Vírus HIV – Investigadores perto de descobrir a cura

38 Comentários

A ciência e a tecnologia têm dado passos largos e certeiros para impasses na saúde. Várias doenças foram totalmente erradicadas com a evolução dos medicamentos. A rubéola, sarampo, malária, varíola e poliomielite (paralisia infantil), difteria (que não é transmitida há 30 anos) e raiva humana, que são agora doenças do passado em Portugal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Agora, notícias mais recentes sobre a luta contra o HIV referem que cientistas britânicos podem estar a um passo de uma cura.

Vírus HIV - Investigadores perto de descobrir a cura


Um homem de 44 anos, assistente social em Londres, parece estar completamente curado depois de ter sido submetido a um tratamento experimental “kick and kill”. O paciente, primeiro, tomou uma vacina para ajudar o seu sistema imunitário a detectar células infectadas com o vírus HIV e, depois, foi-lhe ministrado Vorinostat para activar as células infectadas latentes que, normalmente, não se conseguem “apanhar”.

Depois foi “só” deixar as partes saudáveis do sistema imunológico matar todo o HIV, teoricamente, eliminando qualquer probabilidade do vírus voltar.

pplware_cura_hiv01

 

Será então a cura?

Os investigadores foram expeditos a salientar que há um longo caminho a percorrer antes de ser possível dizer ao mundo que esta é a terapia correcta e eficaz. Este homem de 44 anos, é apenas o primeiro de 50 que estarão a terminar o tratamento e ainda terá de esperar muitos meses para se confirmar que, de facto, não tem o HIV no seu sistema.

Há também a hipótese das doses de medicamentos da medicina convencional, que estavam a tratar o paciente, possam ter contribuído para a aparente cura. Mesmo com estes resultados, desta primeira experiência, os testes irão continuar por mais 5 anos.

O que é HIV?

Vírus da Imunodeficiência Humana – uma condição em seres humanos, na qual, a deterioração progressiva do sistema imunitário propicia o desenvolvimento de infecções oportunistas e cancros potencialmente mortais.

 

Qual é a diferença entre HIV e a SIDA?

O HIV progride em estágios:

    1. Infecção aguda:
    O período inicial da infecção, quando grandes quantidades de vírus estão sendo produzidos no corpo

    2. Latência clínica:
    O vírus continua a se reproduzir em níveis muito baixos

    3. SIDA:
    A fase mais avançada da infecção pelo HIV

 

Como se transmite o HIV?

A forma mais comum de contrair o HIV, em Portugal, é através de utilizadores de drogas por via endovenosa, transmissão heterossexual, transmissão homossexual masculina e outras restantes formas de transmissão (como no leite materno).

Quantas pessoas tem?

Cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, mais de 50 mil pessoas em 2015 viviam com essa doença.

 

A doença pode ser tratada?

Não há cura para o HIV, mas existem tratamentos que permitem à maioria das pessoas infectadas com o vírus, viver uma vida longa e saudável.

 

Resultados promissores mas cautela no optimismo

Ainda assim, os resultados são promissores. Um cocktail de drogas como este é relativamente simples em comparação com as tentativas mais elaboradas para matar ou neutralizar o HIV, tais como a edição de gene. Este tratamento tem a vantagem de limpar os obstáculos necessários para destruir o vírus, isto porque o HIV não evolui e não cria uma resistência ao medicamento, começando a não representar a tal ameaça, como representou nas décadas passadas.

Gizmodo

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Na minha opinião, e volto a referir na minha opinião, a cura já existe à algum tempo, simplesmente é mais proveitoso e gera mais lucro investir em gastos que prologam a doença (ou seja minimamente controlada) do que chegar a cada doente e pronto já não tens nada.
    Assim como cura para a grande maioria dos cancros, é eguísta da minha parte pensar isso, até pode ser, mas não deixo ter razão em certa parte. Com isto não quero gerar ataques, nem “polémica digamos”.

    1. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      Peço desculpa pelo erro ortográfico, Egoísta*

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        há* algum tempo 😉
        concordo cntg na tua opinião

        1. Avatar de Bruh
          Bruh

          Parabéns, corrigiu o que não estava errado.

          1. Avatar de Riddle
            Riddle

            Não estava errado… 🙂

          2. Avatar de PMS
            PMS

            Há algum tempo é efetivamente com H

            Parabéns, deu-se ao trabalho de criticar uma pessoa que estava certa

          3. Avatar de darkvoid
            darkvoid

            Estava errado sim! é mesmo “há” algum tempo!

          4. Avatar de Bruh
            Bruh

            “a cura já existe à algum tempo”, é o mesmo que dizer “a cura já há à algum tempo.

            O “existe” já faz a vez do verbo haver, logo a correcção do Miguel não faz sentido.

          5. Avatar de PF
            PF

            Nope.. “à” não é o mesmo que dizer “há à”… É sim o mesmo que dizer “a a”. Tipo “vou a a costa” passa a “vou à costa”. Temporalmente utiliza-se sempre o verbo haver com o “há”.

    2. Avatar de 111111a
      111111a

      Teorias das conspiração 😀

      1. Avatar de Luis Araujo
        Luis Araujo

        Achas mesmo?
        Já pensaste que lançar uma cura para a sida os milhões de deixariam de ser faturados? Os postos de emprego que estavam em jogo? Infelizmente a ganancia cega o homem.

        Claro que sou contra isto, melhor existir cura, principalmente para o cancro, a sida grande maioria que tem é por falta de cuidados.

        Já agora teoria da conspiração? É o próprio prémio Nobel da Medicina mexicano que denuncia este lobby.

        Cumprimentos

        1. Avatar de 111111a
          111111a

          Quando houver factos deixa de ser teoria, ate lá não passa disso 😀

    3. Avatar de João
      João

      Se assim fosse, bastava uma farmacêutica qualquer, mesmo uma pequena startup (que ha tantas) vinda de uma Universidade Americana, colocar um medicamento no mercado que curasse o cancro ou a sida que ganharia rios de dinheiro e que destruíria por completo o mercado para as outras farmacêuticas que tinham medicamentos que não curavam as doenças.

      O seu argumento não faz qualquer sentido.

      1. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        Muitas são as teorias, muitas de conspiração, serão verdade, terão fundamento?
        aqui fica mais uma…
        http://yournewswire.com/11-cancer-doctors-all-found-murdered-within-three-months/

      2. Avatar de Luis Araujo
        Luis Araujo

        Achas que é assim tão facil neste mundo?
        É quase como Pablo Escobar, chegam e perguntam “plata o plomo”, certamente e por norma as ameaças dirigem-se a família, qualquer um desiste.

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        “colocar um medicamento no mercado” como? andavas tu pelas lojas a distribui-lo e sem licença para o fazer? “universidade americana”? sabes qual é o país que dá mais lucro às farmacêuticas? sabes quem controla as investigações nas universidades? para que se saiba, já existe tratamento para a cura e é na Europa. Em relação ao cancro, a maioria já têm cura, existem clínicas e algumas são em Portugal que garantem a cura, o que é preciso são as pessoas não se enfiarem em hospitais e acreditarem cegamente nos médicos apenas porque são médicos.

    4. Avatar de Darth
      Darth

      Esse raciocínio permite acreditar em tudo, e justificar tudo, e dizer que se ainda não se sabe, é por causa de esquemas. Cientistas que tenham inteligência e capacidade para curar algo como VIH são poucos, não existem aos pontapés, e os que são capazes conhecem-se todos.

      Enfim, bitaites de internet. Olha, a cura para vih está escondida junto das provas de vida extraterrestre. Depois o papão capitalista/imperialista, quando maximizar o lucro, revela

  2. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Vamos lá ver se os Laboratórios que ganham milhões com os medicamentos atuais, não arranjam forma de boicotar a vacina… como se suspeita que já tenha acontecido diversas vezes… :/

    1. Avatar de DelScipio
      DelScipio

      Se é verdade imagina os milhões que este laboratorio pode ganhar, e graças a isso a população vai deixar de ter medo do contagio, e vai continuar ao seu ritmo de contagio, conclusão este laboratorio vai ter milhões e milhões nos cofres. Eles vão ganhar muito mais com este tratamento que a boicotar.
      Existem muitas teorias conspiratórias, mas a realidade é que só muito recentemente é que conseguimos compreender mecanismos de combate virulogico.

      1. Avatar de g0tH1c.X
        g0tH1c.X

        Não é bem assim… Ainda no outro dia vi um documentário da BBC julgo, onde falavam que pelo menos um dos medicamentos mais usados é 10x mais forte do que o necessário, assim como os seus efeitos secundários, mas o laboratório já possui outra versão há anos, mas em vez de o vender, quer ainda fazer render o atual… :/ Segundo disseram, cada medicamento anda à volta dos €500/mês por pessoa… por isso é fácil imaginar o lucro…

      2. Avatar de Luis Araujo
        Luis Araujo

        Fazem mais lucro a vender medicamentos mais “baratos” que mantenho a SIDA como uma doença cronica, milhares de indivíduos e governos a comprar esses medicamentos. Lucro garantido.
        Quanto a cura a pessoa tomou e ficou curada, deixa de ser uma fonte de rendimento para a farmacêutica, então a farmacêutica por este milagre vai colocar um preço de vende de 1 milhão, quase não vendia, quase ninguém tem esse dinheiro. Nenhum governo compraria, mais fácil para eles manter as coisas como estão.

  3. Avatar de João Rios
    João Rios

    Espero que desta vez estejam certo e consigam erradicar está enfermidade.

  4. Avatar de zé

    Por falar em teorias da conspiração, Oxalá estes cientistas não sejam também abatidos como os outros 100 que iam a caminho da conferência em que iam ser apresentados os avanços alcançados à data para a descoberta da cura e que morreram no voo MH17 abatido pelo míssil russo o ano passado

  5. Avatar de IT Consultant
    IT Consultant

    Teorias da conspiração à parte, se este for O caminho, presumo que a mesma teoria se possa aplica a um cancro, ensinando ao SI que células são as “más da fita”.

    5 ou 10 anos é um prazo (de um ponto de vista global) perfeitamente aceitável para varrer este lixo da face da Terra!

  6. Avatar de me and me
    me and me

    Eu li que existe um caso confirmado de cura do hiv.
    Tem a ver com uma mutaçao genetica que alguma população em africa em que são literalmente imunes ao vírus.
    Um homem que tinha leucemia e hiv recebeu um transplante de medula proveniente de um desses indivíduos e ficou curado do cancro e do hiv pq o seu ADN recebeu a mutaçao e o SI “auto-curou”.

    Talvez tenha sido desse caso que os investigadores chegaram a esta fase…

  7. Avatar de Berrio
    Berrio

    Pois,mas existem dois factores que determinam em parte o sucesso da questão :
    1- o número de população total a face da Terra.
    2- a indústria farmacêutica abdicar dos lucros milionários.

  8. Avatar de Alpha
    Alpha

    Este artigo é para o Censo…
    Vírus HIV é redundante.

    1. Avatar de censo
      censo

      Então? Já te deste ao trabalhinho de perceber a tal questão? Ai ai, que não andas a fazer os tpc’s

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Quando quiseres explicar, sou todo ouvidos (neste caso, olhos), se é que já inventaste alguma… já te dei muito tempo.

  9. Avatar de tprata
    tprata

    Ok, vou deixar aqui só para responder a alguns tipicos comentarios da conspiração. Como fonte, sou Mestre em Ciências Biomédicas, e investigador numa área relacionada (vale o que vale para alguns).
    Não existem boicotes nem multinacionais a travar as vacinas nem curas milagrosas. Curas para o cancro nunca vai haver, porque o cancro é altamente complexo, e não existem dois cancros iguais, existem apenas categorias. O mesmo medicamento nunca vai funcionar em 2 pessoas exactamente da mesma forma. Pode have isso sim categorias mais faceis de corrigir/tratar, mas nunca vai haver uma cura universal. (pet peeve minha de dizerem “cura para o cancro”. frase non sense demasiado utilizada nos media). Da mesma maneira que a vacina do HIV, é um virus estupidamente complexo, e existem equipas INDEPENDENTES em todo o mundo a procura de um tratamento. Existem imensas variantes, não é so 1 HIV. Essas equipas dariam tudo para conseguir encontrar um tratamento eficaz, são pessoas que dedicam literalmente a vida deles a investigação, que perdem fins de semana e férias, tempo com a familia, que trabalham 12h por dia semanas a fio, apenas com o objectivo de chegar a um bom resultado. Só quem já trabalhou com este tipo de pessoas consegue compreender que os bons resultados que aparecem têm por detrás 1000x mais resultados negativos. Uma equipa que consiga esse feito, em qualquer doença, tem garantidamente o nome reconhecido para a história, e prémios atrás de prémios. Uma cura para o HIV ou para um determinado “tipo” de cancro é meio caminho para uma candidatura a prémio nobel. Nenhum investigador iria deitar isso a perder, e muito menos a oportunidade de salvar milhões de vidas. Não importa por quantos milhões, somos todos pessoas, que no fundo tentamos trabalhar por um mundo melhor. Se uma farmaceutica tentasse sequer travar uma cura milagrosa, as consequências seriam imensas, porque na escala a que estas investigações são feitas é impossivel manter todas as pessoas caladas. Já para não falar que bastava um investigador ir à farmaceutica do lado e vender a ideia roubada. Se admitirem que a tinham, sao julgados pelo publico, se nao admitirem perdem milhões. Ou mesmo se outra farmaceutica descobrir o mesmo composto ou tratamento, voltam a mesma lógica. Portanto vale sempre mais patentear e vender, e ganhar milhões ao curar, que deixar a oportunidade passar e dar esses milhões e a imagem da empresa a outros. Pensem nisso da próxima vez que pensarem em conspirações deste tipo, porque dizer uma coisa destas é por em causa o trabalho e dedicação de quem dá tudo de si nos laboratórios

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      É mais fácil acreditar em teorias da conspiração…

    2. Avatar de MShaitan
      MShaitan

      Tem lógica..!

    3. Avatar de Hugo R.
      Hugo R.

      Adorei ler o seu comentario, muito bem explicado e claro!

    4. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Até prova em contrario são todos inocentes né? A América também dizia que a NSA não andava a espiar meio mundo e até um certo Snowden vir expor tudo, todos achavam que eram teorias da conspiração e que quem dizia aquelas coisas eram maluquinhos né? Talvez um dia apareça um Snowden de uma farmacêutica e venha expor tudo o que se passa nesses bastidores 😉

      Ao falarmos das teorias da conspiração não estamos a por em causa o trabalho dos investigadores mas das empresas para quem eles trabalham.

      1. Avatar de Luis Araujo
        Luis Araujo

        Não é um dia, já apareceu levianamente.

        O Prémio Nobel da Medicina Richard J. Roberts denuncia a forma como funcionam as grandes Farmacêuticas dentro do sistema capitalista, preferindo os benefícios económicos à Saúde, e detendo o progresso científico na cura de doenças, porque a cura não é tão rentável quanto a cronicidade.

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Não conhecia esse caso, obrigado por partilhar essa informação.

    5. Avatar de Luis Araujo
      Luis Araujo

      Diz você:
      “Nenhum investigador iria deitar isso a perder, e muito menos a oportunidade de salvar milhões de vidas.”
      Sabes como dizia o outro? “Plata o Plomo”

      Só a sua teoria de nunca ser possível encontrar cura, fico com duvidas das suas competências.

      Já agora leia isto:
      O Prémio Nobel da Medicina Richard J. Roberts denuncia a forma como funcionam as grandes Farmacêuticas dentro do sistema capitalista, preferindo os benefícios económicos à Saúde, e detendo o progresso científico na cura de doenças, porque a cura não é tão rentável quanto a cronicidade.

  10. Avatar de InLight
    InLight

    Nem tudo é teoria, podendo sempre haver uma conspiração. Nem tudo é teoria da conspiração, existe muita conspiração sem a palavra dita “teoria” atrás.