COVID-19: Tem mais de 50 anos? Agende já a sua vacina

26 Comentários

O processo de vacinação em Portugal e em outros países não tem decorrido como esperado. No entanto, os esforços para inocular a população têm sido muitos.

A Direção-Geral de Saúde disponibilizou recentemente um formulário para agendamento da vacina. Se tem 50 ou mais anos e ainda não foi vacinado(a) faça já o seu agendamento online.

COVID-19: Tem mais de 50 anos? Agende já a sua vacina


Tem 50 ou mais anos e ainda não tomou a vacina da COVID-19?

O portal para agendamento da vacina passou a disponibilizar um novo formulário para agendamento. Este formulário destina-se apenas ao pedido de agendamento da 1ª inoculação contra a COVID-19.

Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado. Depois dos 65 ou mais anos, 60 ou mais anos e 55 ou mais e mais este novo formulário destina-se a quem tiver mais de 50 anos.

COVID-19: Tem mais de 50 anos? Agende já a sua vacina

Se tiver dúvida no preenchimento do formulário, pode ver o vídeo seguinte:

Entre as doenças que darão prioridade, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere o comunicado da DGS.

Aqueles que recuperaram de infeção por COVID-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”. Estes serão vacinados “com apenas uma dose, independentemente da vacina”.

O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a covid-19”, explica a entidade, sublinhando que o objetivo é “salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos” e “preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado.

Agendamento para maiores de 50 anos

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    …esta só 5 dias atrasados!

    1. Avatar de PV
      PV

      Vale sempre a pena, quando a alma, não é pequena.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Medidas estúpidas para pessoas estúpidas

        2. Avatar de UnExpert
          UnExpert

          Essa de por 4 notícias do mesmo pais para parecer muito é uma táctica engraçada. Especialmente quando essas 4 são do EUA, os criadores e fiel seguidores do movimento anti-vax…
          Mas também podemos facilmente pegar nessa questão de outra maneira e perguntar, ee os governos estão disposto a pagar não é por tetem confiança que a vacina funcione? Ou vão pagar para serem processados depois?

  2. Avatar de fOrAsSs
    fOrAsSs

    Vale a pena é despacharem esta porcaria

  3. Avatar de Ricardo Sebastiao
    Ricardo Sebastiao

    Lol a minha mãe tem 63 anos e andamos há 3 semanas a tentar agendar no site para Leiria e diz sempre que o pedido foi registado e vão entrar em contacto quando houver vagas.

    Só propaganda

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Se o pedido foi registado e vão entrar em contacto quando houver vagas – que sentido faz andar há três semanas a tentar agendar?

      O problema é que no auto-agendamento se pode escolher o centro de vacinação mas não se sabe quando há vagas. Conheço pessoas de Lisboa (aqui há dias os centros de vacinação estavam mais do que cheios) e que auto-agendaram para Torres Vedras e foram atendidas mais cedo.

      A vacinação, agora, está a ser feita a uma escala colossal, não é propaganda. Depende é da capacidade de cada centro de vacinação e da disponibilidade de vacinas – que não é uniforme, e as vacinas têm que ser usadas num certo prazo.

      Abriram o auto-agendamento para pessoas com 50 anos, não quer dizer que sejam vacinadas já. Mas pode acontecer que nuns lados haja vacinação aos 50 anos enquanto noutros ainda se aguarde aos 63. A escala a que está a ser feita a vacinação não permite esperar, nuns lados, que termine a vacinação de pessoas com mais idade, noutros. O mais importante é que o processo seja rápido, para toda a população.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Eu sei lá? Não!
        Sabe mesmo da coisa.
        Aqui está uma explicação clara e correcta da situação.
        Parabéns.

      2. Avatar de LR
        LR

        Muito bem explicado.

  4. Avatar de SP
    SP

    As vacinas são tão boas que nos EUA tentam combater a desconfiança e incentivar a vacinação com dinheiro, donuts e cerveja grátis.

    Porque há desconfiança na população?
    Já agora, podem mostrar me os estudos sobre os efeitos no corpo 1 ano após a toma, e 5 anos, e 10?

    Não há!! Ninguém sabe!! Boa sorte a todos.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Não te vacinas?
      O que queres de brinde para, quando todos os que quiserem já tiverem sido vacinados, não infetares outros com o Sars-cov-2? O que estão a fazer nos EUA é por isso.

      Por acaso não estás fiado na imunidade de grupo: “Os trouxas vacinam-se, já não preciso”? Não te fies nisso. O pessoal quer ler os teus comentários daqui a a 1, 5 ou 10 anos.

      1. Avatar de John
        John

        > , quando todos os que quiserem já tiverem sido vacinados,

        Se a vacina resultar, quem a tomou porque haverá de temer o COVID?
        Não é suposto a vacina imunizar a população?
        Se não imuniza, para que serve?
        Se não imuniza, porque razão alguém a deve tomar?

        Perguntas honestas, estou aqui para aprender consigo.

        1. Avatar de Eu sei lá
          Eu sei lá

          Deste conta, recentemente, da preocupação com a variante indiana do vírus? Saber se as vacinas existentes imunizavam contra essa variante? Confirmou-se que imunizavam.

          E se surgir uma nova variante a que as vacinas existentes não imunizam? Onde pode surgir essa variante? Nas pessoas não vacinadas, em cada país e no mundo. Então por que é que todos se devem vacinar, incluindo nos países menos desenvolvidos ?- (Coisa que os países ricos também já perceberam e enviam vacinas mas em quantidade muito insuficiente).
          As respostas dependem das perguntas.

          1. Avatar de John
            John

            > Saber se as vacinas existentes imunizavam contra essa variante? Confirmou-se que imunizavam.

            1 . Por isso sugerem a revacinação semestral? Tal como a gripe a vacinação confere proteção. Virus mutam demasiado, e assim que é produzida uma vacina, a realidade “no terreno” já mudou.

            2. Não é possível conter focos dado que podem até surgir em animais selvagens, daí o extermínio (erradíssimo) de martas no ano passado, ou furõe no Reino Unido à dois anos.

            > E se surgir uma nova variante a que as vacinas existentes não imunizam? Onde pode surgir essa variante? Nas pessoas não vacinadas, em cada país e no mundo.

            3. Variantes existem aos milhares já, é impossivel conter em virus. Faz uma análise ao que é marcada como SARS-CoV-2 e confirmas isso instantaneamente. E como disse, até em animais.

          2. Avatar de John
            John

            * furões -> texugos

          3. Avatar de John
            John

            * Tal como a gripe a vacinação confere proteção. -> Tal como a gripe a não vacinação confere proteção. Virus mutam demasiado, e assim que é produzida um…

            Falhou o não.

          4. Avatar de Eu sei lá
            Eu sei lá

            Nem é preciso adivinhar:
            – Ao princípio dizias que o Sars-CoV-2 era tão perigoso como o vírus da gripe. Quando já morreram 3,5 milhões de pessoas com o vírus, já não podes continuar a dizer o mesmo.
            – Mudaste-te para “Para que servem as vacinas?”
            E paciência para aturar os negacionistas? Pouca.

          5. Avatar de John
            John

            > – Ao princípio dizias que o Sars-CoV-2 era tão perigoso como o vírus da gripe. Quando já morreram 3,5 milhões de pessoas com o vírus, já não podes continuar a dizer o mesmo.

            Acho que tendo em conta as estatísticas posso perfeitamente dizer isso:
            https://www.ons.gov.uk/aboutus/transparencyandgovernance/freedomofinformationfoi/averageageofthosewhohaddiedwithcovid19
            https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/mm6928e1.htm

            Mas se contabilizares todas as pessoas que morrem de velhice, até podes esticar os mortos por COVID por um bastante mais do que os 3.5 milhões.

            E continuo a perguntar para que servem, especialmente porque os grupos a que estão a ser dadas não são exclusivamente os grupos de risco, e como vês pelos comentários, pessoas nos grupos etários de risco e que veêm utilidada nesse injetável ainda têm dificulade em obtê-lo.

    2. Avatar de UnExpert
      UnExpert

      Nos EUA já existe o movimento anti vax há muito que é contra qualquer tipo de vacina, mesmo aquelas que já apresentam bons resultados há dezenas de anos. Se há pais que não é bom exemplo nesse aspecto é esse.

    3. Avatar de ze
      ze

      SP, sabes o efeitos no corpo 1 ano após contrair o COVIDE, e 5 anos, e 10?

      Não há!! Ninguém sabe!! Boa sorte a todos.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os ignorantes existem sempre, com vacinas boas ou más. Temos surtos de sarampo na Europa, devido a esses ignorantes que recusam vacinar os filhos.

  5. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    A desconfiança e a ignorância estão intimamente ligadas..

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Quando houver vaga lá vou eu.