Veja na TV… Acompanhe no Pplware: Prós e Contras – Facebook

41 Comentários

Já se passaram 10 anos desde que o Facebook nasceu, a 4 de Fevereiro de 2004. Nesse dia, aqui no Pplware, demos destaque a esse acontecimento, revelando alguns dados pertinentes e curiosos acerca da rede social mais popular do Mundo.

Hoje, o programa da RTP – Prós e Contras, dá destaque ao Facebook, e nós, aqui no Pplware, vamos seguir em directo as opiniões sobre este tema.
Veja na TV… e acompanhe aqui, no Pplware!

24-02-2014 22-38-33

A edição desta noite do programa da RTP Prós e Contras vai centrar-se sobre o tema da rede social mais popular do Mundo – o Facebook. O programa irá tentar dar resposta a algumas questões pertinentes como:

  • Dez anos depois, quais as consequências?
  • Como está a mudar a sociedade?
  • Os benefícios e prejuízos da rede social mais utilizada no mundo e também em Portugal.
  • Está o Facebook a revolucionar as nossas vidas?

Podem seguir o programa, via online, através do RTP Play. Sigam ainda a página do Facebook do programa, e o Facebook do Pplware.

O programa começou agora, e passa-se no Museu da Electricidade.

Dos convidados temos, contra o Facebook, o Dr. Marinho Pinto, referindo que a rede social promove uma perda de autenticidade da pessoa. O Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, indica, como exemplo, que muitas pessoas chegam por vezes atrasadas ao emprego por terem estado a noite toda no Facebook. Indica ainda que as redes sociais aumentam o saber, o conhecimento, mas não aumentam a sabedoria.

25-02-2014 00-03-04

Curiosamente, o público do programa, é composto essencialmente de pessoas mais velhas, sentindo-se uma carência de uma faixa etária mais nova, o que seria mais adequado num tema deste género.

A favor do Facebook, temos Rita Ferro, evidenciando a independência que podemos ter dos media, uma vez que não temos que estar à espera que nos dêem voz num determinado jornal, podendo ter a nosso voz de forma autónoma.  A escritora salienta ainda os aspectos postivos que o Facebook promove às pessoas que se encontram mais solitárias.

25-02-2014 00-05-53

O padre convidado tem uma opinião de que as redes sociais podem ter aspectos positivos mas também menos positivos. Segundo o padre, se as pessoas estão nas redes sociais, a igreja também tem que estar nas redes sociais. No entanto também pode ser limitativo para o ser humano.

O quarto convidado, o professor José Magalhães, fala do Facebook como uma plataforma gratuita de fácil utilização, sendo uma plataforma de comunicação humana e criticando o Dr. Marinho Pinto dizendo que o Facebook não é uma religião, mas sim uma plataforma que abrange todas as religiões. O convidado fala ainda do potencial da rede social, referido a recente compra do WhatsApp.

25-02-2014 00-07-32

Dr. Marinho Pinto refere que a plataforma está a criar um homem novo, o Homo Tecnológico e defende que o Facebook não colmata a solidão mas, por outro lado, aumenta essa solidão. Refere ainda que há pessoas que não estão preparadas, nem as crianças estão preparadas, e que já gostou mais de Internet do que agora gosta.

Rita Ferro responde ao ex bastonário afirmando ‘Então para que traz um tablet no bolso? Porque necessita de andar com a “coleira moderna”?”

João Távora, especialista de comunicações salientando que o facebook é um excelente meio para a divulgação do seu trabalho, enquanto escritor em vários blogs. Távora afirma ainda que os seus filhos não vêem televisão mas, por outro lado, escolhem os programas preferidos para verem numa plataforma online.

Fala agora Rui Lourenço, afirmando que o Dr. Marinho Pinto não tem razão em nada do que disse, lembrando-o que até no Facebook existem, por exemplo grupos de apoio ao ex-bastonário, o que poderá ser-lhe útil no futuro. Rui Lourenço adianta ainda que, apesar dos conteúdos estarem disponíveis no Facebook, é nosso dever educar, por exemplo, as crianças para que saibam o que é correcto/incorrecto.

O Professor José Magalhães, que me parece estar muito dentro do tema não só do Facebook, mas das novas tecnologias em geral, afirma que é necessário saber estar nas redes sociais.

25-02-2014 00-30-04

O Padre Nuno do Rosário convidado afirma que ainda há pessoas que não sabem utilizar, e que poderá ter alguns problemas quando sair do programa, uma vez que tem página no facebook e alguns seguidores já o inquiriram ‘Se é tão activo no Facebook, porque está agora contra?’.

25-02-2014 00-05-06

Dr. Marinho Pinto responde ao professor José Magalhães… ser livre tem custos, mas sobre o anonimato não há liberdade “o que antigamente se escrevia em portas de casa de banho, agora está no facebook.”

Rita Ferro tocou agora numa problemática que eu sempre defendi enquanto utilizadora do facebook “Onde existem mais críticas é nas páginas de jornais e, quando existem uma notícia há logo quem critique, então porque é que as páginas não têm lá alguém que apague aquilo?’. E nós adiantamos… porque não bloqueiam as pessoas?

25-02-2014 00-16-40

Uma jurista do público fala acerca das questões legais inerentes às publicações/perfis no Facebook. Aborda a questão das entidades pesquisarem o perfil de um trabalhador/candidato.

25-02-2014 00-29-30

Leopoldo Leitão, psicólogo clínico, pegando no tema da nova moda da Internet, o Neknominate. Leopoldo leitão admite que não tem conta no Facebook, no entanto a sociedade está-se a habituar a esta nova dinâmica. O psicólogo afirma que os pais e os filhos não estão ainda preparados para a utilização do facebook (no entanto já o utilizamos há vários anos… quando será que vamos estar preparados?).

O Professor José Magalhães e o Dr. Marinho Pinto debatem agora as suas ideias, entrando num conflito de opiniões. Se, por um lado o ex-bastonário refere que as redes sociais está a promover a homogeneidade das pessoas, José Magalhães contradiz, dizendo que as pessoas são todas diferente.

Um dos membros do grupo “Os reformados no Facebook”, Fernando Loureiro, vem mostrar que a rede social pode muito bem ser uma forma de dar voz às pessoas, ser um meio de protesto e revolução face ao que está má, nomeadamente na política de Portugal.

José Magalhães adianta “Não haverá política no futuro, sem redes sociais”, e adianta que é necessário uma aliança para a educação para as redes sociais.

No final, o Dr. Marinho Pinto diz que não sabe o que significa LOL.

Fim do Programa!

 

 

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Os prejuízos é inventar uma desculpa para censurar as pessoas.

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Kasy64
      Kasy64

      Se tivesse um botão de like já estava xD

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já se sabe o costume… A “apresentadora” a ser imparcial e a tomar lados da barricada, e depois o típico choradinho “puseram fotos da minha filha nua no facebook”, “fui despedido por causa do facebook”, etc… “Arranjei namorada pelo facebook”… Meh

    Os cães ladram, a caravana passa…

    1. Avatar de Nome (Obrigatório)
      Nome (Obrigatório)

      “Os cães ladrem e a caravela passa!” – por Jorge Jusus

      🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        😀 os cãos não ladram para caravelas, porque as caravelas andam no mar, e os cãos, não… –‘

  3. Avatar de Daniel Pinto

    A Maria Ferreira é um boa jornalista, mas neste programa consegue deixar o pessoal com os cabelos em pé…

    O que acham de convidar a Manuela Moura Guedes, ou a Judite de Sousa ? 😀

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A Judite de Sousa fugiu da RTP quando o Sócrates quis cortar-lhe 1.500€ no salário….. e como ela não ganha nada pouco….. não sei se têem dinheiro para lhe pagarem!!!!

  4. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    O facebook é como outra coisa qualquer, depende do uso que lhe dão. Um telemóvel pode ser usado para telefonar para a vizinha ou para manter em contacto assassinos. Vamos debater o sistema GSM??? Está ai e vai estar, cada um usa como quer ou se quiser nem usa.

  5. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    NetFlix brevemente em portugal? É verdade? Onde está essa notícia?

    1. Avatar de Rui M
      Rui M

      pois….
      Fiquei com esperança…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      A sério? Isso é mesmo nice!

  6. Avatar de Anderson Gouveia
    Anderson Gouveia

    O mais engraçado é ver /ou ouvir utilizadores não especialistas no assunto… Não vivem disso todos os dias, não fazem disso o seu “Ganha Pão” … são apenas conversas e rumores que ouviu dizer ou fazem alguma dedução. Respeito alguns que estão na plateia que vivem disso, o resto é treta.

  7. Avatar de Pedro

    Concordo, o facebook é para o pessoal que quer ficar agarrado á cadeira e á sua obesidade a vida inteira. Ganham dinheiro á nossa pála e ainda nos vendem os dados.

    Esta é a minha opinião

  8. Avatar de Pedro Pinto

    Gostei de comparação “O Facebook é como uma retrete pública”…

  9. Avatar de Pedro

    Viver ás custas dos outro?

    Ahah, acho bem que neste debate sejam pessoas já de média idade, senão os putos iriam para alí dizer que gostam do facebook porque dá para engatar gajas 🙂

  10. Avatar de Rui M
    Rui M

    By Marinho Pinto : ” tem que se acabar com o anonimato na internet..” .
    Pois, e com eles fora da internet também, quer dizer fazem-se denuncias anonimas na policia e fazem-se logo rusgas…. Etc etc….

  11. Avatar de Pedro

    Esta parte agora é bastante interessante

  12. Avatar de Nelson
    Nelson

    Lol, tanto “especialista”, ninguém percebe minimamente da poda.

    Onde mas é estudar matemática, que é isso que precisam, só pessoal das letras e da psicologia, é óbvio que não percebem nada do que é o facebook e das outras redes sociais…

    Como eu diria “no meu tempo não era nada assim, no meu tempo brincávamos com paus e íamos atrás das raparigas!”

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Calma, eu também sou psicóloga, sou das letras, isso não tem nada a ver com o saber ou não.
      posso garantir que sei mais sobre tecnologia, e redes sociais (a minha tese tem como tema o facebook e os estudantes universitários), que muita gente de tecnologia 🙂

      Uma coisa nada tem a ver com a outra.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pois, mas isso és tu, que estudaste isso, não são aqueles tipo, que não vejo em nenhum uma competência para falar sobre as OSN, e estão ali a criticar tudo o que é tópico.

        Como bem sabes, as OSN são um fruto da sociologia, que juntam bases matemáticas com bases psicológicas.

        Eu não tenho formação nas bases psicológicas, mas tenho formação nas bases matemáticas.

        E quem não percebe uma coisa tão básica como a teoria dos grafos, nunca vai perceber como as redes sociais funcionam, nunca vai perceber os supostos perigos e “invasões à privacidade” que se falam, como a Ferro Rodrigues (adoro esta mulher), do “e o que é que me interessa que eles saibam”…

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Ps: “Uma coisa nada tem a ver com a outra.”

        A sério que achas?

        A ferramenta matemática que é utilizada para saber a tua “proximidade social” de uma pessoa (ou de uma página do facebook), é exactamente a mesma que utilizas para enviar um pacote IP do meu computador para outro, que é a mesma para determinar o caminho mais curto de tua casa a Paris.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ps2: com a tal teoria dos grafos, e os algoritmos de determinação de caminho mais perto (entre os quais o de djoustrika) é que se termina quem é que são os “mais amigos” e os “menos amigos”, é que se determina quem são os teus amigos, mesmo que tenhas isso oculto no facebook, e os teus “gostos” também, mesmo que ainda não tenhas feito o “gosto”…

          1. Avatar de João
            João

            Ó nelsinho… é o algoritmo de DIJKSTRA!!!!!!!!

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ok, não me apeteceu por no Google o nome do gajo 😉

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Na verdade é preciso dar alguma razão ao que ele disse, o facebook têm por de trás da fachada muitos dos algoritmos que ele falou. Não é apenas os dados de cookies e etc que contam para o tipo de informação que aparece nas laterais das nossas páginas.

            Quase como o sites de encontros amorosos, nada é feito ao acaso.
            Durante o crescimento exponencial de utilizadores (que agora está em fase inversa), foram feitas muitas coisas desse género de forma a “convidar” ainda mais pessoas, mais grupos, mais círculos de amigos, mais fotos, mais informação…

            Puro e simples BigBrother, havia a piadinha do: Fb (facebook) + I (Instagram) = FBI, true || false ?

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Ok, mas não muda o facto.

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não é preciso discutir…

            http://www.google.com/search?q=graph+theory+social+network

            4 milhões de resultados…

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Mas vocês estão a ver as redes sociais apenas por uma perspectiva, a perspectiva técnica que é fundamental sim senhora, mas há mais perspectivas como, por exemplo, a perspectiva comportamental e social pois, afinal, estamos a falar de pessoas a usar as redes sociais.

            Mas é claro que têm que haver um conhecimento médio/alto da rede social, Internet, ligações, etc etc para se chegar a alguma opinião válida. Eu tenho a sorte de me interessar por este mundo das tecnologias e, sendo psicóloga, consigo ter uma ideia das duas diferentes perspectivas, mas também há muita gente das ciências exactas que não percebe e isso vê-se, muitas vezes pelo género de publicações que fazem ou até mesmo pela ideia de que deve ser uma estratégia numa rede social… ui disso já vi aos montes 🙂

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            Também vês pessoas “do vosso lado”, a esbarrarem-se como mosquitos contra o pára-brisas…

            É uma mistura dos dois lados.

  13. Avatar de natasrc

    Só tenho uma coisa para dizer LOL!

    1. Avatar de silverio silva
  14. Avatar de silverio silva
    silverio silva

    Em Portugal não se pode levar a sério este tipo de debates,os especialistas ficam de fora,quem sabe não é ouvido,e quem domina descarta-se,tal como há 20 anos,a Internet só é segura
    para quem não a procura,tudo o resto são balelas,redes sociais
    para que servem e a quem servem? a verdade é só uma quem quer privacidade não se mete com as novas e sofisticadas tecnologias.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Depende…

      a verdade é só uma quem quer privacidade não se mete com as novas e sofisticadas tecnologias

      As figuras públicas, especialmente as “estrelas” usam cada vez mais as redes sociais para se livrarem dos paparazzi e das invasões á sua vida privada.

      Enquanto mostram o que querem no facebook, no twitter e instagram, retiram o interesse à máfia das revistas/jornais de escândalos…

      Tem mais valor um famoso partilhar no facebook um post do greenpeace que ser apanhado a comer carne de baleia num sítio exótico.

  15. Avatar de Marisa Pinto

    @Nelson
    Tens razão, há de tudo em todas as áreas. Depende da pessoa e não do curso 🙂

  16. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Eu tinha colocado aqui um comentário que desapareceu, mas coloco outra vez.

    Queria saber, afinal a ideia do facebook não tinha sido roubada, ou vi mal?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Hm, eu respondi a isso, mas acho que colocaste no post dos 10 anos do facebook.

  17. Avatar de Deus
    Deus

    Gostava de ver, esta diponivel online? Tipo no youtube?