Sistema de travagem Wireless para bicicletas

45 Comentários

Como já tive a oportunidade de referir em alguns artigos, eu sou um amante e praticante de BTT e ciclismo. Além do mundo da tecnologia, as bicicletas ocupam um lugar de destaque no meu dia a dia e sempre pensei como seria juntar a tecnologia às bicicletas (aproveitando que agora  as bicicletas estão muito na moda em Portugal…é o hype!). Recentemente apresentamos aqui as bicicletas STARKE que possuem portas USB para carregar dispositivos.

E se a sua bicicleta deixasse de ter cabos?

wireless-bike-brakes_00

Depois de uns bons anos de árduo trabalho, investigadores de Universidade de Saarland, na Alemanha, anunciaram recentemente um sistema de travagem baseado na tecnologia wireless. Segundo Holger Hermanns, responsável pelo projecto e professor de Sistemas Confiáveis ​​e Software, “o sistema consiste num transmissor de toque que emite sinais para o sistema inteligente de travagem. Quanta mais pressão o utilizador exercer sobre o transmissor localizado no guiador (nos punhos), mas brusca será a travagem”. Apesar de considerar que a tecnologia radio não é a tecnologia perfeita para transmissão de dados, Holger Hermanns acredita que com a evolução tecnológica e mais investigação nesta área, poderá levar este tipo de sistemas a carros, comboios, aviões, etc.

wireless-bike-brakes

Num comunicado de imprensa divulgado pela Universidade de Saarland aqui, podemos ler que este sistema é 99,999999999997% eficiente. Isto significa que num trilhão de tentativas o sistema de travagem pode ter no máximo três falhas”. O sistema actualmente desenvolvido permite uma travagem imediata, nunca superior a 250 milisegundos! Isto significa que a uma velocidade de 30 Kms/h, o ciclista apenas tem de reagir a dois metros antes de chegar à situação de perigo.

Holger Hermanns refere  que o sistema não é ainda perfeito e que a equipa continuará a evoluir o projecto. Este projecto foi financiado pela Fundação de Investigação Alemã  no campo “Automatic Verification and Analysis of Complex Systems (AVACS)” [via].

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos
    carlos

    nao sei porquê que ninguem se lembrou disto mais cedo. o sistema de funcionamento parece-me simples

    1. Avatar de Ivo Mota
      Ivo Mota

      Não é assim tão simples, nestas situações é muito importante a fiabilidade…e o conceito parece simples mas a implementação não é assim tão simples

    2. Avatar de tagravado.com

      muito sinceramente… qual é o beneficio?

      mais coisas para poder falhar…

    3. Avatar de César
      César

      Nada como ver o disco a ficar rosado. ou então os calços gastos haaaa….

  2. Avatar de BC
    BC

    KAKAKAKAKA…

    Qualquer dia “vamos” ao WC via Wireless…

    1. Avatar de César
      César

      Vai ser fixe aceder via wireless ao sistema de travagem da minha vizinha, vai passar a parar todos os dias a minha porta. haaaaaa

  3. Avatar de JorgeS
    JorgeS

    No meu ponto de vista não vejo ainda nada de inovador, pois a travagem irá sempre ao encontro da rapidez do “conductor” ou seja, dos seus reflexos. A industria automóvel encontra-se neste momento muito mais a frente na área da travagem AI.

    Bom trabalho Pedro 😉

  4. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Tenho outra crítica a fazer, e os roubos dos dispositivos que fazem a travagem tal como o sistema que manda a ordem para travar?

    A “cena” de deixar a bicicleta com o cadeado à volta do poste já não vai servir de muito LOL

    1. Avatar de André M.
      André M.

      E eu pergunto:

      Será que hoje em dia ainda serve? eheh

      Cumps

  5. Avatar de Yamato
    Yamato

    O que acontece se as pilhas acabarem? :O

    1. Avatar de Complex
      Complex

      Não travas?

  6. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Não tou a entender xD
    Então se vou para a serra e fico sem pilhas, vou ter de gastar a sola dos sapatos para travar? Sinceramente não vejo o que foi melhorado face à versão com cabo dos travões. Os travões clássicos gastam-se/estragam-se, mas estes também. Os cabos podes estragar, mas é certamente melhor trocar um cabo que um dispositivo de radio. E depois há a bateria, que vai ser um custo constante xD.

  7. Avatar de Vítor M.

    Muito interessante, mas hoje, se vissem o estado em que ficou a minha, certamente este sistema tem de estar bem acondicionado.

    Agora que estas novidades podem ter uma aplicação no futuro… acredito que sim, mas… lá está, passar do “mecânico” para o electrónico… se já o fazem nos aviões e nos automóveis, porque não nas bicicletas?

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Por a bicicleta é aquela coisa que só precisa do mínimo de manutenção e não fica sem pilhas..

      1. Avatar de Alex
        Alex

        A melhoria então ficaria por conta de aproveitar a energia do giro da roda para alimentar as baterias, inclusive já matérias na internet sobre energia sem fios.., ai seria uma evolução maior.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Concordo, mas porque não com fios? Fiquei sem perceber…

  8. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    O que tem esta noticia de especial se é que ainda não perceberam , trata-se de o fim anunciado dos cabos de cobre o fibra .

    Excelente post Pedro .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      isso é uma das coisas(além dos mecanismos nos punhos de travagem), a outra é um sistema tipo ABS mas para bicicletas!!
      O problema vai ser que se vais a 30 e paras em 2 metros quer dizer que a bicicleta para em 2 metros mas tu és projectado para a frente para ai a uns 15-20 km/h…deus nos acuda!!!
      Falta agora inventar o cinto de segurança, para a malta não sair projectada…e pronto temos um sistema parecido aquele que a BM tem em algumas motos suas, mas desta feita nas bicicletas!!

      cmps

  9. Avatar de wolfytuga

    A meu ver esta tecnologia era escusada, porque com o hardware actual vai obrigar o utilizador a ter de verificar as pilhas em todo sistema, senão sujeita-se a ficar sem travões…

    1. Avatar de Claudio Duarte
      Claudio Duarte

      tens a tecnologia de dínamo que funciona com o movimento da roda. andas e carrega-te a bateria. simples.

  10. Avatar de andrea
    andrea

    “O sistema actualmente desenvolvido permite uma travagem imediata, nunca superior a 250 milisegundos! Isto significa que a uma velocidade de 30 Kms/h, o ciclista apenas tem de reagir a dois metros antes de chegar à situação de perigo.”

    Acho que isto irá dar capote! E uma bicicleta quer se o mais leve possível não me iria ver a carregar com aquilo tudo numa subida!

  11. Avatar de B80
    B80

    Mais dispensdioso, onoroso e menos eficiente que um sistema normal. Uma boa ideia mas com uma duvidosa aplicação pratica no mundo real (pelo menos no meu ponto de vista)

  12. Avatar de miguelmpn
    miguelmpn

    E as manetes de travão?

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    A ideia é engraçada. O conceito também!

    Agora, não me estou a ver a atirar-me ladeira abaixo e aperceber-me que estou sem pilhas no momento da travagem critica! Mesmo com cabos às vezes o resultado é… ossos partidos!!!

  14. Avatar de Pedro Rebelo
    Pedro Rebelo

    Não troco o sistema hidráulico por nada deste mundo… se o wireless dos routers já se passa… com lama, água e humidade nem qro imaginar

  15. Avatar de joaof
    joaof

    Acho que vou continuar fiel aos XT hidraulicos mais uns anitos.

  16. Avatar de ELROND
    ELROND

    Não me parece que um sistema destes seja disponibilizado em série nas bikes nos próximos 5 anos, no entanto a questão de se ficar sem pilhas (energia) não se põe, pois enquanto rolas tens energia suficiente gerada pela bike para activares os dispositivos wiereless até para carregares o teu iPAD se for preciso e o que vemos na noticia é um protótipo portanto até ter maturidade para uma produção é série muita coisa irá ser melhorada

  17. Avatar de soad
    soad

    é assim quanto as pilhas não deverá ser problema nenhum…alias hoje em dia já existem pilhas que duram cerca de 10 anos nos pc e relogios…certamente fariam igual neste dispositivo….

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Essas pilhas não têm de fazer “trabalho” nenhum. Compara a força que tens de fazer para mexer uns ponteiros de relógio, com a força que tens de fazer para travar uma roda.

  18. Avatar de Jonas
    Jonas

    depois ha o problema que ainda não foi referido.. um engracadinho descobre maneira de “piratiar” a comunicação e fazer os travões da malta travarem… problemas de segurança.. mais caro.. em casos de montanha com lama e etc n me parece nem seguro nem pratico

    1. Avatar de AG

      Ou melhor ainda eu vou a andar e travo, e o meu colega que vai ao lado com um sistema igual salta por cima da bicicleta :-), enquanto eu vou por ai abaixo sem parar…

  19. Avatar de NS
    NS

    Uma curiosidade:
    “O sistema actualmente desenvolvido permite uma travagem imediata, nunca superior a 250 milisegundos!” É o mesmo que 0.25 segundos, ou seja, um quarto de segundo. O tempo de resposta de um humano perante um estimulo é de 0.1 segundos. Significa que o sistema não é rápido, sendo 2.5 vezes mais lento que a reacção de um humano.
    A minha pergunta é: Este número está bem?

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Também achei esse número estranho. 1/4 de segundo não pode ser considerado uma travagem imediata. Vou a descer a montanha, preciso de dar um toquezinho de travão e a bicicleta só responde 1/4 de segundo depois? Devia ser giro.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Acho que nunca andaram de bicicleta 🙂 Um tempo desses é simplesmente fantástico 🙂

        1. Avatar de RCS
          RCS

          Exacto, deviam organizar uma prova de downhill em que as bicicletas tivessem este sistema de travagem. Entrava para os vídeos do “e porque hoje é sexta” de certeza.

  20. Avatar de CCF
    CCF

    Um desfasamento de 250ms entre a reacção do condutor e a travagem parece-me catastrófico.

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Realmente não estou a ver como é que 250ms de desfasamento num sistema de travagem possa ser considerado pouco.

  21. Avatar de F. Gomes
    F. Gomes

    Toda a inovação é boa, mas na verdade eu ainda continuo a confiar nuns eficientíssimos V-brakes

  22. Avatar de Pedro Rodrigues

    imaginem que se lembra de brekar em uma corrida lol, ou falhar em uma descida lol

  23. Avatar de BiteZero
    BiteZero

    Já estou a ver uns brincalhões a penetrarem neste sistema e provocar travagens bruscas xD
    LINDO 😀

  24. Avatar de Jorge Manuel Pereira

    Uns travões potentes a óleo custam 200€ no mercado… Quero ver quanto custa esta brincadeira quando sair para o mercado xD

  25. Avatar de José Alberto Fernandes
    José Alberto Fernandes

    Vão aterrar na pista do aeroporto do Funchal com travões wireless e depois queixem-se que vão visitar os peixinhos se o wireless falhar!!!

  26. Avatar de DC
    DC

    Travões wireless? Pra quê? Passavam um cabo cruzado por dentro dos tubos, ficavam escondidos e a fiabilidade era muito maior!
    Mas enfim, agora quero ver “CORREIALESS”!!! LOL

  27. Avatar de Joca
    Joca

    O óptimo para as bicicletas, para os condutores mais distraídos era mesmo a implementação de um sensor de obstáculos, e por exemplo se o ciclista fosse a 30 Kms/h começasse a travar lentamente.

    Abraços.