Ultima Hora – Incêndio na FCCN corta Internet …

70 Comentários

…a Universidades/Politécnicos e outras instituições do Estado

Um incêndio, de origem ainda desconhecida,  afectou hoje o DataCenter da FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), que funciona como core no acesso à Internet a  Universidades, Politécnicos, laboratórios e outras instituições do Estado (num total de 80 organismos), que conta com cerca de 400 mil utilizadores.

fccn_00

Segundo informações, à agência Lusa, da responsável pelas relações públicas da FCCN, Marta Dias, o fogo deflagrou perto das 12:00 e foi combatido por elementos do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, estando ainda por apurar as causas.

O dominio .pt tem redundâncias a nível mundial, noutros sistemas de backup, tendo assim ficado salvaguardado.

O sistema da rede atingida funciona na FCCN, que está localizada no campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.  A FCCN tem contribuído para a expansão da Internet em Portugal com o apoio das Universidades e de diversas instituições de I&D nacionais.
A principal actividade da FCCN é o planeamento, gestão e operação da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade(RCTS), uma rede de alto desempenho para instituições com maiores requisitos de comunicações, constituindo-se assim uma plataforma de experimentação para aplicações e serviços avançados de comunicações.

Update 14:20

Neste momento o serviço já foi reposto estando disponível o acesso à Internet nas Instituições afectadas.

Comunicado Oficial

Às 11.45 verificou-se um princípio de incêndio numa das salas técnicas da FCCN, provocado por um sistema de alimentação de energia eléctrica. Esta circunstância afectou a RCTS, a ligação internacional à rede Géant e o GigaPIX. O sistema de DNS.PT não teve qualquer interrupção. Os serviços disponibilizados pela FCCN começaram a ser repostos a partir das 14.30.

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Por isso é que deixei de ter net a essa hora! 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ora nem mais 🙂 Voltou entretanto

      1. Avatar de ze luis
        ze luis

        Ta explicado 😀 O corte tambem nao durou mto + que meia hora…

        1. Avatar de superjerk
          superjerk

          durou sim…

        2. Avatar de tmiguel
          tmiguel

          no técnico durou cercade de 3 horas…

        3. Avatar de ze luis
          ze luis

          No IPVC n durou + que meia hora… repuseram rapido a ligacao

        4. Avatar de mork
          mork

          Comunicado

          Às 11.45 verificou-se um princípio de incêndio numa das salas técnicas da FCCN, provocado por um sistema de alimentação de energia eléctrica. Esta circunstância afectou a RCTS, a ligação internacional à rede Géant e o GigaPIX. O sistema de DNS.PT não teve qualquer interrupção. Os serviços disponibilizados pela FCCN começaram a ser repostos a partir das 14.30.

          (www.fccn.pt)

  2. Avatar de MClerigo
    MClerigo

    Em princípio já está reposto…

  3. Avatar de PedroT
    PedroT

    Segundo a agencia Lusa, foi devido a uma pequena explosão numa sala de computadores do LNEC.

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    É pena ainda não ter havido ainda um comunicado oficial da FCCN/LNEC

  5. Avatar de FB
    FB

    Por a caso não consegui aceder ao meteo.pt por essa hora.

  6. Avatar de Daniel Nepomuceno
    Daniel Nepomuceno

    Trabalho no centro de informática da FCUL e de repente choveram pedidos de ajuda, quer presenciais, quer por telefone, pois ninguém tinha acesso à internet. Foi um mini-pânico pois havia pessoal com entregas de trabalhos para essa hora 😛

  7. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    N’O Público Online:

    (…)O fogo não afectou o acesso ao‘domínio .pt, também gerido pela FCCN.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Recebemos agora essa informação: “O dominio .pt tem redundância a nível mundial, noutros sistemas de backup, tendo assim ficado salvaguardado.”

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Pois é, mas eu testei os servidores DNS e estavam sem resposta…. ou seja, não houve nenhum sistema de back up a funcionar.

        O que se passa é que o serviço de DNS do DNS.PT é utilizado por muito poucos sites. Só aqueles que se registam directamente no DNS.PT e não mudam os nameservers.

        Se a coisa se arrastasse (após o cache dos DNS) muitos mais sites iam ficar offline…

        1. Avatar de mork
          mork

          A redundância do domínio pt é isto:
          pt. IN NS ns2.dns.pt.
          pt. IN NS ns.dns.br.
          pt. IN NS auth210.ns.uu.net.
          pt. IN NS ns2.nic.fr.
          pt. IN NS ns.dns.pt.
          pt. IN NS auth200.ns.uu.net.
          pt. IN NS sns-pb.isc.org.
          pt. IN NS ns-pt.nlnetlabs.nl.

          8 servidores, 2 indisponiveis por estarem no interior da rede da fccn.

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    So e peena nao terem o sistema de supressão de incendio a funcionar

    1. Avatar de jony
      jony

      Perguntei me o mesmo quando li esta noticia, sendo um backbone importante de varias redes tecnologias deviam ter um sistema anti-fogo como deve de ser. Na empresa onde trabalho temos um datacenter pequeno (com 8 armarios de servidores e switches) e temos varios tipos de detectores. ao se detectar fogo ou faiscas o sistema de incendio é acionado em 6 segundos.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Não houve incêndio. Foi uma explosão. Não sei é de quê… A FCCN não dá pormenores.

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Foi um Pentium 4 Prescott!
          (Overclockers will understand!)

          1. Avatar de Ivo Mota
            Ivo Mota

            lol, isso com LN2 ainda chegava aos 5.XGhz 😀

      2. Avatar de Qian
        Qian

        Quem te diz q não existe sistema de extinção?… Tenta entrar na sala técnica sem autorização dos bombeiros depois de ele activar…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Conheço bem a sala de sistemas da FCCN. Além de bem estruturada, possui todos os mecanismos necessários para evitar este tipo de situações. Neste momento não sei grandes pormenores mas já é sabido que se tratou de uma explosão e não de um incêndio…apenas bombeiros e fumo.

          1. Avatar de M
            M

            – A FCCN tem um POP no Porto
            – Tem uma ligação redundante via Londres
            Porque é que um incêndio em Lisboa corta o acesso à GEANT ?

          2. Avatar de Pedro Pinto

            – A FCCN tem um POP no Porto
            Certo
            – Tem uma ligação redundante via Londres
            Certo
            Porque é que um incêndio em Lisboa corta o acesso à GEANT ?
            Alguma coisa falhou ou alguma situação inesperada.

          3. Avatar de geant
            geant

            http://www.geant.net/Media_Centre/Media_Library/PublishingImages/1084%20GEANT%20Topology%20MAR%2012.pdf

            Política de 1 local por país membro. É fácil perceber onde está o local em PT. :-))

  9. Avatar de Ivo
    Ivo

    Da maneira como funciona a net lá em casa deve explodir um Pc todos os dias na central da PT

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Isto não afecta a net das casas a não ser que mores numa residência (ou sejas vizinho de uma faculdade, etc)

  10. Avatar de wh
    wh

    Ou entao moras num buraco…

  11. Avatar de DoContra
    DoContra

    Logo vi que lançar o Ubuntu 12.10, o iPad Mini e o Windows 8, tudo na mesma semana, ia dar nisto… 😉

    1. Avatar de Joob

      e o Google Nexus 7 <3 .. 🙂

    2. Avatar de PGR
      PGR

      Um grande L.O.L. 😉
      B.F.S.

  12. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Estou ‘pendurado’ num circuito deles, sempre que há algum problema com o meu router de ligação, não demoram 1m a contactar-me a perguntar o que se passa…hoje quando se deu o ‘apagão’ estranhei que ao fim de 5m (enquanto confirmava na minha monitorização o que tinha ido abaixo)ainda não me tivessem ligado…e até as comunicações dele ficaram em baixo, só fiquei a saber que havia problemas pela ‘porta do cavalo’!

    Tudo resolvido!

  13. Avatar de Fernando Silva
    Fernando Silva

    Bem… das duas uma, ou não existe sistema de detecção de fumo/incêndio ou então a explosão foi de tal maneira forte que danificou esse mesmo sistema. Mas dá que pensar, reparem no “pânico” que este “apagão” provocou nos serviços de instituições públicas.
    É impossível viver sem internet neste momento.

    cumprimentos

    1. Avatar de Qian
      Qian

      Não chegou a haver fogo… apenas fumo e sim há sistema de extinção de incendio todo xpto… o prob é q depois de activar só entras na sala após autorização dos bombeiros…

  14. Avatar de Bruno A.
    Bruno A.

    Por isso o acesso aos serviços do ISEP não funcionavam através do exterior pelo menos 😐

  15. Avatar de Nelson N.
    Nelson N.

    Se sistema de extinção activasse lá se ia muito dinheirinho em equipamentos comidos pelos quimicos dos extintores.

    O problema nao é os bombeiros, é mesmo os equipamentos, é preferivel, queimar 1 bastidor, do que destruir 8 com quimicos por causa de 1. 😉

    1. Avatar de G.
      G.

      “Se sistema de extinção activasse lá se ia muito dinheirinho em equipamentos comidos pelos quimicos dos extintores.”

      Duvido que um Datacenter daquelas tenha sistema anti incêndios com extintores e agua e químicos. é usado um gás que “suga” ou elimina o oxigénio na sala e o fogo apaga-se. sem danificar nada. o problema é que se estiver alguém lá dentro tem pouco tempo para sair.

      1. Avatar de Nelson Nunes
        Nelson Nunes

        Não duvido que tenha extintores…

    2. Avatar de Qian
      Qian

      Garanto-te q activou.. e garanto-te q é proprio para salas tecnicas e garanto-te q nenhum equipamento informatico ficou destruido… não deita quimicos mas sim um gas.

      1. Avatar de Norberto Vale
        Norberto Vale

        Nos equipamentos eléctricos/eléctrónicos, usam-se extintores (ou baterias conforme a dimensão) de Co2 a -78ºC. Normalmente só dispara após algum tempo, para que as pessoas fugir, caso contrário só de lá saiem numa tábua.

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Isso para os extintores de casa, nos datacenter usa-se um gás que retira o oxigénio. Daí a autorização dos bombeiros para entrar na sala depois do sistema de extinsão ser activado.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Nenhum gáz retira o oxigénio. Ficarias com 2 gazes na sala. O gas usado é Co2 para neutralizar o oxigénio. Nessas salas normalmente existem sprinklers que injectam o Co2, que estão ligados a botijas no exterior.Mais pintelho menos pintelho, é assim em todo o lado.

  16. Avatar de David Fernandes
    David Fernandes

    Um bocado suspeito este incêndio

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum…parece-me um comentário ridículo

  17. Avatar de pedro
    pedro

    tanta ignorância junta nestes comentários …

  18. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Na informática nunca tem extintores quimicos, só CO2…

  19. Avatar de Pisca
    Pisca

    Nas salas de informática são usados dispositivos com Gaz Halon normalmente sprinklers

    1. Avatar de Roy
      Roy

      Hoje em dia só se utiliza Halon em instalações militares muito importantes e centrais nucleares, porque o Halon supostamente é prejudicial para a atmosfera.

      Em sua substituição existem outros como o inergen, FM-200, CO2 e outros.

      1. Avatar de Pisca
        Pisca

        Obrigado pela informação, falava do que vi há um bom par de anos bem longe daqui numa base petrolífera

  20. Avatar de tiago
    tiago

    falhou a internet meia-hora e ficou tudo logo à nora!

    1. Avatar de Mauro
      Mauro

      11:45 até às 14:30…
      É um bocadinho mais…
      LoL

  21. Avatar de Jorge
    Jorge

    Vamos la ver, no meu comentario inicial nao me referi sistemas de agua, nos bons “velhos tempos” era usado o gas Halom que basicamente “comia” o oxigenio sem danificar os equipamentos. Incendio ou fumo, parece me irrelevante para a questão por que me parece a mim que num Data Center tão importante deveria de igual modo existir detectores de fumo.
    Efectivamente a redundancia de DNS nao funcionou, algo que tambem nao me parece aceitavel num Data Center como este

    1. Avatar de Zark
      Zark

      Pensem um pouco, acham que se não houvesse detectores de fumo e sistema de extinção o corte teria sido de 2 horas (detecção, extinção, vinda de bombeiros, reactivação de energia, relançamento dos serviços)? Não acham que se alguma coisa se tivesse realmente danificado à serio, a esta hora as universidades não continuariam sem net. Conheço o datacenter da FCCN, bem como mais alguns. Este tem redundância a todos os níveis (quadros eléctricos redundantes, ups redundantes, geradores redundantes, e até postos de transformação (PT) da edp redundante), talvez se essa redundancia não existisse neste momento ainda teriam os acessos das universidades em baixo.

      1. Avatar de backup
        backup

        Zark: parece que estiveste lá 🙂

        Jorge: a redundância da zona .PT funcionou para quem estava fora da rede da FCCN, e conseguia chegar aos servidores autoritativos de .PT que estão fora da rede da FCCN, que ainda são alguns:
        ns.dns.br.
        ns2.nic.fr.
        ns-pt.nlnetlabs.nl.
        sns-pb.isc.org.
        auth200.ns.uu.net.
        auth210.ns.uu.net.

        É claro que através destes conseguias as referências dos servidores de nomes para chegar a *.sapo.pt ou *.publico.pt, embora logicamente as referências para *..pt fossem inúteis, porque apontavam para endereços dentro da rede da FCCN que estavam inacessíveis.

  22. Avatar de Manuel
    Manuel

    Ouvi falar numa Ups que explodiu.
    Este corte hoje deu-me que fazer… 🙁

  23. Avatar de André B
    André B

    Será que o serviço VOIP foi afectado também? Tanto quanto consta, várias faculdades ficaram sem telefones também.

    1. Avatar de backup
      backup

      Afirmativo. VoIP é voz sobre IP, e o IP estava indisponível.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      A ligações das Instituições para o exterior estavam a funcionar…não tive tempo de validar se estavam a sair pelo circuito backup

  24. Avatar de André
    André

    Eu trabalho no LNEC, e segundo o que ouvi na altura do suposto incêndio foi que tinha sido um UPS que tinha queimado. Quando queimou libertou um gás que tornou o ar irrespirável. De facto foi um aparato, mas resolveu-se rapidamente. Não posso confirmar a veracidade desta informação, foi apenas o que ouvi na altura.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Nao me digas que tem as UPS dentro do datacenter???!!!!

    2. Avatar de gás
      gás

      O que liberta o gás é o sistema anti-incêndio, não a UPS.
      Além disso o gás desses sistemas é suposto ser inócuo para o ser humano. A parte de não estar nada a arder resolveu-se rapidamente. O difícil foi fazer voltar a energia pelos vistos.

  25. Avatar de André B
    André B

    as baterias têm componentes que ao arderem libertam essas substancias, por isso é muito provavel

  26. Avatar de Zark
    Zark

    No caso desse datacenter as baterias estão mt longe do datacenter, sendo impossível um incêndio chegar a elas… a não ser que o prédio ardesse todo… e mesmo assim teria as minhas duvidas se chegariam a ser atingidas.

  27. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ooopss!
    Agora já sei que assar umas chouriças não foi lá grande ideia…

    😛