Cash trapping – Cuidado com os terminais de Multibanco

57 Comentários

Num período festivo e de mini-férias para alguns, os jornais nacionais alertaram para uma nova técnica que “engana” os utilizadores que se deslocam a um terminal de multibanco. Segundo informações da Policia de Segurança Pública (PSP), foram já registados casos de Cash trapping em Coimbra, Lisboa e em várias localidades Algarvias (Faro, Olhão, Albufeira, Portimão, Loulé).

Mas afinal com funciona o Cash trapping.

cash_01

Segundo informações no próprio site da PSP, o Cash trapping consiste na aplicação de um dispositivo/objecto de plástico (em alguns casos, metálico) nos terminais de saída das notas dos ATM’s, com a intenção de ludibriar uma pessoa que pretende levantar dinheiro e que julga que o equipamento está avariado.

cash_00

Os lesados acabam por desistir das “operações bancárias", abandonando o local. Nesse momento, os suspeitos procedem à remoção do dispositivo plástico/metálico e à consequente subtracção do dinheiro retido.

Conselhos Úteis:

Além dos conselhos úteis e habitualmente apresentados pela PSP, realçamos ainda:

  • Verifique que o terminal ATM está em perfeitas condições e não apresenta quaisquer indícios de ter sido vandalizado, alterado ou modificado;

  • Verifique que o leitor de cartão apresenta o seu aspecto normal, nomeadamente que a ranhura para inserir o cartão está em bom estado, bem como, o local de saída do numerário;

  • Não aceite ajuda de terceiros caso ocorra uma anomalia de funcionamento – por exemplo, o cartão não sai e alguém sugere que volte a marcar o código secreto;

  • Ao detectar este tipo de “avaria” permaneça nas imediações do ATM, contacte a Polícia de Segurança Pública (através do 112) e cumpra as indicações/conselhos que lhe forem dadas(os) no caso em concreto

Homepage: PSP

Partilhar:
Tags:

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Bom post! Muito obrigado pelo aviso, desconhecia por completo esta “técnica”…

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      já agora podiam por outras tecnicas, mas mesmo assim bom post

      1. Avatar de Luiz
        Luiz

        Exacto.
        Houve há tempos uma notícia que colocavam um teclado falso por cima do verdadeiro, guardava os códigos.

  2. Avatar de 89rafa
    89rafa

    Uma das coisas que acho que falha neste sitema é o facto de haver vários formatos das ATM. As vezes coisas simples, como o layout do teclado por ex, podem confundir utilizadores menos atentos.

    Eu tenho por hábito verificar se existe alguma coisa estranha, mas de vez em quando apanho com uma nova e surge sempre a dúvida se está tudo em ordem.

    Isto podia ser resolvido facilmente, escolhiam um modelo padrao para todas as atm.

    1. Avatar de NeMewSys
      NeMewSys

      Concordo! Mas tanto quanto sei, os bancos não se vão dar ao trabalho, porque existem bastantes falhas de segurança nos sistemas deles, tanto informáticos como burocráticos, e os bancos não se dão ao trabalho de os resolver definitivamente devido ao elevado custo que tem a sua resolução. Preferem sempre dar a volta da forma mais barata, mas que não resolve os problemas a longo prazo.
      É triste quando eu vejo os bancos a pronunciar que prezam a segurança dos clientes, e sei por experiência própria que isso é mentira.

      1. Avatar de FDAD
        FDAD

        O Millenium BCP usa Windows 98 nas suas estâncias bancarias. Até me assustei quando vi… O que vale é que fica tudo numa Intranet ou VLan. Basta alguém entrar no servidor principal (esse sim, ligado ao exterior) e PUF! fez-se um assalto bancário.

    2. Avatar de abda
      abda

      Penso que não seja só uma empresa a fabricar ATM’s e sendo assim nunca seriam todos iguais.
      Ou se for a mesma empresa, podem ter evoluindo as ATM’s, mas como é caro substituir velhas por novas elas vão ficando diferentes…

      Não sei qual dos casos se aplica, mas se não for nenhum destes dois deverá existir um outro…

      E defendo a tua opinião, estou totalmente de acordo.

      1. Avatar de 89rafa
        89rafa

        por isso mesmo é que podia haver um padrão. Várias empresas fabricam aparelhos usb. Regra geral, o standard traz sempre vantagens. 😉

  3. Avatar de Deus
    Deus

    Desconhecia, bem inteligente a tecnica…

  4. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    so gostava de entender porque é que se chama “Cash trapping”… mania de por nomes em ingles…

    1. Avatar de lulwut
      lulwut

      Se calhar a origem desta técnica não é portuguesa…

    2. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Essa da “mania de pôr nomes em inglês” é que era escusada, aliás, é mesmo a mania de criticar só porque sim, não?

      Esta técnica não é de origem portuguesa, já era usada lá fora e agora é que começam a “traze-la” cá para dentro. Até ao momento, os indivíduos que identificados não são de nacionalidade portuguesa.

      Uma pequena leitura clarificava rapidamente porque é que se chama “Cash trapping”.

      1. Avatar de jo§e

        Para isso existem dicionários e tradutores.
        Senão não existiam programas traduzidos para português e possivelmente estaríamos todos a falar em Inglês

    3. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Ia fazer o mesmo comentário. É mesmo o mania, é como o carjacking ou homejacking como se nunca se tivesses roubado carros e casas

    4. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Porque o inglês é mais fixe que Português. Se pudesse escolher, preferia falar bem Inglês.

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        eu tb, a UNICA coisa que desagrada é a falta da palavra saudade

      2. Avatar de FDAD
        FDAD

        Já pensaste em sair de Portugal (se é que não o fizeste) e levar essa tua paixãozinha contigo, eu diria mais, passa a escrever no PpleWare em Inglês, afinal, até o titulo do Blog é em Inglês…

      3. Avatar de jon
        jon

        entao vai pa inglaterra…….ah. gosta do nome, ta ingles que chegue?

    5. Avatar de FDAD
      FDAD

      Concordo ao fim e ao cabo não passa de aprisionamento (retenção) de dinheiro. Se andasse-mos todos de car e andasse-mos de elevator até ao andar seguinte é que era giro.

    6. Avatar de Victor
      Victor

      Em português diz-se “aprisionamento de dinheiro”, mas escrito em inglês é mais IN, quer dizer seremos submissos e saloios SEMPRE… Eles no estrangeiro também usam termos em Português em vez de usarem as suas línguas né?

  5. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Até ao momento felizmente, não tive problemas nem quero vir a ter …

  6. Avatar de popy
    popy

    a partir do momento que levantamos dinheiro, a caixa MB mostra um aviso “retire o seu dinheiro”. a partir do momento que esse aviso aparece, mas a nota não sai, só isso já é o suficiente para avisar o banco (se for durante o dia, ou ligar para o número do banco) , ou quiçá ligar logo para a policia

    1. Avatar de miguel
      miguel

      ISSO É MENTIRA. EU FUI UMA DAS VITIMAS E O MB NÃO AVISA PARA RETIRAR O DINHEIRO, ELA PURA E SIMPLESMENTE DIZ QUE A MAQUINA NÃO PODE SATISFAZER O NOSSO PEDIDO E PARA NOS DIRIGIRMOS A OUTRA CAIXA. MANIA DAS PESSOAS ARROTAREM POSTAS DE PESCADA SEM SABEREM O QUE DIZEM…

  7. Avatar de guilherme
    guilherme

    Não se esqueçam que ao chamar a policia agora pagam 60€ lol

    1. Avatar de guilherme
      guilherme

      Portanto não sei qual será o maior roubo =P

    2. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Isso é mesmo assim? Nunca tive necessidade de tal nem espero vir a ter, mas… 60€? Deviam era pagar-nos por ainda nos dar-mos ao trabalho de lhes dizer que há uma “cash trap” naquela atm. 😛

    3. Avatar de Hugo Fraga
      Hugo Fraga

      Sim mas o pagamento de 60€ é só em casos em que a sua chamada foi em vão….
      Para que não haja abusos…

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Nesse caso, estou totalmente de acordo.

    4. Avatar de guilherme
      guilherme

      Pelo que vi na noticia seja ou não em vão terá de pagar, já vi casos em que se chama a Polícia por acidentes de modo a se assumir culpas e pimba, 60€ e claro, paga quem chamou.

      1. Avatar de Aires
        Aires

        Tenho de esclarecer algo que algumas mentes repetem sem espírito crítico… O pagamento dos 60€ é fictício e este montante irreal! Não pago um tusto por solicitar a intervenção de autoridades, pago sim pela emissão dos autos de ocorrência, no montante que entretanto foi actualizado (por folha) e ronda os 60€ em papel e 6€/7€ em formato electrónico… Mas sempre se pagou por obter os autos, apenas há relativamente pouco tempo se resolveu ir mais uma vez ao bolso do contribuinte….

        Mas alerto que por mais que uma vez pedi a presença da autoridade e nem por uma vez fui forçado a solicitar a emissão do auto………..

  8. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Boas, pessoal. Realmente é uma pena esta prática pois põe em risco o bolso de todos nós. Eu que me convencia de que usar o online banking era cada vez mais seguro, cada vez menos me convenço disso. E agora nas ATM’s… sinceramente…
    Só uma dúvida: já recebi alguns email’s a informar de que se digitarmos o nosso código pessoal ao contrário, numa ATM, isso alerta as forças de segurança. Esta situação confirma-se? Alguém pode confirmar isso? Realmente, nunca experimentei (nem quero!!!).

    1. Avatar de DanielC
      DanielC

      Imagina códigos Palíndromos como por exemplo 2002 ou outro qualquer. Ao marcares o código a máquina n ia entender se o estavas a marcar ao contrário…

      E como o Corps já disse, “A Máquina n sabe o nosso código…”

      Já vi esta técnica ser aplicada nas Máquinad dos bilhetes das estações da CP da linha da azambuja. Como o dinheiro caí sempre do mesmo lado, os “gangsters”/Mal-formados decidem meter cartões nessas posições para “apanhar” os trocos. Se fossem trabalhar ao invés de andarem a pensar nestas coisas é que era.

    2. Avatar de popy
      popy

      Ainda há gente a acreditar nisso? :O

      Deixa adivinhar, foi um mail supostamente vindo da policia, que pedia que depois enviasses para todos os teus contactos?

      Como se a policia (seja ela PSP, GNR ou PJ) lançassem avisos dessa forma.

      Deixa-me adivinhar, a seguir a receberes esse mail, não foste procurar ao Google sobre se era verdade ou não e enviaste isso para todos os teus contactos? È dessa forma que os emails mais fakes escritos em português “enviados pela policia” se espalham, levando toda a gente a acreditar.

      1. Avatar de Aires
        Aires

        Lá está a falta de espírito crítico… E olha que bastou o Google……..

        http://www.psp.pt/Pages/Noticias/MostraNoticia.aspx?NoticiasID=487

  9. Avatar de Corps
    Corps

    @João Caldeira – Tal coisa não é possivel pois a máquina não sabe o seu código, quanto mais inserir ao contrário como pedido de ajuda. Isso é mais um técnica para eles verem o seu código invertido e depois re-invertem para ter o original 🙂

  10. Avatar de Ze Pedro
    Ze Pedro

    Bom post, n sabia bem como é q se fazia.
    Agora é ir medir bem a saída do dinheiro e começar a lixar os velhos da aldeia. hehehehehehehehe

  11. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Porque será que ninguém sugere a pena de morte para tais delitos?
    Tudo bem. A pena é excessiva.
    Pena de morte só para crimes políticos de corrupção.
    Também é demais?
    Tá bom. Pena de morte só para quem tem curso superior.
    Mas aí eu posso ser penalizado. Não aprovo.

    1. Avatar de NeMewSys
      NeMewSys

      As penas só servem para quem tem algo a perder, como eu e tu. Agora para quem rouba e mata, tanto lhes faz se vão presos ou não. Não têm grandes planos acerca do que fazer com o futuro deles.

  12. Avatar de José Luís Marques

    e que tal um redesign das ATMs, colocação de mini cameras horizontais, monitorizadas pela central dos Sr’s da sibs.

    é apenas uma ideia entre muitas… ^_^’

    1. Avatar de canelas
      canelas

      As maquinas atm’s deviam ser todas substituidas por novos modelos, preparados para resistir a todas as fraudes já conhecidas. Contudo, os bancos preferem gastar os seus lucros noutras coisas.
      É o nosso páis no seu melhor.

  13. Avatar de Filipe
    Filipe

    quando demoramos a retirar o dinheiro a maquina está sempre avisar para o retirar. se demorar-mos muito ela volta a meter o dinheiro para dentro. o que me leva a deduzir q esta tecnica ou é fail ou falta aqui qualquer coisa lol

    1. Avatar de Notas ficam coladas
      Notas ficam coladas

      Pelas imagens é possível ver que as notas ficam coladas na régua (flagrante na que tem a régua na horizontal e as notas na vertical), pelo que ao tentar recolher a nota (como o caso normal de esquecimento) os rolamentos de borracha que transportam o dinheiro muito provavelmente vão patinar e as notas ficam presas na abertura (que também deverá fechar com as notas lá).

      De todas as formas, pode ter a certeza que o esquema funciona… Se faltam detalhes é porque não querem tornar este site numa “escola” para esses manfios (e muito bem!).

  14. Avatar de Peter
    Peter

    Infelizmente esta é a triste realidade a que o nosso pequeno país vai chegando! Assaltos à mão armada, roubos de ATM com retro escavadoras, esquemas para prender as notas no ATM, etc… e quando e onde é que isto vai parar? Por este andar nunca.
    Portugal desde há uns tempos para cá, tornou-se de certa forma um paraíso para estes delinquentes, temos as fronteiras abertas, e tudo o que é escumalha vem para cá praticar crimes, até aqui estaria tudo bem, se o nosso sistema judicial funcionasse….
    Há coisa de 3 semanas, um familiar meu entrou em casa e tinha um assaltante la dentro, que por acaso é o vizinho da frente, grande confusão, vizinhos ao barulho, a policia chega e apanha o marmanjo em flagrante a fugir para casa com alguns objectos roubados. Já foi presente a tribunal, tem antecedentes, e ainda se da ao luxo de receber uma pensão do estado de reabilitação, foi condenado a 3 anos de prisão…………… acham que esta preso?!?!

    Pois bem, este senhor, que se continua a meter na droga e a receber pensões do estado, o mesmo estado que esta em crise, continua a solta mesmo depois de ter sido condenado, continua a passar andar pelas mesmas ruas das pessoas que assaltou, e a cruzar-se com elas todos os dias…
    Agora digam-me onde é que isto vai parar? Que tipo de justiça temos nós neste país??? Teremos que chegar ao dia, em que a justiça tem que ser feita pelos populares como no faroeste?
    Eu, pessoalmente, gostaria de acreditar num sistema em que quem pratica crimes é condenado e castigado por aquilo que fez, mas ao que parece até playstation eles têm nas prisões…

    Será que fiz mal em ter estudado e me estar a licenciar para correr o risco de ficar desempregado anos e anos? Será que não valia mais a pena ir preso, comer a borla, e jogar playstation com os dreds do meu gang, e ainda fazer greve de fome porque quero uma ps3 em vez de uma psx?

    Se calhar tinha-me valido mais a pena….

    Cumprimentos

    1. Avatar de NT
      NT

      Boas,

      E levares umas facadas e como não tens provas/testemunhas de quem te fez isso (a não ser buracos quase fatais) e a policia não fazer nada?
      E a teres uma loja que é assaltada, saberes quem são os gajos porque se cortaram e ires à policia dizer que os assaltantes se cortaram e que tem x individuo que tem cortes e ainda uma testemunha que viu o individuo a assaltar a loja e a policia dizer que não pode ser assim, não se pode acusar as pessoas???? Tipo o sangue está lá(tirando possíveis impressões digitais), se calhar é muito CSI na carola mas será que é assim tão difícil ligar o criminoso com o crime?
      Pois estão muito ocupados a fazer gratificados (conseguem ganhar 50 ou 60 € ou até mais por meia dúzia de horas), ou a passar multas porque ias a 60 Km/h numa zona de 50…
      Muitas vezes a culpa nem é tanto Policia mas é de alguns Senhores Juizes metem essa escumalha cá fora…

      Depois se uma Pessoa que paga os seus impostos, trabalha para ganhar, tem casa (que não é dada pelo governo), filhos etc. Apanha um individuo desses a assaltar-te a casa, tenta defender-se e…. Pois tem que pagar ao gajo que já lhe roubou a casa e ainda corre o risco de ser preso…

      Acho que o MUNDO (não é só Portugal ou Europa) tem que levar uma boa revolução, hoje em dia já nada vale nada e é mais valioso um IPad que uma vida humana… E com estas “crises” o crime só pode aumentar pois 90% das causas do crime já se sabe quais são e continuamos a agir como se fosse tudo “normal” ou a acusar jogos de computador que têm violência extrema…

      Bem Haja…

      1. Avatar de david f.
        david f.

        NT, sou polícia. Fico desiludido com esses comentários. Os remunerados são serviços feitos fora do horário de serviço normal. Não os faço, mas sei que os valores pagos são bem mais baixos.
        É um direito que assiste a qualquer pessoa, trabalhar para poder ter uma vida melhor. Não sei se sabes, mas aos polícias estão vedados o exercício de outras profissões, a não ser com autorização superior, o que é raro, alegando conflitos de interesse.
        Mais, um indivíduo que tenha sido condenado com prisão efectiva pode candidatar-se a um cargo político, um indivíduo que por acaso é polícia não.
        As multas são a face mais visível da polícia, é triste mas é verdade. Talvez sejas um daqueles que apenas opinas com aquilo que os media te atiram, mas se tivesses um pouco de curiosidade ias pesquisar e até te assustavas com os números das detenções que são feitas todos os dias. Não estou a falar das mega operações de trânsito. Estou a referir-me ao trabalho diário se simples agentes que trabalham por turnos, sem fins-de-semana e feriados, sempre sujeitos a alterações de horário de um dia para o outro. Ninguém nos paga as horas extraordinárias, são convertidas em horas a gozar à posteriori, que nem consegues ter quando queres por falta de elementos.
        Enfim, um pequeno desabafo de um polícia adepto das tecnologias.

  15. Avatar de hugo luiten
    hugo luiten

    offtopic

    actualizem o pplugin de visualizacao de fotos pois no IE 9 ate aquipara escrever um comentário o ecra escurece um pouco como se tivesse a ver uma foto

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      poem o explorer no modo de compabilidade

  16. Avatar de canelas
    canelas

    As pessoas que fazem isto deviam era ser linchadas em publico. Se querem dinheiro que vão trabalhar.

    1. Avatar de Peter
      Peter

      Não podem, porque se alguém de bem, fizer alguma coisa, por incrível que pareça é logo detido! Essa é outra das situações caricatas desta justiça, podes matar e não ser preso, mas se agredires algum ladrão corres o risco de ir dentro!!!
      Ou então acontece como o outro rapaz que foi preso porque escreveu na parede da escola que amava a namorada e como não teve dinheiro para pagar a multa, foi preso!
      Eles só prendem aqueles que dão pouco trabalho a prender…

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        estava a ser assaltado, peguem nas chaves de casa, cortei os labios do gajo e tive de pagar 350$(euros(ñ tenho o simbolo do euro no teclado))

        1. Avatar de Ganhoto

          Acho que não é necessário o simbolo do Euro.. Basta carregar no Alt Gr e no E. mesmo quando este não tem o simbolo do euro, o PC reconhece.

          Yah.. Tens razão no que dizes. Paga o justo e o pecador anda sempre na boa.

  17. Avatar de bruno
    bruno

    bom post 😉 especialmente prakeles k ainda nao sabiam fikam ja avisados

  18. Avatar de FDAD
    FDAD

    Façam esta experiência, escrevam qualquer código à pressa, em qualquer MB e vão se surpreendidos, pois passa ao menu seguinte, dando-vos a vocês tempo para fugir,e ao ladrão julgar que vos apanhou, mal é o espanto dele, que ao tentar completar qualquer operação que envolva serviços, levantamento, pagamento etc… leva coma mensagem do código errado, nessa altura já vocês estão longe 😉

    Façam a 1ª Parte (a não ser que sejam mesmo assaltados XD)

    Pode ser num numero ou vários (até completar), mas muito depressa.

  19. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Se o dinheiro não sair, façam o mesmo que o ladrão, tirem a régua e está o problema resolvido

  20. Avatar de Bruno Matias
    Bruno Matias

    Não digo que esta técnica não funcione!
    No entanto as ATM tem um sensor, se o dinheiro não for retirado, ele é recolhido e a porta de distribuição de notas fechada, e a mesma maquina bloqueia. É um sistema que já deu asas a algumas brincadeiras de mau gosto em épocas festivas, em que existe maior afluência de pessoas para uso das ATM e as mesmas estão bloqueadas porque algum engraçadinho fez porcaria. Um caso simples, estudado sempre nas Universidades portuguesas nos cursos tecnológicos é:
    Período de Natal, tudo atarefado nas compras… e lá vai o chico esperto levantar 100€ à ATM, para estragar o dia de festas à malta, que frequenta muito a ATM e que até pode estar cheia no momento, retira todas as notas excepto uma.
    Resultado: Mais ninguém levanta dinheiro porque a maquina fica bloqueada até intervenção técnica.
    Mais uma vez, nao digo aqui que a técnica apresentada não funcione, no entanto recordo ainda que a maquinas actuais relembram o utilizador por voz, que deve recolher o dinheiro caso este passe mais tempo que o habitual.