Surgiram imagens do novo browser da Microsoft, o Spartan

28 Comentários

A informação de que a Microsoft se está a preparar para lançar um novo browser não é novidade. Esta nova versão prepara-se para surgir com o Windows 10 e será uma alternativa ao Internet Explorer.

Mas, se até agora o Spartan, nome por que é conhecido internamente este browser, era apenas um rumor, surgiu agora a primeira imagem daquele que poderá ser o novo browser da Microsoft.

spartan_1

A ideia da Microsoft de criar um novo browser, que acompanhará as novas versões do Windows e que será complementar ao próprio Internet Explorer, prende-se com a necessidade de ter uma ferramenta para navegar na Internet que seja muito mais leve e que consuma menos recursos.

Foi por isso que, em Setembro deste ano passado, a Microsoft reuniu uma equipa de programadores para criar uma nova versão do seu browser, que fosse muito mais adequada às actuais necessidades dos utilizadores e que desse também acesso a novas funcionalidades.

Até agora foram criadas três versões de testes do Spartan, tendo sido a última delas criada em Dezembro, antes do Natal. A imagem que agora veio a público não é desta última versão mas sim de uma segunda versão, criada no princípio de Novembro.

Para já o Spartan ainda não pode ser visto a funcionar, mas o site BGR conseguiu ter acesso a uma imagem do que será este novo browser da Microsoft.

O que pode ser visto é uma interface completamente redesenhada e que reduz ao mínimo os elementos presentes, procurando assim ser o mais simples e fácil de usar.

spartan_2

Para além de toda a nova interface e dos elementos minimalistas que se espera que o Spartan tenha, existem ainda outras novidades importantes.

A mesma fonte que disponibilizou esta imagem revelou que este browser poderá ser controlado por voz, fazendo uso da Cortana, e também ter a capacidade de correr outros browsers dentro de si, desde que estes estejam instalados no Windows.

Vai assim ser possível ter quatro janelas a mostrar a mesma página Web, mas com visões distintas, consoante a janela.

Graças ao grau de secretismo deste projecto, a Microsoft tem mantido o Spartan longe do Windows 10, optando por desenvolvê-lo fora deste SO.

Espera-se, no entanto, que surjam informações sobre o Spartan já no próximo dia 21, dia em que será realizado pela Microsoft um evento dedicado ao Windows 10.

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cris
    Cris

    Que feio, ícones Fisher Price. O quê que são aquelas coisas com o logo 4chan, bestbuy, microsoft, fb? Tabs? Yuck.

    1. Avatar de mc
      mc

      É para crianças!Lol

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Essa imagem foi publicada no site BGR onde se ressalvava que “… essa imagem representa uma versão antiga do Spartan, o que significa que ele pode estar um pouco diferente do que é mostrado acima”. Além disso já foi classificada como um fake…quando não ã noticias “frescas” temos de encher os espaços com “chouriços”!!

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      LOL. Foi a primeira coisa que saltou à vista 🙂

  2. Avatar de Henrique
    Henrique

    Tenho quase a certeza que já foi confirmado que esse leak é fake

  3. Avatar de António Vieira
    António Vieira

    É feio e fake.

  4. Avatar de Gomes
    Gomes

    Se isto for mesmo um screenshot do verdadeiro, é horrível O.o

  5. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Atalhos para o 4chan e tudo … não me parece ser algo oficial.

    Se seguisse o design daquilo que tem sido o Windows 10 até ao momento ainda pensaria que pudesse ser, assim parece-me totalmente fake.

  6. Avatar de Gabriel Ferreira

    Achei feio e decerteza k e fake microsoft n ia traxer isso horroroso pra nos

    1. Avatar de José António
      José António

      Em que raio de lingua acabaste de escrever?

        1. Avatar de José Miguel
    2. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      @”e decerteza k e fake microsoft n ia traxer isso horroroso pra nos”

      Atenção: o Windows 8 é um SO by Microsoft!

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Falho em perceber o que queres insinuar…

        1. Avatar de César
          César

          Se sabes que ele está a insinuar pelo menos percebeste o tom sarcástico. Soma 2+2 😉

  7. Avatar de JJ

    Realmente existe algo estranho nesse suposto print scrn…
    Que eu saiba a pagina inicial do facebook, nunca é na forma que esta apresentada.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Quando for lançado o Spartan o facebook vai ser assim. 🙂

  8. Avatar de Carlos Santos

    Acho engraçado.
    Este pessoal nunca desenvolveu software, mas como vão lendo coisas sobre software já se acham experts.

    Quando desenvolverem um app a sério, vão perceber como funciona.

    Funcionalidade primeiro, design no fim!

    Be smart, read more!

    1. Avatar de CapitaoLuso
      CapitaoLuso

      +1
      Mas primeiro “comem” os olhos… para alguns é mesmo assim.
      Tal como os telemóveis/smartphones… esquecem as specs mas escolhem só porque é mais apelativo e tem um bom design…

    2. Avatar de MM
      MM

      Sabes como é, a malta pensa que se começa pela pintura do carro e só depois se pensa no motor.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não é totalmente correcto, é preciso planeamento no design também, é preciso que funcionalidades se vai colocar “à frente”.

      Obviamente que só se pensa no “bonito” no final, mas a usabilidade precisa de estar presente e ser logo pensada. É nisto que a Apple ainda ganha pontos, e muitos…

    4. Avatar de Cris
      Cris

      Pois, só que como não há informações sobre o aspecto funcional, temos de nos concentrar no que temos, o UI patrocinado pelo Fisher Price.

  9. Avatar de Zelig
    Zelig

    Adorei. Venham as novidades.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sinceramente duvido muito da veracidade da imagem.
    Esta simplesmente horrivel, a meu ver até o IE era mais bonito.
    E com o trabalho que a MS tem tido a deixar os seus produtos apresentaveis mais duvidas me deixa.

  11. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Surgiram imagens…e depois so ha uma…muito bem pplware

  12. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Que feio!!Mal por mal,prefiro o Internet Explorer.Nem por sombras quero experimentar o Spartan Browser.Que design tão fraco.. 🙁

  13. Avatar de Victor Martins
    Victor Martins

    Sem me levaram a mal, mas esta publicação/noticia foi um pouco fail.
    É muito natural cair em fakes, mas este suposto print screen do suposto novo browser da microsoft deixa logo desde inicio muitas duvidas, não parece muito arte da microsoft, simplesmente parece um pouco um browser mais para crianças.
    Naturalmente (mas nem sempre) o design vem por ultimo, mas tenho duvidas que o design tenderia para estes lados