Trojan de pouco mais de 1KB instala rootkit!

6 Comentários

Um pesquisador da Sophos comenta no blog da empresa, num post intitulado “às vezes as coisas más chegam em pacotes pequenos”, que tamanho definitivamente não é documento para pragas digitais. O pesquisador dá o exemplo do cavalo de Tróia Small-EAJ que, tendo apenas pouco mais de 1KB, é capaz de fazer o download do rootkit Rustock.


O Troj/Small-EAJ só consegue ser tão pequeno porque saca da Internet os demais componentes do Rustock após infectar o sistema, servindo apenas como instalador da infecção. As pragas que sacar os outros códigos maliciosos pela Internet são chamadas de downloaders e elas são usadas para diminuir o tamanho do ficheiro que precisa ser espalhado para instalar a infecção. “Se o autor do vírus quiser enviar a sua criação via spam, o que é muito comum actualmente, ele poderia fazer isto muito mais rápido [do que outros que usam downloaders maiores], e então deixar que os computadores infectados façam a maior parte do download”, explica o pesquisador da Sophos.

Se um utilizador receber um aviso de download para um ficheiro tão pequeno e confirmar, ele não terá tempo de mudar de ideia, visto que o download será finalizado imediatamente. A maioria dos downloaders tem um tamanho de 15 a 50KB, e alguns criminosos ainda enviam a praga digital completa (800KB ou mais) no link de infecção.

O Rustock, instalado pelo Troj/Small-EAJ, é usado para que spammers consigam enviar mensagens em massa usando as máquinas infectadas. Ele é capaz de se esconder, fazendo com que os seus ficheiros não sejam apresentados pelo Windows Explorer mesmo quando o sistema está configurado para exibir os ficheiros e pastas ocultos. Este tipo de praga, que possui a capacidade de “desaparecer”, recebe a classificação de rootkit. Rootkits são pragas complexas e geralmente difíceis de serem detectadas e removidas. O Rustock foi o primeiro rootkit a empregar estas técnicas juntamente com Additional Data Streams.

Fonte: Linha Defensiva

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    p.q.p. os rootkits.
    Agora como a sony, ng os faz (quem não sabe que google :))

  2. Avatar de aver
    aver

    Estás a falar daquela coisa que se falou há tempos, que tinha que ver com protecções da Sony contra a pirataria de CDs ? Isso não foi no século passado ?

  3. Avatar de Martelos
    Martelos

    StarForce Must Die !!!

  4. Avatar de -BoRiS-

    Fiquem Espertos com isso aew Pessoal. No Firefox, se Você Clicar no Link Para Fazer Download e Apareçer a Caixinha se Deseja Salvar ou Abrir o Arquivo já era, pois ele já está com o Download Feito.
    Para quem não entendeu: O FIREFOX, TEM A CAPACIDADE DE FAZER O DOWNLOAD DO ARQUIVO EM BRACKGRAUND ENQUANTO VOCÊ ESCOLHE A OPÇÃO!

  5. Avatar de joao
    joao

    Em termo de tamanho é bom!
    Mas n sei se é eficiente..
    Gosto mais do BlackLight!

  6. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    @-BoRiS-
    Pois o firefox faz o download em background mas fica na cache e o windows não faz ideia do que é.
    Não sei se já viste o que lá fica, eu já, não é como no IE que ficam lá os ficheiros com o nome e extensão todos bonitos. No FF ficam com um nome alfanumerico e sem extensão independentemente do tipo de ficheiro.
    Só um tropeço é que vai abrir ou correr uma coisa que não conhece sem o guardar primeiro, desconfiar, passar pelo anti-virus e mesmo que este diga que é seguro desconfiar na mesma e pensar 10 vezes antes de abrir/correr.

    …. just my 5cent of opinion