Samsung será a principal fabricante do processador A9 da Apple

28 Comentários

As relações entre a Apple e a Samsung são por norma conturbadas. Ambas querem ser a maior fabricante de equipamentos móveis e ter o maior numero de clientes.

Mas a outro nível estas empresas dependem uma da outra, para a construção de dispositivos. A Samsung era até há pouco tempo uma das maiores fabricantes de componentes para os dispositivos móveis da Apple.

Segundo informações agora reveladas a Samsung voltou a ser o fabricante principal da Apple e irá ter a maioria das encomendas do novo processador A9.

samsung_1

Depois de alguns meses em que estiveram de costas voltadas, fruto de guerras de patentes e de outros problemas, a Samsung voltou no final do ano passado a produzir componentes para os equipamentos da Apple.

Na altura as encomendas que foram entregues eram reduzidas e a Samsung não era a principal fornecedora de processadores para a Apple.

Mas segundo informação que a Bloomberg, a Samsung terá recuperado a sua posição dominante e será o principal fabricante do processador A9, que deverá equipar a próxima linha de equipamentos móveis da Apple.

Até agora a empresa que a Apple tinha eleito para a construção destes componentes era a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co.).

Mas a Samsung não irá ser a única empresa a fabricar os novos processadores A9 da Apple. A somar à gigante Sul Coreana estará também a TSMC e a Global Foundries.

samsung_2

De acordo com as informações da Bloomberg a produção do A9 da Apple será feita na sua fábrica de Giheung, na Coreia do Sul.

Os investimentos feitos pela Samsung, e também pela TSMC, visaram preparar as suas fábricas para conseguirem dar uma resposta cabal às necessidades da Apple e também da Qualcomm.

Ao conseguir esta nova posição junto da Apple, a Samsung recupera o seu lugar de domínio no mercado dos processadores. Durante o ano passado esta liderança tinha sido retirada pela TSMC, fruto das perdas de contratos entre a Samsung e a Apple.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Invision
    Invision

    Ui, já estou a ver, se por alguma razão o iphone não corresponder à expectativa vai tudo crucificar a Samsung lol

    1. Avatar de PSL
      PSL

      A única responsabilidade que a Samsung tem, é fabrica-los sem defeitos, e às centenas de milhões.

    2. Avatar de Afonso
      Afonso

      tanta guerrinha, e no final das contas baixam as calçinhas

      1. Avatar de PSL
        PSL

        LOL.

        Quem baixa as calcinhas é a Samsung, que está a vender as suas fabriquetas.

        Senão… chapéu… não há dinheiro para esse negócio…

        1. Avatar de Balmer
          Balmer

          Baixar as calcinhas?

          Estás ciente que parte do negócio da Samsung É de facto a produção de componentes para outros, certo? Lá porque nem tudo o que usam nos seus produtos vem das suas próprias fabricas, o que a Samsung certamente faz é produzir peças para o que é utilizado em muitos produtos dos outros. O que não lhes falta é a capacidade de produção, mais rende usar.

          A Apple é só mais um cliente.

          1. Avatar de PSL
            PSL

            É só mais um cliente?

            LOL…

            Tu tens noção que fabricar chips, a preço suportável, é algo que só se pode fazer quando há muita procura?

            Especialmente chips como estes, que utilizam a tecnologia de ponta do mercado fabless (que é exponencialmente a mais cara!)

            Tira o cavalinho da chuva, se não fossem as encomendas da Apple, a Samsung também não tinha volume de produção que se justificasse, e baixasse o investimento das fábricas.

            A Samsung lucra cerca de 100€ por telemóvel gama S/Note, se for vendido a 699 paus…

            Se a Apple der 33€ de lucro à Samsung, por cada chip que compra.

            A Samsung teria de vender 3X o número de S/Note para mandar a Apple ás urtigas. A Samsung vai vender 30 milhões de S/Note num fim-de-semana? 210 milhões de S/Note em 3 meses? Nunca! LOL!

            Pior, a Apple teria de comprar os chips a “alguém”… e esse “alguém” teria um enorme cliente para a fábrica (o que custa, não é produzir individualmente, é chegar a processo industrial que consiga essas tecnologias com uma taxa de defeituosos muito baixa), ou seja, se a Apple continuasse na TSMC, a TSMC ficava rica em pouco tempo, e não era só a Apple a beneficiar do investimento, eram os Androids todos por aí, com chips de igual performance aos Samsung, mas que podiam comprar feitos, tão ou mais baratos que a Samsung custaria a produzir…

            Depois vias como no ano passado, empresas de vão-de-escada, a lançar produtos para o mercado, com os mesmos chips da Samsung, mas a um preço muito mais baixo…

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Nem os actuais SoC A8 foram todos fabricados pela TMC, a Samsung também fabricou parte, nem nos futuros A9 a Samsung será o único fabricante.

            A Apple “desenha” os seus próprios SoC e procura o fabricante que ofereça melhores condições, em qualidade/quantidade e preços.

            Para a Apple a Samsung é só mais um fabricante de componentes.

            P.S. Não ter sido o fabricante exclusivo dos SoC para a Apple fez uma grande mossa nos fracos resultados da Samsung Electronics em 2014. Não foram só os fracos resultados da divisão Samsung Mobile (caíram 40%) tambēm integrada na Samsung Electronics.

          3. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            E ainda fabricam telemóveis que são fortes concorrentes aos Iphone

  2. Avatar de Norman Bates
    Norman Bates

    Coitados, o oxigénio de que tanto precisam! LOL

    1. Avatar de MP
      MP

      Sabes que a Samsung não há só Samsung mobile? Kkkk

    2. Avatar de Afonso
      Afonso

      fatura mais a samsung num mês que a Apple em 10 anos.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Isso só pode ser tido como piada!

        1. Avatar de Afonso
          Afonso

          Não, não é.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não é!? se não é então das duas uma, ou é desconhecimento ou é ilusão, pois nada se aproxima do que dizes, nem sequer a facturação é o parâmetro indicado para avaliar a saúde duma empresa.

          2. Avatar de Afonso
            Afonso

            Desconhecimento só se for da tua parte, ilusão não tomo alusinógenos

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Afonso
            Mesmo!?
            Então mostra lá onde é que a Samsung fatura 120 vezes mais do que a Apple! Ou mostra como é que o valor de faturação indica um melhor estado financeiro!

      2. Avatar de PSL
        PSL

        LOL, a 3ª maior empresa do mundo é a Google, a 2ª maior é a Exxon-Mobil, a Apple vale tanto como essas duas juntas, e ainda sobra dinheiro.

        1. Avatar de OHMy
          OHMy

          A Apple não é a maior empresa do mundo.
          Nem sequer é a empresa que consegue ter maiores lucros anualmente.
          É a empresa com o valor mais elevado cotada em bolsa…

          Enfim, é o que dá decorar (des)informação. 😉

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            A Apple é bem capaz de ser a empresa que conseguiu os maiores lucros nos últimos 12 meses, ficando lado a lado com o maior Banco Chinês [ICBC]

  3. Avatar de LM
    LM

    Antes que se gere mais confusões, é melhor esclarecer que o processador A9 foi (ou está a ser) desenvolvido/desenhado pela Apple e não pela Samsung. A Samsung apenas o vai construir/fabricar (mão-de-obra) e pelos vistos nem vai ser só a Samsung.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Exacto mas há malta que não le o artigo e vai achar logo que o processador vai ser Samshunga

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A Apple começou uma série de pequenos vídeos de apresentação do Apple Watch. Parece bem magicado. O ligar/desligar o ecrã é com a torsão do pulso, mas aí tenho dúvidas que funcione bem.

    http://www.apple.com/watch/guided-tours/

    1. Avatar de PSL
      PSL

      Wow!

      Que interface fantástica!

      E ainda dizem que é “complicado”… não sei aonde! Porque é mais completo?

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      … É torção (e não torsão).
      Os Android smartwatch também usam a torção do pulso para ligar/desligar o ecrã? Funciona bem?

      Quanto à facilidade em lançar apps a partir do smartwach estamos conversados – o Apple Watch foi concebido para lançar apps e os Android apenas para servir de ecrã de notificação do smartphone.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Não me parece que seja só pela torção do pulso, requer tb que o braço se eleve. Tendo em conta a sensibilidade dos sensores que já se usa nos telemóveis à partida não terá problemas para ligar/desligar na situação apresentada.
        O que pode causar problemas são os casos extremos que não se enquadram bem dentro destes parâmetros mas que mesmo assim as pessoas esperariam que funcionasse de forma idêntica, como por exemplo quando as pessoas estão deitadas. Ou então quando realizam actividades que leva a movimentos semelhantes o que ligaria desnecessariamente o ecrã. Mas certamente que fizeram testes para resolver muitos destes casos!

  5. Avatar de Alex
    Alex

    killswitch incoming!

  6. Avatar de João Neves
    João Neves

    A história entre estes dois fabricantes já cheira bem mal, mas a culpa não é deles, é de quem compra aquilo que eles fazem. Do meu dinheiro é que eles não apanham nem um centavo.