Ubuntu 10.04 suportará de raiz o iPhone e iPods

23 Comentários

Os utilizadores questionam-se sobre problemas de migração, quando estão perante o cenário de experimentar um novo sistema operativo. E quando há a vontade de migrar, de Windows ou Mac, para Linux, as comparações das funcionalidades que existem ou não, são inevitáveis. Mas, a partir de agora, o Ubuntu quebra mais uma barreira de migração e suporta a ligação e sincronização com iPhone e iPod.

Confessamos algum espanto, em esta funcionalidade ter sido preferida em relações a outras funcionalidades mais sociais, anunciadas por Mark Shuttleworth, fundador da Canonical. Mas de facto, ela existe e encontra-se disponível de origem, na versão Alpha 3 da próxima versão do Ubuntu abrangendo os populares dispositivos móveis da Apple. Um utilizador do fórum oficial do Ubuntu, confirmou que conseguiu que o ubuntu reconhecesse, quer o seu iPod Touch, como o seu iPhone 3GS.

Um dos efeitos imediatos deste suporte para o utilizador é a navegabilidade pelo conteúdo do iPhone/iPod, no gestor de ficheiros do Ubuntu (nautilus). Claro que para o comum dos mortais, esta funcionalidade não terá assim tanta importância.

Mas o facto do suporte introduzido permitir reproduzir todas as músicas destes dispositivos a partir do reprodutor áudio nativo do Ubuntu (Rythmbox), então o caso muda de figura, tornando esta funcionalidade muito útil.

Acresce ainda o facto, que o próprio Rythmbox irá incluir o Ubuntu Music Store, onde à semelhança do iTunes, o utilizador poderá adquirir músicas no formato MP3 ou OGG Vorbis. Se juntarmos a tudo isto, os rumores existentes da funcionalidade de sincronização das próprias músicas, com o serviço Ubuntu One, então o Ubuntu irá por omissão disponibilizar uma integração de funcionalidades multimédia e experiência com utilizador neste aspecto, na nossa óptica considerada superior à existente de raiz no próprio Windows.

Apesar de aparentemente a Microsoft ter dado um passo em frente no lançamento do Windows 7, a Canonical revela claramente a vontade de corresponder com funcionalidades úteis na versão 10.04. Se juntarmos a estas inovações, a integração com as principais redes sociais, entre outras funcionalidades, que já tínhamos referido aqui, estaremos perante um sistema operativo bastante moderno e capaz de conquistar muitos utilizadores, que anseiam uma experiência multimédia indolor.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Fixe, fixe é se aumentarem o desempenho multimedia, que actualmente apenas isso me priva de usar ubuntu mais tempo. A Adobe devia tambem melhorar o desempenho do flash, mas isso já não culpo a não ser a Adobe.

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      Concordo. Mas há uns tempos comecei a mexer em audio, coisa que só me aventurava em Windows, e fiquei surpreso com a rapidez e eficácia em Linux.
      Óntem também me aventurei na edição de video (edição básica tipo Windows Movie Maker) e mais uma vez fiquei surpreendido com o resultado final. É sinal que Multimedia em Linux está no bom caminho! 😀

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Melhorar o desempenho multimédia??? Qures explicar????

      No flash sim bem que andamos a “pedir” à ADOBE para fazer um falshizinho de jeito mas já esteve pior.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        A uns tempos quer 720p quer 1080p com linux era impossivel com hardware fraco, coisa que em Windows consigo correr muito mais fluidademente, se não perfeito quase lá e imperceptivel a vista. Agora melhorou qualquer coisa videos em 720p não tão pesados correr mais ou menos bem em linux, mas não se pode pedir muito, pois ele não responde como queriamos.

        Um ponto interessante seria melhorarem esta area pois permitiria o uso mais em serie de Linux em mediacenters e afins…

        1. Avatar de jmtdstoc
          jmtdstoc

          Isso pode ter a ver com o facto de os drivers para placas gráficas em Linux não efectuarem aceleração usando o chip gráfico, como fazem os drivers para Windows.

          1. Avatar de ZiLOG
            ZiLOG

            Não percebi bem. Podes explicar melhor?

          2. Avatar de BigOix
            BigOix

            em linux para aceralação de video atravez da placa gráfica para nvidia tens o vdpau e semelhante para as outras placas para utilizares esta aceralação utiliza o reprodutor smplayer e nas opeçoes de video escolhes vdpau

          3. Avatar de ZiLOG
            ZiLOG

            Por exemplo, em Windows e Linux, uso o Google Earth, e o movimento do planeta no windows é fluido, já no Linux parece que quando o rodo, ele anda aos saltinhos, não tem um movimento fluido. O mesmo computador, o mesmo programa, SO’s diferentes.

    3. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Acabe-se, então, de vez com a desgraça que é o Adobe Flash.

      Performance deficiente (em Linux e MacOS) e “buracos” de segurança constantes e sucessivos… quando é que isso termina?

      O HTML5 chegou… usemo-lo!

      1. Avatar de WiseMax
        WiseMax

        Exactamente!…

        O Steve Jobs também diz isso, LOL!…
        Flash nas cenas da Apple, só no OSX – no iPhone, no iPod e no iPad… nem pensar!

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    querem dizer o Ubuntu permite de origem, ou o Gnome permite de Origem? Porque se assim for, o Fedora e outros tb o permitiram de origem e não apenas o Ubuntu

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      “… a Canonical revela claramente a vontade de corresponder com funcionalidades úteis na versão 10.04.”. Parece-me que apenas em Ubuntu :s

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        a minha duvida é que se isso é sobre o Rytmbox, então estamos num projecto gnome

    2. Avatar de Fernando Luís Santos

      Mesmo sendo feito pela Canonical, como estamos a falar em open source, é óbvio que a resultar será passado para o Gnome e posteriormente para todas as distribuições.
      Tal como a Canonical aproveita as aplicações desenvolvidas por outras.
      Basta ver o caso do Plymouth que já vem no 10.04.

  3. Avatar de Ryan
    Ryan

    Como amante de música acho que este será mais um extra para ter de utilizar menos Windows (embora me confesse um admirador do Windows7). Para mim esta é uma das funções que me faz usar ainda o Windows sobretudo no que toca ao itunes. É verdade que existem certas alternativas mas já tentei tanta coisa e acabo sempre por ter de usar o iTunes. Espero que esta funcionalidade esteja realmente bem funcional. Para a semana com um bocado de tempo vou tentar saber como é que realmente isto funciona. Para mim estas e outras funcionalidades multimedia são mais que essenciais em qualquer SO. Quanto às redes sociais a necessidade que tenho delas é nula e nas minhas máquinas essas coisas não entram.

    1. Avatar de WiseMax
      WiseMax

      Também sou como tu, Ryan, uma vez entrei por ignorância no Hi5 (levaram-me bem, LOL!…) e ainda estou para saber o que fazer com aquilo…

      Mas já vi que é bom para as pitinhas porem fotos delas e também para os chavalos que não arranjam namorada na praia…

  4. Avatar de mmick
    mmick

    tudo o que venha é acrescimo e bom mas preferia que se dedicassem a construir uma boa plataforma de jogos estilo directx suportada tanto pelas dferentes distros de linux como windows.
    Basicamente um DX livre…

    1. Avatar de Filipe Silva
      Filipe Silva

      Suponho que te estejas a referir ao OpenGL talvez? Não sou profissional na área mas se não me engano o OpenGL é o concorrente open source ao directX. E de qualquer forma existem muitas maneiras de correr jogos desenvolvidos para plataformas windows em ambiente Linux, como por exemplo o Playonlinux, que trabalha com base no Wine. Ah, e o se não me engano o Wine também tem “suporte” para directX.

      1. Avatar de mmick
        mmick

        refiro-me a uma plataforma que funcione atraves dos SO (estilo OpenGL) mas que seja massivamente aceite pelas produtoras de jogos.
        Claro está que ate os drivers serem optimizados o linux nada mais é que uma base de (alguma) produtividade e que nao tira 100% proveito do hardware. Está a melhorar mas ainda falta muuuito caminho na utiização das graficas e 3D como o W7 e OSX…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          o Open GL até é superior, desde cedo houve uma luta enorme entre microsoft e opengl pois a microsoft passou a disponiblizar um directx concorrente ao opengl na altura e obviamente microsoft + directx + monopolio+impresa gigantesca usada em tudo quanto é buraco, o que achas que as empresas de jogos iam escolher…?!directx claro, até porque o OpenGL era usado e é em sistemas para desenvolvimento grafico, produtividade etc, e em maquinas com so´s que requeriam muita especialização, como supercomputadores etc, e isto não era para o utilizador comum jogar de forma que nunca pegou á seria e a coisa tem se mantido. acredito que va mudando a pouco e pouco, mas tão cedo não vamos assitir a mudanças drasticas neste campo penso eu…
          Cumprimentos

          1. Avatar de lmx
            lmx

            de notar também que as placas mais recentes ja suportam opengl 3.1, o problema está no suporte total, ou nos drivers disponiblizados para linux que penso que não são tão desenvolvidos como para windows, mas isso está claramente a mudar.

            Cumprimentos

  5. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    Boa estratégia por parte da Canonical.

    Seria óptimo se também permitisse a sincronização dos Contactos do iPhone para o Ubuntu.

  6. Avatar de Tiseac
    Tiseac

    O Ubuntu está sempre a evoluir!

    Exelente funcionalidade!