Vodafone lança primeiro canal de televisão 4K

24 Comentários

Reforçando a aposta na oferta da melhor qualidade de imagem de televisão, a Vodafone Portugal disponibiliza, a partir de hoje, um canal de televisão 4K (Ultra HD) aos seus clientes de televisão com fibra, permitindo-lhes usufruir de uma experiência incomparável.

vodafone_fess


Numa primeira fase, a Vodafone Portugal lança uma emissão de conteúdos em 4K/UHD do canal FunBox 4K UHD, cujo portfolio será alargado no decorrer dos próximos meses, passando a incluir um leque alargado de vários conteúdos em UHD, tais como documentários, desporto, música e cinema, tudo isto através de uma experiência enriquecedora de imagem, cor e dinâmicas de contraste.

Recorde-se que o formato 4K garante uma definição quatro vezes maior (8.3 megapixel) do que o Full HD (2.1 megapixel), o que significa uma qualidade de imagem superior, muito próxima da realidade, sem distorções ou perda de qualidade. Com o 4K as cores são mais vivas e variadas, e a imagem é tão nítida que o utilizador consegue reparar em detalhes impossíveis de serem vistos em SD, HD ou mesmo FHD.

4k_00

Este é o primeiro passo da Vodafone Portugal na disponibilização da tecnologia que promete revolucionar a experiência na visualização de conteúdos de televisão. Os clientes do serviço Vodafone Tv Net Voz com fibra e com uma televisão compatível podem, desde já, aceder ao canal FunBox 4K UHD de forma totalmente gratuita, bastando apenas sintonizar o canal na grelha de televisão RF, na sua televisão 4K.

Com uma cobertura de rede de fibra de ultima geração e forte aposta no desenvolvimento de serviços mais avançados e inovadores, a Vodafone reforça, uma vez mais, o seu papel de liderança na inovação do seu serviço de televisão, frequentemente reconhecido como o serviço com maior índice de satisfação e de recomendação (Barómetro de telecomunicações Marktest).

Sobre o FunBox 4K

O FunBox 4K, canal do Grupo SPI International, um dos mais importantes players de Pay TV a nível mundial, apresenta uma enorme diversidade de conteúdos em 4K, tais como Documentários, Filmes, Música e Desporto.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    este é apenas um estágio intermédio para o 8K

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Se formos por esse prisma, tudo é um estádio intermédio para o próximo standard, seja ele qual for.

      De momento a adopcäo do Full HD é já muito elevada (se bem que no mundo da TV sejam os 720p ou 1080i….), e o 4k já tem custos baixos a produzir (paineis, SoC que aguentem a resolucäo, aceleracäo h265).

      Os 8k säo uma brutalidade, e até paineis de 65″, é uma resolucäo desnecessária. Daí que os custos de aquisicäo + edicäo + compressäo + distribuicäo + TVs (paineis, SoC) säo demasiado elevados e sem sentido já que o “grosso” do povo tem TVs de 32 a 55″, e os 8k näo trazem nada.

      O 4k está para ficar e é o próximo “full hd”. Só é preciso ter cautela com uma coisa: certifiquem-se que as TVs 4k suportam aceleracäo h265 e permitem às Apps acede a ela, senäo arriscam-se a que as Apps estilo “Netflix” e afins näo vos autorizem 4k apesar da tv o ser… (nos EUA há quem se farte de queixar que as primeiras TVs 4k tem SoC fracos, e as Apps näo passam dos 1080p…)

      1. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Creio que os avanços no 8K surgiram primeiro. O 4K foi um estágio técnico intermédio. Eles estão focados no 8K.

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    Como info extra, a NOS também já tem um canal de testes 4K.
    Isto é tudo muito bonito, mas a minha TV é só full-hd, portanto… passo.

  3. Avatar de José Gomes
    José Gomes

    marketing… ainda nem full hd temos…

    1. Avatar de Pedro Rito
      Pedro Rito

      As box’s da vodafone dispõe da opção 1080p

      1. Avatar de Raul
        Raul

        As boxes da Vodafone já têm a opção 1080p mas é só para o Clube de video (já dá para ver filmes em 1080p 24fps), se quiserem podem testar visionando vários trailer´s do clube de video. Quanto às emissões de tv a resolução ainda é 1080i, em Portugal ainda não há canais a emitir em 1080p. O Japão como é o país do mundo mais avançado em tecnologia, já há bastante tempo que as emissões de televisão são em resolução 4K.

        1. Avatar de Pedro Rito
          Pedro Rito

          O National Geografic HD e o Economico TV emitem em Full HD 1080p

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    Muito engraçado… Também assisti aos primeiros canais de testes 3D, e agora que muitos já têm onde estão?? Muito triste, depois querem que só se vejam os conteúdos que eles querem sem ir a net…

  5. Avatar de SG
    SG

    Primeiro… os tugas andam todos tesos para comprar TV’s 4K. Segundo, conteúdos ainda não há assim tantos quanto isso. Terceiro, a Vodafone não foi a primeira se a NOS também lançou o canal 4K… Ainda hoje vi a novidade.

  6. Avatar de TT
    TT

    Cá as televisões nacionais à excepção da rtp ainda nem emitem em 16:9….

    1. Avatar de fneves
      fneves

      Verdade. Tudo é transmitido em 4:3 e eu ainda nem percebi bem porquê!!

      1. Avatar de Rui Mesquita
        Rui Mesquita

        Porque ainda há pessoas com televisores CRT

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Mas em minoria penso eu… Aqui a única diferença será ou as pessoas vêm a imagem esticada para o lado ou para cima:P Eu por acaso vejo na versão original (4:3 quando é 4:3 ou 16:9 quando é 16:9), mas 90% dos portugueses ve sempre com o ecra esticado (quem nao tem uma tv crt, é claro):p

  7. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Leiam bem—»Página da NOS “Como ligar os equipamentos e aceder às demonstrações do Ultra HD 4K”

    1-Para conseguir aceder às demonstrações do 4K necessita de um televisor 4K que descodifique o formato 4K/HEVC através do sinal de cabo/RF (e não apenas através de HDMI). Só televisores com esta característica lhe vão permitir ter acesso às demonstrações.

    2-Caso não tenha o cabo de sinal NOS já ligado diretamente à sua TV 4K, desligue o cabo de sinal da box e ligue-o diretamente à TV. Normalmente a entrada na TV tem a indicação ANT IN, ANTENNA, CABLE IN ou RF IN.

    3-Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu do televisor. Geralmente esse botão tem a designação MENU, SETTINGS ou TOOLS.

    4-Já no menu do seu televisor, escolha a opção que lhe permite sintonizar canais, sendo que essa opção está habitualmente em CONFIGURAÇÕES ou DEFINIÇÕES.

    5-Faça então a sintonia de canais através da opção SINTONIZAÇÃO DE CANAIS ou PESQUISA DE CANAIS dependendo do modelo de televisor. Garanta que a opção CANAIS DIGITAIS está ativa.

    6-De forma autónoma o televisor vai sintonizar uma grelha de canais. Nessa grelha vai encontrar as duas demonstrações do 4K, que normalmente aparecem nas posições 5 e 6 (respetivamente Hispasat 4K e NOS Ultra HD 4K). Sempre com o comando do seu televisor, selecione e veja as demonstrações.

    7-Para mais detalhes sobre como sintonizar canais deve consultar o manual de instruções da sua TV.

    8-Não se esqueça que, para voltar a ter acesso a todos os seus canais e funcionalidades do serviço de televisão da NOS, deve desligar o cabo de sinal da TV e voltar a ligá-lo na box. De seguida, com o comando da televisão selecione a entrada HDMI e volta assim a ter acesso à sua box.

    1. Avatar de José
      José

      Mas isso faz algum sentido, andar a desligar cabos!?
      Eu pensava que o cabo RF já tinha morrido há muito, mas pelos vistos é por esta via que a TV recebe o 4K!?
      Por último, e ainda mais importante, quem é que tem a box ligada por cabo RF!? Só os clientes que não têm modem, pois nesses casos a ligação é via cabo rede, ou seja não há nenhum cabo RF a chegar à box.

  8. Avatar de mike
    mike

    Isto é bom para os canais nacionais abertos ganharem vergonha por ainda transmitirem com resoluções aproximadas do “VGA”, ou seja 0.3MP, ou seja 20x menos definição que o 4k, metam lá isto numa TV de 60″ para ver a vergonha aumentada 😛
    E quem tem uma TV de tamanho razoável depara-se com o problema de saber qual a distancia que deve estar para ver TV… se for um canal HD pode estar a 2 metros mas se for os canais nacionais é melhor ir para casa do vizinho sentar-se em linha de vista para a imagem da sua TV não parecer tão rasca…

  9. Avatar de NF
    NF

    E que tal, antes de tudo, espalhar a fibra por todo o país? Não era melhor investir por aí? Na minha zona há Meo Fibra mas Vodafone só ADSL. Se não estou em erro, há uns tempos falou-se numa parceria em que as operadoras iriam partilhar recursos para mais rápido chegarem a todo o lado… no entanto não se vê nada…

    1. Avatar de Vasco Lopes
      Vasco Lopes

      A parceria de paretilha de Fibra já está no terreno, em minha casa já está ativo, é uma questão de perguntar à Vodafone, o acordo foi aprovado pelo regulador há bem pouco tempo

  10. Avatar de artnerfy
    artnerfy

    Também acabaram de ser lançados hoje 3 canais de ultra 4k na NOS.

  11. Avatar de david.pt
    david.pt

    Começamos a entra num ponto em que começam a trabalhar em resoluções desnecessárias para quem tem televisores abaixo das 65″. Como sempre é tudo Marketing. Concentrem-se antes nos frames e na qualidade das cores.

  12. Avatar de Carlos Crespo
    Carlos Crespo

    Sou cliente da Vodafone fibra (já fio da ZON) – e o serviço é péssimo. Já me avariou uma das boxes (perdendo tudo o que estava gravado mas não visto); pelo menos 1 vez por semana tenho de desligar tudo e voltar a ligar; se não o fizer ao aceder ao gravador deixo de ver qualquer gravação efectuada – diz que está vazio. As célebres gravações automáticas de 7 dias não são para todos os canais – e é frequente ter problemas a aceder mesmo aos que estão configurados.
    O suporte (???) é tão bom quanto o da concorrência – ou seja muito mau. A técnica para resolver qualquer problema é desligar repetidamente da corrente 6 ou 7 vezes a box – como é uma box com disco, é de esperar que avaria.
    Por isso: troco os 4K por um serviço com qualidade – e já agora HD no Hollywood, MOV…

  13. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    É tudo muito engraçado ter imagem de alta e altíssima definição e depois só ter som stereo. Ou seja, uma palhaçada.