Skype: Microsoft prepara novidades “excitantes” para o Linux

33 Comentários

O Skype é a principal plataforma de comunicações da Microsoft. Depois da sua compra conseguiu conquistar espaço e ofuscar tudo o que a empresa tinha.

Mas este cliente de IM tem actualmente uma lacuna. Se é activamente desenvolvido para a maioria das plataformas, no Linux foi simplesmente abandonado. Mas a Microsoft anunciou para a próxima semana novidades excitantes e importantes para a versão Linux do Skype.

Skype Linux

A principal queixa dos utilizadores da versão Linux do Skype está mesmo no facto da Microsoft simplesmente ter abandonado esta versão. Parada no tempo desde 2014, não acompanhou todas as novidades que foram surgindo para Windows, Mac e restantes sistemas operativos móveis.

Sendo uma versão de 2014, não teve acesso às actualizações de segurança e até às novas funcionalidades que foram surgindo. Está congelada na versão 4.3, sem qualquer futuro de evolução à vista.

Mas a Microsoft tem algo novo preparado para esta plataforma e está a preparar-se para o anunciar. O blog do Skype revela que no próximo dia 14, pelas 16 horas (15 horas GMT), será realizada uma sessão de Q&A (Perguntas e Respostas), onde está preparada a apresentação de novidades para o Skype Linux.

Skype Linux interface

As novidades do Skype para Linux

Não existe qualquer informação sobre o que poderá estar prestes a surgir, mas existem dois cenários possíveis. Um deles é que surja uma nova versão do Skype para Linux, completamente redesenhada e com todas as novidades disponíveis incorporadas.

A segunda possibilidade, provavelmente a mais lógica, levará ao fim desta versão Linux, direcionando os utilizadores para a versão Web do Skype, onde a Microsoft adicionou recentemente o suporte para chamadas vídeo nos ChromeBooks e no Linux.

A postura da Microsoft em relação ao Linux tem estado a mudar de forma dramática. Se até há pouco tempo era uma plataforma concorrente, é agora um lugar onde a empresa encontra oportunidades de negócio e muitas parcerias. Estas novidades do Skype podem mostrar isso mesmo, uma abordagem mais dirigida aos utilizadores do Linux e às suas necessidade de ferramentas Microsoft nesta plataforma.

Skype

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leoni
    Leoni

    Quero ver o MS office no Linux, aí sim seria uma novidade excitante.

    1. Avatar de Tico
      Tico

      Para ter o MS Office no Ubuntu pode recorrer ao Wine, Crossover ou simplesmente usar o Microsoft Office Online Apps.

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Ou remover o Linux e simplesmente usar Windows como qualquer pessoa normal…

        1. Avatar de Paulo Ferreira
          Paulo Ferreira

          Mas isso era demais para os inteligentes.

          1. Avatar de Nathan
            Nathan

            Por muito respeito que tenha por Linux em servidores, por causa das contribuições de inúmeras empresas como IBM e Google, Linux no desktop é só triste…

          2. Avatar de Portimão
            Portimão

            Sim, era demais para os inteligentes, pois viam os utilizadores do Linux a passar a usar o mesmo sistema operativo que eles.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Já so uso linux nas minhas máquinas para trabalho e dou,suporte ao windows… Comentários estupidos assim são lindos, alguma vez usaste um pc ou mac para trabalho? Ou es daqueles putos que um computador é so uma consola com mais,botões?

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            x2
            Para trabalho linux é muito melhor, de longe.

        3. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          Uso Linux e não sou anormal, ohhhh anormal!

        4. Avatar de Rui LUX
          Rui LUX

          oh Nathan, parece-me que aqui o anormal és tu.. e nem importa que SO usas.. mas que raio.. então agora chamas anormais às pessoas que usam Linux ou outro sistema operativo?? ganha juízo

        5. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          Quer dizer que quem usa Android, Linux, Mac OS e iOS são anormais?!?!?! Só é normal usar Windows?!?!?

          Um burro também é normal. Sabes o que é um burro?

      2. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        Pelo wine nunca funciona a 100%… E pelo Online Apps como usar quando não temos net? Uma versão para Linux, tal como há para OSX, seria mesmo perfeito…

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Além da versão online ser extremamente limitada…

      3. Avatar de mike
        mike

        Não é a mesma coisa. Preferia que fosse nativo.

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Espero que seja uma nova aplicação nativa redesenhada.
    “Coisas” na web não me convencem.

  3. Avatar de A.
    A.

    Nem a mim, mas acho que a MS$ vai acabar com esta versão, pode ser que me engane…

  4. Avatar de Alexandre Xavier Pedro Carvalho
    Alexandre Xavier Pedro Carvalho

    Só agora é que não aparece aquele montão de pessoas a dizer: ah estas a ver a Microsoft está a apostar no Linux vai desistir do Windows, tal como aparece sempre que a Microsoft investe em algo do android, quando isso acontece aparece montes de gente, ah viram a Microsoft vai abandonar o Windows Mobile e o hololens, está a apostar no Android.
    Ninguem consegue ver é que que a Microsoft têm outra estratégia. Só falam daquilo que lhes convêm.

    1. Avatar de sacrefi
      sacrefi

      Basta perceber que a MS é uma empresa de software, o seu grande objetivo é vender software… quantos mais SO’s abranger, mais dinheiro ganha, a MS não perde por causa do android e do iOS serem os SO’s móveis mais usados, visto que também vende/ fornece software para eles.

  5. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Não queiram as novidades, acreditem que não será bom… experiência própria adquirida com Skype e Lync para Windows…
    A Microsoft tem uma reputação lendária no que toca a destruir aplicações de messaging

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      E uma animosidade lendária para com o open source… hummmm, quando a esmola é muita…

  6. Avatar de Gustavo Marques
    Gustavo Marques

    Seria fantástico se actualizassem a versão Linux, mas realmente a granda falha continua a ser o não existir uma versão UX para o Office, e especialmente suporte total para Outlook+Exchange, isso sim seria aquele sonho!!!

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Vamos lá ver se o skype depois disto funciona, a MS sempre que mexe em algo f* tudo

  8. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Peca por tardia, pois assim levou a que se usa-se outros serviços.
    Acho que o desenvolvimento parou quando a M$ comprou a skype…
    Quanto à falta do M$Office, não percebo as pessoas. O que vejo na maioria das vezes é que não sabem mexer naquilo, se for no face sabem. O LibreOffice bem aprendido chega perfeitamente para 90% das pessoas… e sobra.

  9. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Com OpenOffice, LibreOffice, Google Doc , etc para que esperar algo da M$…

  10. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    A M$ deparou-se com algo que parecia impensável: simplesmente foi ultrapassada em várias frentes tecnológicas e o seu core business (os desktops) está fortemente ameaçado e em queda. A isto há que somar o facto dos utilizadores linux serem uma “raça” diferente daquela a que estão habituados e os seus números aumentam a cada dia que passa e de forma consistente e persistente. Este movimento é um “piscar de olho” para dizer, “olhem, nós até somos bonzinhos”… , mas, a desconfiança está e estará instalada até que não vejam o open source como a sua Nêmesis, mas, sim como uma nova oportunidade. A história o dirá…

  11. Avatar de Alguem
    Alguem

    M$ é coisa do passado… enfim… como o linux serve quase todas as necessidades e ainda sobra!
    Skype? Inutil visto que existem milhares de alternativas
    Office? LibreOffice; OpenOffice; etc… o que não falta é escolha (não me venham que o office é mais completo porque o libreoffice faz o mesmo que o office, apenas é largar os “velhos habitos” e aprender algo novo…)
    Seja como for, o que não falta é alternativas á M$ e ao windows

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Existe uma ferramenta da M$ que tem sido dificil de igualar devido sua usabilidade: o M$ Access! O base da libreoffice está “perto”, mas, ainda não está ao nível! E alternativas? Existem, mas, requerem conhecimentos avançados que os utilizadores menos avançados simplesmente não têm e não querem ter….

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      eu uso wps office, no linux

  12. Avatar de Marcos
    Marcos

    É a chance da Microsoft de exportar seus bugs para o Linux