SNS24 já envia SMS/e-mail para obter declaração provisória de isolamento

22 Comentários

Com a existência de cada vez mais casos no nosso país, é preciso encontrar mecanismos que acelerem o combate à pandemia. A partir de hoje, a Linha Saúde 24 começa a emitir declarações provisórias de isolamento.

Sempre que o SNS24 indicar ao utente que deve ir para o seu domicílio, este vai receber um código, por SMS ou email.

SNS24 já envia SMS/e-mail para obter declaração provisória de isolamento


A Linha SNS24 (808 24 24 24) vai começar a passar declarações provisórias de isolamento profilático. Tal medida entra em vigor esta quarta-feira, altura em que entram também em confinamento parcial 121 concelhos do país (ou seja, mais de 7 milhões de habitantes).

Para que serve uma declaração provisória de isolamento profilático?

De acordo com Luís Goes Pinheiro, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), O documento serve para justificar a ausência no local de trabalho até a pessoa ser contacta pela saúde pública e ser emitida, ou não, uma declaração definitiva de isolamento profilático.

Isto significa que, para a entidade patronal ou para qualquer entidade que exija a presença física da pessoa, esta declaração pode ser usada para justificar a necessidade de ficar em casa

Goes Pinheiro

SNS24 já envia SMS/e-mail para obter declaração provisória de isolamento

A declaração provisório será emitida sempre que o SNS 24 identificar na sequência de um telefonema que determinada pessoa foi contacto de alto risco de um doente COVID-19, nos termos do algoritmo definido pela DGS, ou sempre que, na sequência dos sintomas que o utente alega ter, se identifica que é um potencial doente com COVID-19, mas que o risco clínico que apresenta justifica que se envie o doente para o domicílio em vez de sugerir a sua deslocação a um centro de saúde ou a um serviço de urgência.

Para ter acesso à declaração provisória de isolamento, a Linha SNS24 envia um código ao utente por SMS ou e-mail que permite a este aceder a uma declaração provisória de isolamento profilático.

 

Leia também…

COVID-19: Site do SNS24 permite fazer auto diagnóstico (em 1 minuto)

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Podiam também enviar SMS com os números diários de casos de Covid. Tal como a Proteção Civil faz com os riscos de incêndio.

    1. Avatar de Berto
      Berto

      Não vejo sentido nisso, em caso de incendio podes tomar precauções agora neste caso já devias estar a tomar as medidas necessárias á tua/nossa proteção

    2. Avatar de Tx2
      Tx2

      Se fores meo podes subescrever ao sapo alertas, eles enviam todos os dias

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Lol.. 10M de mensagens diárias para alimentar a tua preguiça de ir ver os numeros ?
      E juízo? Vem por 5G né?

    4. Avatar de Samuel S.
      Samuel S.

      Não faria sentido estar a fazer uma possível despesa dado que a informação está presente de forma gratuita na internet ou na tv.

  2. Avatar de Jorge2
    Jorge2

    Eles enviaram me um link para colocar os sintomas que possuo para não andarem a ligar diariamente e guess what…. nem tenho permissoes para la colocar os sintomas 🙂 gj

  3. Avatar de Vicente
    Vicente

    No meu caso, fui para casa em isolamento porque uma colega de trabalho resolveu ir trabalhar infetada e tirar a máscara em diversas alturas. A linha SNS24 disse-lhe para ir trabalhar porque estava constipada, tinha apanhado uma molha. A pessoa que lhe diz isso, sem enviar as mensagens para fazer um teste, é só má profissional e inconsciente. Não obstante, o centro de saúde dela, funciona bem, ligam-lhe diariamente e enviaram o CIT para a baixa. No meu caso, ninguém diz nada, o centro de saúde não atende o telefone. Certo é que os dias de prazo para entregar o certificado a passarem. A nossa saúde está minada de gente pouco profissional. Metade é profissional a outra metade devia ser substituída. Não contatam, não atende o telefone e não respondem aos e-mails, estão a pedir que a pessoa seja obrigada a sair de casa.

    1. Avatar de Samuel S.
      Samuel S.

      “A linha SNS24 disse-lhe para ir trabalhar porque estava constipada, tinha apanhado uma molha.”

    2. Avatar de ilda
      ilda

      amigo …nao ha gente
      culpa varios os governos

  4. Avatar de ilda
    ilda

    atençao que esta declaracao do saude24 nao paga o isolamento
    depois tens de ir á SS pedir declaracao e…e…e…

    atencao

    1. Avatar de A. M.
      A. M.

      ..ainda estou a tentar digerir isto!! Se por um lado, pode ser uma alternativa mais desburocratizada, e célere, também pode ser usada fraudulentamente. Falta saber como funciona o resto, ou seja, quem vai emitir a declaração definitiva, ou validar a provisória, tendo por base uma certeza de que não se trata de, basicamente, m indivíduo que não quer trabalhar e arranja uma desculpa para receber tanto como se estivesse a trabalhar, porém sentado no seu sofá a gozar com o “parolo”!!

  5. Avatar de Vanda
    Vanda

    “No meu caso, ninguém diz nada, o centro de saúde não atende o telefone. Certo é que os dias de prazo para entregar o certificado a passarem. A nossa saúde está minada de gente pouco profissional. Não contatam, não atende o telefone e não respondem aos e-mails, estão a pedir que a pessoa seja obrigada a sair de casa.” O meu caso, igual, é esperar e ninguém atende telefones ou responde a emails.

  6. Avatar de Vanda
    Vanda

    Ainda ontem liguei para o sns24, ainda não estão a passar a declaração.

  7. Avatar de sergio
    sergio

    Uma palhaçada. A dias que dizem que estão a enviar e não enviam. Agora fazem a anuncio oficial?

    Eu fui obrigado pela alinha 24 a ficar em casa ate ficar a espera que entraram em contacto comigo, coisa que nunca aconteceu. Querendo ir trabalhar e sem resposta de parte da linha, centro de saude ou delegado medico tive que mentir e dizer que tinha sintomas para fazer o exame e ter alta.

    UMA PALHAÇADA.

    Tiveram 8 meses para se organizar e nem isso são capazes de fazer.

    1. Avatar de vandacachapa@gmail.com
      vandacachapa@gmail.com

      Estou a pensar fazer isso também. Apenas se mentirmos somos atendidos mais depressa. Estou há 4 dias em isolamento, como não tenhi sintomas, ninguém me contacta do Centro de Saúde. Ligo, não atendem.

  8. Avatar de sonia
    sonia

    estou em casa em isolamento profilatico enviaram me a declaraçao, mas nao consigo validar mesmo assim enviei para o emprego. ate agora ninguem entrou em contacto comigo. hoje ja e o 3 dia.

  9. Avatar de augusto gomes
    augusto gomes

    Boa tarde!
    Meu caso, estou em isolamento profilatico há 12dias.
    Liguei para 0 sns24 no dia 4 de Novembro, por causa de uma colega de trabalho testar positivo, e mandaram-me ficar em casa isolado, e que seria contactado pelo delegado de saúde. no dia 6 como minguem me contactou, voltei a ligar para o sns24 a expor o problema e disseram-me que talvez estivessem com muito trabalho e não viram o alerta de contacto, voltaram a fazer o contacto com o delegado de saúde e nesse dia recebi um email com instruções para ir registando a temperatura, sintomas e também a tal declaração provisória de isolamento, mas com data de inicio do dia 6, que foi o segundo contacto que fiz.
    Mas entretanto não tive mais contacto nenhum por parte do delegado de saúde, lembro que não tive nem tenho sintomas nenhuns até esta data, ma o tempo está a passar e daqui a dois dias termina os 14 dias obrigatórios de isolamento, e se minguem me contactar eu vou trabalhar, e pergunto, como justifico os dois dias que estive em casa mas não estão contabilizados na declaração.

    1. Avatar de Vanda
      Vanda

      O Delegado de Saúde irá registar na declaração os dias todos.

  10. Avatar de augusto gomes
    augusto gomes

    Desculpe perguntar, mas quando é que o delegado de saúde passa essa declaração?
    Só falta dois dias de isolamento, e quando eu for trabalhar tenho que justificar as minhas faltas ao trabalho, e a empresa só tem 5 dias após terminar o isolamento, para enviar essa declaração à segurança social, para me pagarem o valor que tenho direito.
    Penso eu que deve ser assim.

    Muito obrigado pela resposta

  11. Avatar de Vanda
    Vanda

    Ligaram-me na véspera, ao 13º dia.