Têxtil de Barcelos inventa meias com aquecimento e GPS

35 Comentários

O negócio dos wearables faz também já parte das empresas portuguesas. No próximo Outono, estarão à venda meias made in Portugal, que têm incorporado um sistema de aquecimento e que brevemente irão também ter um sistema de GPS.

A ideia partiu da empresa de meias de Barcelos, Faria da Costa, que se uniu ao CITEVE ( Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) para colocar no mercado produtos inovadores.

2015-06-12-Faria-Da-Costa-meias


A ideia surgiu no decorrer de uma conversa entre o administrador da Faria da Costa, Nuno Costa, e um cliente estrangeiro que se havia queixado de não conseguir assistir a um evento de rali na Suécia por causa do frio que sentia nos pés.

Segundo declarações de Nuno Costa ao VerPortugal, as meias integram um sensor, na zona da planta dos pés, e duas baterias semelhantes às de um telemóvel, colocadas na parte das peúgas que cobre o tornozelo. “São baterias com cerca de quatro centímetros de altura que quase não se notam e não causam incómodo“, garantiu o mentor da ideia garantindo que o dispositivo permite três níveis de temperatura diferentes, que são acionados de acordo com as necessidades do utilizador.

As meias, que já estão em produção na empresa fundada há 27 anos e que emprega já 75 funcionários. Destinam-se, essencialmente, aos países nórdicos. E, as primeiras 100 deverão ser enviadas, em setembro, para a Dinamarca e Suécia. A empresa trabalha essencialmente par ao mercado externo. “De forma direta ou indireta para o estrangeiro – Alemanha e países nórdicos – vai 90 a 95 por cento da produção” – acrescenta dando nota de que em Portugal as meias serão apenas vendidas para fins medicinais.

Além do sistema de aquecimento, a empresa de Barcelos está já a investigar a melhor forma de incorporar um sistema de GPS, especialmente para Alpinistas.

alpinismo

Apesar de se poder usar GPS quando se pratica alpinismo, Nuno Costa refere que em caso de queda ou até mesmo de uma avalanche, o GPS pode separar-se facilmente do alpinista. “Uma meia dificilmente sai dos pés, mesmo em caso de queda. E, em caso de catástrofe maior, se o dispositivo estiver devidamente programado será mais fácil prestar socorro”.

Na Faria da Costa, o preço médio de um par de meias à saída da fábrica ronda os €1,5, mas o novo modelo de aquecimento ativo WYFeet — Warm your Feet, que propõe diretamente aquecer os pés do cliente, vai passar os €50 e, no final do ano, estará à venda na Noruega, a €250 por par, e poderá calçar militares na Índia, revela o Expresso.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    Barcelos no mapa da tecnologia! Orgulho!

  2. Avatar de O Tenro
    O Tenro

    €50 por um par de peugos??!?!?
    Agora a sério, para quem continua a achar que o nosso país não tem capacidades para dar cartas no estrangeiro, pensem melhor.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se as meias fossem Apple e custassem 100€….estava tudo bem!…

      1. Avatar de TR
        TR

        Não haja problema!! É só por o simbolo da maça de lado, e chamar-lhe iSock e todos o iSuckers veem logo que nem ovelhas!

      2. Avatar de Marco
        Marco

        50€ na melhor das opções!! “estará à venda na Noruega, a €250 por par, e poderá calçar militares na Índia”

      3. Avatar de miguel
        miguel

        afinal não só so eu a partilhar a mesma opinião!
        “Se as meias fossem Apple e custassem 100€….estava tudo bem!…”

        não sei como é que o marketing ainda tem tanta influencia hoje em dia.
        Como ha pessoas que compram só porque tem um logótipo/marca la estampado.

        ha pessoas que não tem nada na cabeça, parece quando vai o Sr.doutor a um restaurante, todos os funcionários andam a bajulalo. se fores um trabalhador com roupa suja que vai la comer todos os dias es mais um. (esquecem-se é que quem paga o ordenado deles é quem vai la todos os dias), não o sr.doutor, ou o sr. juiz que vai la 1 vez por mes.

    2. Avatar de Sonia
      Sonia

      Elas custam 50€ a serem feitas, porque o preco ao consumidor é 250€.
      Por umas meias que duram na melhor das hipoteses 2 anos (caso sejam usadas muito intensamente nem isso)

      A pergunta que fica é, porque não vender a 500€? Se é para aparvalhar mais vale aparvalhar em grande.

    3. Avatar de André
      André

      Não são peúgas, são GPS com aquecimento para os pés…

  3. Avatar de José Costa
    José Costa

    Gostei do: iSock. Há que registar.

    1. Avatar de RCT
      RCT

      Eles deviam era solucionar juntar sempre o mesmo par… Ando farto de usar meias de cores diferentes….

      Já só tenho meias iguais, mas com o tempo, o preto vai perdendo tonalidade…

  4. Avatar de Sonia
    Sonia

    E ainda dizem que Portugal não é competitivo…. as meias custam 50€ a fazer…. e vão custar 250€ na Noruega.
    Realmente vai vender imenso porque é um preco super atraente.

    Agora a sério, a idea é boa mas com esses custos todos fica na prateleira. E achar que as pessoas que vivem nesses paises não possuem algo que lhes permita andar ao frio é ser ingenuo.
    Fico com os pés a ferver e o resto do corpo gela? Claro que não. Quem vive num paîs frio sabe bem que as pessoas possuem grande tolerãncia ao frio e possuem calcado para esse tempo.

    1. Avatar de RaCcOn
      RaCcOn

      E mais pela parte de as pessoas possuirem mesmo uma grande tolerancia ao frio…

      Ate arrepia ao ver eles a andarem na rua de tshirt e calcoes a nevar…dasss…

  5. Avatar de Dc
    Dc

    Previsão e local de venda em Portugal?

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Produtos portugues são são para consumo interno, os tugas tem por habito desprezar tudo o que fabricado em portugal, o que é USA, alemao, etc é que é bom.

      Se eu fosse dono dessa empresa só vendia para o exterior, pois se tivesse a depender do mercado português ia a falência na 2 semana.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        não são*

  6. Avatar de fibonacci
    fibonacci

    O gps resolve o problema de nunca conseguir encontrar o par da meia!

    1. Avatar de João MS
      João MS

      E podiam também acrescentar bluetooth para emparelha-las xD

      1. Avatar de Bruno
        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          You are awesome guys ! xD

  7. Avatar de Luís
    Luís

    Não era mais fácil fazer isso para botas?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      tb acho… quer o gps quer o aquecimento… mas pelos vistos querem meias aquecidas para andar descalços!

  8. Avatar de Sérgio E.
    Sérgio E.

    Uma pergunta parva… como se lavam? É que as baterias não se costumam dar bem com a água…

  9. Avatar de David
    David

    Bastava equipar as meias com o Qualcomm Snapdragon 810….GPS e aquecimento garantido!

    1. Avatar de Luís
      Luís

      You sir, are a Genius!
      Congrats 4 the comment

  10. Avatar de sakura
    sakura

    so faltam ums led,s a moda do JP.
    inovar é semper uma boa ideia.

  11. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    e por qto tempo as meias conseguem aquecer?
    e gps tb pode ser incorporado nalguma parte do corpo ou peça de roupa de forma a que nao se perca nalgum caso de acideten!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      guardas a meia no bolso de dentro do casaco xD

  12. Avatar de Mike
    Mike

    Não é GPS e sim G Pé S