Symbian OS agora é Livre

27 Comentários

A Fundação Symbian resolveu disponibilizar, de forma livre, grande parte do software que equipa a maioria dos smartphones no mundo.

A fundação foi criada em 2008 depois da gigante Nokia Corp., a maior marca a produzir telefones com Symbian, ter comprado o consórcio que produz este software. Então a Nokia decidiu doar o software para que este se tornasse mais popular e mais utilizado por outros fabricantes. Certamente este acto foi visto como pouco usual no mundo da tecnologia.

Lee Willians, director executivo da fundação Symbian, afirmou que a mesma acabou de terminar a maior conversão de sempre de software proprietário para open source. Quer isso dizer que o código fonte está disponível para quem o quiser utilizar. No entanto, somente no final deste ano será libertado software ligado a funcionalidades dos telefones.

O software Symbian é utilizado por mais de 330 milhões de telefones à volta do mundo, comenta a fundação. Enfrenta hoje uma vigorosa competição no segmento dos smartphones por parte de sistemas operativos da Apple, o iPhone OS e por parte do Google com o Android. Ressalve-se que neste último caso, o Android é também livre à utilização por qualquer fabricante.

Alguns analistas dizem que o Symbian, que tem mais de 10 anos de desenvolvimento nas suas costas, começa a parecer desactualizado no que toca ao suporte das mais recentes tecnologias indispensáveis num smartphone. Referem por exemplo o multi-toque, como exemplo de uma atraso crasso face aos outros concorrentes.

Outro ponto que abona desfavoravelmente para os telefones Symbian é que este nunca teve, com nenhum dos seus modelos, grande relevância no mercado Norte-Americano.

A versão open-source do software é conhecida como Symbian 3 e precede as versões anteriores como as Series 60 e as Series 40. Yahoo

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de francisco
    francisco

    open-source a fazer das suas

  2. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Bem que optima noticia.

    Dava tudo para poder alterar por completo o Symbian do meu Samsung, pode ser que isto nos traga boas surpresas mesmo!

    Symbiam sempre foi o sistema mais fechado de todos…parece que agora se abriu uma janela de ar fresco!

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Nao sei se te lembras mas já tinha anunciado isto há muito e na altura até nem acreditaram. Vamos lá ver se isto é suficiente para sobreviver ao mercado actual, visto que se o sistema nao inovar no futuro a Nokia já tem um pretendente para ele. É que a Nokia esta a ver a vida deles a andar para tras, eles nunca pensaram ver HTC e Apple a frente deles, aqui está o resultado.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Com o mercado como está, fazer algo novo seria dispendioso e arriscado para a Symbian.

        Esta foi mesmo a melhor solução. É extremamente dificil agora como as coisas estão eles conseguirem recuperar o mercado, diria mesmo missão quase impossivel, mas o interessante é que isto será aberto e vai-nos deixar os telemoveis baseados em symbian ainda mais ricos.. foi mesmo a melhor opção, sem duvida estão de parabens.

        Mas isto também comprova aquilo que sempre te disse 😉 O Symbian é mesmo o sistem mais fechado de todos…não tinha flexibilidade alguma comparado ao iPhoneOS, WinMo, Android e agora Maemo.

  3. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Uiii, muito me diverti no: Symbian OS v6.1 da minha N-Gage QD (ainda é o telele que uso 🙂 )

    Só um pormenor….. Acho que mesmo que o S.O. seja open source, se o hardware não permitir (e não me parece que muitos vão permitir) o end-user não vai poder mexer em nada (que não pudesse antes)… Certo?

    Acho que isto é a maneira da Symbian tentar durar mais uns anitos (c/ a entrada do Android, não vejo como)

    Acho que deveriamos apostar em telemoveis como: http://wiki.openmoko.org/wiki/Main_Page (MY DREAM 🙂 )
    … Ja estas farto do S.O. do bicho, podes mudar 🙂 … thats the way to go IMHO

    That’s my 2 cents

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Com ele open-source, vão conseguir po-lo mais leve, mais funcional, etc.. vai aumentar muito o potêncial do Symbian em termos de menus.

      O mal do symbian foi seguir sempre um SDK muito especifico, com alterações básicas, ser sempre igual e limitado em certas funções básicas.

      Com esta abertura, vai mesmo dar asas a um Symbian mais completo, leve e muito mas muito mais funcional, porque ele actualmente ainda sofre de imensas limitações e certas lacunas graves nas opções de menus. 😉

  4. Avatar de mcosta
    mcosta

    Muito boas notícias

  5. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    .. a seguir à disponibilização gratuita dos mapas da Nokia..

  6. Avatar de The Duke
    The Duke

    Hum, e então o Maemo, não era este o open-source da Nokia?

    O Symbian estaria a acabar e como vão mudar para o Maemo, lá resolveram abrir as portas deste.

    1. Avatar de La Friend®
      La Friend®

      Symbian acabar na nokia?
      Este ano vão lançar Symbian 2 ou lá o que é

  7. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    [Off-Topic]

    Alguém aqui conhece o Unity 3D? É uma ferramenta para fazer jogos 3D. Parece ser muito bom e tem uma versão Freeware.

    http://unity3d.com/unity/

    Era uma boa ideia para fazerem uma rubrica de como fazer jogos.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Conheço, existe essa e outra chamada Torque.

      Amboas são bastante boas para quem quer fazer jogos.

      Com o Torque é possivel fazer jogos 2D, 3D, para iPhone…etc.. e é multiplataforma.

      http://www.torquepowered.com/

      Dá uma vista de olhos… 😉

      1. Avatar de ZiLOG
      2. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Ora ca esta uma discucão interresante….

        Ninguem que esta aqui foi ao:
        http://www.audienciazero.org/cct/index.php?option=com_cct&task=view&id=100

        Gostava de ter ido…. a experiencia deve ter sido fantastica…. e pelo k vejo vcs estavam bem la 🙂

  8. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Boa tarde,

    Eu tenho um Nokia 6110 Navigator, quais são as vantagens que posso vir a ter com essa novidade?

    Obrigado.

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Nenhumas LOL, pelo menos por enquanto, mas pode-se vir a ter bastantes vantegens mas creio em aparelhos mais modernos…

  9. Avatar de Tobito

    Detesto Symbian, já na altura do meu 6630 achava repugnante!

  10. Avatar de Pedro Morais
    Pedro Morais

    parece-me apenas marketing…

    se têm Maemo, só perdiam a sustentar o desenvolvimento do Symbian.

    O título podia ser: Symbian – Crónica de uma morte anunciada.

    Cumprimentos a todos

  11. Avatar de OXINARF
    OXINARF

    Se não sabem o que dizem não mandem postas de pescada. Desde 2008 que foi prometido que o Symbian OS iria ser completamente open source, não teve grande influência o Android ou o Iphone. E eles estão adiantados dado que a data anunciada para este “evento” era Junho deste ano.

    Quanto a quem diz que o Symbian está morto está bem enganado. Ainda tem muito para dar e agora que vai ter a contribuição de muito mais pessoas e empresas vai melhorar bastante.

    Quanto ao Maemo é um sistema diferente que a Nokia tem, não tem nada a ver com Symbian e vão conviver os dois.

    P.S.: Só corrigir uma coisa na notícia: o S40 nada tem a ver com Symbian 😉

    1. Avatar de Nuno Jorge
      Nuno Jorge

      True,
      os S40 são os telemóveis “não Symbian” da nokia

  12. Avatar de Daniel Coelho
    Daniel Coelho

    Finalmente Vitor, dás uma boa noticia sobre o symbian 😉

    Tava com medo que esta noticia vos passa-se ao lado, mal vi a noticia noutro site e vim a correr a ver se voces já tinham conhecimento da boa nova…

  13. Avatar de vis
    vis

    Apesar de ser na versão actual fraquinho, pois o OS para telemóveis abaixo da gama de nokia 5800 ate chega e para as pessoas é bastante funcional e fácil… Mas para moveis melhores não chega, pois um pouco limitado e falta muita coisa…
    Mas este ano vai ser interessante… Pelo que percebi na net, a nokia vai lançar a versão 1 do symbian daqui a pouco, com algumas características do symbian 2, só para espremer mais um pouco dos telemóveis actuais…. 🙂 e depois no fim de verão sairá a versão 3, já que a versão 2 foi abandonada por ainda não corresponder as necessidades actuais dos telemóveis… De certeza que aparecera o nokia n98, com este SO…
    E para o inicio do verão deve aparecer a versão 4 que tera capacidades e características mesmo interessantes e sera totalmente redesenhada… 🙂 Ai aparecera o n99 🙂 Este sim devera na minha opinião um telemóvel excelente, que vai trazer muitas dores de cabeça a Aplle e HTC que são principais concorrentes neste segmento de mercado…

    1. Avatar de vis
      vis

      “E para o inicio do verão deve aparecer a versão 4 que tera capacidades e características mesmo interessantes e sera totalmente redesenhada… 🙂 Ai aparecera o n99 🙂 Este sim devera na minha opinião um telemóvel excelente, que vai trazer muitas dores de cabeça a Aplle e HTC que são principais concorrentes neste segmento de mercado…”

      inicio de verão de 2011… 🙂

  14. Avatar de aver
    aver

    Nokia 67,7 milhões – e 39% da quota de mercado
    RIM 34,5 milhões – e 20%
    Apple 25,0 milhões – e 14%
    HTC e Samsung – 8 milhões cada uma, e 10% cada.

    Que números são estes ? É o número de smartphones fabricados por cada marca e a respectiva quota de mercado em 2009. No total foram fabricados 174 milhões de smartphones, mais 15% do que os 151 milhões de 2008. No seu conjunto os smartphones representaram 15% de todos os telemóveis fabricados em 2009.

    http://bit.ly/9eVWu0

  15. Avatar de Pedro Morais
    Pedro Morais

    Lamento… mas o Symbian tem os dias contados…

    Podem condenar-me por dizer o que digo, não importa.. A história absolver-me-á 😉

    Cumprimentos

  16. Avatar de juca galhao
    juca galhao

    s40 tb e symbian burros do crl!!!