Stellantis vai fechar uma fábrica no Reino Unido e a culpa parece ser… dos carros elétricos

38 Comentários

Os carros elétricos estão a desorientar os planos das fabricantes, obrigando-as a tomar rumos que não seriam os desejados – pelo menos, para já. Agora, a Stellantis planeia fechar a sua fábrica de veículos comerciais ligeiros, em Inglaterra.



Por disputas com o Governo britânico sobre o volume de carros elétricos e carrinhas que precisa de vender no país, a Stellantis planeia fechar a sua fábrica de veículos comerciais ligeiros, na cidade de Luton, em Inglaterra.

O objetivo passará por consolidar a produção do Reino Unido, noutra fábrica britânica, em Ellesmere Port.

Conforme avançado, a Stellantis informou que vai criar uma fábrica de produção totalmente elétrica, em Ellesmere Port, após um investimento de 50 milhões de libras (cerca de 60 milhões de euros).

A estrutura da Stellantis, em Luton, fabrica carrinhas de tamanho médio para as marcas Vauxhall, Opel, Citroën, Peugeot e Fiat. Na Ellesmere Port, a fabricante automóvel produz pequenas carrinhas totalmente elétricas para as mesmas marcas.

De acordo com a proposta apresentada agora, a Stellantis construiria versões elétricas das carrinhas de tamanho médio, em Ellesmere Port, em vez de em Luton.

A Stellantis não mencionou quantos postos de trabalho seriam afetados, mas disse, por sua vez, que planeia realocar “centenas de empregos” de Luton para Ellesmere Port.

 

Stellantis repensa estratégia, perante medidas do Reino Unidos

O ainda diretor-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, está em disputa com o Governo britânico sobre o chamado zero emission vehicle mandate, que exige que as fabricantes de automóveis aumentem as vendas carros movidos a bateria para 22% dos seus automóveis de passageiros e 10% das suas carrinhas neste ano.

As empresas serão multadas em 15.000 libras (cerca de 18.000 euros) por veículo, caso não atinjam o objetivo.

A par da contestação de outras fabricantes, que veem as metas como irrealistas, considerando a procura dos consumidores, Carlos Tavares tem avisado que a Stellantis poderia fechar fábricas no Reino Unido, caso o Governo não suavizasse a medida.

De acordo com a própria Stellantis, no dia 21 de novembro, o encerramento da fábrica de Luton deve-se a este zero emission vehicle mandate.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis
Carlos Tavares, CEO da Stellantis

O custo de produção no Reino Unido tem aumentado, nos últimos anos, devido aos custos mais elevados da energia e aos aumentos salariais, que visam combater a inflação.

A Stellantis pode recorrer a vários locais de produção em toda a Europa para a sua gama de carrinhas. Aliás, a empresa vai transferir a produção de motores de combustão para carrinhas de Luton para a sua fábrica em Houdain, em França.

As carrinhas atualmente construídas em Luton, denominadas internamente de K0, serão, também, produzidas numa fábrica renovada na Turquia, gerida em parceria com a Koc Holdings, a partir de 2025.

No próximo ano, a Stellantis vai iniciar a produção das mesmas carrinhas que constrói no Ellesmere Port, em Mangualde, em Portugal, onde os custos de energia são muito mais baixos.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    É sempre dos carros eléctricos.

    1. Avatar de écomo
      écomo

      Havia de ser de quem/do quê?

      1. Avatar de Miguel Gomes
        Miguel Gomes

        A culpa da queda da Nokia foram os smartphones
        A culpa da queda da Blockbuster foi a Netflix
        A culpa da queda da Kodak foram as câmaras digitais
        A culpa da queda da Blackberry foi o full touch
        A culpa da queda da Yahoo foi a Google

        Nenhuma delas foi ultrapassada e passou dificuldades devido à falta de visão, estratégia e inovação, e más decisões, nem por darem o mercado como garantido. Foi culpa dos outros…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          “a culpa é do mosquito” – GNR

          “A culpa é do árbitro” – FC Porto, SL Benfica, Sporting CP.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Nenhuma delas foi acossada com mandatos ZEV ridículos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Pois, tal como agora.

      2. Avatar de JL
        JL

        Curioso, porque ao ler a notícia não fiquei com essa informação.

  2. Avatar de Pastor
    Pastor

    O futuro é elétrico (na cozinha)

    1. Avatar de Realista
      Realista

      E na garagem… ou não me digas que tens berbequins a carvão.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Depende da origem da electricidade. Pelo menos 70% trabalham a carvão.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Nos países subdesenvolvidos… pena que esses nem berbequins tem.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Polónia, Alemanha, Austrália, maioria dos estados dos EUA, China, India etc
            Tudo sub desenvolvido

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Tens que atualizar as tuas fontes porque em 2023 só a Índia tinha origem em 70% sendo que a percentagem dos restantes está a cair quase 10pp ao ano…

            E já agora para tua informação, em 2023 os EUA são 15% de carvão e Alemanha 26% sendo que esta última assim como a Polónia, subiram em 2022 por causa da Rússia.

            https://ember-energy.org/countries-and-regions/germany/

            Portanto não, os berbequins não andam a carvão lol

          3. Avatar de JL
            JL

            Alemanha nem a 30% chega.

    2. Avatar de MACnista
      MACnista

      … LOLOLOLO boa, estiveste bem agora!!!

    3. Avatar de JL
      JL

      Futuro não, presente

  3. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Para ganharem dinheiro rápido apostaram em carros de luxo ou para chefias de empresas (com subsídios) esses são em pouco números. Criem carros para a classe média(inferior, porque as empresas não acompanharam os lucros com os vencimentos) e logo tem o mercado que procuram para a adoção do carro elétrico.

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Acho que a culpa é mesmo só da Stellantis não saber fazer software para os seus carros eletricos! Vejam o Youtuber Bjorn Nyland no seu habitual challenge dos 1000kms e reparem bem na quantidade de erros e problemas….https://youtu.be/qMuLE6owMic?si=UelGPR0K0nfb8hl3

  5. Avatar de JosefR
    JosefR

    Já a eletrónica antigamente eram dores de cabeça, e agora com software a mistura então nem se fala. Coisas simples deixaram de fazer sentido algum.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então que dores de cabeça tem tido com os mais novos ?

      1. Avatar de Alexx
        Alexx

        Basta ver o software do meu Citroen C3 Aircross (gasolina) e logo se percebe que deve ter sido feito por um estagiário de informático sem remuneração … está à experiência!
        Não admira que com os elétricos as coisas falhem pois uma tecnologia nova/inovadora requer ainda muito desenvolvimento.

  6. Avatar de ZeManel
    ZeManel

    A culpa é do Antônio. Como se dizia no tempo da outra senhora.

  7. Avatar de Mário2
    Mário2

    Mais uma taxinha de carbono e resolvia se o problema.
    Ou imposto sobre a sobretaxa do adicional de carbono.

  8. Avatar de P.c.f
    P.c.f

    Boa noite.
    A Verdade é que os megalómanos da indústria automóvel deixaram de acharem que são donos da razao.
    Perderam o controlo do que o consumidor que contribuiu e procura não conseguem oferecer.
    O mundo automóvel está sem soluções para a classe media .
    Que é quem alimenta a indústria automóvel.
    Pois se estes senhores que ganham milhões não conseguem resolver.
    Façam o o musk.
    Procurem ser dinos disto tudo.
    E eu que ganho mil euros por mês em Portugal tenho que lhe pagar o jantar.
    Cumprimentos.

  9. Avatar de Indignado
    Indignado

    Não tenho contra as metas e cotas de vendas de elétricos impostas ao fabricantes mas se o cliente final não comprar os fabricantes não podem fazer nada.
    Uma coisa é existirem metas que dependam do fabricante outra é metas irreais sobre as quais o fabricante não tem qualquer controlo sem dar os carros.
    Os elétricos são caros os fabricantes podem descer os preços mas há um limite pois se não houver retorno mais vale não vender, se ainda por cima lhes puserem multas aumenta o prejuízo e o mais provável e começarem a fechar fabricas e surgirem mais falências o que na da ajuda a eletrificação.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Eu proponho uma lei que proíba e com pena de prisão, os condutores andarem com carros com mais de 4 anos e que sejam a combustão!!!!!
    A ver se as vendas de eléctricos não disparam 🙂

    Modo irónico desligado!

  11. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Pelo que se lê na notícia, a Inglaterra quer atingir determinadas metas no parque automóvel, se calhar as mesmas que a Finlândia e para não ficar mal na fotografia perante os eleitores deixa esse ónus às marcas de automóveis.

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Nada como brincar com o assunto:
    https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcJpSEmSVqAIyE1V4g

    O q está a acontecer é q os fabricantes no UK vão reduzir a produção e venda de carros a combustão no UK para não serem multados. É claro q isso vai afectar a indústria na região e quem mais vai perder é a economia do país. Os fabricantes, esses, vão zarpar para outras paragens e continuar a fabricar e a vender longe dos alucinados.
    Entretanto a câmara dos Lordes já viu isso e já contestou a continuidade da política do delírio que já custou o poiso de Sunak e pode custar o poiso dos trabalhistas caso não cumpram as promessas pré-eleitorais:
    https://www.telegraph.co.uk/business/2024/09/14/hybrid-cars-to-be-sold-beyond-2030-soften-petrol-ban/
    O Tavares, entre outros fabricantes,
    apenas está a pressionar para que não caia em saco roto aquilo q foi prometido.

    1. Avatar de JL
      JL

      Boa para eles, só é pena não fazerem isso por cá.

      Curioso, mas têm pena da indústria de carros a combustão e não têm pena da indústria de carros eléctricos ? Ah já sei, não são pessoas iguais ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A Jag está a ficar um bocado pró larilas. Se é que é aí que quer chegar. loool

        1. Avatar de JL
          JL

          Não,não é aí que quero chegar.

  13. Avatar de zaorapk
    zaorapk

    Carro elétrico nunca foi a solução. Daí as vendas estarem a descer a pique.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então os a gasolina e diesel também nunca foram, já que estão a descer ainda mais a pique.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Que lírico:
        De JAN a OUT de 2024, as vendas de automóveis novos na UE apresentaram um crescimento acumulado de 6,9% em relação ao mesmo período de 2023.
        Já os elektros venderam 4.9% menos.
        Se não fossem os elektros a puxar para baixo, o panorama ainda seria melhor. Só estragam estes elektros!

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, foi ao contrario, basta ver os números da acea.

          “Petrol and diesel cars
          In October 2024, petrol car sales dropped by 6.8% overall. France experienced the steepest drop, with registrations plummeting by 32.7%, followed by Italy with a 10.1% decline. Spain recorded a more modest decrease of 1.6%, while Germany was the only major market to show growth, with petrol car registrations increasing by 3.7%.

          Petrol cars now account for 30.8% of the market, down from 33.4% in the same month last year. The diesel car market declined by 7.6%, resulting in a 10.9% market share last October. Overall, decreases were observed in almost two-thirds of EU markets.”

          Se não fossem os híbridos não plugin, tinham caído ainda mais.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            1º Estamos a falar de um período temporal ref ao ano de 2024 até ao fim de OUT e não apenas de OUT. Depois…muito gostam vcs de mascarar a realidade só porque é mild-hybrid, hybrid, PHEV e gás já não conta para o campeonato da combustão. Novamente lírico!!! LOL

          2. Avatar de JL
            JL

            Fiz a mesma observação que você, só que trocou os dados, porque ambos desceram.

          3. Avatar de JL
            JL

            O mais curioso é que umas vezes os híbridos são eléctricos e outras são a combustão, para si, depende da altura e do contexto. Lool