Spartan, o novo browser da Microsoft correrá extensões Chrome

25 Comentários

É já amanhã que se espera que a Microsoft apresenta as suas novidades relacionados com o Windows 10, em todas as suas possíveis vertentes e variantes.

Uma das novidades adicionais que se espera que venha a ser apresentada é um novo browser, de nome Spartan, que será uma versão muito ligeira do que é hoje o Internet Explorer.

Mas a poucas horas do evento surge agora a notícia de que o Spartan estará preparado para correr extensões do Chrome de forma directa.

ms_span_1

Ainda se sabe muito pouco sobre o Spartan, mas tudo indica que este novo browser será direccionado para os utilizadores que pretendem um browser ligeiro, com um consumo mínimo de recursos e que siga as linhas de desenvolvimento da concorrência.

Será um browser que pretenderá fazer esquecer tudo o que de menos bom tem sido dado a usar pelo Internet Explorer, mudando por completo a forma como os utilizadores do Windows navegam na Internet.

As notícias anteriores davam conta da possibilidade de o Spartan vir a poder correr extensões, que se pensavam ter de ser desenvolvidas de raiz para este browser.

Mas a informação agora surgida dá conta de outra realidade. A Microsoft terá optado por permitir aos utilizadores do Spartan que corram as extensões que já existem para o Chrome.

Para sustentar esta novidade foi agora publicada uma prova que mostra o caminho da Microsoft. Está no Pastebin, por h0x0d, o ficheiro WrapMsBrowserExtensionPageAndBackground.js e que terá sido retirado de uma das builds do Windows 10.

Este será um dos ficheiros que tratará do processamento das extensões e quem o avaliou viu nele semelhanças muito grandes com o que a Google usa no seu browser, precisamente para o processamento de extensões.

A ser verdade este rumor, a utilização do Spartan será de imediato facilitada, não apenas para os utilizadores mas também para todos os que desenvolvem as próprias extensões.

Este não é um cenário novo pois a própria Opera já o faz, se bem que de forma ligeiramente diferente, fruto da utilização do Chromium como base para o seu browser próprio.

Esta é uma abordagem muito interessante por parte da Microsoft e que dará ao seu browser uma forma simples de ter quase de imediato um grande leque de extensões disponíveis. Com alterações mínimas vai ser possível a qualquer programador ter as suas extensões adaptadas ao Spartan.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de okapi
    okapi

    Só espero que tivessem mudado aquele visual horrível que foi apresentado ultimamente. Quanto a aceitar as extensões vai ser uma mais valia, mas não é por isso que vou mudar do Firefox para IE-Spartan.

    1. Avatar de Hugo (também)
      Hugo (também)

      Quem tiver Windows Phone mudará com todo o gosto. Só a integração com a Cortana futuramente valerá a pena.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Vamos esperar e ver a surpresa que a MS oferece desta vez. Existem coisas que eu não troco por outros a não ser que valha mesmo a pena é o Windows Phone, Firefox e SuSE.

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      o chrome so tem o problema grave de usar demasiada memoria, ram e depois page..
      pode ser que finalmente apareça um concorrente à altura

  2. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Sendo assim é a morte do IE?

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Rezemos para que sim…. ;p

    2. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      e que descanse em paz..

  3. Avatar de Zero Zero Sete
    Zero Zero Sete

    Muito bem jogado, Microsoft!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sem dúvida.

  4. Avatar de Dr Pinto Correia da Silva
    Dr Pinto Correia da Silva

    Se substituir o ie e vier integrado com o windows 10 muito bem, caso contrario mantenho o chrome. Mas da microsoft as expectativas sao sempre baixas, basta ver o que esta empresa fez com o windows 8, com o lumia 1520 ou 1020 sem sucessor onde n ha um flagship windowsphone, o uodate 1 do windows phone com 4 meses de atraso, os surfaces rt, etc

    1. Avatar de José
      José

      Que grande confusão vai nessa cabeça! Não vejo nem problema com o actual IE, é moda dizer mal só por que sim. Eu por exemplo, não suporto o Crome, retiro-o logo de qualquer equipamento que o possua, para mim não navegador que nos entregue mais lixo e nem sequer é assim tão bom. É uma opinião pessoal, o que não invalida que sirva para outros. Sabe se realmente não há sucessores do 1520 ou 1020? E se se mantiverem em forma, qual é o problema em manter esses modelos mais um tempo no mercado? Ainda bem que há empresas que não andam histéricas a lançar telefones a cada 3 meses. Sabe lá quais são as intenções da Microsoft! A actualização do W.P., dependeu sobretudo dos operadores. Eu, e quem conheço ter W.P., e são muitos, são utilizadores desde a primeira hora dessa actualização, porque temos telefones livres que não dependem dos operadores!

    2. Avatar de rxl
      rxl

      eu uso no windows 7 o IE. sempre usei desde o xp e continuo a usa-lo. só uso o Mozilla ou Chrome no windows XP (o IE8 ja da erro em muitos sites)ou quando preciso de algumas funções que eventualmente haja em extensões especificas nesses navegadores. e que o Chrome e o Mozilla consomem muitos recursos! uma janela (no Chrome ou Mozilla)com umas 3 tabs já ocupam 450mb de RAM…e um exagero. o IE consome metade disso.

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Poderemos assumir, portanto, que é provável que o Spartan esteja assente no motor Webkit/Blink.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Só não escrevi isso na notícia para não me acusarem de estar a inventar, mas essa ideia veio-me à cabeça várias vezes.

      Tudo parece apontar para a Microsoft ter agarrado no Blink e criado a sua versão, à imagem do que a Opera fez.

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Exacto, penso que a acção mais “correcta” para o desenvolvimento deste “novo browser” deverá passar por adoptar tecnologia que, de facto, funciona.

        Vamos ver, hoje às 17h devemos receber os detalhes todos 🙂

  6. Avatar de Cris
    Cris

    Espero que expandam o chrome.webRequest API para diferenciar entre objectos tipo fonts, pings, etecetra, e adicionar a capacidade de lidar com websockets. Seria excelente.

  7. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Eu actualmente uso diariamente 3 browser: IE/Firefox/Chrome. Sem dúvida o Chrome é o que apresenta mais funcionalidades compartidas entre Gmail/Android/Google Now, mas de longe o mais “gordo” e nem sempre os sites funcionam perfeito.

    No Firefox funciona tudo perfeito. No IE o design não me agrada MAS é de longe o mais rápido e mais leve, e não tenho tido nenhum problema. De longe um gigante avanço dos antigos IE.

    Problemas do IE (ou pelo menos não encontrei solução):
    – há modo de sincronizar os favoritos com a minha conta Google no Android (como o Chrome faz)?
    – usando Android / iOS, posso usar o IE no PC, alterar os favoritos, e ter nos browser de telemóvel tudo sincronizado?

    Se o IE colmatar os pormenores por mim mudo.

    1. Avatar de Recruta
      Recruta

      Sobre a primeira questão, há sim um modo de sincronização no Internet Explorer, porém é apenas com o Windows Phone e o Windows 8.1 e sobre a segunda questão, no iOS e Android não tem como alterar os favoritos no IE (óbvio), mas pelo Windows Phone tem essa possibilidade

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Pois…pelo menos com o Chrome dá para tudo, não mudo para o IE se me atrapalhar mais do que ajuda.

  8. Avatar de Marc Solèr
    Marc Solèr

    Como web developer posso dizer que não ha melhor browser do que o IE… Porque se um site funciona no IE, funciona em todos os browsers e garante qualidade no código das aplicações web 😛

    1. Avatar de João Mario
      João Mario

      Dizes que és web developer? Só podes estar a gozar 😀

      1. Avatar de Marc Solèr
        Marc Solèr

        Acho que não percebeste a piada…