Use um Android para desenhar no Gimp

11 Comentários

Hoje em dia muitos de nos usamos os nossos dispositivos móveis como uma ferramenta de trabalho. Poderemos considerar estas novas plataformas uma extensão do nosso computador e assim realizar um conjunto de tarefas que normalmente só realizavamos no nosso PC.

Foi precisamente isso que um programador fez ao tornar o seu tablet uma extensão de uma das suas ferramentas de trabalho, o Gimp.

Com esta pequena ferramenta podem usar um qualquer dispositivo Android para desenharem directamente no Gimp.

android_gimp_1_small

Este pequeno projecto resulta depois da compra de um tablet Android por parte da empresa onde este programador trabalha e da ideia de usar esse mesmo tablet como mesa gráfica para fazer trabalhos gráficos directamente para o Gimp.

O tablet em causa é sensível ao toque/pressão, o que o permite ser usado com uma caneta e dá liberdade de utilização para trabalhos gráficos.

Este programador desenvolveu então dois componentes que permitem a utilização deste tablet com um computador a correr Linux:

  • Em primeiro lugar uma apk que permite apresentar elementos gráficos e que envia para o computador, por rede, todos os eventos de toque gerados.
  • Por fim foi criado um driver de input que recebe os dados da rede e os enviar para o ambiente gráfico.

Não foi desenvolvido qualquer driver para Windows e, para que tudo funcione, é requerida a versão 4.0 ou superior do Android. O dispositivo deve ter ter suporte para multi touch (sensível ao toque).

Para acederem ao software e à forma de compilação/instalação destes componentes aconselhamos que leiam a entrada no Blog RFC2822 onde este programador anunciou ao mundo esta sua criação. Todos os passos necessários estão lá descritos com grande pormenor.

Depois destes componentes instalados e configurados basta darem largas à vossa imaginação. Podem controlar o vosso computador directamente através do tablet e até incorporar no Gimp esta entrada. Os dados transmitidos incluem a pressão aplicada no ecrã do tablet, o que pode ser útil neste software de edição gráfica.

Esta é uma forma diferente e bastante inteligente de usar o Android como um dispositivo de introdução de dados nos nossos computadores. A ideia não é nova e existem já outras implementações, mas todas eram mais genéricas e não se integravam com o sistema operativo como esta o faz.

Será este o futuro e o caminho para a integração entre os nossos dispositivos móveis e os nossos computadores de secretária?

Homepage: rfc2822’s blog

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Fernandes
    Tiago Fernandes

    Interessante!

    1. Avatar de Henrique Dias
      Henrique Dias

      Deveras interessante!

  2. Avatar de L. Mata
    L. Mata

    Que tablet é esse com ecrã sensível a pressão? Não conheço nenhum que faça isso.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Se vires o vídeo eles dizem qual é o que usam. É o galaxy Note 10.1, mas existem outros.

      1. Avatar de Rui Pt.
        Rui Pt.

        Com a caneta de um Note… BRUTAL!

  3. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Por acaso já me tinha lembrado que seria possível algo deste género…

  4. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Não seria mais fácil instalar o ubuntu no tablet?
    PS: Nem tudo é feito para windows…

    1. Avatar de konami
      konami

      Penso que isso seria possível mas porque desenhar num ecra de 10′ quando grande parte dos designers trabalham com ecras de 24′ para cima. Não sei é como é que será a sensibilidade disto comparado com as mesas digitais que eles usam, já que estas custam centanas. Também nao sou a pessoas certa para falar sobre isso já que nao tenho nada a haver com design.
      No entanto é interessante sem dúvida

  5. Avatar de D. Leal
    D. Leal

    Excelente ideia! O pplware sempre atento ás novidades. Só falta colocarem o tabet a conectar com os eletrodomesticos a ver se os pomos a trabalhar sem sair da cama :p

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Sabem dizer se dá para gravar o processo?

    Gostaria de gravar o vídeo do desenvolvimento desse desenho em vez de simplesmente salvar o desenho pronto.

    Abraços