Update 1 do Windows 8.1 lança directo o Ambiente de Trabalho

42 Comentários

A Microsoft está a preparar-se para mudar o Windows. São várias as provas que indicam esta movimentação. Está a aproximar-se do que os utilizadores querem e que reclamam desde o lançamento do Windows 8.

Novas imagens mostram essa mudança e em particular uma que vai agradar de sobremaneira a todos os que usam o Windows 8. Finalmente o arranque do Windows vai ser feito para o Ambiente de Trabalho e não para a ModernUI.

win_81_up_1

Esta informação faz parte de mais um conjunto de imagens que o site WZor disponibilizou, relacionadas com a actualização do Windows 8.1 que se espera que seja lançada já em Março.

A informação mais importante que surgiu foi a mudança do arranque do Windows. Em vez de apresentar a ModernUI e os Tiles, passa a apresentar por omissão o Ambiente de Trabalho que todos conhecem.

O impacto desta mudança será grande e trará aos utilizadores um dos pedidos que mais vezes se ouviu por parte destes.

A Microsoft tinha já dado passos neste sentido, ao permitir que essa opção fosse seleccionada na configuração do Windows, mas agora passa a estar activa por omissão.

Para além desta novidade importante, o Update 1 do Windows 8.1 trará também grandes alterações na interface. Muitas delas foram já apresentadas, mas o site WZor continua a analisar e mostrar essas novidades.

As que agora surgiram mostram que os utilizadores podem controlar o encerrar do Windows directamente na ModernUI, com um botão que se localiza junto à fotografia do utilizador.

Fica assim mais simples a todos os que já se adaptaram à ModernUI controlarem o encerramento da máquina, aumentando a usabilidade desta interface.

Todas estas novidades estão ainda a ser trabalhadas e não existe ainda uma certeza de a Microsoft as implementar. Mas o facto de estar a fazer estas experiências dão a certeza que vão haver mudanças grandes nesta actualização do Windows 8.1.

A data esperada para o lançamento do Update 1 do Windows 8.1 é já o próximo mês de Março e nessa altura vamos ter a certeza se a Microsoft está a aproximar-se da vontade dos utilizadores, em detrimento da imposição da nova interface, o que fez com o lançamento do Windows 8.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    quase refazendo o windows 8.1 update ‘ par identico ao windows 7, ou seja refazndo o que fez mal feito, sem sondar o principal, o usuario

    1. Avatar de Eugénio
      Eugénio

      Ta calado pa!

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Acho bem, não desgosto do sistema, até porque o estou a usar, mas, sejamos sinceros.
    Num portátil ou num desktop, não uso o ecrã iniciar, como muita gente também. É escusado ter algo a que não se dá utilidade, acho que fica bem sim, num tablet, agora, por favor. Se pelo menos ao implementar esse sistema nas novas máquinas, todas tivessem TouchScreen, aí já estávamos a falar de algo que se poderia até usar, mas, só lá de vez em quando.

  3. Avatar de ANDROID +1
    ANDROID +1

    Pessoalmente gosto bastante dos menus novos do windows 8. Ainda não percebi porque as pessoas estão tão ignorantes a aceitar esta nova maneira de design. Se as pessoas quiserem ir para o ambiente de trabalho apenas tem que carregar num botão. Mas ok…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      yey, “entusiasmo” -_-

      Ok ok. As pessoas não são ignorantes, apenas demonstraram o seu agrado para com um sistema virado para tablet, poderiam ter criado o W8 com um menu iniciar ao estilo do W7 etc. Mas mais bonito e apelativo, pura e exclusivamente para pc.

    2. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      Chamar de ignorante ao gosto do utilizador para este ou aquele interface do SO é que penso ser de muito mau gosto e deselegância…! Tanto direito têem uns como outros sobre as suas preferêncioas, sem terem de ser apelidados de ignorantes, não acha?

      1. Avatar de Zacarias Do Mato
        Zacarias Do Mato

        Sim, são ignorantes.
        Se não gostas do modernUI configuras para ir directo para o desktop e instalar um iniciar novo, como sempre se fez quando não se gosta de algo no windows.

    3. Avatar de Mário César
      Mário César

      Não é uma questão de ignorância. É uma questão de gosto. Eu por exemplo não gosto da ModernUI. É bonita para tablet, é bonita para telemóvel. Para desktop não me agrada. Usarei o win7 até não poder mais ou ter uma alternativa windows viável sendo que não posso adoptar gnu/linux a tempo inteiro.

      1. Avatar de Zacarias Do Mato
        Zacarias Do Mato

        E tudo isso porque não sabes activar uma opção ou instalar um novo menu.
        Ignorância parece-me a palavra correcta 🙂

    4. Avatar de Sergio
      Sergio

      É que nem clicar no botão é preciso, basta ir às configurações.

    5. Avatar de Mykod
      Mykod

      Ignorante és tu por usar o Windows. Para tudo há uma alternativa e neste caso a melhor alternativa é o Mac OS X, rápido, estável, seguro, bonito e descomplicado, ahahah.

  4. Avatar de FOAD
    FOAD

    Remendo novo em pano velho.

  5. Avatar de Daniel Nepomuceno
    Daniel Nepomuceno

    Como assim? O Windows 8.1 de raíz já dá para fazer isso, simplesmente não vem ligado por default.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Por isso mesmo eu disse, simplesmente não uso.
      Vou directamente ao ambiente de trabalho! não trás activado mas sim, dá para activar.

  6. Avatar de César Couto

    Parece-me que a Microsoft está meio desorientada com a utilização dos dois UI e ainda não sabe para se onde há de virar. Eu não desgosto do Metro mas realmente é mais direccionado para utilizadores que utilizam o OS de forma mais básica e adaptado aos touch, mas em desktop o Interface normal dá-me muitas mais opções que neste momento são impossíveis no Metro.

    Keep it simple 🙂

  7. Avatar de Yes
    Yes

    Palhaçada. Basta dois botões no primeiro boot para o usuário escolher o que quer. Esperemos que isto não seja verdade

  8. Avatar de Mateus
    Mateus

    O grande problema deste OS é que a Microsoft quer saber tudo sobre a vida privada de cada um e por isso é preciso ter uma conta Microsoft para ter acesso a certas aplicações! E nem falo do facto que a Microsoft devia pensar a reduzir o peso do OS!

    1. Avatar de Yes
      Yes

      Peso do SO? Estás a dizer que o w8 é pesado? Prova que nunca o usaste, mas ok.

  9. Avatar de Malic x
    Malic x

    Tirando a palermice do boot default em desktop, o resto aparenta ser o correto.

    Obviamente não passam de rumores, mas …

  10. Avatar de JVinhais
    JVinhais

    Acho que coisas importantes como ter varias instâncias de de desktop, como tem o linux e o MAC é que era e não apostam nisso porque ?

  11. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    por estas e outras… vejo-me obrigado a voltar ao velho amigo “7” (a MS anda muito baralhada e cada vez mais sinto a falta do “amigo” Bill)…

  12. Avatar de DanielC
    DanielC

    fui para o 8 mas não me serve para aplicações mais antigas, voltei ao 7 🙂

  13. Avatar de Zero
    Zero

    Mau… Mau mau mau
    Primeiro voltaram a meter o botão start na task bar (eu que ja me tinha habituado e gostava dos hot corners) agora tenho 3 butões start (sem contar com o do teclado).
    Agora querem-me tirar o iniciar no modern ui… Em vez de ter live titles com as minhas notificações sociais (e não só) logo no início, tenho o tradicional desktop imutavel…. Ora bolas, já estou a preferir o 8 ao 8.1 :/

  14. Avatar de José Leite
    José Leite

    Que bom,que bom.A melhor notícia que podia ter por parte da Microsoft.Eu,que utilizo uma aplicação chamada Start Menu X(pois não me habituava de modo algum com a interface Modern UI),vejo finalmente a luz ao fundo do túnel!!Espero é que tentem implementar de imediato esta medida já no update de Março para o Windows 8.1.Queira Deus.A Modern UI é fixe para os tablets e smartphones,agora para quem tem um PC Desktop é péssima!!Eu falo por mim.Mas é uma notícia muito boa.Obrigado Pedro Simões,já me deste uma excelente boa nova hoje.Thanks. 🙂

  15. Avatar de Miguel Ribeiro

    O meu arranca para o desktop desde o dia em que saíu o windows 8.1. Se calhar tive sorte!

    1. Avatar de Mike

      Exato, não percebi essa. Se formos às propriedades da barra de tarefas e separador Navegação, tem lá essa opção.

      No entanto, acho bem fazerem updates e aprimorarem consoante o feedback do utilizadores, afinal, são eles quem o usam, e nada melhor que os mesmo a dar rumo.

  16. Avatar de lima5
    lima5

    Há gente aqui que não tarda está a usar o XP.

    1. Avatar de k
      k

      Entendo a ironia, mas honestamente? Pouco acontece no 8 que não pudesses fazer no xp. E não deixo de achar que desde o vista que houve mudanças que tornam certas operações um atraso de vida. Como trocar um ip na máquina. No xp, em 3 ou 4 clicks estava feito. A partir do vista para a frente, tens mais menus por onde passar. Isto não é um problema se mexes uma vez no ip e quase nunca o voltas a fazer mas se trabalhas em informática e tens que o fazer muitas vezes, são coisas que definitivamente incomodam.

      No 8, com a descentralização e separação das definições entre o modernUI e o painel de controlo ainda piorou. No 8.1 voltaram a mover definições de sítios onde faziam sentido e eram conveniente para um painel de configurações (podiam ter acrescentado se realmente queriam e mantido o que já existia). Como o menu contextual de opções do botão direito em cima nas rede wireless. Ainda no 8.1, em todos os 3 computadores que tenho (desde um mais modesto até um bastante bom) se notou mais lentidão no 8.1. Principalmente a fazer pesquisas, como abrir o modernUI e escrever para pesquisar uma app para abrir. Como tal, acabei por troca-lo pelo classic shell. Um menu iniciar completo à “antiga”, ocupa 3mb em memória e é definitivamente mais rápido.

      Não é que não goste do 8.1. Adoro certas coisas como a velocidade de arranque. Mas há outras que considero menos boas e em certos casos até um retrocesso.

      Esta opção de abrir o windows no ambiente de trabalho, bem, considero menor. Quase nem digno de uma notícia dedicada, já existe a opção desde o 8.1, que já tinha tido uma noticia só para isso…

  17. Avatar de Sergio
    Sergio

    “Finalmente o arranque do Windows vai ser feito para o Ambiente de Trabalho e não para a ModernUI.”

    Já o fazia, era só uma questão de perder 30 segundos para ir às definições alterar isso.

    No fundo esta noticia trás uma grande mudança tal como o botão iniciar. Serve para calar a malta que prefere perder 1h a mandar papaias contra o que a MS faz ou deixa fazer do que “ganhar” 30min a explorar o que tem…
    No fundo a m***a é a mesma mas como ativa por defeito a opção, o pessoal “é pá fantástico isto até tem ambiente de trabalho e tudo”…

    1. Avatar de Zero
      Zero

      +1
      Infelizmente a m***a não é a mesma para toda a gente. Acho que existem pessoas que habituaram-se e gostam a evolução do w7 para o w8 e ver a Microsoft retroceder nas opções faz pensar…. Como é que querem andar para a frente se querem tudo igual ao antigo?
      O futuro é como a Microsoft quer, um sistema uníssono e único (uma fusão!) (O portal é o modern ui)
      WPhone – Win8 – XOne (Tudo em um e um em tudo)

  18. Avatar de Felippe
    Felippe

    eu acho inutil a microsoft se preocupar com aparencia, desde o windows xp começou esse negocio de colorir tudo

  19. Avatar de navisoul
    navisoul

    Mais uma aposta falhada. Isto nem sequer devia ter sido lancado para PC com akele interface. A microsoft so se safa com isto pk detem o monopolio. Qlq outra empresa a fazer uma borrada destas ja tinha ido com o caraças.

  20. Avatar de quffy
    quffy

    Não concordo com uns que dizem que o Windows 8 (seja qual versão for) é só direccionado ou útil para os touch laptops por ter a Metro UI. A metro ui serve perfeitamente para qualquer tipo de dispositivo e ecrã, seja com rato ou com os dedos. Ligas o pc e tens logo informações da meteo, notícias, e-mail e outras apps que quiseres e tiverem suporte. Não vejo a desvantagem da metro UI. Tens a lista de programas logo aí, podes pesquisar conteúdos do teu dispositivo ou da web logo aí. Depois a área de trabalho em nada tem mais influência com a interface metro.
    Este OS trouxe um reconhecimento multi plataformas para a microsoft. Smartphones, PC (portáteis), aqueles tablets com teclado (Surface – que são touch), xbox one. Tudo tem um sistema semelhante e depois está obviamente adaptado a cada dispositivo. Não acho, sendo eu utilizador de windows 8x pc, que tenha estragado a minha habilidade de utilizá-lo devido a esta adaptação multi plataformas.

    Só uma questão, com este update 1 vai continuar a ser opcional a tela que aparece primeiro no início do pc?

  21. Avatar de Jose
    Jose

    Chamam a isto novidade? Este artigo é desnecessário.

    Uma funcionalidade que existe no Windows 8.1 de origem, e fazem noticia so porque vem activado de origem?

    Enfim.

    Façam noticia quando a Microsoft largar o ModernUI.

  22. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Espero que seja opcional TAL COMO O É HOJE (sim, HOJE é possível fazer isso no W8.1!!!!).
    Não tive problemas de adaptação ao Modern nem ando a chorar em fóruns. Felizmente adapto-me bem a tudo.

  23. Avatar de David
    David

    É só gente aziada.
    É tão o dificil respeitar os gostos de cada um?
    Num tablet é sem dúvida uma mais valia o ModernUI já num portatil é questionavel…lá está é o gosto pessoal.

  24. Avatar de Daniel
    Daniel

    Sugiro a criação de um tutorial com a explicação de como fazer Win 8.1 arrancar directo para o ambiente de trabalho.

    Aliás, sugeria uma secção de tutoriais para o WIN 8.1 uma vez que várias coisas estão diferentes do WIN7 e muitas estão inacessíveis.

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Ponteiro do rato no canto superior direito do ecrã. Aparece o charme bar, neste está na 1ª posição a contar de cima um local que diz pesquisar. Escreve o que procuras que parece de tudo por lá.

  25. Avatar de Zacarias Do Mato
    Zacarias Do Mato

    Já dá para fazer isso no 8.1.
    Que falta de informação que vai aí para os lados do pplware…

  26. Avatar de PTO
    PTO

    Pois eu gosto do meu 8.1 a arrancar para o Metro UI, tenho lá tudo que preciso.

    Espero bem que exista uma forma de definir o tipo de arranque que se prefere, caso contrário isto é um retrocesso.

  27. Avatar de kw
    kw

    instalei 8.1 update como clean install, ativei mas não consigo ainda por o windows media center