Kit especial transforma o seu velho Mini num carro elétrico poderoso

34 Comentários

Esta solução de “transformação” dos térmicos em elétricos poderá um dia vingar. Um kit que altera a motorização e alimentação de um carro convencional para um veículo elétrico pode ser um bom negócio. O exemplo que mostramos hoje converteu um clássico Mini num elétrico com muito poder. O valor desta obra rondou os 17 mil euros. Barato ou nem por isso?

Ilustração do kit que transforma um Mini térmico num carro elétrico


De térmico a carro elétrico em poucas horas

A conversão de veículos já em circulação é uma modalidade com uma longa tradição e, ao mesmo tempo, maltratada pela legislação. Uma alternativa sustentável que nos permite manter os carros na estrada, simplesmente mudando-lhes o coração, o que evita ter de produzir um carro de raiz. Agora, a empresa britânica Electrogenic lançou um novo kit que propõe eletrificar um carro clássico. O Mini.

Este tipo de transformação já tem muitos e bons exemplos, e até lhe chamámos de motores elétricos universais. Portanto, há soluções para adaptar a qualquer carro.

A proposta da empresa britânica vem completamente montada e integrada num subquadro dianteiro que se situa no lugar onde o motor a gasolina costumava estar. Tudo está pré-montado e ligado, incluindo a bateria. De facto, o que o mecânico qualificado terá de fazer é aparafusar o kit, ligar o acelerador e o sistema de informação do painel de instrumentos… e já está.

Ao contrário de outros kits de conversão, este não é exatamente um kit concebido para pôr um carro a funcionar para uma viagem de lazer. O sistema tem um motor de 60 cv e 135 Nm de binário disponível a partir das zero rotações. Isto, combinado com o baixo peso do Mini, garante seguramente uma tarde divertida ao volante.

Este motor é alimentado por uma bateria de 20 kWh que proporciona uma autonomia de 130 quilómetros por carga, podendo ser aumentado com a opção de um pack de maior capacidade.

Do ponto de vista económico, o kit custa 15.000 libras, ou seja, 17.260 euros ao câmbio atual, mais impostos e o custo de montagem, se for instalado por um especialista.

Uma alternativa apaixonante e nostálgica, embora, como podemos ver, também exija um esforço financeiro para dar uma nova vida a um clássico.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dude
    dude

    Tanto que sonhei com isso! Agora só me falta ter um mini e dinheiro!

  2. Avatar de Santos
    Santos

    Pelo preço mais vale comprar um carro elétrico de raiz

  3. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    O kit continua caro para um carro diário. Para os clássicos, julgo que os combustíveis sintéticos serão os mais indicados e vantajoso, para o revivalismo de automóveis icónicos.

  4. Avatar de Francisco Teixeira
    Francisco Teixeira

    Sou adepto deste tipo de soluções, mas o preço não é encorajador, pois a recuperação de um carro junto com o kit elétrico, supera (muito) o valor de um elétrico de gama baixa, que terá mais autonomia e conforto.
    Mais vale comprar um Zoe e manter o mini a combustão para dar umas voltas ao fim de semana.

  5. Avatar de Mark
    Mark

    17mil euros e depois nem da garagem pode sair, só num reboque!

  6. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Penso que nós todos já tivémos essa ideia, e é fantástica! – Para dar uma segunda vida a esses carros mais velhinhos e não só. – Mas inviavél (para já).
    – 1º O kite não poderá superar 2.000 ou 3.000 euros, mais do que isso, as pessoas optarão por um carro “novo”.
    – 2º Esta para mim é o pior, não imagino as burocracias + homologações + taxas & taxinhas necessárias, só para isso !! – Tentei fazer isso numa “mota” ( gastava eu, perto de 1.000 euros em tudo ), fui ao IMT e … Além dos 3.786 documentos necessários e homologações para isso, ainda tinha que pagar 1.500 euros para essa porc@ria, ou seja, mais do que o projecto todo !!…
    – Para seitas políticas de ch@rlatões, que se dizem querer “ajudar” e muito preocupadas com a “sustentabilidade” e o “verde” e blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá… Sim, está-se mesmo a ver…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Tem inteira razão. Subscrevo todos os pontos que indica.

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ora em Portugal o Zé das Iscas(profissional) para apertar os ditos parafusos leva o dobro do valor do kit, e claro fatura nem vela 🙂
    Quem restaura um clássico em Portugal vai ter de abrir os cordões à bolça, até pode ser simpático a conversão.

  8. Avatar de Realista
    Realista

    This is the way

  9. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    E a diferenca de peso? Aposto que ja nao sera tao divertido de conduzir como um que tive nos anos 90, que saudades.

  10. Avatar de mamba
    mamba

    E legalizar isso? se para alterar umas jantes ou o escape já é o que é, imagino isso…

  11. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Solução interessante para os carros classicos que o motor tenha entregue a vida ao criador, no entanto o preço (atualmente) é elevadissimo… certamente irá descer com o passar dos anos e com a evolução das baterias/autonomias. Outro problema será a conversão ser feita em Portugal… imagino a dor de cabeça que será para obter o carro a circuar legalmente!! Nem quero imaginar…

    1. Avatar de Jose
  12. Avatar de Louro
    Louro

    Muito bom.

  13. Avatar de Farto de Aturar Modernices sem Sentifo
    Farto de Aturar Modernices sem Sentifo

    Carro Termico? o que e isso
    Um carro que anda com o calor gerado?
    a serio que nao entendo poque chamam termicos os motores de combustao?
    ou sera que os electricos nao geram calor?

    1. Avatar de Vítor M.

      Esse termos é muito antigo. Os motores térmicos utilizam a energia térmica gerada pela combustão de um combustível (geralmente gasóleo ou gasolina) para convertê-lo em energia mecânica. Por exemplo, nos motores de combustão interna a combustão ocorre numa câmara interna do próprio motor, onde são gerados gases que produzem a expansão causada pelo trabalho. Por exemplo, motores de automóveis.

      Dentro dos motores de combustão interna, destacam-se dois tipos de motores: o motor gasóleo e o motor a gasolina. A diferença entre um e outro está principalmente pela forma de iniciar a ignição do combustível. A partir daqui, o ciclo entre um e outro é muito semelhante.

      Isto de modernice não tem nada, é apenas cultura geral de um segmento de indústria muito antigo.

    2. Avatar de JL
      JL

      Exato, só andam porque geram calor, senão não havia expansão dentro dos cilindros que fazem depois rodar a cambota, cultura geral meu caro.

      Comparando com estes, o calor que os eléctricos geram são uma gota no oceano.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Excepto qd estão à carga. Em contrapartida os térmicos arrefecem enquanto abastecem. eheh

        1. Avatar de JL
          JL

          O que os faz ficar ainda menos eficientes, como sabe os motores a combustão são eficientes quando na sua temperatura ideal de trabalho.

  14. Avatar de CSantos
    CSantos

    Tem pouco a ver com carros mas acho interessante contar isto.
    Instalei um sistema fotovoltaico em 2022 e um dos incentivos que me levou a isso foi ter lido que o custo era dedutível no IRS (e tenho ideia de ter visto propaganda da EDP e outros a referir isso mesmo).
    Na altura de preencher o IRS, fartei-me de procurar na aplicação a forma de aceder ao benefício fiscal e … nada.
    Pesquisei então melhor as “leituras” e conclui que o que tinha lido era: o OE de 2023 autorizou o Governo a legislar no sentido de criar esse incentivo. Mas o Governo … nada. E a imprensa levou a coisa a sério e efetivamente há noticias a informar esse benefício como sendo efetivo.
    Com preços só para ricos e ações destas é assim que querem convencer-nos a aderir ás energias renováveis.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Eu recebi 80% do valor sem IVA da instalação dos painéis fotovoltaicos…

      A instalação de 3 painéis +inverter ficou-me por €1500 (iva incluído) e o estado devolveu €1000.

      1. Avatar de CSantos
        CSantos

        Isso é outra coisa diferente. É o Fundo Ambiental que durou até Maio e que não apoiou todas as candidaturas, nem as instalações posteriores. Espero que abra outra vez, mas isto anda tudo a mentir. O que eu referi foi o Beneficio Fiscal no IRS para quem não foi abrangido por essa medida.

    2. Avatar de JL
      JL

      Parece-me que foi induzido em erro, a situação do IRS é que os rendimentos obtidos pelo sistema fotovoltaico não pagam imposto. Para isso tem de preencher um modelo anexo próprio.

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, tal como diz no site da deco, essa situação não foi legislada, por isso eu estar a pensar que foi induzido em erro devido a um incentivo que já existia legislada mas noutro sentido.

          Essa de deduzir o irs o valor dos painéis não sabia.

  15. Avatar de D4598
    D4598

    A questão da eletrificação de um veículo clássico tem muito que se lhe diga.
    Especialmente num mini clássico.
    Li a noticia em outro site que dá um pormenor, a meu ver, importante, não há caixa de velocidades.

    Ora, eu aprendi a conduzir num mini 1000 de 1974, e grande parte do “gozo” que dava era precisamente o “trabalho de caixa”!
    Até pelo facto de os travões dos mini não serem muito fiáveis!

    Substituir o motor, e pelos vistos, a caixa de velocidades, por um modulo elétrico vai tirar uma fatia gigante do divertimento que a condução de um mini tinha (é a minha opinião).

    (Salvo erro, e a titulo de exemplo, a Opel, estará a trabalhar num Manta elétrico com caixa de velocidades).

    1. Avatar de JL
      JL

      É verdade, mas ganha outro divertimento, que é carregar no acelerador e ele mexer-se.

    2. Avatar de yamahia
      yamahia

      Não se deve mexer grande coisa. Com 60cv e o peso todo à frente .
      Deve ser bom para fazer éguas.

      1. Avatar de JL
        JL

        Em termos de distribuição de peso, ficam sempre melhores as conversões que os originais, pois dá para distribuir o peso com os vários componentes, mesmo que em alguns casos aumente, sim, nem em todos aumenta, o UMM convertido pela Evolution ficou 40 kg mais leve que o original, e com 45 kWh de bateria.

  16. Avatar de Pedro Osório
    Pedro Osório

    Sempre assumi que não se podia alterar as características técnicas de um veículo.
    De que forma é que estes Kit’s contornam esta situação?

    1. Avatar de JL
      JL

      E não pode, esta alteração necessita de uma homologação, em Portugal é a complicação total porque os senhores do IMTT não sabem como se faz nem se esforçam por saber, em algumas países da Europa é bastante mais simples.

  17. Avatar de LUISSM
    LUISSM

    Nos Estados Unidos estas alterações já se fazem há vários anos.
    Recordo-me de há uns 10 anos salvo erro já ter visto no Discovery ou outro canal do género este tipo de transformações. Na altura julgo que custavam $10k.
    Eram baseadas em motores SynRM produzidos na Alemanha que conectava diretamente no prato da embraiagem julgo eu, já não me recordo.

    E no Reino Unido também.

    Deixo alguns exemplos:
    https://youtu.be/7zOeBYIeAkg?t=434
    https://www.youtube.com/watch?v=ZQfkojLhY7U
    https://youtu.be/ZVtOss1U7_s?t=201

  18. Avatar de yamahia
    yamahia

    Assim por alto, 25000€ e traz um aborto.

  19. Avatar de JL
    JL

    Então e você é o inteligente, que me/%$a elétrica teve ?

    Então e o hidrogénio não é electrico na mesma, é só inteligência na mesma.

    Em breve ? então porque não compra um se são tão bons, já se vendem há 8 anos.

    Palas tem você, que nem sabe daquilo que fala.