Sense UI vai estar disponível para HTC Magic

39 Comentários

A extensibilidade da plataforma Android é um factor bastante importante que está cada vez mais a ser o alvo de atenção por parte dos principais fabricantes de smartphones. A HTC em especial tem uma tradição na área de personalização do Windows mobile notabilizada pela sua popular interface TouchFLO. O Sense UI é a interface que a empresa desenvolveu para o Android e através da qual se pretende diferenciar de outros “sabores” de Android.

Na conferência de imprensa da HTC que decorreu em Taiwan palco da apresentação do HTC Hero, foi anunciado que os utilizadores do HTC Magic, terão acesso a uma actualização para mudar a interface nativa do Android para o Sense UI. A actualização de carácter gratuito irá estar disponível para download em meados de Outubro deste ano no site oficial da HTC.

Embora o Sense UI seja uma interface que tem merecido rasgados elogios nas primeiras análises na blogosfera internacional, apenas estava até agora disponível por defeito em Smartphones HTC no modelo Hero, o qual esperamos que esteja disponível num futuro (embora indeterminado) em Portugal.

Mas mesmo que este modelo não chegue a território luso, os actuais e futuros proprietários do HTC Magic que queiram arranjar forma de mudar o aspecto de origem do Android, têm razões para sorrir devido a esta notícia. Como nota pessoal do que pude testar do HTC Magic, a interface nativa do Android já por si só permite um nível de utilização bastante aceitável.

Reconheço contudo que os gostos e necessidades das pessoas não são iguais e estarei interessado em recolher impressões do Sense UI como utilizador. Além do mais esta interface trás algumas novidades. Os widgets incluídos no Sense UI como por exemplo um cliente twitter ou previsões meteorológicas aliados a um aspecto mais “dark” e pormenores ao nível de usabilidade tornam actualmente esta interface muito apetecida para uma larga comunidade de utilizadores.

Aliás devido ao seu aspecto elegante, acreditamos que será uma arma importante que irá proporcionar que os modelos Android da HTC, possam lutar lado a lado com os modelos de Windows Mobile para conquistar a preferência dos portugueses.

O Sense UI promete se tornar um dos alvos preferenciais de hackers que pretendam levar esta interface a utilizadores de outros smartphones Android. Até lá e confirmando-se o compromisso da HTC, os proprietários do Magic não irão precisar de fórmulas mágicas para mudar o aspecto do seu smartphone.

Ficaremos atentos a como esta nova interface se irá comportar no HTC Magic. Gizmodo

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Sá

    Está aqui outro Firefox meus senhores. Outro Firefox.

  2. Avatar de Phil

    Só para vos informar que o HTC Hero já é vendido em Portugal, através da Expansys (http://www.expansys.pt/d.aspx?i=185452) e pela Pixmania (http://www.pixmania.com/pt/pt/r/htc-hero).

    Através da Expansys, já tive oportunidade de confirmar através de outros utilizadores no Twitter que a coisa é legítima e a através da Pixmania, acredito que seja a mesma coisa.

  3. Avatar de Skarface
    Skarface

    Que Firefox????

  4. Avatar de Paulo Ribeiro

    comprei o meu htc magic ontem.
    tenho um colega de trabalho com um iphone e agora com o meu htc magic comparados lado a lado a unica diferença é não ter multi-touch e o tamanho do ecrã. de resto chegamos a conclusão rápida de que é uma boa compra. o android market é lindo e está carregado de freeware até ás costuras. defenitivamente é o sistema operativo ideal.
    ontem ja instalei o android sdk e fiz o meu primeiro “hello world” para o android, sei que estou a fresco e a gabar muito o telemóvel mas sinceramente o sistema operativo open source e todo o leque de novas experiências disponíveis graças ao market e a velociadde do telemóvel + a sua fabulosa qualidade gráfica levam-me a gaba-lo como nunca gabei outro xasso que antes tenha tido.
    ps: e comparado com a concorrência é mto mais barato e tem GPS (google earth, maps, ferramentas para adsense,adwords, gmail,gtalk….) bla bla bla 🙂
    estou satizfeitissimo

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tem GPS ou Google maps?
      Se for mesmo GPS é gratuito? Ou uma licença paga por um período de tempo?
      Na comparação que fizeste com o teu colega, comparaste a resolução/visualização e o que te pareecu, visto esse telemóvel ser o que menos cores tem.
      Obrigado

      1. Avatar de Paulo Ribeiro

        a nivel de cores não se nota. a unica coisa que podes notar é que o iphone nas transições entre menus faz aquele zoom na janela para dentro e para fora e no android isso pode-se adicionar ou remover. a diferença do tamanho do ecrã tambem não é notória, e se não te deres com o teclado do ecrã na vertical, deitas o telemovel e ele fica muito maior.
        o GPS é gratuito, já fiz uns testes e pareceu-me bom. agora vamos ver se sai software gratuito com mapas, caso contrario usas o google maps e serve.
        tambem ha software que te deixa saber a tua posiçao actual em qualquer local, (latitude longitude etc) tuning na android store é o que não falta.
        por mim, o preço, vale a pena ir pro android.
        ah e nao tinha dito a bocado, o telemovel tem uma qualidade de som muito boa mesmo, quer a nivel de chamada quer a nivel de altavoz e jogos

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Obrigado pelas respostas. No seguimento aproveito e faço-te mais algumas lol.
          O GPS tem voz? Fizeste teste de camera? Para terminar que analise fazes da bateria? Está bom assim ou podiam ter-se esmerado mais um pouco na autonomia? Tenho verificado em alguns fóruns que a bateria com o GPS ligado pode demorar até um dia de autonomia. Penso que o kit não traga carregador de isqueiro automóvel?
          cumprimentos

          1. Avatar de Paulo Ribeiro

            não traz kit de isqueiro.
            a entrada embora pareça mini usb nao é, mas a peça é barata.
            ainda nao usei mto o gps, tenho de o utilizar mais para dps tentar fazer ai um review.
            o que te garanto que come a bateria toda é andar com o wifi ligado, ontem esqueci-me dele ligado a bateria chegou a meio do segundo dia.
            com utilizaçao intensiva, jogos etc, dura a vontade 2 dias.
            o kit do telemovel traz: cartao de 2gb (podes meter um mini sd mto maior agora sao baratos)
            auscutadores, a mim ofereceram kit sem fios usb por comprar na loja (os 10€ de diferença… lol) cabo de ligaçao ao pc (para perderes tempo a desbloquear o telemovel ou a fazer software para ele e a carregar ligado ao pc)
            em relaçao ao cabo ainda nao sei mto bem se funciona mas tenho de testar, era por o GPS a funcionar com o google earth e ficas com um GPS do tamanho duma televisão ou para fazer wardriving a grande hehehe.
            deixa ca ver… ah, e traz uma bolsa da HTC toda janota para nao lixares o telemovel.
            ainda nao sei como bloquear o gajo, ele ao fim de 1 minuto bloqueia, podes meter padroes de movimento para desbloquear o ecrã etc etc.
            ah, a camara, eu tenho um sony ericsson P1i que usava antes deste, e parece ligeiramente superior. talvez um bocadinho lenta por causa do software do autofocus mas isso com updates vai ser como o iphone, vai melhorando progressivamente.

        2. Avatar de Paulo Ribeiro

          testei ontem o GPS e funciona lindamente.
          em relaçao ao consumo da bateria nao reparei em nada de especial…

  5. Avatar de kekes

    Eu tenho um HTC com WM e digo estas interfaces sao muito bonitas mas nao servem masi que atrasar o telemovel, eu por exemplo usei durante muito tempo o TF3D mas agora estou a usar a interface de origem do WM6.1, e digo o PDA voa, em todos sentidos. Tendo tudo tambem num menu sem precisar de fazer scroll facilita-me tambem muito a vida, falam mal da interface de origem, eu acho fantastica quando bem apetrechada. Penso que com o Android se irá passar o mesmo, nao creio que irá ser tao leve como… pelo que eu agora sou defensor do quanto mais simples foi as vezes a simplicidade só peca por tempo que nao se perder a configurar.

    Só nao gosto de uma coisa nos HTC com Android o Ecra é muito fraquinho em resoluçao para o preço que custa e em comparaçao com os outros dispositivos da mesma, fora isso estao muito bons.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Experimenta o TF2D! É muito melhor e muito mais leve. Bate o TF3D aos pontos….

      1. Avatar de kekes

        Já conhecia por acaso, ainda nao testei mas ja ouvi falar bem mas penso que vou continuar com a interface que tenho pk é rápido e eficaz, instalei ums plugins para o Today e tá a bombar como nunca, talvez noutra altura quando quizer variar o teste, anyway obrigado pela sujestao que já me estava esquecida 😉

  6. Avatar de iGama

    Já tenho o HTC Magic a cerca de 2 semanas, e estou a adorar, acho um equipamento exelente.

    Boa noticia haver o Sense para o Magic! já não é preciso meter o Firmware do Hero no Magic hahaha

    Uma das coisas que mais adoro no Android é a comunidade e as Rom personalizadas que podemos testar ou criar.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O software vem em Inglês?

      1. Avatar de iGama

        Nopes, vem em Inglês.

        A interface em PT ainda não está terminada pelo que sei.

  7. Avatar de francisco
    francisco

    Se quiserem, podem ver aqui uma review portuguesa do Hero 🙂

    abraco

  8. Avatar de joaosanto
    joaosanto

    eu tive um iphone e se querem saber andoid é a minha opção e quanto ao ecrã é muito bom o telemóvel é mais pequeno… tem o tamanho ideal! é tudo ou quase tudo free xD quanto ao WM eu tive 3 telemóveis com essa interface e o WM2003 era muito giro ter um telemóvel assim e tal, agora procura se rapidez e facilidade de utilização… coisa que não se encontra em qualquer Windows Mobile esta ultrapassado!

  9. Avatar de A Friend
    A Friend

    O sense ui está a ficar com um design espetacular… tenho que experimentar um… ASAP! 😀

  10. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O próximo smartphone que comprar vai ser sem duvida com android!! Pelo que tenho visto vale bem a pena!!

  11. Avatar de Valter
    Valter

    Eu tenho um HTC Magic da promoção 225€ da TMN e tenho instalada a rom do hero, isso quer dizer que tenho multitouch e flash e não quero voltar à original. Em relação ao gps tem um receptor integrado e se encontrares o software de forma gratuita (ilegal) num dos inumeros foruns sobre o android, é instalar e andar, porque para utilizares o google maps tens que ter a ligação wifi ou 3g activa. O streetview é fantastico mas só quando estiver disponível cá em portugal em todo o território e for possivel ter os mapas no cartao sd. A câmara e a bateria são para mim os únicos pontos fracos deste smartphone.

    1. Avatar de Adore
      Adore

      Valter says: 17 de Agosto de 2009 at 5:19 pmEu tenho um HTC Magic da promoção 225€ da TMN e tenho instalada a rom do hero, isso quer dizer que tenho multitouch e flash e não quero voltar à original. Em relação ao gps tem um receptor integrado e se encontrares o software de forma gratuita (ilegal) num dos inumeros foruns sobre o android, é instalar e andar, porque para utilizares o google maps tens que ter a ligação wifi ou 3g activa. O streetview é fantastico mas só quando estiver disponível cá em portugal em todo o território e for possivel ter os mapas no cartao sd. A câmara e a bateria são para mim os únicos pontos fracos deste smartphone.

      Foi dificil instalar essa rom do Hero? Vale mt a pena? Saindo a actualização faço isso!
      Quanto ao GPS, já encontras-te algum programa com maps, para não ser necessário ligação à net?
      Quanto à bateria, até acho boa! A camara concordo contigo!
      Também consegui comprar o meu nessa promoção da TMN, mas no inicio andei aí com uns problemas, pois o Magic, ganhava vida própria e fazia por si msm, ligações automáticas à net! E por incrivel (ou não), que pareça, na TMN não me conseguiram fazer nada! Moro em Braga… da TLCI do BragaParque mandaram-me para a loja da avenida! De lá, mandaram-me ligar para o apoio ao cliente que eles me encaminhavam a chamada para uma espécie de srviço técnico! Liguei para lá e disseram que não reencaminhavam chamadas, eu é que tinha de ligar para o 12070 ou 12030, com preferencia pelo primeiro! Lá liguei para o 12070, e ao fim de alguns minutos de conversa e mts mais de espera, ao som da “musicola”, chegaram À conclusão que não me podiam ajudar, para ligar antes para o 12030! Até que me cansei! Fui à net, procurei um livro de instruções mais completo, e em 5min apaguei os perfil’s para ligação à net!

      Sou recente na TMN, mas já estou a ver com o que vou começar a lidar! :S

      1. Avatar de Valter
        Valter

        Mais fácil que mandar uma mms, lol. Gps arranjei o copilot live num forum de aplicaçõe e jogos para android e o ndrive para android mas é uma versao de teste e o mapa expira em setembro.
        Para resolver esse problema das ligações à net bastava ires ao market buscar uma aplicação, o apndroid que liga e desliga a ligação à net.

        1. Avatar de Adore
          Adore

          Yap também saquei esse Copilot(Copilot 7 Mapa Europa.rar), mas ainda não perdi tempo a tentar instalar, pois não sei bem como o fazer, nem se é preciso crac*ar, o que com certeza será necessário, pois ninguém anda paí a desenvolver software a esse nivel, por puro divertimento!
          Podes-me dar umas dicas, sobre como instalar?
          Dentro do ficheiro comprimido existem 3 pastas:

          “EU”
          “info”
          “SPEECH”

          Será a mesma versão que arranjas-te?
          Também ouvi dizer que estava a ser desenvolvida uma aplicação pela nDrive, mas não a cheguei a encontrar, nem sabia sequer, que já estava disponivel!

          Essa solução, um pouco radical que arranjei para o Android não aceder à net, impede-me de receber/enviar MMS’s! Essa aplicação (“apndroid”), permite o envio?

          Cump. e obrigado

          1. Avatar de Valter
            Valter

            Não, a que tenho é a versão 8 já crackada, mapas de Portugal e Espanha e interface e navegação em português. Procura no droidappz.com
            Em relação ao ndrive no market só está a aplicação e os mapas tens que ir buscar a um site, que agora nao me recordo mas acho que está na descrição da aplicação no market.

            O apndroid altera as definições dos apn para que possas ligar a net e as mms com um toque, se queres só desligar a net julgo que a melhor solução será criares tu as regras para cada ligação.

          2. Avatar de ruca
            ruca

            Ndrive 9.2.15rc3 GPS Navigation for Android

            http://www.ipmart-forum.com/showthread.php?p=2798936

  12. Avatar de Agapytho
    Agapytho

    Tenho de perguntar o que pode parecer parvo, mas pergunto na mesma:

    Sincroniza com Outlook? E com Mail (Apple) e iCal (mais Apple) Address Book (notem o padrão da Apple aqui…)?

    Estou indeciso entre um iPhone e um Android, porque o meu Qtek S100 (o Tijolo, mas funciona) está a escrever o testamento e não sabe a quem entregar os contactos, marcações, SMSs, fotos e afins.

    Um Grande bem-haja,
    Agapytho

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Sim, sincroniza com Outlook.

      Quanto a Apple não é garantido nas especificações do aparelho, mas não quer dizer que não haja uma forma de por a funcionar.

    2. Avatar de A friend
      A friend

      Ambos sistemas ( Apple e Andoid ) mesmo que não corram nativamente a sincronização, mais cedo ou mais tarde, ou até já pode haver, plugins ou aplicações que o façam..e por vezes é so uma questão de configurações…

      Eu com o Ipod Touch já fiz sincronização de contactos com o Gmail (e está configurado para isso), e do Ipod sincronização com os contactos do Windows…que por sua vez sincronizou os contactos com o meu Samsung Innov8! 😀 (claro que podia em qualquer sistema destes fazer a sincrinização directa com o Gmail, mas tava so a testar o funcionamento e compatibilidades… )

      Penso que qualquer uma das compras será uma boa compra, e este HTC Sense UI parece-me estar espetacular mesmo… ando com bastante curiosidade em experimenta-lo… Do iPhone só posso dizer que tem mais do que aquilo que é falado, e o aliciante está no numero de programadores a fazer constantemente aplicações para ele, e até os sites de internet já estão a ser optimizados para o iPhone.. ele anda a mover massas e o suporte que lhe está a ser dado é muito elevado e isso é importante… Porque por vezes há bons Smartphones mas que depois não progridem por falta de suporte e acabam no esquecimento…

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Tenho o T-Mobile G1 o primeiro modelo HTC com a plantaforma Androide.
    Um modelo que nao esta disponivel em Portugal
    Comprei nos Estados Unidos recentemente fiz varias comparaçoes com o Iphone e cheguei a uma breve conclucão,e mesmo sem comentarios ..sinceramente nao troco ..o que o iphone tem a mais e somente a memoria interna ,zoom nos display e le Windows M

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Tenho o T-Mobile G1 o primeiro modelo HTC com a plantaforma Androide.
    Um modelo que nao esta disponivel em Portugal
    Comprei nos Estados Unidos a 2 semanas fiz varias comparaçoes com o novo Iphone e cheguei a uma breve conclucão,O Android é sem duvidas melhor ,sinceramente nao troco ..o que o iphone tem a mais que o Android é somente a memoria interna ,zoom no display e lê Windows Media Player..de resto nao tem nada a mais que o Android ..nao justifica o preço…a maioria dos amaricanos que convivi aqui nos estados unidos sao unanimes ,,o Iphone e sem duvida muito popular so mesmo popular ,Qualquer HTC com a plantaforma Android e superior.que esta a usar o Android sabe do que estou a falar..Aconselho vivamente a comprar ***** estrelas é espectacular
    a plantaforma do GOOGLE……

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Hoje fiz um valente teste ao HTC Magic android pois é o que eu queria.
    fiquei desiludido com a resolução. Fiz uns vídeos, mandei outros para o telemóvel e reproduzi, filmei em ambiente normal de luz artificial e pouca luz. E pronto… lá se foi a vontade de o comprar. A resolução fica fraca e a imagem de camerâ fica igualmente fraca por dois motivos. 1º não tem luz, nem flash, depois a resolução não permite mais. Como é que um equipamento desde nível da-se ao luxo de ter ecram inferior, quando por metade do preço já se arranja equipamentos com 16000 milhões de cores. É muita diferença!! A qualidade de imagem de um equipamento assim devia ser uma prioridade!

    1. Avatar de Valter
      Valter

      Se queres filmar com qualidade porque não compras uma câmara de vídeo? Este telefone tem muito mais para oferecer do que uma câmara.

      1. Avatar de Adore
        Adore

        Muito obrigado mais uma vez!
        Por acaso só ontem é que reparei na nova versão do Copilot Live, a 8! Vou ver se encontro no local onde me indicas-te!
        Conheces sites muito bons com montes de material para Android! 😀
        Da ligação à net, não tenho a certeza, mas acho que basta seleccionar nas definições de ligação um perfil qulquer que lá tem de MMS, que ele aí consegue enviar/receber MMS’s, mas não se consegue ligar à net! A minha mãe tem um Sony Ericsson W880i que tem uma tecla de acesso à net, muito fácil de precionar, e foi isso que fiz!

        Muito obrigado mais uma vez, vou ver se consigo pôr o Copilot a funcionar
        Abraço

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Mas o que tu tens a ver como que eu compro?
        Eu estou a analisar o que o produto oferece em termos de características técnicas, se para ti houver um comentário a uma característica de algo que tu penses dever ser melhorado mandamos-te comprar algo?
        Tem camera? Tem! Então faz uma analise.
        Cada um…
        Se tem um problema no GPS deves dizer compra um TOM TOM?
        Se tem um problema no som deves dizer compra uma midi hi-fi?

        1. Avatar de Valter
          Valter

          Se dizes que fizeste um “valente” teste ao telefone e depois só dizes que a câmara é má, que querias que te respondesse? Até no zwame te disseram o mesmo….

          1. Avatar de Rui
            Rui

            E o que fazer? Cada um com as suas limitações… Fóruns e análises são isso mesmo.

            ps: estas no peoplelware, lá o que dizem ou dizes não altera a má abordagem a uma opinião sobre um produto, virando-a para um lado pessoal de irritação.
            Liberdade de comentar, sem atropelar a comunidade.

  16. Avatar de Adore
    Adore

    ruca says: 19 de Agosto de 2009 at 12:29 pmNdrive 9.2.15rc3 GPS Navigation for Android
    http://www.ipmart-forum.com/showthread.php?p=2798936

    Ruca, o que é que aconselhas, pmNdrive ou Copilot?

  17. Avatar de jose

    boas estamos neste dia e a vodafone ainda não lançou a actualização sense.

    Cumprimentos