Teletrabalho obrigatório em todos os concelhos até 13 de junho

28 Comentários

A pandemia por COVID-19 obrigou a mudanças nos mais diversos segmentos da sociedade. O teletrabalho ganhou uma maior importância e continua a ser obrigatório em Portugal.

De acordo com uma fonte do Governo, o teletrabalho vai manter-se obrigatório em todos os concelhos de Portugal até 13 de junho, coincidindo com a prorrogação da situação de calamidade.

Teletrabalho obrigatório em todos os concelhos até 13 de junho


Regras do Teletrabalho prorrogadas por mais duas semanas

O teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância consiste numa prática de trabalho efetuada à distância, por exemplo, a partir de casa, a qual é executada autonomamente, com o recurso ferramentas digitais de comunicação e de colaboração entre as entidades envolvidas (empresas, colaboradores e clientes).

De acordo com fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança…

As regras atualmente em vigor em Resolução de Conselho de Ministros são prorrogadas por mais duas semanas

Contas feitas, o teletrabalho continua a ser obrigatório em todos os concelhos até 13 de junho.

Teletrabalho obrigatório em todos os concelhos até 13 de junho

Recorde-se que o Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que prorroga a situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23:59 do dia 13 de junho de 2021.

Caso esta seja a última quinzena em que este regime se mantém, isso significa que de 14 de junho em diante e até 31 de dezembro regressa o regime que já vigorou no ano passado, em que o teletrabalho é obrigatório “nos concelhos definidos pelo Governo em Resolução de Conselho de Ministros em função da evolução da situação epidemiológica, nos termos do Decreto-Lei 79-A/2020”, tal como tinha já esclarecido o Ministério do Trabalho.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mirtilo
    Mirtilo

    E quando e obeigatorio voltar ao escritorio? O bom do teletrabalho e que ando a viajar e trabalho onde quero.

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Com essa do viajar e trabalhas onde queres dá mesmo para ver que não estas em teletrabalho se tivesses não dirias isso 😉

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Se Deus quiser a partir desse dia acaba-se a mama do teletrabalho.Vocês vão ver.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Mas qual mama pá?…

    2. Avatar de Jonny
      Jonny

      Conta lá então qual é a mama?

    3. Avatar de Vilna
      Vilna

      Trabalhar na sala do escritório é bem, mas trabalhar na sala de casa é mama. Hum

    4. Avatar de iDoente
      iDoente

      É tanta mama que depois do teletrabalho de março de 2020 não se aceitou mais aqui em casa o teletrabalho, trabalha-se mais em casa que no escritório.

    5. Avatar de Jorge
      Jorge

      Isto a mim soa a dor de cotovelo. Mas deixa-me informar, o parecer é diferente do ser. Parece mais um caso de: a galinha da vizinha é mais gorda que a minha.

    6. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      quando é que dás com a cabeça no teclado e a seguir na parede, que n o j o de gajo…

    7. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      és ridículo.. quando muitos avançam no modelo de trabalho e apoiam o teletrabalho vens dizer que é mama, quando muitos trabalham mais em casa que no escritório.. os teus comentários são piores que sei lá o que.. nem vou dizer

    8. Avatar de aaaaaa
      aaaaaa

      podes crer. estou farto de usar o meu papel e os meus tinteiros. quero imprimir uns livros e na empresa é muito melhor.

    9. Avatar de Jonny
      Jonny

      Não liguem o gajo é um cretino invejoso. Vai trabalhar mazé

    10. Avatar de Taveira
      Taveira

      Estudásses!

    11. Avatar de Hugo
      Hugo

      Está na hora de te actualizares. Estamos em 2021

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Com teletrabalho ou sem, viajar e trabalhar ou estar no escritório de casa, etc….
    O que importa é cumprir objectivos, e que o trabalho apareça feito.

    1. Avatar de Daniel Paiva
    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Não faço teletrabalho mas compreendo logo +1

    3. Avatar de Some_IT_Guy
      Some_IT_Guy

      É mesmo pensamento à Tuga: Desenrascar e no fim logo se vê. Não é só cumprir objetivos, mas cumpri-los com plenitude profissional.

      Nós não temos a cultura voltada para a produtividade. Se comparamos com os alemães, eles têm uma visão mais ampla quando se trata de produtividade. Os tugas podem ser trabalhadores, mas a maioria de nós não é particularmente produtiva. Cá na tugalândia é normal deixar tudo para as últimas. Durante o confinamento mais apertado era mato encontrar lojas e ruas cheias de teletrabalhadores, principalmente as sextas-feiras. E quando estamos nas empresas, também é normal ver trabalhadores encostados à máquina do café, brincarem no posto de trabalho, escreverem quilómetros de mensagens nos telemóveis e navegarem na net durante o horário de trabalho.

      Mas também é culpa dos empregadores. Os funcionários acrescentam valor à empresa a longo prazo se forem saudáveis física e psicologicamente e puderem atualizar constantemente as suas habilidades. Isso significa que os empregadores precisam oferecer um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional para tentar mudar este estigma, o que em geral fazem na Alemanha.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É tudo uma questão cultural, os nordicos não andam a atender chamadas pessoais nem às mensagens nem a navegar na web indefinidamente precisamente porque culturalmente para eles estar no trabalho é estar a produzir, para a maioria dos tugas estar no trabalho é passar o tempo, isto culpa de sermos um povo com mais convivio e com menos brio profissional, por isso a maioria quer tachos na função publica para não fazer nenhum e nunca ser despedido.

        Por mim o teletrabalho não devia sequer ser permitido em Portugal, não estamos preparados como povo para o mesmo, é só ver a degradação de todos os serviços ou projectos desde Março do ano passado.
        No meu caso pessoal precisava de mais 2h de trabalho para ser igualmente produtivo, por isso voltei ao escritório 3 dias por semana assim que foram reabertos os restaurantes. Em casa o nível de concentração não é o mesmo, mesmo para quem está habituado a ser produtivo.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Eu estou a trabalhar em casa desde 16 de março de 2020 e no meu caso para atingir o nível de produtividade de quando estava no escritório precise de menos 2 horas. (produtividade =trabalho\tempo)
          Sei que existe muita gente a coçar a micose por este Portugal fora, mas não podemos generalizar. Existem muitos profissionais com brio. A produtividade não depende apenas e exclusivamente do trabalhador existem muitos fatores entre eles a motivação para o trabalho. as condições as ferramentas.
          Se um trabalhador não é muito produtivo devem ser analisadas causas, não se pode dizer logo que ele não gosta de trabalhar e que a culpa é dele. Todos nós sabemos que quando gostamos ou estamos entusiasmados com algo que as coisas tendem a correr bem.

      2. Avatar de ANti Antitugas
        ANti Antitugas

        Parece-me que estás no país errado… precisas de um bilhete de ida?

        1. Avatar de Some_IT_Guy
          Some_IT_Guy

          És a prova real de quem está mal é quem procura o êxito.
          Falta ao trabalhador o conceito intraempreendedorismo. Promovo isso nas minhas empresas e tenho consigo formar grandes equipas produtivas.

      3. Avatar de Administra Dor
        Administra Dor

        Não sei que Alemanha imaginas, mas gostava de ir para lá. A única coisa que os alemães são bons é a esticar trabalho. Se tens uma tarefa para fazer é planeada para dar para as horas que faltam para acabar mesmo no minutinho de ir embora. e equilibrio entre vida pessoal e profissional…há, mas é na forma de corte completo, estou fora do trabalho o trabalho não me interessa, aí os portugueses pecam as vezes por não querer deixar os colegas na m***a porque sabem quanto custa, mas ao contrário podes esquecer. Para além de não haver vida fora do trabalho, só work eat sleep repeat.

      4. Avatar de XneloX
        XneloX

        Aqui não se pode ser nem muito produtivo nem muitos competente, senão esse fantástico trabalhador passa a ter muita mais carga laboral e responsabilidade.

        1. Avatar de Valdemar Santos
          Valdemar Santos

          …e a ganhar o mesmo. (faltou essa parte)

          1. Avatar de Some_IT_Guy
            Some_IT_Guy

            Como pensam tão poucochinho….
            Estes vossos comentários de teorias marxistas “valor-trabalho” não cabem num mundo altamente competitivo.
            Felizmente não trabalho por conta de outrem. Para quê enriquecer os bolsos de outros? Sejam empreendedores e definam o vosso futuro.