Wallpapers na pesquisa Google

29 Comentários

Nos últimos tempos o motor de busca da Google tem passado por muitas mudanças. A última que tinha sido anunciada foi a disponibilização de uma barra lateral, que nos permite restringir, de forma precisa, os resultados das nossas pesquisas.

Pois agora foi apresentada mais uma novidade no maior motor de busca da Internet. Desta vez a alteração é puramente visual e serve para permitir que os seus utilizadores consigam personalizar o motor de busca. Passa a ser possível colocar uma imagem no fundo da página de pesquisa.


Esta novidade apenas está para já disponível no domínio www.google.com, mas segundo a Google, nos próximos dias será disseminado pelas restantes páginas do motor de busca, nos diferentes idiomas em que é disponibilizado.

Esta alteração, apesar de nos parecer muito interessante e capaz de tornar a utilização do motor de pesquisa mais agradável, vai contra o que a Google há muitos anos tem batalhado. Sempre tentaram manter a interface o mais limpa e descomplicada possível. No entanto apenas activará esta opção quem assim o pretender.

Naturalmente que esta nova funcionalidade apenas está disponível para os utilizadores que tenham conta Google e que estejam devidamente autenticados.

Numa primeira análise, esta nova funcionalidade pode ser comparada com a que o Bing utiliza. No entanto consegue diferenciar-se, pois o motor de pesquisa da Microsoft não permite a personalização da imagem apresentada, função que a Google implementou.

Para além da possibilidade de importar imagens, que têm de ter uma dimensão superior a 800×600, é possível utilizar as que tenham alojadas na nossa conta do Picasa. Mas se não tiverem imagens boas o suficiente para estar na página do Google, é disponibilizado um conjunto de imagens de grande qualidade.

A sua utilização é muito simples. Para detectarem se está disponível a opção de adicionar uma imagem de fundo à página de pesquisa do Google, verifiquem se têm no canto inferior a mensagem Change background imagem.

Caso não tenham, e lembrem-se que devem estar autenticados, devem aceder a www.google.com. Caso tenham já disponível o link, devem carregar nele e escolher a imagem que pretendem.

Se utilizarem uma imagem vossa ela será importada para a vossa conta Picasa. Devem por isso escolher o álbum onde a pretendem guardar. No final basta carregarem no botão Select.

A alteração dessa imagem processa-se de forma similar. Devem carregar no link Remove background image e a imagem será removida. Depois reiniciam o processo de escolha de imagem, descrito acima.

Esta novidade da Google não vem trazer novas funcionalidades ao seu motor de busca, mas vem com certeza tornar ainda mais agradável a utilização do Google. E é isso que os utilizadores pretendem, para além dos resultados mais precisos possíveis das pesquisas que realizam.

Naturalmente que as comparações com o Bing são óbvias, mas a Google conseguiu pegar numa funcionalidade que distinguia o motor de pesquisa da Microsoft e torná-la ainda melhor e mais completa.

Mais um passo da Google na introdução de inovações que atraem utilizadores para os seus serviços. O que mais será apresentado?

Artigos relacionados:

Homepage: Google

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Bacano… sem duvida que será mais agradavel pesquisar no Google. Espero que esta função seja melhorada com o tempo pois notam-se algumas falhas (como por exemplo a página “abana” de vez em quando enquanto a imagem carrega etc.)

    http://img138.imageshack.us/img138/5292/semttuloif.png

  2. Avatar de PCLIFTING.COM

    Estes tipos não param!!!

  3. Avatar de Nilton
    Nilton

    Sempre a surpreender!

    1. Avatar de Nunofos
    2. Avatar de Ice
      Ice

      Uauuuu Mas que inovação! Fantásticoooo!

      NOT!

  4. Avatar de op
    op

    muito bom já andava a espera disto

  5. Avatar de cheat2win
    cheat2win

    Deixa lá ver se demora muito a chegar à versão portuguesa… =(

    1. Avatar de ffox
      ffox

      Pois… se a MS colocasse o Bing com um look minimalista, “à lá Google”, tínhamos comentários “só sabem copiar!!”, “a MS tá pela hora da morte!!”, etc…

      Assim, como é a Google, são inovadores, sempre a surpreender a malta com coisas originais… ~_~’

    2. Avatar de OmeuNOME
      OmeuNOME

      lol, ainda nem existia bing e já havia temas no iGoogle, agora é possível personalizar a imagem de fundo na página principal para quem não usa o iGoogle.

    3. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Se o BING ao menos fosse um motor de busca a sério.

      Até para pesquisar dentro de domínios Microsoft o google é mais eficaz 😡

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Sinceramente, Não vejo utilidade nenhuma com isto.

    Só para enganar a vista.

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Olha uma coisa… É UM WALLPAPER. Onde está a utilidade disso? Enfim. -_-‘

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Não se trata de utilidade. É como termos um carro azul, e queremos pintar de vermelho. Onde está a utilidade? Na tinta?
        Trata-se de gosto, personalização, o conforto de termos algo como gostamos, neste caso, visualmente.

  7. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Não sei se é para surpreender. Também não diria que é para “imitar” o Bing. Mas, algo que notei rapidamente, é que é preciso tem conta e estar “logado” nela, claro. Já repararam que é preciso estar registado e iniciar sessão?
    Bem, eu tenho sempre o cuidado de terminar sessão quando vou fazer algum tipo de pesquisa, para evitar ser “recebida” informação que me leve a mim (indirectamente, por registo de email), isso já se passa, mas por IP, agora por e-mail torna-se um pouco abusivo…
    Agora, há quem prefira personalização, à quem aprecie mais a privacidade.
    Já agora, de certeza que existe um plugin, ou extra, qualquer coisa, que possibilite alterar a página quando esta é carregada. Como por exemplo o PageTailor para Firefox, acaba por ser ainda mais “personalizável”, e claro, seguro… 😉
    Não deixa de ser (mais) uma “inovação” da Google, as tudo tem um se não. 😉

    1. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Só uma pergunta.. Na barra de tarefas, no canto inferior esquerdo, aquelas miniaturas de desktops virtuais…que programa é? Dexpot? =P

      Obrigado 😉

      Quanto ao tópico..até que ponto é seguro estar sempre “logado” na conta google quando se navega na net? :S Não deixa de ser uma boa implementação por parte da google, temos cada vez mais a internet à nossa maneira.. 😛

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        @Tiago Dias

        Querias dizer no canto inferior direito?

        É efectivamente uma pequena (e leve) aplicação portátil que me permite ter vários desktops virtuais.
        Chama-se Windows Pager e podes ver o site da aplicação: http://windowspager.sourceforge.net/

        O pplware também já referiu este programa: https://pplware.sitedev.pt/2008/12/30/windowspager-039-experimental/

        Gosto bastante.

        1. Avatar de Tiago Dias
          Tiago Dias

          Sim, canto inferior direito, enganei-me 😛

          Obrigado pela dica, vou guardar e experimentar assim que puder! xD

  8. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Enfim… para quem criticou o uso de imagens de fundo do bing…. vir agora com esta… está certo.

  9. Avatar de Pontas
    Pontas

    Ola gostaria de saber se tem como mudar a autenticação do google pois quando entro no google.com ele acresenta o .br automatico (dicas)

  10. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Passam MESES sem que veja a página principal do Google

    A minha homepage é o iGoogle, e para pesquisar uso a barra de pesquisa do browser

  11. Avatar de Ice
    Ice

    Esta opção não aparece no OPERA.

    Pk será que toda a gente só vê a jana do FF e IE? Enfim…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      isto é so para o chrome ?

  12. Avatar de Windowstec

    Este pessoal da Google são demais 🙂

  13. Avatar de PacmanKid
    PacmanKid

    apesar de ter alterado o eu, não vai ser algo que use regularmente; visto que uso a barra de pesquisa do FireFox para aceder ao Google, no entanto a ideia agradou me muito =)

  14. Avatar de Luis Matoso
    Luis Matoso

    Depois do flop do “Nexux”. Depois de um outro flop do “Google Wave”. Depois de vir a publico a recolha de dados pessoais, explicada como acidental, pelo carro do “Google Street”. Depois da maior falta de sentido ético e respeito pelo consumidor aquando do lançamento do “Buzz” e da disponibilização online de dados privados que esta suposta rede social mostrou. E por ultimo, da tentativa de controlo da infraestrutua móvel, em sociedade, ou conlúio, com a “Verison”, adulterando por completo o conceito de independência da Internet, o unico serviço da google que ainda utilizo é o gmail e cada vez com menos frequência.
    Depois de todas estas situações e outra mais, para mim a empresa Google não me merece confiança para poder utilizar os seus serviços.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Depois do GIGANTESCO sucesso do Android, depois do ABISSAL sucesso do Google Earth, depois do MELHOR cliente de e-mail, o Gmail, depois do ESPECTACULAR chrome, depois do PROMISSOR Chrome OS, depois de tanta e tanta e tanta e tanta coisa de BORLA que a Google nos deu e que obrigou a mudar o paradigma de negócio on-line e muitas empresas a baixarem os preços ou oferecerem os seus produtos/serviços, para mim a Empresa Google merece toda a confiança e o meu sincero e enorme OBRIGADO!!!