Samsung processada nos EUA por Note7 ter explodido

41 Comentários

O processo de substituição dos Galaxy Note7 está em curso e a Samsung vai assim eliminar todas as possibilidades de problemas para os utilizadores destes smartphones.

Como seria de esperar, nos Estados Unidos da América, a empresa irá encontrar problemas maiores. O primeiro deles já surgiu, com um processo legal a ter dado entrada no final desta semana.

Note7

Segundo a Reuters, que está a noticiar este caso, o processo terá dado entrada num tribunal da Flórida na passada sexta-feira, um dia depois da Samsung ter iniciado o processo de recolha de mais de um milhão de Note7 vendidos só nos EUA, por terem problemas com a bateria.

O processo foi iniciado por um habitante da Flórida, que quer ser compensado por danos causados depois do seu Note 7 ter explodido no bolso das suas calças. Segundo a acusação, esta explosão causou queimaduras de segundo grau numa perna e num dedo.

Este processo, que deu entrada no tribunal, detalha que esta explosão terá acontecido no dia 09 de Setembro, quando já existia uma indicação não oficial para a recolha dos equipamentos, uma semana antes da ordem oficial da Samsung para a sua realização, que aconteceu na passada sexta-feira.

Note7

A acusação pretende que a Samsung pague as despesas médicas, os danos sofridos e a perda de dinheiro que decorreu da impossibilidade de trabalhar. Não foram para já adiantados valores para esta compensação.

Até agora, e apenas nos EUA, existem 92 casos registados de baterias que sobre-aqueceram. Estas situações resultaram em 26 casos de queimaduras e 55 casos de danos materiais.

É muito provável que este seja apenas o primeiro caso a surgir nos tribunais e que em breve muitos outros sejam iniciados, procurando obter da Samsung, compensações pelos danos causados.

Reuters

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel goncalves
    miguel goncalves

    Se foi antes do aviso oficial acho que deve indemnizar.

    1. Avatar de NT
      NT

      +1 Acho que não têm que assumir mais nada!

    2. Avatar de Trend
      Trend

      E qual dos avisos oficiais? É que foi preciso esperar mais outra semana para a Samsung declarar que as pessoas deviam parar de usar os aparelhos.

  2. Avatar de O Gajo
    O Gajo

    Apenas mais um dia na Samsung.

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Que te suscita muito interesse… Isso é dor de quê?

    1. Avatar de int64
      int64

      Até assobia a passar à frente dos android todos nos benchmarks 😉

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      A dor de cotovelo é tanta que cola links sobre problemas da Apple para virar as atenções que estão voltadas para o flop do Note 7. L O L

  3. Avatar de JonnyKid
    JonnyKid

    Ha 3 dias comentei num outro artigo onde as pessoas mesmo depois do alerta, Galaxy Note7 continuam a ser usados – disse que seria caça às indemnizações: cá está, já começou

    1. Avatar de Trend
      Trend

      Quer dizer que este processo só pode ser por caça a indemnizações?

      1. Avatar de JonnyKid
        JonnyKid

        Não sou nenhum entendido na matéria e nem sei os pormenores da coisa. Apenas dei minha opinião tendo por base o que li na noticia original da Reuters.
        O fulano teve o acidente no dia 9 de setembro, ou seja 9 dias após o anuncio do recall, onde prontamente as operadores americanas e a lojas efectuaram contacto com os seus clientes. Aparentemente o fulano fez ouvidos de mercador e quis ficar com o aparelho. No entanto teve o “azar” daquilo explodir no bolso. Segundo a matéria, o fulano que ser indemnizado por tudo e mais alguma coisa: “The lawsuit seeks unspecified damages for medical bills, lost wages, pain and suffering, and other alleged injuries.” – Ou seja, danos directos ( o que é normal), mas também outros indirectos – e agora tudo depende da imaginação do seu advogado e daquilo que o tribunal permitir….

        1. Avatar de Trend
          Trend

          És capaz de indicar informação que confirme o “prontamente as operadores americanas e a lojas efectuaram contacto com os seus clientes”
          O recall foi um grande confusão durante vários dias e foi preciso esperar até ao dia 10 para a Samsung declarar que as pessoas deveriam deixar de usar os aparelhos, e só nesta semana que passou é que finalmente coordenou com as autoridades o recall, como pelos vistos a legislação obriga.

          1. Avatar de JonnyKid
            JonnyKid

            Não tenho informações concreto de nenhum facto. Apenas estou a fazer o filme da coisa, conforme apresentado na matéria:
            – é feito o recall oficial no dia 1/9
            – 9 dias depois da-se o acidente
            – 7 dias depois do acidente entra-se com o processo nos tribunais
            – Pede indemnização pelos danos directos do acidente e também outros que não se sabe bem o quê ou o que mais irão alegar.

            O problema não é o acidente em si. É o suposto aproveitamento do sucedido para tentar tirar o maior partido possível – aí está a tal caça à indemnização.

          2. Avatar de Trend
            Trend

            JonnyKid, o dito recall oficial apenas dizia que nas próximas semanas a Samsung iria disponibilizar aparelhos para troca de forma voluntária, não disse às pessoas que deveriam deixar de usar e fazer troca imediatamente de forma a tomarem consciência da gravidade, foi preciso mais 1 semana para a Samsung dar essa informação.

          3. Avatar de JonnyKid
            JonnyKid

            @Trend: Certo. Mas não pus em causa o que comentaste. Todo meu argumento não é para questão dos timings de recall ou sobre a questão das pessoas terem sido ou não alertadas a tempo. A situação da explosões é de facto grave e Samsung poderia ter conduzido melhor este problema. Todavia gerou-se uma boa oportunidade para que pessoas mesquinhas possam aproveitar deste “Note7 Battery-Gate”.
            Não sei os contornos legais da situação descrita no artigo, porém a dedução que tirei ao ler a noticia da Reuters é que parece que o sujeito acidentado deve pedir compensações um pouco exageradas, aproveitando o mediatismo do problema É por isso que mencionei a caça às indemnizações.

          4. Avatar de Trend
            Trend

            JonnyKid, mas a questão é que houve pessoas que não foram avisadas a tempo pela Samsung. A primeira vez que a Samsung falou em recall nunca deu a entender a gravidade do problema, o perigo para as pessoas que já tinham comprado. Será que vais dizer que a Samsung não tem responsabilidades por acidentes que possam ter acontecido por má informação prestada?
            O tipo de compensações pedidas são o normal para acidentes por responsabilidade de outrém. O homem foi parar ao hospital, não é alguém que se está a queixar por comprar algo perigoso. Achas que ele decidiu explodir o note no bolso das calças? Não teve despesas médicas? Não perdeu uma parte do salário? Não teve ferimentos e dor? Achas que é uma experiência agradável?

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Acho que são indemnizações normais. Uma coisa é um acidente, que mesmo assim seria expectável que essas pessoas pedissem um inseminação. Outra é verificarem que não se trata de acidente mas mesmo de mau produto. A isso se chama responsabilidade do Produtor. Todos os paises tem legislação sobre isso.
    Não podemos agora culpar os consumidores por não terem lido os blogs (e outros meios) de tecnologia.
    Claro que haverá quem se queira aproveitar da situação, mas serão meia dúzia. Acho que uma pessoa normal e que esteja informada do caso não quer que o telemóvel incendeia durante a noite e morra sufocado, so para tentar caçar uma indemnização. Malucos haverá, mas não serão assim tantos. Depois é preciso que haja a probabilidade de lhes calhar a eles. Claro que poderá haver aqueles que tentem forçar a explosão, mas aí já é um caso de polícia.
    Mas centrando outra vez nas pessoas normais, acho absolutamente normal o pedido de indemnização.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Inseminação XD

  5. Avatar de Carlos V.
    Carlos V.

    Normal. Tudo o que tiver ocorrido antes do aviso oficial, não me merece grandes dúvidas. O que ocorre depois do aviso oficial é que é já para esgrima de advogados.

  6. Avatar de Paul
    Paul

    A Samsung precisa de um controle que qualidade melhorado, antes era a stylus que encravava se um utilizador fosse distraido, partinho o sensor. Agora são baterias que explodem?..

    Isso não se justifica em nenhum aparelho mas menos ainda num que custa quase 900€.

    1. Avatar de rommel
      rommel

      900€???? Entao nao sao so os IPhones que sao caros???

      1. Avatar de Paul
        Paul

        Claro que são caros. Eu estou a falar do contole de qualidade…

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        Só os iPhones é que não podem ter problemas, os outros podem.
        O Alpha passa a vida nos artigos da Apple a protestar, mas quando comentaram mais acima que é inadmissível haver este tipo de problemas a personagem respondeu “Tens dor do quê”.
        O jogo virou. Quando é a Apple fazem o maior escândalo, mas quando é uma das marquinhas que usa Android já são os outros que têm dor. LOL

  7. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    e apple na Europa?

  8. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Aqui na zona da Covilhã ardeu um carro, porque o proprietário deixou um bicho destes a carregar dentro do mesmo.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Balelas? como é que se deixa um S7 a carregar num carro?
      Que carro era?
      Qual o nome do proprietário?
      Onde está a noticia?

    2. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      Tretas

    3. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      Em Julho já havia um Note 7 na Covilhã… Cool cool

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        E onde é que ele disse que foi em Julho?

  9. Avatar de Omega
    Omega

    Bom dia para todos. Depois de ler o artigo exposto acima, parece-me estranho de facto, a maneira como é relatado o incidente; visto que sempre tenho observado até agora que o problema com o Note 7, ocorria aquando do seu carregamento e nunca como é descrito acima neste caso, no bolso das calças da pessoa lesada. É no mínimo estranho, não acham?

    1. Avatar de k
      k

      Pode até ser um problema que não tem nada a ver com o actual mas com o mesmo efeito, a bateria rebentar. Ou seja, pode o aparelho ter explodido por outra causa qualquer e ser uma coincidência com o caso que está a decorrer.
      Ou o gajo podia estar a jogar pokemon Go e ter o telefone ligado a um powerbank no bolso lol. É uma piada mas hoje em dia carregar telefones no bolso até é normal. Vejo todos os dias uma quantidade enorme de miúdos/adolescentes (eu trabalho perto de uma escola) a passar com os telemóveis ligados a powerbanks… podia arriscar que quase todos tem um.

  10. Avatar de Sam
    Sam

    As baterias são feitas na China?

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Não, são feitas na Namíbia.

  11. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Estou à espera da substituição do meu. Melhor smartphone de sempre. Não estou para andar com um fiozinho pendurado só para ligar os meus phones que mais parece o fio de um tampão.

    1. Avatar de Else Matters

      Nem mais. Deixem nos falar processar gozar… Mas o note 7 é o melhor telefone.

      1. Avatar de int64
        int64

        Epá! Ouvi dizer que o Anselmo Ralph e o Pedro Abrunhosa entre outros, não estão satisfeitos com o Iris Scanner e vão processar a Samsung porque não conseguem desbloquear o smartphone

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Sempre é melhor andar com um fio que andar com uma bomba no bolso.
      Pensa nisso.

  12. Avatar de aurea
    aurea

    O meu e j1 e está esquentando.o devo fazer

    1. Avatar de TheLastKingdom
      TheLastKingdom

      Deixa no bolso das calças…