Tutorial: Como ter vídeos e músicas no iPad ou iPhone com o VLC

13 Comentários

O VLC é provavelmente o leitor multimédia gratuito mais poderoso e funcional da atualidade. Para além da sua simplicidade de utilização, este player tem suporte para um vasto leque de formatos e funcionalidades que vão deste a disponibilização de um simples servidor Web para transferência de conteúdos até à possibilidade de fazer streaming de dados.

Hoje vamos mostrar como é fácil ter vídeos e músicas no iPad ou iPhone com o VLC.


O VLC é um dos melhores players que podemos encontrar no mercado dos gratuitos. A última versão trouxe novidades bastante interessantes, das quais se destacam o suporte para Chromecast, 8K e HDR. A somar a estas novidades, encontramos também agora o suporte para vídeos a 360º.

Como copiar ficheiros de video ou audio para o iOS?

Em primeiro lugar esqueça os cabos! Com o VLC tudo o que precisa é apenas de uma rede Wi-Fi, isto porque esta ferramenta traz um servidor de partilha de ficheiros incluído. Para ativar o serviço de partilha de ficheiros deve carregar no ícone do VLC já dentro da própria aplicação (conto superior esquerdo) e depois selecionar a opção Partilhar por Wi-Fi. A app de imediato indica um endereço que o utilizador deverá usar no seu PC.

Transferência de vídeos/áudio para o iPhone/iPad

Usando o endereço disponibilizado pela app, basta introduzi-lo no browser e deverá aparecer uma interface idêntica à da  imagem seguinte. Na parte superior, arrastando para aí os ficheiros, estes são transferidos para dentro do iPad/iPhone. O utilizador pode também obter ficheiros do iPad/iPhone , na zona onde de Descarregar ficheiros

Todos os ficheiros transferidos para o VLC são apresentados na Biblioteca do player e estão dentro da secção Todos os ficheiros. Fácil não é? Desta forma pode ter sempre o seu iPhone/iPad com conteúdos multimédia, sem a necessidade de ter acesso à Internet (haja espaço em disco).

O VLC tem outras funcionalidades interessantes que iremos apresentar em outros tutoriais. Estejam atentos e se tiverem dicas para a utilização deste fantástico player, partilhem connosco.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ainda uso mas muito raramente. Mas não consigo deixar de ser fiel diariamente e à vários anos ao Media Player Classic que vem no Pack de Codecs.

  2. Avatar de Valter
    Valter

    Como é complicado para o pessoal do iOS conseguir transferir arquivos e mídias para os iDevices, algo que é tão simples no Android e até mesmo no abandonado Windows 10 Mobile.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O mesmo nível de dificuldade em relação a conteudo malicioso. Mas só experimentado é que lá chegas…

    2. Avatar de Rui Patricio
      Rui Patricio

      Mais complicado no android e ter updates oficiais durante 5 anos, prefiro isso e ter de usar itunes que ]e o melhor midia manager que existe.

  3. Avatar de António Barata
    António Barata

    Ehehehe, (Apple). Empresa mais rentável de toda a história tecnológica!.. Porque será?!.. Pura gula monopolista.

  4. Avatar de João
    João

    “…mais poderoso e funcional da atualidade”?! Onde???
    Isto é uma grande afirmação se formos ter em conta que só entram mesmo leitores multimédia “puros” porque se ampliarmos “ligeiramente” o conceito ao ponto de aceitarmos leitor de multimédia com front-ends, então tenho a manifestar que o SMPLAYER é – de longe – superior!!!

    Eu usava vlc, mas quando tive a feliz ideia de testar smplayer nunca mais olhei para trás!

    (ah e tal… Kodi… Sem dúvida bom, mas demasiado pesado e demasiado completo para as funções que preciso)

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim sem duvida que também é bom. Há depois muito a preferência do utilizador por está ou aquela função mais individual.

      Mas neste caso, o que te faz preferir o SMPLAYER?

  5. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Há imensas alternativas ao iTunes para transferir ficheiros para um iPad.
    Só usa iTunes quem quer.

    Na realidade o VLC aceita transferência de ficheiros sem fio via upload.
    Acho que mais simples que isto não há.

  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    Alguém me sugere um bom equalizador para iPhone

    1. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Não existe. Por questões de segurança a a Apple não deixa software de terceiros “ouvir”/modificar áudio que esteja a tocar.

      O que podes fazer é usar um software que tenha o seu próprio equalizador. Por exemplo o Spotify.

      1. Avatar de Brasão SS
        1. Avatar de IKAROS
          IKAROS

          Tanto quanto sei não equalizam a música que esteja a tocar (por ex do Spotify).
          Apenas equalizam música que eles próprios estão a tocar… mas posso estar enganado.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Certo. Embora nativamente o iOS tem equalizador, mas só funciona com a App nativa Música. O que o Vítor provavelmente pretende é uma app que equalize a própria música.