Ciclovia coberta por painéis solares no meio de uma autoestrada? Parece ser um sucesso…

31 Comentários

Já imaginaram uma ciclovia no meio de uma autoestrada independente das vias de circulação, e parcialmente coberta por painéis solares? Pois bem, na Coreia do Sul, existe uma ciclovia solar para bicicletas que protege os ciclistas do sol e, ao mesmo tempo, gera energia solar. A ciclovia percorre 32 quilómetros entre Daejeon e Sejong.

Segundo a imprensa local, esta obra está a ser muito cobiçada pela solução energética e de mobilidade. Contudo… há várias críticas à ideia!

Imagem de ciclovia coberta por painéis solares no meio de uma autoestrada na Coreia do Sul


Mobilidade para ciclista e painéis solares a gerar energia

Combinar estruturas de mobilidade com equipamentos solares não é assunto novo. No entanto, esta ideia colocada em prática na Coreia do Sul, parece estar a ter um grande impacto.

Assim, em certas vias – como autoestradas ou vias rápidas, as ciclovias poderão coabitar sendo colocadas no centro, entre as duas faixas de rodagem. Por sua vez, os ciclistas entram e saem da pista através de túneis subterrâneos. Uma vez a caminho, eles são protegidos por barreiras laterais das três faixas de tráfego de cada lado.

Embora isso não permita desfrutar de belas vistas da beira da estrada, oferece proteção solar e os painéis solares fornecem eletricidade suficiente para alimentar as luzes ao longo da estrada, além de estações de carregamento para veículos elétricos.

 

Energia solar e estradas não é novo

Conforme já tivemos oportunidade de mostrar, esta não é a primeira ciclovia solar que vemos. A SolaRoad na Holanda custou 3,7 milhões de dólares 70 metros de painéis solares no solo. Os ciclistas circulam em cima dos painéis em vez de estarem por baixo destes.

Na verdade, o design dos painéis solares de solo têm recebido muitas críticas referentes ao desgaste rápido do material.

 

No meio de uma autoestrada é o melhor lugar para uma ciclovia?

As imagens falam por si. No entanto, quando a história sobre a ciclovia sul-coreana foi publicada no Reddit, a discussão rapidamente concentrou-se na razão de nos Estados Unidos não haver este tipo de estruturas. Contudo, vários comentários indicaram que conduzir pela estrada não é o mais apropriado.

Alguns sugeriram que as margens da estrada seriam um lugar melhor para uma faixa solar, enquanto outros sugeriram que em qualquer lugar, mas não perto de todos esses carros, seria uma opção melhor.

Apesar das críticas ao barulho, à poluição, este tipo de ciclovias pode ter um bom impacto. Claro, nem tudo são rosas e vias destas são para levar as pessoas em viagem e não em passeio no bosque.

 

Qual será a sua opinião. Este tipo de iniciativa será uma boa aposta?

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    Existe uma falha de segurança latente… já todos vimos o que acontece com um veiculo pesado desgovernado… facilmente derrubará esta estrutura passando, inclusive, para a via contrária! Quem for apanhado pelo meio o mais certo será entregar a alma ao criador…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      um veiculo pesado tanto pode ir para o centro como pode ir para os lados.

      1. Avatar de mariopac
        mariopac

        Para o centro há o dobro das possibilidades porque há trânsito nos 2 sentidos, além da poluição parecer-me mais concentrada.

      2. Avatar de paulo rodrigues
        paulo rodrigues

        Sim pode ir para os dois lados, eu refiro-me para o centro que é o que está em causa… já agora, caso não saibas, também pode ir para o ar (subir), depois cairá por força da Lei da Gravidade… sim pode cair ao centro, à direita, à esquerda, à frente, atrás… já que temos que considerar todas as probabilidades mesmo que o que está em causa é o centro…

        1. Avatar de sempaciência
          sempaciência

          na cidade também podes levar com autocarro ou mesmo um carro desgovernado, a pensar assim não se faz nada.

    2. Avatar de Pedro AndreAlvarenga Simões
      Pedro AndreAlvarenga Simões

      Nos tambem rstamos aqui mal. Um meteorito vai cair um dia destes aqui na terra

      1. Avatar de paulo rodrigues
        paulo rodrigues

        Sim é verdade… mais rápido cai um meteoro, como o que extinguiu os dinossauros, do que um veículo nesta autoestrada tem um acidente que o leva a esventrar o centro da via.

    3. Avatar de daniel199202
      daniel199202

      Só uma coisa pelo que sei, os pesado nunca chagam na faixa do centro que é mais a esquerda 😀 mas sim há perigo de acidente, mas como eles planeia ter carros autónomos o risco vai diminuir muito haha, by the way não podes ter uma mentalidade tão pessimista

    4. Avatar de Joaquim ciclista
      Joaquim ciclista

      Por essa ordem de ideias não havia ciclistas nas estradas… No IC apanho camiões a 80km/h a passarem a 50cm de mim!

  2. Avatar de Vivas
    Vivas

    E que tal uma autoestrada no meio de uma ciclovia? Isso é que era inovação a sério!

  3. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Tem vantagens, mas não é com certeza para fazer um passeio de bicicleta. Será mais para apenas deslocação ou apenas treino. O ruído dos veículos numa auto-estrada atinge decibéis elevados…Um passeio de bicicleta nesta ciclovia nunca será uma experiência agradável.

  4. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Acho a ideia perigosa, por alguma razão os peos e ciclistas não podem circular nas autoestradas.
    É verdade que esta ciclovia esta “protegida” das viaturas mas nada impede um ciclista mais maluco de atirar objectos para os carros…

    1. Avatar de censo
      censo

      Tal como o inverso !

    2. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Da mesma forma que nada impede passageiros de automóveis que circulam numa autoestrada mandarem coisas da janela, que acertam noutros carros, ou teres as passagens aéreas onde qualquer pessoa ou até criança pode ir para lá mandar coisas para a autoestrada. Parece-me menos provável um ciclista neste país e nestas condições andar a mandar objetos para os carros porque sim, do que andar cá na autoestrada e levar com beatas ou lixo atirado pela janela, de carros que circulam a nossa frente, que é o pão nosso de cada dia.

    3. Avatar de Francisco R
      Francisco R

      E um maluco numa ponte não pode atirar um tijolo para um carro que passe numa autoestrada por baixo da mesma? Ou a própria bicicleta? Se pensarmos todos como você mais vale viver num bunker.
      A ideia está excelente, e os acessos por túnel são espetaculares.
      E uma coisa é certa, não vão haver carros estacionados no meio da ciclovia.

      1. Avatar de uIMF
        uIMF

        O que já aconteceu várias vezes em Portugal.
        Por mim até podem por uma ciclo na lua, se ajudar a que não haja tantos acidentes nem engarrafamento. Está óptimo
        Só é pena em Portugal o preço de km de cada ciclovia custar o preço de 5 kms em outros países ( deve ser porque cá temos mão de obra cara só pode)

  5. Avatar de Alguem
    Alguem

    “protege os ciclistas do sol” mas a sombra está na estrada dos carros

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Aqui o problema óbvio é a poluição dos automóveis, enquanto a maioria ainda for movida a combustíveis que produzam poluição.

    Os painéis solares, partindo do princípio que não ofuscam a vista dos condutores, por um lado produzem energia quando existe luminosidade suficiente, e ainda protegem um pouco os ciclistas da Luz solar directa e da chuva.

    Os acidentes, bem, existem limites ao que se pode fazer, mas nada impede de reforçar a estrutura a qualquer momento, nomeadamente ao construir estas ciclovias… ou tentar ir à origem do problema tentado que as pessoas nem cheguem a circular a velocidades suficientemente elevadas que possam ultrapassar as barreiras de segurança em caso de acidente… ou uma conjugação de ambas.

    De uma ciclovia nunca me tinha lembrado de colocar numa auto-estrada, já me tinha lembrado era de uma ferro-via, para permitir a circulação de comboios de forma mais rápida…. claro que isso por si também teria imensas dificuldades a vários níveis, teria de haver demasiada vontade para tal, coisa que não parece existir, pelo que nunca sequer tentei propor ou apresentar a ideia antes, e vou continuar assim, porque não vejo que seja viável na actualidade tal ideia, mesmo com as preocupações ambientais, redução de tráfego, redução de importação de combustível, redução de acidentes, etc.

  7. Avatar de art
    art

    Não há um país que cobriu as linhas férreas com painéis solares ? Realmente , quer as autoestradas , quer as linhas férreas , têm áreas enormes por aproveitar…..Por aqui a única coisa que vi foi construírem um edifício em cima de uma linha férrea , aproveitando a cobertura dada pelo prédio , para fazerem uma estação….suponho que essa ideia irá ser replicada ….

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Olha isso tudo e a funcionar para oferecer suporte aos carregadores eléctricos nas estações de serviço???

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Opsss! Já foi referido no artigo.

  9. Avatar de Koso
    Koso

    Pra mim o único senão é a intoxicação dos ciclistas!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Para mim é o único ponto positivo!

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Comentário idiota, para não dizer outra coisa.

  10. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Pelos comentários até parece que isto é em Portugal ou os condutores de ambas as vias são tugas.

  11. Avatar de paulo rodrigues
    paulo rodrigues

    Não faltam é sítios para colocar painéis solares que não estejam sujeitos a levar com uma viatura na sua estrutura… agora devia-se era criar qualquer coisa como a obrigatoriedade de instalação deste equipamentos em tudo o que é feito de raiz (novo). Não será, como é óbvio, em tudo mas grandes edifícios por exemplo. Os estádios de futebol cuja cobertura tivesse estes painéis daria muito metro2….

  12. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Acho mal, um acidente pode dar cabo dos painéis solares! Eu retirava os painéis mas mantinha a ciclovia

  13. Avatar de Romiga
    Romiga

    Raios para os Treinadores de bancada. Depois de ler os comentários podemos pensar que os Coreanos são burros e suicidas. Acham que eles não fizeram estudos para perceber os perigos? Com esta mentalidade da treta não vamos a lado nenhum. Isto é inovação, aproveitei o espaço que não era usado para gerar energia solar, permitem a circulação de veículos ecológicos.

    1. Avatar de Francisco R
      Francisco R

      Mas o pessoal não quer, anti-inovação, é melhor não mexer em nada e fica tudo quieto.
      Para que é que criaram a world wide web também, chatos pá.

  14. Avatar de João Santos
    João Santos

    A acústica resolvesse mais facilmente do que evitar os acidentes possam vir a atingir a ciclovia.

  15. Avatar de abdo hamdam
    abdo hamdam

    Muito legal a ideia, ao mesmo tempo que criam uma ciclo estrada, utilizam a mesma para produzir energia com os painéis solares.
    Sim não é um a ciclovia para passeios mas na verdade uma ciclo estrada o que serve para difundir ainda mais o cicloturismo, dando aos ciclo viajantes segurança e conforto.
    Quem dera aqui no Brasil houvessem soluções assim. Afinal ser ciclo viajante por aqui é um exercício brutal de sobrevivência com estradas em péssimo estado de conservação, muitas sequer dispondo de acostamentos e motoristas completamente mal educados.