Novas e Correções de Váris e Vários Bugs, se for Trazer Atualizações Antigas Reunidas em Em um Só pacote to fora! :Mad:

  36. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não estou nem aí pra windows, mac é melhor.

  37. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Ao daeil

    Sim, conheço sem dúvida o tom’s hardware, bem como outros como o pcstats. è por os conhecer que as suas insformações devem ser levadas como informativas e genéricas, principalmente a nível de hardware. Digo isto, não por referência, mas por experiência própria. Como é sabido, todos os sistemas têm rendimentos e funcionam de forma diferenciada (ainda bem, imaginem a monotonia do oposto). Existem diversos factores condicionantes, os quais não vale a pena referenciar, creio serem do conhecimentos geral. Daí, levar algo como sendo o certo e o concreto é meter o pé na poça. O que se aplica a mim pode não se aplicar a ti.

    Fiquem bem.

    Saudações.
    Pedro Carvalho

  38. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Se o xp terá apoio até 2014 não terei problemas até lá, de todas as formas entretanto o vista estará mais estável e como duvido que o meu velhinho pc dure tanto tempo quando comprar um novo já vira com ele instalado, por isso migração só forçado.

  39. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Parece que afinal não há SP3 para ninguém este ano. Foi tudo um rumor. Página oficial das releases: http://www.microsoft.com/windows/lifecycle/servicepacks.mspx

    Pelo menos e para já, parece que é só na primeira metade do ano de 2008.

  40. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Bem, o que ouvi dizer é que seria no final do ano que deixaria de haver suporte ao XP mas era o final do ano de 2008, por isso, se o SP3 sair agora tem cerca de ano e meio ainda de suporte. Mas como já foi dito aqui, o Bill Gates vai ter que partir uma perna para cumprir com isso. Acredito que isso não passe de boatos Linuxzianos.
    Cumps.

  41. Avatar de Carlos

    Jovem @dc

    Não te digas e contradigas afinal o és XP dependente ou não afinal é o XP é indispensável para as empresas ou não tens de te decidir se quiseres e agora vou usar uma afirmação do teu ultimo comentario :-centenas de utilizadores que tenho “tentado” ajudar Tens tentado explicar o quê e a quem se tu mesmo não pareces entender e a centenas Vá Bom fim de Semana

    Bem Haja
    Carlos

  42. Avatar de Tiago Lobato
    Tiago Lobato

    Quando saírem os novos games que vão precisar do directX10 quero ver quem vai ficar no xp!
    Quando isso acontecer, meus amigos é placa grafica nova e Vista.
    XP não dá!
    Pior é que não será só games.

  43. Avatar de Newtomic

    @ Nelson diz:
    24 de Maio de 2007 às 1:13 pm

    A MS devia era disponibilizar o XP conjuntamente com o SP2 incluido! para mim é chato ter isto em dois discos. O mesmo com o SP3.

    Nota que existe forma de juntares uma instalação original e base com o SP2 sem grandes problemas, googla por “sp2 slip streaming” por exemplo. 🙂

    @ Antº Martins diz:
    24 de Maio de 2007 às 5:17 pm

    Só uma pergunta…e quando sairem os joguinhos com suporte para DX10, como é ? pelo que ouvi o DX10 é só no Vista, ou não?

    Sim infelizmente a M$ decidiu que o DX10 deveria ser exclusivo do Win Vista e assim o é! 🙁

  44. Avatar de wilson rodrigues
    wilson rodrigues

    É verdade, o Lançamento do Windows Vista deixou a desejar muito… mas isso já era de se esperar, por que isso foi igual ao lançamento do Windows XP Pro ou Home. O mais certo é esperar algumas boas atualizações para o Vista e continuar usando o nosso velho XP.

  45. Avatar de joão paulo
    joão paulo

    queria saber aonde posso comprar o windows XP original e o preço

  46. Avatar de Sherpa
    Sherpa

    Viva.
    Eu não gosto do vista. Ainda ñ é compativel com muitos dos programas q uz.
    Gostaria de saber pois comprei o Q6600 se o xp32, tira partido deste quad.
    Obrigado

  47. Avatar de AKUJITECNOTHY
    AKUJITECNOTHY

    Como modificar o meu Windows XP SP2 para o SP3