Viacom processa Youtube

19 Comentários

A detentora da MTV exige uma indemnização de mil milhões de dólares ao YouTube por infracção dos direitos de autor, num processo interposto hoje num tribunal de Nova Iorque. A Viacom, que gere os canais MTV e BET, alega que o YouTube promoveu a infracção dos direitos de autor de forma maciça e apresentou algumas estimativas surpreendentes pelo número de zeros que apresentam à direita: distribuição de 160 mil videoclipes sem a devida autorização, que terão sido visionados 1,5 mil milhões de vezes no YouTube, noticia a Cnet.


Mas o número com mais zeros apresentado pela Viacom diz mesmo respeito à indemnização exigida junto do YouTube – mil milhões de dólares (cerca de 800 milhões de euros). O processo foi apresentado na sequência de negociações frustradas entre a Viacom e o YouTube. Estas negociações tiveram início em Fevereiro, mas o YouTube recusou a cumprir a exigência de remoção de conteúdos cujos direitos de distribuição são detidos pela Viacom.

De acordo com os representantes da Viacom, o YouTube promove uma actividade ilegal ao rentabilizar, através de receitas publicitárias, conteúdos cuja distribuição é paga por outras empresas. Adivinham-se tempos difíceis para a holding Google, que, em 2006, comprou o YouTube e… uns quantos problemas.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nceh
    nceh

    É impressionante como é que estas empresas aproveitam o sucesso das outras… Se o Youtube nao existisse os clips eram vistos menos 1,5 mil milhões de vezes, muito simples…

  2. Avatar de Paulo Ribeiro
    Paulo Ribeiro

    Há uma coisa que eu não compreendo e gostaria que algum advogado ou entendido me informasse se possível:
    A partir do momento em que algo passa na TV é domínio público certo?
    Caso seja, podemos gravar, partilhar, meter aquilo em k7, dvd, no disco da tv como tem agora os novos LCD’s e plasmas que facilitam isso ao máximo.
    Caso seja ilegal “emprestar” pra k raio a porcaria da tv tem disco, ha dvd’s e k7’s ?
    A seguir este ponto de vista, era mais lógico processar as empresas que fizeram placas de captação de video para pc, gravadores de dvd e afins que são vendidos em qualquer lado, e que não obrigam quem os compra a assinar seja o que for que faça o utilizador concordar com um termo de proibição de partilha e exibição.
    Se um videoclip da na mtv ou em algum outro canal, e é gravado, não percebo porque raio a MTV perde dinheiro com isso, aquilo não passa só na MTV mas sim em não sei quantos milhares de canais mundo fora, talvez eles paguem para distribuir o video, não sei, não percebo nada disso, só axo que a a Viacom vem realmente “ao cheiro” e os valores são fornecidos por quem? por uma empresa independente? Não, pela Viacom, isto é para rir ou a intenção deles é levar aqueles 6 zeros à direita em conta?
    Agora vou pedir uma indeminização aqui ao vitor porque toda a gente vai ler o meu texto? Se alguem fizer um quote vou pedir indeminização?
    Hepa, alguem k perceba que me explique, porque eu não percebo porque raio as bestas dos habitantes de um país chamado Estados Unidos da América vêm processos em tudo que é lado. Os tribunais lá devem ter muito tempo livre

  3. Avatar de dc
    dc

    Opá, em África lutam para comer, em Portugal lutam para trabalhar, na América lutam para xular!

    Mas foi como quando a era iPod começou, também ouve uns não sei quantos pais e mães que processaram a Apple porque o iPod agravou a condição da audição dos seus filhos após ouvir musicas com o volume no máximo, no entanto o iPod sempre teve controlo de volume, mesmo nas suas configurações, no manual vem lá tudo explicadinho e na caixa também, e na parte de trás um autocolante a dizer que ouvir musica alta prejudica a audição! No entanto os processos judiciais foram para a frente…

    Americanos, sabem comer hamburgers, começar guerras, matar o vizinho e por processos judiciais, e quando não os metem, matam o vizinho pois claro 😛

    CUMPS

  4. Avatar de Rafael
    Rafael

    O fato do conteúdo da MTV Over Drive estar disponível também no Youtube e quase ninguém ir no MTVOD olhar os clipes com certeza irrita a Viacom.

    Pra mim essa gritaria toda é toda sem razão. Que se paguem os mil milhões mas isso irá gerar apenas mais antipatia em relação a eles. Se punirem a youtube e tirarem seus vídeos de lá, iremos tirar de um outro lugar. Não há como impedir isso.

    Pra mim esse processo é pra fazer barulho e tentar de alguma forma tirar uns trocados do Google. Já não era muito fã da MTV, continuo não sendo agora.

  5. Avatar de Martins
    Martins

    @ Oh nceh

    Que opinião mais parva……..

    O que é que isso interessa?????????.. estamos a falar duma questão puramente legal………….

    Eu uso o youtube, mas sou contra a libertinagem de conteúdos a que se pode aceder… isso claro que sou contra, porque o google faz dinheiro à custa de publicidade, publicidade essa que é paga e vista pelos utilizadores de vídeos que, nada têm a ver com o google………

    Empresas contra o youtube, vão aparecer cada vez mais, e esta vai-se dar mal, podem ter a certeza…. ou muda, ou dá-se mal……. e eu acho muitissimo bem………

  6. Avatar de Martins
    Martins

    @ Oh Paulo Ribeiro

    Muito simples….

    Claro que podes gravar tudo e mais alguma coisa, seja da TV, rádio, net, etc…..
    MAS PARA CONSUMO PRÓPRIO……………..

    Esta é a lei, ou seja, existe um videoclipe que passa na MTV, que paga para o passar, OBVIAMENTE que paga para o passar,,,,,

    E depois vem uma empresa como o google, que deixa que esse conteudo seja visto por todos, e distribuido gratuitamente……. E AINDA POR CIMA, RECEBE MILHOES POR CADA PESSOA QUE LÁ CLICA OU PASSA:……..~~

    ISTO SIM ESTÀ MAL……….

  7. Avatar de Paulo Ribeiro
    Paulo Ribeiro

    se o youtube cede a 1ª vez depois toda a gente os vai processar

  8. Avatar de Anon
    Anon

    Perde mil milhões, ganha o dobro…

    @Martins: O que está mal é isto “……………….~~~~~~~,,,,,”.

  9. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    Ele não cede; quem o obriga a ceder é a lei

  10. Avatar de popy
    popy

    eu julgava que eram as editoras que pagam as tv’s para passarem certas musicas, tal como acontece actualmente nas radio em Portugal..e por esse mundo fora

  11. Avatar de zdc
    zdc

    @popy
    eu também. e ainda continuo com dúvidas…
    Mas estas questões são sempre muito polémicas e a discussão que causa nunca prima pela educação (como aliás se pode aqui ler).

    Stay cool

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Martins

    Em poucas palavras disséste tudo e não é preciso ser Advogado para compreender um direito tão basico . Pode ser que assim a Google não se queixe que não sabe onde aplicar os $ dos Lucros .

    Bem Haja
    Carlos

  13. Avatar de popy
    popy

    zdc

    qnt às radios eu tenho a certeza sobre o que eu disse. Nos Estados Unidos, 2 das prinipais editoras (uma delas a Sony, a outra nao me lembro) foram multadas em milhões de dólares por isso mesmo. li essa noticia a vários meses atras

  14. Avatar de camarao
    camarao

    @ Paulo Ribeiro,

    Na verdade a justiça dos EUA é uma trampa mesmo. Nada como a justiça cá em Portugal…. Onde se te quiseres queixar de uma empresa grande já perdeste logo à partida….

  15. Avatar de _KoD_
    _KoD_

    De Facto, Nao por ser Esta Noticia, mas é Algo que ja é habito nos EUA… Tive um Conhecido que esteve la a Viver alguns largos anos e um dia em conversa Ele Disse que lá, pelo menos lá, Primeiro Pede-se a Indemnização… porque de facto… é o que interessa… Se nao dás… Entao Vamos para Tribunal… Anda Tudo a Caça de Algo para “Chorar”. Entras no MacDonald, o Chão esta Escorregadio porque Foi Lavado… Cais… Pedes Indemnização…
    Ah e Tal… Sinto-me Lesado… Quero X… Nao Dás…?? Entao Vamos para Tribunal…
    Mas de Facto… Neste Caso Penso que a MTV tenha Alguma Razão… Nao se Pede Esse Valor… Porque lhes Apetece e Secalhar… Metade… é so para Advogados… para Meter o Processo a Andar.

  16. Avatar de Dura Lex Sed Lex
    Dura Lex Sed Lex

    Boas, este é o meu 1º post apesar de visitar o pplware diariamente á uns vários meses!
    Não era tão simples se o youtube empregasse uns não sei quantos milhares de pessoas, as colocassem a verificar o conteúdo de cada um dos vídeos e deixar visível a todo o público aqueles que à 1a vista não vão contra os direitos de autor! Os vídeos que tivessem a infringir este direito poderiam ser guardados no youtube mas visível apenas para o utilizador que o colocou! Nesta situação, a todas as empresas/pessoas que tentassem processar o youtube, este poderia alegar que desconhecia os direitos do(s) vídeo(s) em questão e que iria desde já colocar esse conteúdo invisível ao publico!

    Continuação do bom trabalho!

  17. Avatar de uia
    uia

    Pois se retirarem o conteúdo MTV, o Youtube vai ficar mil milhões de vezes melhor.

  18. Avatar de Eduardo W
    Eduardo W

    Porque eles não processam o ifilms? Será porque eles são os donos?
    Quanta hipocrisia, processam o youtube por quebra de direitos autorais, mas o site de conteúdo da viacom pode quebrar direitos dos outros ao exibir filmes lá…

  19. Avatar de zerodoisum
    zerodoisum

    Cara, é impressionante.. é só você abrir espaço pras pessoas falarem, que elas começam a falar merda…