Samsung responde à Apple “na mesma moeda”

35 Comentários

Depois do caso do alegado plágio e violação de patentes da Apple por parte da Samsung, noticiado aqui, há um par de dias foi sabido que a Samsung não gostou e respondeu da mesma forma, desta vez alegando a violação de 10 patentes por parte da Apple!

Estas duas companhias têm negócios em comum onde a Samsung fornece chips e ecrãs à Apple, mas nem assim se parecem entender.

Esta resposta da Samsung revela claramente que esperava aquele ataque por parte da Apple pois a resposta foi quase imediata. Será que com esta “contra-resposta” a tensão entre ambas irá baixar?

A fasquia do negócio aumenta e estas empresas não têm mãos a medir.

A Samsung é vista como o maior adversário da Apple e é uma forte impulsionadora do sistema operativo móvel da Google, o Android, que recentemente ultrapassou o iOS da Apple, tornando-se no sistema operativo móvel mais popular nos EUA.

Logo depois da Sony Corp., a Apple é o 2º maior cliente da Samsung. James Chung, director de planeamento de produção da Samsung, deu a conhecer que:

A Apple pode tentar diversificar os seus fornecedores de modo a reduzir a aliança com a Samsung. No entanto, nenhum outro fabricante tem preços tão baixos como a Samsung, logo a Apple não deverá largar a Samsung.

As 10 patentes reclamadas pela Samsung estão relacionadas com métodos de poupança de energia, redução de erros na transmissão de dados via 3G e tecnologias de comunicação de dados sem-fios.

A Samsung está a responder activamente à acção judicial levada a cabo contra nós de modo a proteger a nossa propriedade intelectual e a assegurar a nossa inovação e crescimento contínuos no mercado das comunicações móveis.

Está já anunciado o lançamento do inovador Samsung Galaxy S II, na próxima semana na Coreia do Sul, com o qual esta marca pretende atingir a fasquia dos 60 milhões de smartphones vendidos neste ano, não pretendendo com isto dar tréguas à Apple.

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rogério
    Rogério

    Duvido muito que vá parar.
    A Apple, como sempre mostrou, quer ser a perfeição, a “manda chuva”, mas desta vez encontrou alguém ao nível dela, a Samsung.

    A Apple deveria estar bem caladinha visto que é a Samsung que lhe fornece chips e ecrãs para os seus equipamentos móveis.

    Mas isto não é só visto aqui, a Apple já entrou em conflito com várias organismos, por exemplo com a Amazon, só porque a mesma queria usar o titulo App Store para o seu mercado de aplicações Android a Apple apresentou logo uma queixa a declarar que App Store era um titulo registado pela Apple, cujo nome é no mínimo banal para o tema em questão.

    A Apple ainda irá entrar em conflitos por causa de haver um fruto chamado apple. 😛

    Espero que os tribunais mandem a Apple dar um curva e que lhes peçam mais responsabilidade e coerência naquilo que alegam.

    1. Avatar de puling
      puling

      “A Apple ainda irá entrar em conflitos por causa de haver um fruto chamado apple. :P”

      com o fruto ainda não ouvi nada mas com a Apple Records, que é anterior à Apple Computer, já andaram

    2. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Cá para mim… A apple ainda vai reclamar com Adão e Eva por causa da dentada na maça… fruto proibido!

      Se não fosse Adão e Eva, hoje a maça não estava ratada! 😀

  2. Avatar de Visitante
    Visitante

    Cada vez mais o acesso à net foge dos protocolos mais usados hoje, como o que estou a usar agora. A Samsung não faz computadores mais está – de alguma maneira – neste novo mercado!!

    Por exemplo, acesso a net pelo browser com navegação tradicional e acesso através do frigorífico e ver unicamente como está o tempo…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Ou procurar/organizar receitas P:

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        … também! E depois de decidir o que vai fazer à noite, quando regressar a casa, vai para o trabalho e liga-se a um servidor para ouvir – por exemplo através do telemóvel – as músicas favoritas…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      A Samsung não faz computadores?

      A Samsung faz`*tudo* o que seja eletrónica!

  3. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Quando as contas não estão a bater certo (para os accionistas, principalmente), há que fazer alguma coisa. O governo vira-se para os impostos, as grandes empresas viram-se para o seu baralho de patentes e tenta ganhar acções jurídicas. Nem só de iPods vive a Apple 😛

  4. Avatar de aver
    aver

    Acho que a Apple tem razão e tem direito a uma indemnização, ou um desconto no preço dos fornecimentos da Samsung como já disseram noutro post 😉 por imitação descarada. Claro que a Samsung tem também o direito de contra-atacar. Isto nunca vai chegar a tribunal e nunca se vai saber os termos do acordo extra-judicial.

    Com isto, encontrei um site especializado em patentes da Apple (também tem casos em que a Apple foi processada por violação de patentes) que acho que vale a pena. Vendo bem, vendo bem, se há patentes ridículas, outras fica-se a pensar se é legítimo vir outro e copiá-las. Na questão da aparência dos produtos basta ir ao Google, pesquisar por imagens de “design industrial” e reflectir se é legítimo copiar os produtos, sem compensar quem os criou.
    http://www.patentlyapple.com/patently-apple/

    Quanto às patentes em concreto em que a Apple processou a Samsung, deixei o mesmo link no outro post e ainda não encontrei melhor.
    http://thisismynext.com/2011/04/19/apple-sues-samsung-analysis/

    1. Avatar de Visitante
      Visitante

      Melhor que acordo extra-judicial e ter nos termos do contrato um tribunal em Portugal, com renúncia por qualquer outro país 🙂

      1. Avatar de aver
        aver

        Ya. Isso também dá uma certa tranquilidade, não há perigo de haver uma sentença, contra um ou contra outro 😀

  5. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    “Esta resposta da Samsung revela claramente que não esperava aquele ataque por parte da Apple.”
    Acho que será o oposto! Se passados 4 dias sobre o processo da Apple eles interpõem 3 processos em 3 países diferentes, é porque já contavam com alguma coisa – processos destes demoram tempo a preparar, e conseguir fazê-lo em 3 sistemas judiciais distintos e com línguas diferentes…!
    Há tb que ter em conta que a própria Apple disse que tentou junto da Samsung resolver o assunto antes de ir para tribunal. Logo a Samsung sabia que poderia ter que contra-atacar.
    Quanto à Apple diversificar os seus fornecedores, já é bem sabido que isso já é assim! A Samsung é só um dos fornecedores de ecrãs e chips! Só há um componente que depende em exclusivo da Samsung, o processador, e mesmo esse pode passar a ser fabricado noutro lado. Mas dito tudo isto, o facto é que a escala de produção da Apple é tal que neste momento não é possível a Samsung deixar de ser um dos fornecedores.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eu não percebo nada de justiça e afins, mas se realmente 4 dias não seriam suficientes então esse ponto de vista é também válido.
      Obrigado pela opinião.

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Não é preciso saber de justiça, basta usar o senso comum!
        Primeiro que tudo a Samsung tinha que determinar que patentes é que poderia usar contra a Apple – tal raramente é óbvio e implica alguma investigação, é usual passarem semanas até que haja este tipo de contra-ataque.
        Depois há a redacção do processo, e nestes processos a linguagem usada, e os pormenores fornecidos são de extrema importância. Um processo mal iniciado pode deitar tudo a perder, logo nunca se deve apressar.
        Como apresentam o processo em 3 sistemas judiciais distintos, a linguagem não poderá ser a mesma e haverá mais do que uma equipa de advogados… mas todos eles têm que estar coordenados e ser coerentes entre si!
        Somado tudo é bastante óbvio que isto é algo que demoraria algum tempo a fazer! Logo a Samsung já estava preparada.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Certo. Aproveitei e corrigi o respectivo parágrafo de acordo com esse facto. Obrigado.

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Bom… A julgar pela imagem aqui colocada,até eu ficava com com a tensão mais baix… quer dizer… mais elevada!

  7. Avatar de famont
    famont

    “…, o Android, que recentemente ultrapassou o iOS da Apple, tornando-se no sistema operativo móvel mais popular nos EUA.”

    Gostei particularmente desta afirmação!

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    a apple está a ser gananciosa, para variar, e normalmente quando algo ou alguém está no top (não no topo) começam a ficar cegos com o poder, e depois dá nisto, será que eles próprios não se basearam em algo para os produtos deles? e já agora, se formas a ver bem quase todos os telemóveis tacteis estão muito parecidos, isto porque têm de ter um visor o maior possível, só se os fizerem ás curvas eles ficam diferentes.
    qualquer dia começam as guerras de plagio de monitores, ratos teclados, enfim…
    Quem tudo quer tudo perde!!!

  9. Avatar de Leandro Ferreira
    Leandro Ferreira

    Eles que se queimem.. já era altura de a Apple deixar de ser o tlm “dos betinhos€€€€€”, agora, vamos ter duas companhias ao alto nivel a competir.. a apple está a tremer, o que é bom para nós, talvez assim a apple se torne mais acessivel a nivel de preço, porque não se justifica os tais preços quando nós agora obtemos o mesmo ou melhor por preços consideravelmente mais baixos.

    Por isso eles que se matem e mandem-nos produtos melhores e a bons preços para nós. 🙂

  10. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    A apple a tremer loool
    Temos pena aguentem-se agora 🙂

  11. Avatar de Luiz
    Luiz

    Que bela foto da rapariga do round. 😀

  12. Avatar de kekes
    kekes

    Ainda vamos ter um iPhone 5 inferior ao iPhone 4 lol
    Eles queriam mais mama da Samsung, e com a Samsung a crescer neste mercado tambem é lixado para a Aipple então bora atacar-los.
    Vamos ver como se desenrola isto no final… Eu espero sentando 🙂

    Na minha maneira de ver patentes são muito importantes mas nem tudo devia ser aceite para ser patenteado.

    1. Avatar de Tiago Sousa
      Tiago Sousa

      Na tua ultima frase tens razão, mas isso do iPhone 5 inferior ao 4 é ironia 😛

      Abraço

  13. Avatar de cartoon
    cartoon

    Essa não sabia que muitos componentes do iPhone eram fabricados pela Samsung!
    Então, afinal, o iPhone é basicamente um Samsung com a marca da maça 🙂

  14. Avatar de Deus
    Deus

    Apple-boy, where is your god now? 😀

  15. Avatar de DanielC
    DanielC

    Carrega Samsung….

    Como o cartoon disse o iPhone é um Galaxy com a maçã na parte de trás. (sim exagerei um bocado)

  16. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    A apple está se meter a jeito… As parecenças eram óbvias mas quem tem telhas de vidro não atira pedras ao telhado do vizinho. Se a coisa der para o torno ainda passam a ter iphones com componentes sagem ou siemens fujitsu lol

  17. Avatar de aver
    aver

    Já agora, se tiverem curiosidade, já há algum tempo que tenho a percepção que o perigo para a Apple vem do lado da Samsung.

    https://pplware.sitedev.pt/informacao/galaxy-tab-o-tablet-android-da-samsung/comment-page-1/#comment-332733

    1. Avatar de Hugo Cura

      E de facto, pode parecer que não, mas o Galaxy Tab fez mossa no mercado dos tablets… tem também a sua posição.
      Comparando-o agora ao iPad 2 está caríssimo, mas em relação ao primeiro iPad a superioridade em várias características são evidentes.

  18. Avatar de Gonçalo Santos
    Gonçalo Santos

    Eu só acho que isto é a Apple a ser picuinhas… Assim que li a primeira notícia, lembrei-me logo da “recente” notícia do pouco tempo de vida do Steve ser pouco…Lembrei-me também do facto de recentemente o Androido ser mais utilizado que o iOS…A mim parece-me que, se a Apple continuar com isto para a frente, que ainda vai perder o seu fornecedor de ecrãs e de processadores, e que ai das duas uma, ou sobe ainda mais o preço dos equipamentos, ou então começa a lucrar menos por cada venda, o que não me parece. A Samsung e a HTC têm feito um excelente trabalho contra o sistema operativo da Apple e esta está a começar a ficar preocupada.

  19. Avatar de eu
    eu

    se a apple ganhar o processo é caso para dizer adeus aos processadores e os ecrãs

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Normal e previsível, se fosse uma empresa pequena, o normal seria um takeover.

    Para quem diz que para a Samsung perder a Apple como cliente e com isso perder cerca de 10 mil milhões de dólares de receita é grave, vale lembra que as receitas anuais da Samsung rondam os 172 mil milhões de dólares.

    Além disso, simplesmente não existem fabricantes como a Samsung com capacidade de produção disponível, para o caso de não se lembrarem houve um sismo e um tsunami enorme no Japão e muitas das fábricas lá simplesmente deixaram de produzir (a Nokia que o diga). E além disso, também era no Japão que eram fabricados os equipamentos que fabricam os chips (pela Nikon sobretudo) de maneira que mesmo que alguém quisesse aumentar a produção de chips, não tem como o fazer. A Intel e a AMD que o digam.

    A questão é que se a Samsung deixa de fornecer a Apple, simplesmente a Apple fica sem ter componentes para todos os equipamentos que fabrica, não só para o iPhone e o iPad (os CPUs A4 e A5, as memórias, entr outris), porque mesmo os MacBooks têm montes de componentes da Samsung (os HDDs/SDDs, a memória, os ecrãs, entre outros).

    Isso não quer dizer que a Apple não tenha razão, mas o timing é que se calhar não foi o melhor…

    1. Avatar de aver
      aver

      Provavelmente estás a querer dizer que o Samsung F700 apresentado em 2006 já tinha o aspecto do iPhone com que saiu em 2007, um mês depois da apresentação do iPhone.

      Parece que não foi nada disso. Entretanto a Samsung copiou também o aspecto dos símbolos.

      http://androidcommunity.com/who-was-really-first-apple-vs-samsung-story-truly-debunked-20110420/

  21. Avatar de Djsuca
    Djsuca

    Chupa k de uva….

    Haa e tal podemos e acontecemos… e agora…