Carregamento de bateria de smartphones a 200W chega em 2021. Mas porquê?

11 Comentários

É certo que o carregamento de smartphones tem sido a arma das marcas para responder à limitação física de poder incluir baterias com maior capacidade nos smartphones e, assim, aumentar a autonomia. Não é a primeira vez que ouvimos falar em carregamento da 200W, contudo, parece que tudo está a ser preparado para que tal chegue no decorrer do próximo ano.

A questão que se impõe é: mas porquê?

Carregamento de smartphones a 200W chega em 2021. Mas por quê?


Carregar o smartphone a 200W? Vai ser possível em breve

A Huawei, no decorrer da semana passada, afirmou que estaria a desenvolver e já teria mesmo em funcionamento, uma tecnologia de carregamento rápido de baterias de smartphones a 200W.

Atualmente vemos tecnologias capazes de carregar baterias de 4500 mAh na totalidade em 30/40 minutos. Com apenas 10/15 minutos já ficam com mais de 50% da sua capacidade. Estes valores já são incríveis, mas há ânsia de levar a tecnologia um pouco mais além.

O Xiaomi Mi 10 Ultra, por exemplo, tem uma bateria de 4500 mAh, que carrega a 120W. Só em 5 minutos é capaz de carregar 41% da sua capacidade. Em 23 minutos (que, na verdade, podem ir até à meia hora) carrega os 100%.

O passo além poderá chegar então em 2021. Na rede social Weibo, o já conhecido leaker Digital Chat Station, fez uma publicação que deixa algumas previsões para o ano que vem, onde refere que o carregamento a 200W irá mesmo chegar. Aliás, há um “+” à frente de 200W, pelo que se pode esperar ainda mais potência.

Carregamento de bateria de smartphones a 200W chega em 2021. Mas por quê?
Publicação traduzida para Português pelo Google Tradutor.

Além desta informação há ainda destaque para o afastamento da ideia de lançamento de um Xiaomi Mi MIX para breve.

Mas sobre o carregamento, a Huawei referiu há dias que, apesar de já ter a tecnologia de carregamento a 200W em utilização, esta ainda não é eficiente para que possa ser colocada no mercado. De recordar que hoje a Huawei, apenas oferece garantias de eficiência com potência de 66W, muito abaixo daquilo que estamos a falar.

Mas porquê?

Além da eficiência há também a questão da segurança. Um carregamento a 200W pode provocar sobreaquecimento da bateria e do próprio equipamento, podendo degradá-los rapidamente.

Se pararmos para pensar, que necessidade tem o utilizador comum em carregar um smartphone em menos de meia hora?… até esse é um tempo exagerado. Carregar 30/40 % da bateria em 15 minutos é algo que muitos já oferecem, sendo um valor perfeitamente aceitável para mais algumas horas de utilização.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    E o tempo de duração destas baterias, qual vai ser?

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Se já hoje em dia degradam “rapidamente” imagino a carregar a 200W… ao fim de 4 ou 5 meses devem de reter metade da carga inicial!

  2. Avatar de R R
    R R

    “Se pararmos para pensar, que necessidade tem o utilizador comum em carregar um smartphone em menos de meia hora?”

    Por esta ordem de ideias nenhum topo de gama é necessário, nenhum smartphone, nenhum carro mais caro um pouco, etc… Necessario quase nada é mas se ha pessoas que podem pagar marisco compram marisco. Daqui a 2 anos o marisco vira o banal.

  3. Avatar de Joao M
    Joao M

    A questão é mais marketing que outra coisa. Com a tecnologia a atingir um planalto onde pouco já se consegue inovar, é preciso acelerar seja lá o que for para poder fazer marketing com os números. Quanto maior melhor, mesmo que isso não siginifique um ganho real por aí além.

  4. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    200W! Acho absurdo, isso é muita potência para baterias pequenas.

    Off Topic: alguém está a ter problemas com a revolut hoje? Não consigo nem pagar nem transferir.

  5. Avatar de iSad
    iSad

    200W??? Passo, gosto mais dos ovos mal passados.

  6. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Antigamente ficar uma noite a carregar não era problema até aparecerem os que carregavam em 4h..depois 2h..30min..10min…É a evolução! Só sentimos a falta quando experimentamos e depois nos tiram

  7. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Pq? Porque o consumidor normal ‘e um sepo que nao percebe nada de nada..mas quando ve 200w, que ‘e um numero grande, pensa logo que ‘e algo bom.

  8. Avatar de José Malta
    José Malta

    De valor era as berias durarem 2/3 dias com utilização intensa.

    1. Avatar de José Malta
      José Malta

      Baterias*

  9. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    200W para quê? Para baterias de 8000mAh ou mais… No mesmo tempo que as habituais 3500-4500mAh.