SNS: Já pode obter a sua baixa médica online! Saiba como…

23 Comentários

Está doente e precisa de ficar “em casa” para recuperar? Dessa forma é melhor é pedir baixa médica. A baixa médica por doença consiste num documento denominando de Certificado de Incapacidade Temporária (CIT) para o trabalho. Este documento é passado por um médico do Serviço Nacional de Saúde, que normalmente é o médico de família.

Recentemente passou a ser possível obter a sua baixa médica online. Saiba o que fazer.

Imagem que ilustra o portal do SNS onde já pode obter a sua baixa médica online


O que é o Certificado de Incapacidade Temporária?

O Certificado de Incapacidade Temporária (CIT) é um documento que certifica a doença ou incapacidade do trabalhador para executar a sua atividade profissional durante um determinado período de tempo.

De forma a diminuir os tempos de processamento e pagamento das denominadas baixas médicas, todo o processo associado à emissão e validação dos CIT é realizado eletronicamente. A presente visualização destina-se apenas ao utente, não substituindo o documento original para os fins previstos na legislação, ou seja, este documento não substitui a obrigatoriedade de entrega do documento original na entidade patronal.

Esta nova funcionalidade permite obter a sua baixa médica e consultar o histórico de todas as baixas médicas prescritas ao longo da sua vida.

No contexto da simplificação de processos na área da saúde, o acesso à baixa médica sem papel vem juntar-se a um conjunto de outras funcionalidades, como a consulta aos resultados de exames, aos guias de tratamento, ao boletim de vacinas e a muitos serviços eletrónicos, nomeadamente marcar consultas, pedir isenção das taxas moderadoras, entre outros.

 

Como posso online pedir a baixa médica?

Conforme já referimos por variadas vezes, atualmente este portal facilita a vida aos utentes. Assim, para aceder à sua baixa médica basta entrar na Área do Cidadão do SNS.  Seguidamente vá à opção Consultas, Receitas e Exames.

SNS: Já pode obter a sua baixa médica online

Posteriormente, basta selecionar a opção Certificados de Incapacidade Temporária.

SNS: Já pode obter a sua baixa médica online

Segundo dados do SNS, mais de 2,2 milhões de utilizadores estão inscritos na Área do Cidadão do SNS. Até ao final do ano irão ser disponibilizadas mais funcionalidades.

Serviço Nacional de Saúde

 

Leia também…

Portal da Saúde: Acesso só com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de indignado
    indignado

    Se já havia muita gente em casa com falsas baixas medicas agora sem a necessidade de ir a um medico vai ser bonito 😀

    1. Avatar de jAr
      jAr

      Guarda lá a indignação um pouco mais porque não vai ser bem assim, não é só não apetecer ir trabalhar e ir ao site gerar um atestado.

      1. Avatar de Security
        Security

        LOL… como se agora já não fosse assim. Conheço vários casos de “depressões” de muita gente… ou de pulsos estalados e depois até ao ginásio vão. Anedótico! Deviam de precisar e não ter, isso sim. Pena tenho eu de muita gente que tem doenças realmente graves e são mandados trabalhar! Portugal…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não, acho que não entendeste. Apenas dá para consultar a baixa online. É necessário ir ao médico na mesma, e o mesmo emitir o documento.

    3. Avatar de rui
      rui

      e se lesses o artigo???

    4. Avatar de Valter Afonso
      Valter Afonso

      Depois há pessoas que realmente precisam COMPROVADAMENTE de isolamento, evitando os contágios que para elas podem ser fatais. Como no caso da leucemia, doença de qual padeço sem ser ter pedido a ninguém para ter tal “estatuto oportunista” co já me chamaram em filas de espera quando pedi prioridade. Ou seja, sou a favor destas “facilidades” para quem COMPROVADAMENTE NEVESSITA, e não para uma simples constipação ou uma dor fictícia. Indignado? Você é um indignado porque nunca precisou realmente destas medidas!

      1. Avatar de Comuna
        Comuna

        Tirando os casos efectivamente graves, depois há uns que usam uma bengala na fila para chegar à frente e passados umas horas andam sem bengala na rua – isso vi eu.

        1. Avatar de censo
          censo

          E alguns até abandonam a bengala no local e vão à vida !

    5. Avatar de Ana
      Ana

      Leu bem a notícia? Antes de comentar convém ler. Está baixa não tem efeito com a entidade patronal…

  2. Avatar de hsff
    hsff

    Já era sem tempo…a necessidade das pessoas se deslocarem ao médico de família várias vezes para pedir baixa estando doentes era um absurdo.

    1. Avatar de censo
      censo

      Leste o artigo ??

      1. Avatar de A. Martins
        A. Martins

        …. mais um que só leu o título!!!! E este é mais um daqueles títulos enganadores!!! Mas temos de ler tudo e ter espírito crítico também!!!

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não, acho que não entendeste. Apenas dá para consultar a baixa online. É necessário ir ao médico na mesma, e o mesmo emitir o documento.

  4. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Opa…mas vale porem imagens sem texto porque ninguém lê o texto. O problema nem é não lerem…é virem comentar e quem de facto lê ter que levar com comentários que…enfim…

    1. Avatar de Pedro Costa
      Pedro Costa

      O problema é que o titulo esta errado porque não dá para obter…ao ler o texto percebe-se que afinal o que dá é para consultar os que foram pedidos no médico, ou seja titulo apenas para o click…

  5. Avatar de djoje
    djoje

    Titulo enganoso !!!
    Devia ser “SNS: Já pode CONSULTAR a sua baixa médica online! “

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      Sem dúvida!! Mas o Pplware quer provocar suspense logo no título para ter muitos leitores!! Mas como dizia o outro: ” não havia necessidade!!!”

  6. Avatar de Bruno F.
    Bruno F.

    É verdade que muita gente fala sem ler o texto, apenas baseados no título. Não sei se critico mais as pessoas ignorantes que o fazem ou os “especialistas” na matéria que escrevem um texto com claro apelo ao clicbait

  7. Avatar de Miguel MED
    Miguel MED

    É uma pouca vergonha… mas não me surpreende, muita gente procura me para obterem baixas médicas que nunca dou para fins pessoais.

    Na verdade, o portal SNS mal funciona para marcar consultas e o acesso via cartão de cidadão requer um adaptador, portanto os Médicos de Família em santas terras onde nem sabem trabalhar com computadores não vão dar baixas médicas.

    Não é a minha área (Medicina Geral) mas sinceramente há muita boa gente que merecia ter baixa médica por invalidez ou incapacidade e não a tem e outros que estão “fit” para trabalhar abusam do sistema.

    Cabe a nós Médicos impedir estas situações, para mim o portal SNS é uma desvantagem porque não funciona em condições, é mais as vezes que tem problemas do que as vezes que funciona.

    Muitos utentes meus queixam-se que marcaram a consulta 2 meses antes e no final foi anulada já em cima da data, portanto, a única coisa boa é poderem aceder aos gastos e receitas médicas, ou prescrições de medicamentos predefinidos habitual pelo medico de família sem ter que recorrer ao mesmo!

    Anyways, por 15€ existem Médicos que dão a baixa médica em muitas zonas do país, infelizmente…

  8. Avatar de INDIGNADA E REVOLTADA
    INDIGNADA E REVOLTADA

    Não é nada disso deve estar mal informado à pessoas à espera de cirurgias vão trabalhar de canadiana porque a S,Social nem vê os Relatórios médicos e mandam toda à gente trabalhar até oncológicos,como se pode viver com 65% de um ordenado mínimo e receber o subsídio de Natal e férias um ano depois acha que é bom estar de Baixa?

    1. Avatar de Miguel MED
      Miguel MED

      Por um lado sim, existem casos lamentáveis de oncologia e outras de invalidez onde a junta médica não lhes dá baixa médica ou prolonga caso seja anteriormente dada porque acham-nos aptos para trabalhar. Depois temos os vencimentos associados às baixas que não são nada agradáveis.

      Por exemplo, eu como médico e também infelizmente utente oncológico recebo cerca de 700€ do meu vencimento que corresponde a 1/4 dele. Claro que mesmo assim é um excelente vencimento, dá para mim e para o meu dia a dia pois sempre que posso vou trabalhar mesmo estando de baixa médica e contra a lei, porquê? Porque o contribuinte paga-me a baixa médica e só faço o meu dever em retribuir da melhor forma que sei, trabalhar!

      Conheço os dois lados e vejo muitas falhas no SNS sobretudo quando dou entrada no SU como utente “fantasma” porque não sabem que sou Médico e deparo me com 100 asneiras em menos de 4h, para não falar das pessoas que de facto abusam das urgências para casos graves que são ignorados, para colegas que passam a vida na conversa e a fumar cá fora (sobretudo os caros enfermeiros que chegam a estar 35 min a fumar cá fora em vez de estarem a fazer a triagem) entre tantos outros.

      O nosso SNS não é como disse ai um individuo há tempos em que somos os melhores da Europa mas sim somos dos piores, médicos sem humanidade alguma que não se colocam na pele do utente que sofre claramente da doença.

      Lá vai o ditado: mais facilmente diagnosticar doença/ distúrbio psicológico e trata-lo do que tratar uma doença real.

      Qual é a diferença entre um psiquiatra e um utente? É que o utente ainda sai curado, o psiquiatra continua… 🙂 dito pelo director da psiquiatria (…) irrelevante de qual hospital!

      Nós precisamos de melhores profissionais, condições de trabalho, supervisionar os profissionais de saúde, mais exames médicos e tentar reduzir a lista de espera e claro, atribuir de forma justa e correcta os relatórios médicos e as respectivas baixas.

      Há pessoas que davam tudo para trabalharem se tivessem saúde… nem todos se aproveitam claro do SNS mas a percentagem é sempre maior dos preguiçosos. Eu que por Lei nem sou obrigado a trabalhar e nem deveria, vou 😉 pelo menos 50% do meu tempo!

  9. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    E ONDE está a opção?? Sinceramente não a encontro…

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Já encontrei… está na opção RESUMO de SAÚDE.