Samsung terá pago a 500 pessoas para serem fãs da marca?

56 Comentários

Neste mundo tecnológico, com muitos concorrentes fortes, é caso para dizer que vale tudo! Depois de várias campanhas de marketing agressivo, dos mais diversos players, surgem agora rumores que a Samsung terá pago a 500 pessoas para estas se tornarem fãs da marca.

samsung_00


A noticia está a ser avançada por vários órgãos de comunicação social que revelam que a empresa Coreana contratou e pagou a 500 pessoas para dizerem que são fãs na empresa.

Essas pessoas estiveram presentes na conferência da Samsung na China, onde foram apresentados ao público os novos Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge.

s6_s6edge

A Samsung pagou US$ 4,80 (cerca de 4,5€) por hora a cada “fã falso” enquanto as pessoas responsáveis por recrutar ganharam $3.20 (cerca de 3€) por cada pessoa recrutada. Mais curioso é que, segundo consta, a maioria dos “fãs falsos” tinham iPhone.

A Samsung ainda não reagiu a tais “boatos” mas a verdade é que a notícia está a ser partilhada, à escala mundial, a um ritmo elevado.

Qual a vossa opinião sobre esta informação? Será que a Samsung terá mesmo pago para ter fãs ou será uma estratégia da concorrência?

Via WantChinaTimes | PhoneArena

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Eu também era fã!!!

  2. Avatar de José Coelho
    José Coelho

    Não faz qualquer sentido…

  3. Avatar de EU
    EU

    NOTICIAS DA TRETA PARA FÃ DO IBOSTA!!!!!

    1. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Olha! Encontrei um! 😀

  4. Avatar de Mario Pinto
    Mario Pinto

    Sou fã desta bela marca e bem que me podiam pagar algum…

  5. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Onde é que me inscrevo?

  6. Avatar de winetree
    winetree

    LOL….

  7. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Se fossem celebridades e o montante fosse substancialmente superior até acreditaria.. aliás, isso é prática comum.
    Agora isto.. hmmmm..

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pois foi o que pensei quando li o título, agora assim não me acredito.

  8. Avatar de Carlos Rino
    Carlos Rino

    A inveja é o pior mal do Mundo!

  9. Avatar de Rui C
    Rui C

    Estas práticas fazem-se em todos os negócios.

    A Samsung não é excepção.

  10. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    isto é uma idiotice, o que são 500 pessoas á escala mundial, ainda se pagassem a tipos como o Ronaldo ou messi que tem milhões de seguidores no facebook e não só.

    1. Avatar de Salazar
      Salazar

      E a esses dois também pagam…

  11. Avatar de luis rocha
    luis rocha

    Triste e vergonha nesta marca mediana!…..
    Sem palavras.

    Ainda bem que deixei equipamentos da marca

  12. Avatar de G
    G

    what’s the point of this? lol que noticia ridicula o.o

  13. Avatar de Olly
    Olly

    Não tenho apreço especial pela Samsung mas tenho 2 smartphones dessa marca e tenho que dizer que sou fã da resistência deles (nas mãos do meu pequerrucho, e boca, e chão…) Eheh!

    Não gostei tanto do facto de terem “acabado” com os microSD e as baterias removíveis (por experiência, 80% dos problemas do Android resolvem-se a remover e voltar a inserir a bateria).

    [way off-topic] Por acaso a Pplware não consegue uma review do BQ com Ubuntu? Falaram dele no lançamento, fiquei em pulgas para saber mais e não saiu nada… estou curioso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Olly

      Já temos o BQ com Ubuntu em maos. Análise sai nos próximos dias. Se quiseres envia-me um mail que eu conto.te como está a ser a experiência.
      PP

      1. Avatar de Olly
        Olly

        OK, obrigado!

  14. Avatar de Eduardo Ribeiro
    Eduardo Ribeiro

    Esta notícia parece ter sido escrita por amadores que não conhecem as marcas e os mecanismos de marketing usados… As empresas como a Samsung recorrem várias vezes a pessoas pagas para estarem presentes em eventos e passarem-se pro fãs da marca. É uma prática comum no mundo dos eventos e do Marketing, aliás só em Lisboa existem umas quantas empresas especializadas neste tipo de serviços – as chamadas hospedeiras… não percebi qual é o drama aqui..

    Drama, é o que algumas marcas fazem para terem mais likes no Facebook, chegando a usar esquemas de likes comprados com recurso a empresas indianas e árabes especialistas em “compra” de likes, mesmo sendo esta uma política proibida pelo Facebook.

    Claramente quem lançou este rumor desconhece o mundo da organização de eventos e do marketing e/ou tem algo contra a marca em questão e achou que desta forma seria proveitoso denegrir a mesma…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tirando a parte de “…ter sido escrita por amadores”, de resto tudo bem. É um mundo que desconhecia.

      PP

      1. Avatar de Eduardo Ribeiro
        Eduardo Ribeiro

        Pedro, que eu saiba a Pplware citou uma notícia publicada por vários orgãos de comunicação social, logo o escrita por amadores refere-se aos que escreveram e lançaram os rumores e não aos que citam os anteriores

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não é por haver mais empresas a fazer que deixa de ser ridículo para uma marca com o tamanho da Samsung!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Juras a pés juntos que a Apple não compra fans? Ou artigos de jornal, revistas, etc.?
        Eu não tinha essa certeza 😉

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não é preciso jurar só é preciso olhar para o tipo de apresentações que são feitas e para quem são feitas! Nas apresentações da Apple quem está presente ou são jornalistas ou são programadores e funcionários da Apple! Quase nenhuma está aberta ao público em geral…
          Quanto a artigos de jornal é uma questão de relações públicas da empresa! O pouco acesso que a Apple dá leva a que não seja preciso pagar, pois só por si já vende!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Então, quem dá aqueles gritos histéricos nas apresentações da Apple são os programadores? O que torna a coisa ainda mais ridícula.
            Ao menos os da Samsung são pagos para fazerem figuras tristes… um gajo fazer figuras tristes de borla é parvo!

          2. Avatar de José Patrão
            José Patrão

            Quem fez agora figura triste fui eu agora, estava aqui no café e larguei uma gargalhada ao ler o teu comentário, ficaram todos a olhar para mim xD

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Mikes
            grande pancada que tu tens! Quer dizer que as pessoas devem ficar caladinhas e não expressar qualquer ponta de entusiasmo quando gostam do que ouvem!? E basta ver as apresentações para ver que as reacções são genuínas, como há coisas que são anunciadas e que não recebem a reacção desejada…

          4. Avatar de Norman Bates
            Norman Bates

            Dão?

            É que pensei que isso era no Google I/O!

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Mikes
            Quer dizer que as pessoas devem ficar caladinhas e não expressar qualquer ponta de entusiasmo quando gostam do que ouvem!? E basta ver as apresentações para ver que as reacções são genuínas, como há coisas que são anunciadas e que não recebem a reacção desejada…

        2. Avatar de Norman Bates
          Norman Bates

          Claro que a Apple compra fãs, faz pequenos eventos à porta fechada, onde só vão os “amigos” e meia dúzia de jornalistas.

          É mesmo comprar fans.

          A WWDC, também é comprar fans, só que eles têm de pagar para entrar…

          Sabes mesmo do que falas?

          Comprar artigos? Que risada? Comprar artigos para quê? Aonde? Mostra-me um site que não publique exageradamente (especialmente em títulos) contra a Apple, que eu dou-te um prémio…

    3. Avatar de Salazar
      Salazar

      Uma coisa são organizações de eventos, onde existem as pessoas contratadas pelas empresas, e vem o público.

      Outra coisa é contratarem pessoas para fazerem de conta que são “pessoas normais” e fãs da marca que vão aos eventos.

      Por eventos, refiro feiras e eventos da Samsung.

      1. Avatar de Eduardo Ribeiro
        Eduardo Ribeiro

        Amigo neste tipo de “eventos” (entenda-se qualquer coisa que seja promover a marca) existe sempre este “expediente” se a Apple no o usa nos seus eventos é porque os mesmo são fechados como já aqui foi referido e porque já há quem grite o suficiente, de cada vez que, o Cock anuncia algo nada de estonteante… As empresas vivem de marketing e actualmente o marketing vive do mediatismo social e do impacto instantâneo. Para tal, as empresas deste calibre não arriscam fazer eventos abertos e serem apupadas ou serem um flop, por isso contratam…
        Eu conheço o mercado e sei do que falo… Aliás nem sequer é a Samsung, a LG, a Google ou outras quaisquer a “comprar” os fãs, mas antes as agências de meios que representam as marcas e/ou têm a campanha do respectivo produto…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          “Para tal, as empresas deste calibre não arriscam fazer eventos abertos e serem apupadas ou serem um flop, por isso contratam…”
          Se a questão é não ser apupada, contratar 500 figurantes não serve para nada!! Os figurantes estão lá para que quem que esteja a ver ache que há muita gente interessada… Mas para uma empresa com as vendas e marketing da Samsung é algo ridículo necessitar de se socorrer duma coisas dessas

        2. Avatar de PSL
          PSL

          Contratam, contratam…

          Então se nos eventos da Apple, só vão pessoas da empresa, ou amigas…

          Se os jornalistas que vão, só vai um grupo restrito, que geralmente se abstém de reagir, e apenas faz trabalho de jornalista, ou é bloqueado…

          Além disso, é uma marca enorme, aliás, a maior marca do mundo, e faz apresentações em salas minúsculas (mesmo na WWDC), logo, quem vai, não vai para destabilizar…

  15. Avatar de Pinetree
    Pinetree

    Acho normalissimo que as empresas usem este tipo de expediente.
    No entanto acho que Apple e Samsung podiam gastar melhor o dinheiro, basta ler os post aqui no pplware para perceber que a maioria dos seus consumidores não precisam de incentivo financeiro para defender “a sua” marca até à exaustão.

  16. Avatar de Underthaker
    Underthaker

    A isto se chama a quem tudo quer tudo perde. A SUMSUNG é boa marca e bons equipamentos, mas tem um mal. Paga-se caro e hoje em dia ainda se ve SMARTPHONES da marca branca que em hardware fazem frente e acima de tudo no preço são mais baratos. Por isso recomendo MARCAS BRANCAS é o que está a dar. Alguém irá pagar isto. Se a SAMSUNG facilitasse no preço em vez de pagar a 500 indivíduos ai a historia era outra. Mas não, as empresas irão aprender com os seus erros. Quem gosta de SAMSUNG e não se importa de pagar forte, força nisso. Para mim já gostei e gosto mas pagar entre +/- 700 ou 800€ por um SMARTPHONE já foi tempo.

  17. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Onde me inscrevo? Sempre se ganha uns trocos xD

  18. Avatar de Mr. Quim

    Acho que isso é treta. Mas se assim for, Samsung estou aqui disponível quando precisares de contratar 1 fan xD 😀

  19. Avatar de Joselito
    Joselito

    Pelo que sei outras empresas dos mais diversos ramos de atividades fazem isso. Mesmo cá dentro, quantas vezes já vi “fãs” da Moche, Yorn, etc? Vale tudo meus amigos!

  20. Avatar de trapoi
    trapoi

    Ainda acreditao em tudo que lêem???

  21. Avatar de Mythic
    Mythic

    Hum 4,5€/hora ??? Se pagarem almoço vou já fazer publicidade a eles

  22. Avatar de trapoi
    trapoi

    Se pesquisarem melhor vão encontrar uma resposta da samsung a negar tal ocorrência. Isso nao faz sentido na cabeca de ninguem acho. Ou faz nas pessoas que nao gostam da marca.

  23. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A Samsung é do mais ético que há 😉

    Dois exemplos:

    – A contratação de gente para fazer comentários negativos em blogues aos produtos concorrentes:
    http://www.theverge.com/2013/10/24/5023658/samsung-fined-340000-for-posting-negative-htc-reviews

    – Selfies “expontâneos”:

    http://www.bostonglobe.com/news/politics/2014/04/03/white-house-objects-samsung-use-obama-ortiz-selfie/MAKopDq1WjnSbFp0RIAyVP/story.html

    1. Avatar de trapoi
      trapoi

      Benchmark do iPhone 6 eu acho que Apple paga te para estares aqui a fazer comentarios sem sentido

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        O que é que não percebeste (ou não quiseste perceber)?

  24. Avatar de Simão
    Simão

    Que se lixe a ética eu também quero ser pago para ser fã! É que normalmente tenho de ser eu a pagar para ser fã…

  25. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A mim custa-me a acreditar, acho que uma empresa da dimensão da Samsung tem dificuldades de arranjar simpatizantes, é a mesma coisa que dizer que o CR7, foi arrumar carros para poder carregar o telefone.
    A Samsung não é só Telefones, é um mundo de muitas outras coisas, quantos de nós não temos eletrodomésticos em casa desta marca.

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Eu não tenho nenhum electrodoméstico Samsung.
      E como eu existem muitos.

  26. Avatar de Samuel
    Samuel

    Ora vamos la falar mal da Samsung outravez…….

  27. Avatar de Miguel
    Miguel

    Posso deixar aqui o meu NIB?

  28. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É verdade, mas como eu também há muitos com eletrodomesticos da Samsung, pricipalmente porque são bons baratos e muito bonitos, apenas tenho um frigurifico.

  29. Avatar de gdfgd

    faz todo o sentido.. /facepalm