Siri salva vida a adolescente que ficou preso debaixo de carrinha

59 Comentários

O iPhone já foi um verdadeiro herói em diversas situações, salvando a vida a pessoas na Rússia, de um tiro de shotgun e até mesmo de uma explosão de bomba.

Deste vez, o smartphone da Apple, mais especificamente o Siri, salvou a vida a um adolescente nos EUA que havia ficado preso debaixo de uma carrinha.

SamRay00

O caso ocorreu em Rutherford County, Tennessee, nos Estados Unidos quando Sam Ray, um adolescente de 18 anos, estava sozinho a tentar arranjar uma carrinha Black Dodge Dakota quando o veículo, com quase 2.500kg, caiu sobre dele, tendo o adolescente ficado por debaixo dele durante cerca de 40 minutos.

Uma vez que Ray ficou preso, não tinha nenhuma forma de pedir ajuda, até que se lembou que tinha o seu iPhone no bolso de trás das suas calças.

SamRay05
Carrinha que caiu sobre Sam Ray

Com um pouco de perícia, o adolescente pressionou o seu corpo contra o chão e, após várias tentativas, conseguiu activar o assistente pessoal do iOS, Siri, usando-o para chamar o 911, pedindo socorro e uma ambulância que fosse ao local onde se encontrava.

[audio:y9cYGz9yGJhe_128.mp3]

Podem também ouvir a chamada de Ray para o 911, clicando aqui.

SamRay04
Sam Ray no hospital após o incidente

Ao atenderem a chamada, os funcionários pensaram primeiramente que se tratava de um engano, até ouvirem os gritos de dor do adolescente.

Sam afirmou ao jornal local Tennesseean:

Sentia que estava a perder os sentidos. Estava a começar a aceitar que não sairia dali.

Através de triangulação foi localizado o iPhone de Ray e a equipa de resgate conseguiu chegar ao local, levando Ray de helicóptero para o hospital mais próximo.

SamRay03

A equipa de resgate conseguiu retirar Ray debaixo da carrinha e verificaram que o adolescente estava seriamente ferido.

Já no hospital verificou-se que Ray tinha diversas costelas partidas, um rim ferido, vários cortes no corpo, queimaduras no braço esquerdo e uma concussão.

SamRay02

O caso ocorreu no mês passado mas, felizmente, o jovem já está praticamente recuperado.

Sam Ray confessa ainda que estava a pensar trocar o seu iPhone por um Samsung Galaxy Note 3 mas, após o sucedido, irá manter-se fiel à Apple, afirmando que deve isso à marca, agradecendo às estrelas, a Deus e ao Siri.

Mais informação | Tennessean

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Isso até o Nokia 3310 fazia desde que fosse um contacto…

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Ora nem mais. Agora ia mudar de tele por causa do siri… enfim

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Mesmo realista… 😉

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Também não sei o que é mais noticia, se o facto de o rapaz ter feito a chamada pela siri ou o telemóvel ter aguentado o impacto sem ter o vidro partido… LOL

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Como é que ativas isso no S4?

    2. Avatar de AC
      AC

      Mas, segundo o video tens que pressionar 3 vezes no botao on/off.
      O jovem da noticia nao conseguia chegar ao telefone, logo isso nao lhe iria servir.
      Mas nao deixa de ser uma boa funçao que gostava de tb de ter no iphone 🙂

  3. Avatar de Zefra
    Zefra

    Eu a pensar que o iphone tinha la ido salvar a vida ao rapaz… mas as tantas o rapaz teve de sacar do iphone… andamos um bocado no sensacionalismo por aqui

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      A questão é que não teve de sacar, não podia sacar

    2. Avatar de Maurício Sousa
      Maurício Sousa

      Leia a notícia completa e verá que não precisou de tirar o iphone.

  4. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    Com o Note 3 teria sido mais rápido e mais fácil. Nem era preciso pressionar “o seu corpo contra o chão”. Bastava dizer “Hi Galaxy” e o Note 3 ligava, depois era só dizer “Call 911”.

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      A maioria tem isso desligado, porque gasta muita bateria.

      1. Avatar de Pll
        Pll

        Não, não gasta. Não vamos inventar sem conhecimento de causa, o processador tem um módulo a parte low powered para estar a escuta desse comando. E há muitos telemóveis que fazem isso.

      2. Avatar de Luis Rocha
        Luis Rocha

        Também digo o mesmo, sem qualquer dúvidas!

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        Eu por acaso desconfio que a maioria tem isso ligado, porque vem ligado de origem e não fazem a mínima ideia como desligar.
        Há tanta gente que nem o toque do telemóvel muda, quando mais saber como desligar essas coisas.

    2. Avatar de alkapone
      alkapone

      Seria igual pois o Iphone também tem o “hi siri” ou mais recentemente “e ai siri” , se ele não activou no iphone também por certo não activaria no Samsung……

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        pois tem, mas tem que estar ligado á corrente …

  5. Avatar de censo
    censo

    A tecnologia ao serviço do homem. Deixem -se fanatismos bacocos.

  6. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    A Siri não tem ativação por voz?

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Tem que se manter premido o botão Home (do ecrã).

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Por acaso não sabia. Penso que é uma das coisas que têm que adicionar brevemente. O que podem fazer é também com o Forcetouch, por exemplo “esmagar” o ecrã enviar uma SMS para o seu contacto de emergência (com as coordenadas) e fazer a ligação para o número de emergência.

    2. Avatar de AC
      AC

      Para ter essa funçao teria que estar ligado a corrente. E dizer “Hey SIri” se ela fazer ingles ou entao “E aí Siri!” se ela falar brasileiro. Infelizmente a Siri ainda nao fala portugues 🙁

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        “E aí Siri?” não é português? Percebe bastante bem o que digo em português, não é preciso sotaque brasileiro.

        “Ah, mas não fala PT-PT”. Para todos os efeitos isto é língua portuguesa (até porque não há língua brasileira), mais sotaque, menos sotaque:

        http://mundopocket.com.br/aprenda-comandos-incriveis-da-siri-em-portugues-no-seu-iphone-ou-ipad/

        1. Avatar de RF
          RF

          lool o siri em PT-BR é uma comédia!! Tanto que há hora de almoço o pessoal cá na empresa costuma fazer paródia com isso! Aquilo só responde ao sotaque brasileiro… se falamos português de Portugal então é uma risada com as respostas! Mas até que percebo a Apple.. afinal de contas o mercado PT-PT é insignificante!

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Empresa muito estranha essa. Falam quê?Alentejano tinto? 😉

        2. Avatar de AC
          AC

          Mas é apenas a minha desilusao de nao ter a Siri com a cultura Portuguesa.
          Confesso que preferia dizer: “Ei Siri!” eu vez do abrazileirado “E ai Siri!”
          Enfim sao gostos…

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Eu tenho iPhone e iPad mas prefiro ter a Siri em Inglês do que em PT-BR. Que porcaria….

        3. Avatar de Mota
          Mota

          Ah e tu achas isso bem?!

          Engraçado.. a última vez que vi, a língua era PORTUGUESA e não Brasileira.

          Deveriam ter era PT-PT. Mas o país originário da Língua é qual a final?! E dás tu 600€ por isso.. enfim.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Não apanhaste bem a coisa. Não é ter sotaque BR ou PT que importa.

            É, por exemplo, quando se pergunta qual é o restaurante mais próximo saber responder.

            Não é só trocar a voz electrónica de BR para PT como se faz por exemplo com as apps de navegação. Trocar as vozes é fácil, já existem basta comprá-las, que convertem qualquer “text” (digamos assim) em “speech”. A questão é ter o “text” pronto, para responder a grande parte das perguntas correntes que possam ser feitas em cada país.

            O Google Now, que até pode estar mais avançado na recolha/tratamento de dados sobre Portugal também só tem PT-BR, nos smartphones de 600 € ou outros.

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Não havia por aí uns entusiastas do Project Ara? Juntou-se ao Project Google Glass.

    1. Avatar de Portugues
      Portugues

      O que é que isso tem a ver com a notícia? o.O

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Não te agrada? O post não é sobre smartphones? O Projecto Ara era o quê?

        Sobre o dito eu dizia isto. Procura no post o que dizias, se te lembrares do nick que usaste 😉
        https://pplware.sitedev.pt/google/smartphone-as-pecas-da-google-vai-suportar-socs-rockchip/#comment-1058360

        1. Avatar de Portugues
          Portugues

          Por essa ordem de ideias então todos os posts do pplware são sobre tecnologia, então vou andar aqui a spammar com coisas que não tem nada a ver com o artigo publicado mas também são tecnologia. Cresce um bocadinho. O Mota tem razão

      2. Avatar de Mota
        Mota

        Oh “Portugues”

        Que pergunta é essa? Não vês logo pela imagem dele e pelo o nome que só vê maçãs à frente? Nem vale a pena discutir com fanboys.

    2. Avatar de Tiago Frutuoso
      Tiago Frutuoso

      Por acaso… Não juntou 🙂 https://twitter.com/ProjectAra/status/631905320697135104

      Vai lá destilar o teu ódio para quem faz algo de (realmente) útil para outro lado. Aproveita e compra um Smartwatch de jeito, o Apple Watch não serve nem para pisa papéis 🙂

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Outros tweets:
        “Market pilot re-route. Stay tuned for more details.”
        “And this is not goodbye Puerto Rico! Nos vemos en el futuro!” – lá se foi o lançamento anunciado para Porto Rico.

        Conclusão: “Google used similar language after it stopped selling Glass to consumers, saying products that fail to meet certain benchmarks but have potential are “reset.”

        Dar conta disso não tem que ver com ódio por isto ou por aquilo. Quero que todos os projectos tecnológicos que valham a pena sejam bem sucedidos. Tem que ver com sanidade mental – como é a Google apresenta projectos disparatados como se fossem a “next big thing” da tecnologia e os fiéis engolem? Depois some-os e acreditam que não foram cancelados – “passaram a uma fase mais avançada de desenvolvimento” 😉

        http://www.pcworld.com/article/2971452/puerto-rico-is-out-as-project-aras-first-test-market-but-google-isnt-nixing-the-program.html

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          … comentário em moderação.

    3. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      ? De que falas bench? Tas a ficar de todo moço, pede aos teus pais para cortarem a internet.

  8. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Até com um 3310 salvava a vida, visto que só tinha de escrever 3 números…
    O problema dos novos é que não têm teclado físico…

    1. Avatar de Maurício Sousa
      Maurício Sousa

      Escrever como? Se o rapaz estava imobilizado.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Da mesma forma como ele clicou no botão para activar a siri…

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Ele “clicou” no botão Home (do ecrã) com o rabo 🙂
          Basta fazer alguma pressão.

        2. Avatar de Maurício Sousa
          Maurício Sousa

          O rapaz pressionou o corpo contra o chão!
          Sorte a dele que era Apple, caso fosse samsung já estava todo partido.

  9. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    E sim, a Siri também é activada por voz dizendo “Hey Siri”.
    E ainda gostava de perceber como é que um 3310 o jovem conseguiria escrever os números se estava preso, mas para dizer mal estão sempre prontos.
    E sim, com Sansung tambéms seria possível, mas não é isso que está em questão aqui. O que está em causa nesta situação é que o jovem foi salvo por uma tecnologia recente que está em uso em vários equipamentos, não só iPhones.

    1. Avatar de Maurício Sousa
      Maurício Sousa

      Felizmente que foi um iphone, se fosse um samsung teria ficado todo partido.
      🙂

      1. Avatar de NP
        NP

        Ou ia pesquisar o que era 112 na Internet. (brincadeira) 🙂

    2. Avatar de Diogo Fernandes
      Diogo Fernandes

      Apenas para complementar:
      “No sistema da Apple o recurso “Hey Siri” só funciona se o iPhone estiver ligado a uma fonte de alimentação.” Ou seja, para o caso concreto, não serviria de muito. =)

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        Se tiverem jailbreak e um tweak chamado UntetheredHeySiri.

        A opção está sempre à escuta

  10. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se tivesse um Nokia 3310 ele serviria para suportar a carrinha e o rapaz ja não ficava preso.

  11. Avatar de Dexter
    Dexter

    O rapaz chamou a Siri com as nádegas? 😀

    P.S.: E a Marisa parece que descansou um pouquinho, colorindo mandalas e escutando “Meu Primeiro Beijo”, do Rui Veloso. 😀 😉 <3

  12. Avatar de Hapéle
    Hapéle

    Não deixo de achar estranho ele conseguir falar com o 911 e terem de triangular a posição do telefone…. parece-me um pouco inventado, não tirando o mérito da possibilidade da tecnologia nos salvar desta forma….mas acho que está mal contado…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Triangular com torres de telefonia! tem-se uma localização +- exata

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      A gravação com o 911 está num link por cima da terceira fotografia. O moço não diz grande coisa. É a operadora que lhe pede para confirmar a morada que ela diz. Aparentemente localizaram o iPhone por triangulação.

    3. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Claro que é inventado, é à lá correio da manhã.

  13. Avatar de joao
    joao

    Tanta guerra por causa de uma chamada enfim …. siri es herói ja vais vender mais verdade ou não salvou puto e não estão dependentes da GNR ou policia pt pois com sorte leva com musica ou aquela voz de comandos marque 1,2,3

  14. Avatar de mega
    mega

    Enfim, só comentários inuteis de Android fans.