Vai transportar mais de 10 mil euros? Tem de declarar ao fisco

28 Comentários

Transporte de dinheiro a partir de 10 mil euros tem de ser declarado ao Fisco. A “nova” lei é direcionada para as pessoas que, entram ou saiam de Portugal, de ou com destino a um território fora da UE.

Vai transportar mais de 10 mil euros? Tem de declarar ao fisco


Valor igual ou superior a 10 mil euros deve ser declarado ao fisco

Segundo um diploma publicado em Diário da República, “Qualquer transportador que, à entrada ou saída do território nacional, proveniente ou com destino a um território não pertencente à União Europeia, leve consigo uma soma de dinheiro líquido igual ou superior a 10 mil euros deve declarar essa soma de dinheiro líquido à AT [Autoridade Tributária] e colocá-la à sua disposição para controlo”.

No caso de o dinheiro não estar a ser transportado pela pessoa que o quer enviar, a AT pode exigir que o expedidor ou o destinatário faça uma declaração de divulgação, no prazo de 30 dias.

Vai transportar mais de 10 mil euros? Tem de declarar ao fisco

O Fisco pode proceder ao controlo das pessoas, das suas bagagens e dos seus meios de transporte, para verificar o cumprimento da declaração do dinheiro líquido.

Se existirem indícios de que alguém transporta uma quantia de dinheiro inferior a 10 mil euros, relacionada com atividade criminosa, a AT deve registar essa informação e também comunicar a todos os Estados-membros.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rr
    Rr

    Tenho duas malas, obrigado pelo aviso.

    1. Avatar de Kaguinchas
      Kaguinchas

      Vou levar um bau com 9999,99 moedas de 1 centimo. Assim nao declaro.

  2. Avatar de David+Guerreiro
    David+Guerreiro

    O pessoal que transporta esses valores, logo declara ao fisco…

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A vantagem da Bitcoin, decoro a chave e saio para onde me apetecer sem reportar nada a ninguém desta forma a massa anda sempre comigo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      É a mesma vantagem de ter o dinheiro numa conta bancária.

      1. Avatar de cross
        cross

        Sugiro te informares melhor das diferenças. No caso que referes, o dinheiro nunca é teu.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          No caso de crypto nem sequer tens dinheiro, tens um asset que pode valorizar ou desvalorizar, já para não falar que os donos dos bancos de grandes fundos são quem fornece a maioria das LP, se o sistema financeiro tradicional morresse levava atrás toda a liquidez e o teu asset/token residiria numa chain e não valeria nada em fiat

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Se o sistema tradicional morresse só ficavam mesmo as bitcoins para fazeres transações pois é quase impossível “desligar o sistema”! Ou pensas que íamos voltar a fazer trocas de porcos por galinhas ou cunhar moedas de ouro?!

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        as transferências bancárias do zé povinho são altamente controladas e tudo se sabe. para conseguires passar ao lado do sistema de controlo bancário e utilizá-lo na mesma tens que ser muito, muito mais do que um simples cidadão

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A minha chave são 2×24 com multisig, não sei o que andas a fazer com crypto se não te reges pelo mesmo princípio de segurança, a menos que tenhas lá meia dúzia de tostões

  4. Avatar de Spore
    Spore

    Excelente medida. Agora sim vai acabar o branqueamento lol

  5. Avatar de aj
    aj

    para branqueamento de capitais, 10 mil euros é trocos.

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    9500€ X 365 = 3,467,500
    Quem movimentar até 3.5 milhões ao ano está na boa

    1. Avatar de Tone
      Tone

      Este comentário é do melhor e revela uma visão e inteligência acima da maioria dos que aqui andam. Parabéns.

  7. Avatar de Anung
    Anung

    Não tenho não.

  8. Avatar de daniel
    daniel

    bitcoin tira o ladrao da jogada!!!

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Vou já declarar, mas é que é já a seguir.

  10. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    O caminho a seguir, qualquer medida, mesmo que pareça difícil de implementar, que ajudem a combater o branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo são bem vindas.

  11. Avatar de RCastro
    RCastro

    Ora bem,
    A família aqui somos quatro (dois filhos)…
    isso quer dizer que quando formos de férias, podemos levar cada um no bolso 9 999,00 euros, resulta em quase 20 000, euros por agregado familiar… vai lá vai…quantos mais filhos e enteados e primos na viagem…. pois pois..

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Aqui somos 4 e viajamos com cartão de crédito e 1000 USD para tips e emergência que possa surgir, não sei para onde pensas viajar mas se fosse a ti validava bem os limites de cash, que tipicamente são por pessoa maior de idade

      1. Avatar de RCastro
        RCastro

        Maior de idade..humm amigo assim estás a matar-me o negócio….

  12. Avatar de RCastro
    RCastro

    Quem quiser “investir”/”transportar” dinheiro até 20 000 euros…. estou disponível…. a minha preço é o custo de 4 bilhetes e 2 semanas de férias pagas em qualquer paraíso fiscal… :)))) ehhehe

  13. Avatar de RCastro
    RCastro

    4 bilhetes ida e volta evidentemente…. e a estadia em hotel 3 estrelas com regime de pensão completa (o diabo está dos detalhes)… 😉

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      3 estrelas num paraíso fiscal? Quantas doenças queres apanhar?

      1. Avatar de RCastro
        RCastro

        Tens razão é melhor acrescentar mais umas estrelas…para garantir algum nível …. Serão então 5 estrelas… Não se fala mais nisso…

  14. Avatar de Focabm
    Focabm

    “transporto” várias Bitcoins e nunca tive problemas!

  15. Avatar de André
    André

    O controlo monetário é para ser introduzido aos poucos, para que os incautos não se apercebam e quando derem por ela já è tarde demais

  16. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    O CDS tinha uma boa técnica para gozar com esta lei, fizeram cento e tal depósitos de 9990€. E de 8 em 8 anos estão no governo com 1 ou 2% dos votos mas com ministros e tudo! Continuem a votar na direita