Faz hoje 42 anos que se fez a primeira chamada telefónica móvel

99 Comentários

Ter actualmente um telemóvel e realizar uma chamada telefónica é algo banal. Mas nem sempre foi assim! Hoje, dia 3 de Abril, comemora-se o 42º aniversário da primeira chamada telefónica realizada através de um telemóvel.

O telefone usado naquela altura pesava quase um quilo, demorava cerca de 10 horas a carregar e tinha apenas uma autonomia de meia hora.


Sabes de onde te estou a ligar?” Foram estas as primeiras palavras do cientista da Motorola, Martin Cooper, em conversa com Joel Engel (Engenheiro da concorrente Bell Labs/AT&T). Cooper usava um Motorola Dyna Tac 8000X um dispositivo de 9”, sem ecrã, com 30 circuitos que tinha uma autonomia bastante limitada.

Depois da  chamada, Martin Cooper deu uma conferência de imprensa, no hotel Hilton, onde apresentou  o Motorola Dyna Tac 8000X. Passados dez anos, este equipamento passou a estar à venda por 3.999 dólares (cerca de 10.000 dólares actualmente).

DynaTAC

Motorola Dyna Tac 8000X

Em 1975 já existiam 5.000 clientes do serviço de telefonia móvel em todo o mundo. Actualmente, de acordo com a GSMA, existem 3600 milhões de utilizadores o que corresponde a metade de toda a população mundial. A Organização Mundial de Operadoras Móveis prevê que, em 2020, existam 4600 milhões utilizadores deste serviço.

Quer saber mais sobre a evolução dos telemóveis? Leia o nosso artigo “A evolução dos telemóveis em 31 anos”.

Desafio: Diga-nos qual foi o seu primeiro telemóvel.

Via ElPais

Partilhar:
Tags:

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Full
    Full

    Onde vamos nos chegar ^^

    1. Avatar de Toninho
      Toninho

      todos ao mesmo sitio

      1. Avatar de Dani
        Dani

        Todos a uma cova…

  2. Avatar de Pedro Pinto

    O meu primeiro telemóvel foi um Nokia 5110! Andei quase meio ano a juntar dinheiro para ele para o perder ao terceiro dia após a aquisição 🙂

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Que tragedia!
      Eu tive um Nokia 2110 da Telecel e comprei uma bateria extra por cerca 30 contos que duplicava a espessura do telemóvel, mas conseguia cerca de 50 horas de autonomia em standby… Tinha 20 anos e agora estou nos 36 anos. A tecnologia envelhece tanta uma pessoa!

    2. Avatar de Marc Soler
      Marc Soler

      +1 salvo erro foi o primeiro telemóvel com mp3… 60mb de memória!! Telecel

      1. Avatar de Rui Pedro
        Rui Pedro

        Marc Soler estás a fazer confusão com o 5510.
        Radio FM + 64Mb para ficheiros digitais aac protegidos. Eu usava como armazenamento externo…

      2. Avatar de Dc
        Dc

        Eu já não me lembro muito bem mas acho que foi em 94/95 que tive um Nokia 2100 ou 2110, na altura vivia em Angola, portanto o telemóvel era satélite. Lembro-me que conhecia só mais um miúdo(que era meu colega) com telemóvel e a nossa situação era idêntica, ambos os pais estavam constantemente fora do país.

    3. Avatar de mythic
      mythic

      no meu 3º juntei dinheiro de 2 meses ordenado para poder comprar o motorola startac era o melhor que havia em 1996 ou 97, ainda hoje o tenho e trabalha 5* mas custou-me 84,999$ !!!!!mas o meu 1º bem isso e outra historia, foi o motorola microtac pesava por volta de 500g bateria topo de gama a durar 1 dia , vinha com uma base de secretaria que também era carregador duplo, trazia 2 bateria quanto ao preço….. 🙂

  3. Avatar de Hélio Bárbara
    Hélio Bárbara

    Nokia 5110 da Optimus em Dez/98

    1. Avatar de José Pires
      José Pires

      +1

      Eu também 😉
      Ainda fui dos pioneiros.
      Ah máquina.
      Ainda funça

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Um Erickson tipo tijolo com cartão Mimo da Tmn.
    Tal era o hábito de usar que ficou no tejadilho do carro quando arranquei.
    No primeiro crusamento voou.
    Foi só voltar a encaixar tudo.
    Não sei se agora aconteceria o mesmo …

  5. Avatar de Jorge Gabriel
    Jorge Gabriel

    O meu foi um nokia 3410 xd

  6. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    O meu ?! XD ahahah foi o MITICO Nokia 3310 !! xD

  7. Avatar de Tiago Martins
    Tiago Martins

    O meu primeiro foi um Nokia 2100 🙂
    Que máquina aquilo era!

  8. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Alcatel one touch easy

    1. Avatar de Nuno P
      Nuno P

      +1 Era um telemóvel simples, com muito boa autonomia e com uma tampa deslizante que a única função era proteger o teclado da sujidade.

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      O meu também foi um Alcatel OT Easy azul.

    3. Avatar de EXP001
      EXP001

      Sim bela maquina tambem foi o meu 1o telemovel.
      Lembro-me que se ficasse enrascado sem bateria bastava comprar umas pilhas e ja estava 🙂
      A nivel de rede bastava esticar a antena e ate em algumas partes do metro de Lisboa dava para falar sem problemas

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Acho que tb foi esse o meu

  9. Avatar de Rogério Moreira
    Rogério Moreira

    HTC Touch Viva

  10. Avatar de Camilo
    Camilo

    Interessante e lembro-me muito Ericsson GA 628, levei com descontos no carregamento durante 24 meses… Jurei de nunca mais ir nessa das operadores, até ver consegui.

  11. Avatar de Rui Nunes
    Rui Nunes

    Startac 130, foi o meu primeiro telemóvel. Excelente… Ainda o tenho.

    1. Avatar de mythic
      mythic

      boa maquina ainda tenho o meu tambem

  12. Avatar de nm
    nm

    Aqui foi um Sagem da vodafone, e um nokia 3310 e um ericsson t18

  13. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    O meu foi um Philips Twist 🙂

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    O meu primeiro telemóvel foi um nokia 3110

  15. Avatar de David
    David

    Philips Diga. 1997!!

  16. Avatar de transcendez
    transcendez

    Motorola Startac. 1998?…

  17. Avatar de Nelson Maia
    Nelson Maia

    Mesmo meu… Sendo S330 da Optimus.

    Timeline de telemóveis:
    Motorola Talkabout>Sendo S330>Nokia 3310>Sagem X5-2>Motorola ROKR E1>Nokia N70>Nokia 1208>Optimus Pequim (Huawei)>Optimus Barcelona> BQ Aquaris E5 HD.

    É de salientar que o Nokia 3310 está novo mas não carrega e os restantes nokias que tive estão ambos a funcionar o resto? Roubados, retoma e vendidos ou avariados 😀

  18. Avatar de ZÉ

    O meu primeiro foi um Alcatel One Touch que podia funcionar com pilhas

  19. Avatar de Fernando Afonso
    Fernando Afonso

    Philips Diga,

    Acompanhou-me até à EXPO 98!
    Comprado em 1997. Na altura, fiquei insatisfeito com a compra, talvez não fosse erro apenas do telemóvel mas sim dos satélites.

    A Vodafone ainda tinha o nome de Telecel…

  20. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Sony ericsson t28 1999

  21. Avatar de António
    António

    Nokia 3310, obviamente! 🙂

  22. Avatar de Marisa Pinto

    Audiovox, não sei ao certo o modelo, era da telecel 🙂

    1. Avatar de Davide Barruncho

      Talvez igual ao meu, Audiovox GDX-300 🙂

  23. Avatar de Nelson Rodrigues
    Nelson Rodrigues

    O meu foi um motorola da Vodafone de 1998

  24. Avatar de celso
    celso

    Siemens A50

  25. Avatar de José
    José

    Sony Ericsson GA628 da TMN em 1997. Era vendido com o tarifário SPOT. Da altura em que os números começavam por 0936..

  26. Avatar de ruy
    ruy

    Motorola StarTAC 😛

  27. Avatar de ivo soares
    ivo soares

    siemens a 50

  28. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    1999 Motorola D520 Telecel Vitamina T
    Incluia cassete de video com demonstração de uso da Telecel….

  29. Avatar de gabriel fernandes
    gabriel fernandes

    Ericsson Ga 628 da Optimus

  30. Avatar de Daniel Cavalcanti
    Daniel Cavalcanti

    Nokia 3330 :3

  31. Avatar de Coentro
    Coentro

    Motorola 8700

  32. Avatar de Ludo
    Ludo

    Alcatel Easy one touch da TMN

  33. Avatar de Fanatico pelo 3310
    Fanatico pelo 3310

    O meu primeiro telemóvel foi o Nokia 3310, servia para tudo, até para as obras! xD

  34. Avatar de Joao
    Joao

    Pelo que vi por aqui, só uma pessoa colocou siemens, também tive um siemens C35i, ou contrário do normal que teve tudo nokia 3310 e afins que era o que estava na moda, se voltasse a época novamente voltaria na mesma a comprar o mesmo, tinha um jogo incrivel que era de um labirinto nunca cheguei ao fim mas era top 😀

    1. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Esse siemens C35i, havia 2 pessoas na minha turma que tinham esse modelo, além de outros modelos da siemens que vieram a seguir mas já com antena incorporada, como o m35. O meu primeiro telemovel data de novembro de 2001, nokia 8210. Era dos telemoveis mais cobiçados na altura, o meu era em segunda mão.

  35. Avatar de Vítor M.

    O meu foi um Nokia 2110 no ano de 1994.

  36. Avatar de Jorge Diarte
    Jorge Diarte

    Boas o meu primeiro telemovel foi um Ericsson T10

  37. Avatar de João Terra
    João Terra

    O meu primeiro telemóvel foi o 1º Sony Ericsson o GA318. que apareceu no mercado, só a bateria pesava mais que o próprio telemóvel. Depois tive o 2º modelo da mesma marca, mas mais leve o GA628.
    A seguir tive os alcatei que eram charutos e por fim termino com a nokia, desde o mais antigo ao mais popular que foi o nokia 3210.

  38. Avatar de Tiago
    Tiago

    Nokia 5110

  39. Avatar de Newj
    Newj

    Samsung sgh 600? Ou foi esse ou um aeg do pior.. Será que foi por isso que fiquei com aversão à Samsung??

  40. Avatar de marcco faroia
    marcco faroia

    Nokia 5110

  41. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Como seria de esperar…nokia 3310! o verdadeiro, o único e incontestável.
    Ainda hoje tenho a carcaça..

  42. Avatar de Jana
    Jana

    Nokia 3310! 😀

  43. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Há muito tempo a trás.. Motorola fluir 1995

    1. Avatar de naoliveira

      Não teria sido o Motorola Flare? É que tive o 1º telemóvel que tive foi em 1995 e foi um Motorola Flare. 🙂

  44. Avatar de Sérgio F.
    Sérgio F.

    Siemens C35

  45. Avatar de Luis
    Luis

    Foi um AEG 9050 em 1995

    1. Avatar de francisco
      francisco

      AEG 9050 !

  46. Avatar de Ricardo Peralta
    Ricardo Peralta

    Tenho quase a certeza que era um Sagem MC 950, senão era muito parecido. Ganhei num concurso da nesquik em 2000 ou 2001.

    Ainda tenho o mesmo numero de telemóvel desde aí 😀

  47. Avatar de PSL
    PSL

    O meu foi o venerável Nokia 3310…

  48. Avatar de Nuno Goncalves
    Nuno Goncalves

    Philips Diga – Dezembro de 1997

  49. Avatar de Jusé
    Jusé

    Motorola (não me lembro do modelo) em 1996. Depois, um 6110 em 1998.

  50. Avatar de Hapéle
    Hapéle

    Ericsson GF337 da Telecel, 1995

  51. Avatar de Carlos
    Carlos

    O primeiro meu Nokia 2110 (ainda o tenho)
    Janeiro de 1992.
    Mas ainda cheguei a fazer muitas chamadas por um Motorola de mala que se k ligava ao carro. (Não me lembra o modelo, mas sei que era analógico)

  52. Avatar de Orite
    Orite

    Estava eu em 1992 quando comprei o meu primeiro telemóvel, um Siemens S6: http://www.mobitola.com/phones/Siemens/S6/
    Veio com um cartão Mimo, que ainda tenho até hoje e utilizo no meu telemóvel atual.

    1. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Ainda usa o mesmo cartão ou o mesmo numero? 🙂 Eu tenho o mesmo numero desde 2001 e uma vez a TMN enviou-me um cartão novo(mesmo numero) pois estavam o proceder a uma renovação dos cartões SIM.

  53. Avatar de Ohm das Tabernas
    Ohm das Tabernas

    O meu primeiro e único telemóvel foi o Nokia 3410!

  54. Avatar de Strato
    Strato

    Primeiro telemovel Ericsson GA628 em 96 ou 97

  55. Avatar de Lufino
    Lufino

    O meu foi um Ericsson T10 azul.

  56. Avatar de cristovao vieira
    cristovao vieira

    motorola d520 da telecel e ainda hoje conservo o numero tinha rede em qualquer lugar

  57. Avatar de Miguel Ascensao
    Miguel Ascensao

    Siemens C45, comprado com o meu primeiro ordenado!

  58. Avatar de Carlos Cidade
    Carlos Cidade

    O meu primeiro telemóvel foi o velhinho Philips Savvy. Já lá vão uns bons 17 anos.

  59. Avatar de Pisca
    Pisca

    Há umas duvidas, via Wikipedia:
    “Entre 1957 e 1961, na antiga URSS, Leonid Kupriyanovich, um engenheiro de Moscou, desenvolveu e apresentou uma série de modelos experimentais de telefones celulares portáteis. O peso de um modelo, apresentado em 1961, era de apenas 70 g e poderia caber na palma da mão. 5 6 Em 1958, a URSS também iniciou o desenvolvimento do “Altay”, serviço nacional de telefonia móvel civil para carros, com base no padrão soviético MRT-1327. Os principais desenvolvedores do sistema Altay foram o VNIIS e o GSPI. O sistema de telefone pesava 11 kg e era colocado no porta-malas dos veículos de altos funcionários, que usavam um aparelho padrão no compartimento de passageiros.7 Em 1963 esse serviço foi iniciado em Moscou; em 1970, o Altay já era utilizado em 30 cidades da URSS . As últimas versões do Altay ainda são usadas em alguns lugares da Rússia, como sistema de trunking. 8 Em 1965, na exposição internacional Inforga-65, em Moscou, a empresa búlgara “Radioelektronika” apresentou o telefone móvel automático combinado com uma estação base. As soluções usadas para esse telefone basearam-se num sistema desenvolvido por Kupriyanovich. Uma estação de base, ligada a uma linha de telefone, podia servir a até 15 clientes.”

  60. Avatar de mg
    mg

    Sagem mobicom by telecel

  61. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    Nokia 5110

  62. Avatar de Marco Moura
    Marco Moura

    o meus primeiros telemoveis foram Nokia 2010, Motorola StarTAC, mais tarde um Nokia 9000 Communicator

  63. Avatar de Pedro Prates
    Pedro Prates

    3210. Vitamina H.

  64. Avatar de Filipe Lage
    Filipe Lage

    O meu primeiro foi o Ericson GA 628 ( http://www.gsmarena.com/ericsson_ga_628-105.php )…
    Nem sequer tinha relógio (nem data, nem hora).
    Mas dava para fazer chamadas de borla tirando o cartão SIM enquanto se falava ao telefone 😀

    1. Avatar de mythic
      mythic

      e verdade, esse e o sagem era mais procurados que as puxxx novas . fiz tantas chamadas a borla com eles

  65. Avatar de Andre
    Andre

    Bosch 509. Cor-de-laranja.

  66. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    AEG 9050 que custos 55 contos na TMN em 2006. Ainda o tenho e ainda funciona. Que belo taco!

    1. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      Obviamente que não é 2006, mas sim 1996! Que loucura, há 19 anos…

      Isto deveria dar para editar!

  67. Avatar de raul
    raul

    Ui tive um Siemens ainda na rede analógica nem sms dava para mandar e dizia no visor P Telemóvel

  68. Avatar de Jon
    Jon

    O meu primeiro telemóvel foi um Nokia 3210 azul escuro, que ainda tenho guardado algures, foi fantástico entrar nesse mundo de tecnologia acompanhado com a força da magia da juventude.

  69. Avatar de Jon
    Jon

    P.S Só para acrescentar: foi em 2000

  70. Avatar de António B.
    António B.

    primeiro telefone, o mítico Motorola Flare. adquirido na Telecel numa promoção de selos que a Shell fez na altura! até no metro aquilo tinha rede 😀

    http://www.moblo.info/en/cellphotos/Motorola-Flare-0.jpg

  71. Avatar de Marcelo Cruz

    Alcatel One Touch Easy em 1998.

  72. Avatar de Jose Ferreira
    Jose Ferreira

    Motorola com tampa 7500 gsm. Entrava todo o cartão e era de carregamentos obrigatórios. Cheguei a ter muito crédito na TMN.

  73. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Motorola Flare. Levava o cartão inteiro (do tamanho de um cartão de crédito)

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      O meu primeiro Smartphone foi um Ericsson R380, lançado em 2000. Grande maquinão.

  74. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    O meu primeiro foi um Ericsson de teclas laranjas que trazia duas baterias uma para a manha e outra para a tarde ( com muita muita poupança), era um tijolo e peras e tinha uma antena aborrachada que rodava, de pé para fazer chamadas ao lado do telemovel para o colocar no cinto das calças que aquilo num bolso não cabia lolol.
    Se alguem tiver foto ou se lembrar do modelo, agradeço.

  75. Avatar de Sergio
    Sergio

    Motorola PT550, lançado no Brasil em 1993 e logo carinhosamente referido como ‘Tijolão’, em razão do seu peso. Custou-me US$ 2500, no mercado paralelo de contemplados em sorteio promovido pela empresa estatal de telefonia. Quem não quisesse pagar tais ‘luvas’, aguardava anos para receber o seu telemóvel (celular).

  76. Avatar de Hugo
    Hugo

    Alcatel One Touch Easy DB

    Em caso de se ficar sem bateria podia-se usar pilhas, com base de carga e tao lindooo que era