Sabia que o gasóleo contém óleo de palma? Não sabia, mas paga mais por menos qualidade

79 Comentários

Grande parte das pessoas no velho continente não faz a mínima ideia que abastece o depósito do seu veículo a gasóleo com óleo de palma adicionado. No entanto, quando têm conhecimento, as pessoas têm uma posição determinada.

#NotInMyTank – 7 em cada 10 europeus são contra a queima de óleo de palma nos seus carros, mas a maioria não sabe que este biodiesel é o mais popular na União Europeia. Sabia deste facto?


Os automóveis têm hoje tecnologia capaz de “queimar” um grande leque de combustíveis, para produzir a força motriz. Gasolina, gasóleo, gás e outros produtos são usados para fabricar um combustível que seja eficaz mas, sobretudo, barato e lucrativo.

Há já associações ambientalistas a lutar contra a utilização de biodiesel à base de óleo de palma no gasóleo dos postos de abastecimento, que em Portugal este ano atingiu 7,632 metros cúbicos.

Um inquérito europeu que envolveu 4 500 cidadãos em nove países, realizado pela consultora de mercado Ipsos, concluiu que 82% dos inquiridos não estavam conscientes do facto de que o gasóleo contém biodiesel à base de óleo de palma.

23 ativistas da Greenpeace em protesto contra a utilização do óleo de palma nos combustíveis

 

Já conhecem a campanha #NotInMyTank?

Os portugueses, tal como os cidadãos europeus na sua generalidade, desconhecem a realidade desta mistura entre gasóleo e óleo de palma que está a ser incorporado na bomba de combustível. Nesse sentido os portugueses querem-se juntar à campanha #NotInMyTank, onde já estão cerca de 10 ONGs, para dizerem que não querem esta mistura nos seus motores.

A campanha tem como mote “No meu depósito não #notlnMyTank”, e será lançada na passada quarta-feira em Bruxelas.

Quando falamos de óleo de palma, a primeira coisa em que a pessoa pensa é no setor dos alimentos, que nos últimos anos se tornou um alvo fácil no debate ambiental. Contudo, poucas pessoas sabem que a maior parte deste “petróleo”, pelo menos na Europa, não acaba nos aperitivos ou biscoitos, mas nos tanques de carros a gasóleo.

 

O biodiesel é um embuste?

A partir da diretiva europeia para a promoção de biocombustíveis em 2009, o óleo de palma foi rapidamente introduzido no transporte, a ponto de se tornar hoje a matéria-prima mais difundida e económica para produzir biodiesel. De acordo com os últimos dados da UE, três quartos do atual mercado de biocombustíveis são alocados ao seu combustível.

Esta explosão no setor tornou os carros e camiões os principais consumidores europeus: 51% do óleo de palma importado para a Europa acaba em veículos, em comparação com 39% usados ​​no setor de alimentos e cosméticos.

 

É urgente controlar uma “praga poluente” mascarada de ecológica

Bruxelas está a tentar resolver o problema, especialmente após a publicação de alguns estudos que acusam este biodiesel de ser mais poluente que os combustíveis fósseis, mas o caminho para o proibir não é fácil.

A Comissão Europeia tem até 1 de fevereiro de 2019 para deixar um ato delegado para estabelecer os critérios científicos com intenção de eliminar progressivamente o óleo de palma nos biocombustíveis, e pressão dos países produtores é alta.

Para exortar o governo a não baixar a guarda sobre o problema, uma coligação internacional de ONGs (em Portugal conta com a associação ambientalista Zero) lançou a campanha #NotInMyTank em vários Estados-membros.

A iniciativa envolverá uma série de eventos públicos e culminará num “Dia Europeu da Ação”, com manifestações em Roma, Madrid, Berlim, Paris e em frente ao Edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia.

A coligação também emitiu um pedido aos cidadãos, anunciando vários “encontros macacos” para convencer os políticos a tomar medidas para evitar a extinção de muitas espécies, incluindo orangotangos, causadas pela desflorestação.

 

#NotInMyTank – É importante informar

Um dos principais pontos da campanha #NotInMyTank será divulgar informações sobre este problema. Numa pesquisa com 4 500 europeus em nove países, 82% dos cidadãos admitiram que não sabiam que o óleo de palma era adicionado ao combustível. Quase 70%, no entanto, era a favor de acabar com o apoio político e subsídios para o óleo de palma nos biocombustíveis.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Correia
    Correia

    Estas notícias de Interesse global/mundial normalmente são pouco participadas. Mas para comentar alterações da treta em smartphones ou comunicar a compra da trigésima treta eletrónica lá para casa aparece uma lista de comentadores que até enjoa.
    Recordem os 380 trabalhadores afetados pelo cancro na Samsung na produção de painéis, dos quais 113 faleceram, e outros tantos não noticiados para que continuemos a comprar desenfreadamente sem pensar nas consequências para o planeta e para as pessoas.
    Bom trabalho.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      É isso e futebol

      1. Avatar de Realista
        Realista

        É incrível o que fizeram ao Boavista e continuam a fazer!!

    2. Avatar de Ninguém
      Ninguém

      Concordo em pleno com o argumento.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Só quero saber quais os distribuidores onde não devo abastecer e onde devo abastercer. Alguem sabe?

    3. Avatar de hsff
      hsff

      Os “ecologistas” e os “futuristas” estão sempre mais preocupados com o planeta e com o ser mais que os outros, não têm as pessoas como prioridade.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Tu estás incomodado por haver pessoal preocupado em lutar pelo teu próprio planeta? A sério?

        1. Avatar de hsff
          hsff

          Estou incomodado e preocupado com gente que não têm como prioridade as pessoas.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Sim a preocupacao pelo Ambiente é algo completamente inutil.
            Segundo a OMS, em 2016 o ar poluído no exterior causou a morte a 4,2 milhões de pessoas. Mas provavelmente sao fake news

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Tens ao menos a noção que sem a natureza as pessoas não vivem?!

          3. Avatar de João
            João

            Preocupação com o ambiente não é preocupação com as pessoas?
            Se sabes viver sem comida saudável e ar puro por favor ensina as pessoas todas como não ter doenças.

          4. Avatar de hsff
            hsff

            Não seja demagogo Toni da Adega, sabe quantas pessoas morrem no mundo devido à falta de acesso à agua potável ou de subnutrição? Mais um “ecologista” de pacotilha, são pessoas que vêm as prioridades como você vê que me preocupam.

          5. Avatar de Fak
            Fak

            mais pessoa menos pessoa é indiferente… não estamos em vias de extinção, hoje morres tu, amanha eu, depois de amanha os filhos… Somos biliões de pessoas, estou mais preocupado com a natureza e os animais que a minha propria raça, pois sei que foi a minha raça que levou à extinção muitos dos animais que os meus antepassados conheceram, muitas das plantas que eram consumidas…

            preocupar-me com a minha raça para que? uma raça que destruiu um planeta quase inteiro, que só olha para o seu umbigo e agora quer ir destruir mais planetas? e as raças que cá ficam?
            não gostas de comer a tua saladinha ao almoço? não gostas de comer carne e peixe? não gostas de ter um companheiro de outra raça, como um cão ou gato?

            o ser humano é muito peculiar, quando há, não se preocupa, é comer com fartura, encher as carnes de quimicos, etc… quando não houver, vamos andar com robos de estimação, com computadores a simular o canto dos passaros e a comer “cerelac” feito com produtos de laboratorio ao pequeno almoço, almoço e jantar…

            porque a minha raça pensa que quando for “fud3r” outro planeta, não tem outro termo, vai ter lá uma hortazinha, uma fabrica a produzir arroz e massa, uma destilaria a fazer um bom whiskey para beber ao fim de semana, vai ter um espetacular carrossel lá na feira para levar os putos ao fim de semana…

            vão sonhando…

            mais rapido levo um gato ou cão vadio para casa do que uma pessoa moribunda, a minha raça tem muitos, os outros animais são muito menos que nós e não têm culpa de que a minha raça tenha fudido o mundo.

      2. Avatar de mlopes
        mlopes

        sim, porque a preocupação com o planeta e com o futuro não tem nada a ver com a preocupação com as pessoas…
        algumas vezes perguntam-me se tenho medo de alguma coisa, a minha primeira resposta é sempre a mesma: acima de tudo tenho medo da ignorância

        1. Avatar de hsff
          hsff

          Então tenha medo da sua. Salvar o planeta nos termos em que muitos falam não é o mesmo que salvar as pessoas e quando falei nos “futuristas” referia-me aos deslumbrados com a tecnologia por norma fãs de “gadgets”.

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Aqui está a bela água potável para as populaçoes mais pobres, bem da forma como defendes que deve ser

          2. Avatar de hsff
            hsff

            Fale da forma como você defende não da minha, defender o ambiente de qualquer forma é que é completamente inútil, quantos é que está disposto a matar em nome do planeta?

          3. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            A questão não era que as pessoas têm que ter acesso a água potável? Essa é a água potável a que muitos têm acesso, é só encher um garrafão e beber.

    4. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Falas porque é no combustível, mas essa participação contra o uso do óleo de palma já atinge outros mercados como aquele na industria alimentar no caso de bolachas e biscoitos. Na Europa durante o verão existem muitas manifestações à das porta das fábricas e que nunca ouvi falar ou ler em nenhum jornal Português que aí se passava o mesmo. O que me parece é que os desinteressados no assunto são mesmos os portugueses. Mas muito por culpa dos interesses do lucro, florestas enormes são dizimadas todos os anos no nosso planeta para o cultivo da palmeira de onde se extrai o dito óleo.

      1. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Já agora para os interessados ,um bom artigo que esclarece bem das razões do combate a esta praga.
        http://www.saynotopalmoil.com/Whats_the_issue.php
        https://www.bbc.co.uk/newsround/39492207

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Qual é a percentagem de óleo de palma que se encontra num qualquer depósito de combustível?

    1. Avatar de Vítor M.

      Existem certamente regras para essa mistura, estão do lado de quem produz o combustível e certamente que não quererá que essa informação chegue à praça pública, pelo menos toda a informação, isto porque deve haver muitos outros aspetos que nem imaginamos existirem neste campo.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Pede a ficha de segurança…

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Basta pesquisar por “Ficha de Segurança Gasóleo” que encontra lá os principais componentes. Por exemplo:

        BP:
        Combustíveis, diesel cas: 68334-30-5 >= 75%
        Alcanos, C10-20-lineares e ramificados, cas: 928771-01-1 [0 – 20]%

        1. Avatar de int3
          int3

          B7, 7% de bio mas não significa que seja tudo deste óleo.

    2. Avatar de SergioM
      SergioM

      Não diz quanto é de óleo de palma, mas diz a percentagem de bio combustível:

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/bombas-de-abastecimento-de-combustivel-ha-novos-simbolos/

  3. Avatar de Simples
    Simples

    Não explicaram o porque de isto ser máu?
    Para o cidadão comum, o facto de ter isto é pior para o veiculo? A exploração deste material é mais poluente ou nociva ao ambiente?
    Porque é que isto é mau?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Destruição de floresta para a produção de óleo de palma, o mesmo se passa no Brasil destruição da floresta da Amazónia para criar terrenos de pasto.

    2. Avatar de Renato Figueiredo Martins
      Renato Figueiredo Martins

      Destrói o habitat de milhões de espécies de animais para poderem plantar palmeiras que dão origem a um fruto que é a base do oleo de palma se não me engano.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A produção do óleo de palma é uma das principais causas da destruição mundial de florestas tropicais

    4. Avatar de Basko
      Basko

      Podiam ter incluído essa informação no artigo

    5. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Além do que já referiram, a maioria da produção deste óleo de palma continua a ser ilegal. É legalizado depois de entrar nas fábricas, mas produzido de forma ilegal.

    6. Avatar de SergioM
      SergioM

      Tudo o que foi mencionado nas respostas às perguntas do user Simples deveriam estar no texto da publicação!

  4. Avatar de Danny
    Danny

    Não tinha ideia que o óleo de palma fosse adicionado. Parece daquelas noticias que aparecem “na hora”, neste caso, o que esta a dar agora é falar mal do gasóleo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Agora? Não tinha ideia que, além do preço, se falava bem do gasóleo. 😉

      1. Avatar de hsff
        hsff

        Há sempre uma terceira possibilidade, não falar.

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Exatamente, se não se falar dos problemas estes deixam de existir.

      2. Avatar de Danny
        Danny

        Deves saber a que me refiro, afinal de contas só pouco tempo é que se começou a aprofundar mais no tema e na insistência ao gasóleo. Ora se quer banir os carros a gasóleo das cidades, ora dos países, enfim…
        E atenção, nao ando aqui a defender nada, apenas referi a graça de sair uma noticia destas quando mais se fala mal desse combustível. Faz lembrar o caso das touradas…. estao todos contra e pimba, um estudo sobre como o animal suporta a dor …

        1. Avatar de Mateus
          Mateus

          Há temas que a sociedade não sabe ou faz que não sabe, só quando há um escândalo ou moda de outros países mais evoluídos. Agora vão dizer-me que o cheiro nauseabundo e o fumo preto dos diesel não indicava muitíssima poluição e partículas?

        2. Avatar de José Luz
          José Luz

          Conhece algum ambientalista honesto?

          1. Avatar de p_t
            p_t

            LOL Não podia ser mais sectário.

  5. Avatar de Realista
    Realista

    As questões que se colocam são:

    – É mais barato?
    – Dá para andar a 100%?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      É mais barato?
      Para o distribuidor/vendedor de certeza que fica mais barato ou não valia a pena usar.

      – Dá para andar a 100%?
      Tens carro a gasóleo? Já notaste diferença?

      E não, essas não são as questões que se colocam. Essas questões só podem ser colocadas por pessoas que só pensam em si e não conseguem levantar os olhos para ver que as florestas estão a cair.

      A questão mesmo é como acabar com esta produção massificada e altamente destruidora que a produção de biodisel provoca.
      Mesmo que no carro seja menos poluente, este tipo de produção de combustível está a destruir de forma irreparável os principais “filtros de ar” do planeta.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ilegal pelo menos é.

  6. Avatar de Olly
    Olly

    E, na prática, o que é que o cidadão comum pode fazer?
    Pergunto isto porque não posso simplesmente deixar de abastecer o carro por ser contra o uso do óleo de palma.
    Existe alguma lista de marcas que não o utilizem, ou a sua utilização é generalizada e não há como fugir dele?

    1. Avatar de Vítor M.

      Parece que não tem muito a fazer se não reclamar junto com estas organizações. No dia a dia, sabemos lá o que estamos a queimar.

      1. Avatar de Olly
        Olly

        Pois… Por acaso estou farto de comentar que o gasóleo está cada vez pior, tanto em questão de cheiro como de problemas com o motor, não me lembro de ter de mandar limpar injectores antes e agora tornou-se rotina.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Podes começar a planear passar para combustível que não gasóleo.

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Não se se é o caso, mas os motores de gerações mais antigas são mais resistentes nesse aspecto. Os motorores mais recentes são mais (muito) sensíveis à qualdiade e pureza do combustivel.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            já tive muitos carros e não me lembro dos carros antigamente fazerem 300000 kilometros sem problemas como estes. Hoje uma pessoa quer ir do Porto ao Algarve, agarra no carro e siga, nem vê agua, oleo, etc….antigamente tinha que se levar um arsenal de “oficina”.
            isso dos carros antigos serem mais fiáveis é um grande mito.

          2. Avatar de Mateus
            Mateus

            João são mais resistentes não, queimavam era tanto óleo como gasóleo e a abundância de óleo protegia. Hoje em dia não é possível. Antes vias carros com 500.000 sem turbo, os que tinham turbo mudavam de turbo cada dois por três

          3. Avatar de Joao
            Joao

            Miguel e mateus. Eu não disse qie era, ,aos foáveis. O que eu disse é que são mais senssiveis à qualidade do combustivel. Tem a ver com muitos factores como por exemplo a electronica, a pressão a que o combustivel é injectado, etc.

          4. Avatar de zezinho
            zezinho

            não há carro nenhum actual que faça os kms que os antigos faziam! hoje qualquer merdice electronica é o suficiente pra ficar empanado e pagar um balúrdio!

          5. Avatar de Fak
            Fak

            mitsubishi strakar 2.5 TD, 2004, 236 mil KM.
            Megane classic 1.9 DTI, 1999, 425 mil KM.
            Peugeot 306 1.8D, 1998, 265 mil KM.
            mercedes Vito, 2003, 315 mil KM.
            * ultimas quilometragens que me lembro

            é só manutenções em dia.
            quantos aqui vão ao mecanico ver os rolamentos das rodas? pois é, não vais pois não? nem sabias que eles existiam provavelmente…
            depois parte um rolamento e o carro vira vibro plate…
            mas é tranquilo quem é que não gosta de vibro plate gratuita? assim já não é preciso pagar para ir ao ginásio, até faz barulho de fundo, já nem é preciso o rádio na M80, já vamos a ouvir Justin Bieber pelo caminho…

        3. Avatar de Mário
          Mário

          Gasoleo do Jumbo… Se de X em X km fizerem um depósito com gasóleo aditivado, os problemas de injectores não ocorrem.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Mas andar sempre com gasoleo aditivado estraga o bico dos injectores e bombas de alta pressão.
            A malta é que pensa que esse “super diesel” é que é bom. É mas de evz em quando.

          2. Avatar de SergioM
            SergioM

            Miguel por isso é que antigamente, quando não havia combustíveis simples, os carros iam sempre parar às oficinas para limpar injetores não era?

          3. Avatar de Fak
            Fak

            Miguel, por isso é que se troca a injeção, não é para ser a de origem durante 20 anos…

            SergioM, agora basta limpa injetores, tambem andava com fumaça preta no carro, meti disso e passei a usar galp Evologic e já nem se nota o fumo. também já vai levar com injeção nova em janeiro, esta já tá a perder performance desde março deste ano.

        4. Avatar de SergioM
          SergioM

          Deixa de abastecer gasóleo sem aditivos que deixas de pagar para te limparem os injetores.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Treta. Tenho mais de 1.000.000 de kilometros em carros e so coloco diesel do mais barato. Problemas zero.
            Antigamente não havia carros com bombas de alta pressão a comomrail.
            Vocês limpam injectores porque abastecem em bombas que nunca limpam os depósitos, e dpois nunca limpam os depositos dos carros quando isso acontece, apenas isso.
            Mete diesel barato e de vez em quando stanadyne, isso chega.
            Já agora, sou mecânico. Coloquem disel aditivado que eu agradeço, as bombas de alta pressão é que não, nem os bicos dos injectores.

          2. Avatar de SergioM
            SergioM

            Desde 2006 e mais de 250 mil km depois, ainda lá estão os mesmos injetores sem dar problemas. Até prova de contrário vou continuar a abastecer da mesma maneira. Mas uma coisa dou-te razão, não é preciso fazer 100% de depósitos com combustível aditivado.

          3. Avatar de Bruce
            Bruce

            C3 2004 1.4HDI 286 mil KM = 0 problemas de injetores.
            Coloco marca branca desde 2008!

        5. Avatar de Olly
          Olly

          Bem, tenho de vos agradecer a todos que já deu para aprender umas coisas. Se bem que, de facto eu já costumo intercalar 3 depósitos de normal e um de aditivado…

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    E o bife que comemos? A desflorestação provocada pela pecuária é impressionante. E o peixinho que adoramos, razão de ser da pesca em larga escala que destrói a fauna marítima? E o plástico dos nossos gadgets, que tanto adoramos? Dava pano para mangas, o assunto, portanto é melhor assumir que não podemos fazer nada e que dado o nosso número apenas existem duas soluções: ou se dá uma redução demográfica brutal ou adeus planeta. Oleos de palma existem muitos…

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ecologistas defendem que biodiesel é mais poluente que o diesel, biodiesel aconselhado por ecologitas por ser poluente!
    O homem é o culpado pelo aqueciento global dizem ecologistas e cientistas. Ecologistas e cientistas dizem que á cerca de 20000 anos hove uma era glaciar, onde grande parte do planeta estava coberto de gelo. Quem provocou o fim da era glaciar? Peidos de mamutes?

    #Paradoxo

    Com isto não digo que não acredito no aquecimento global ou outras poluições, pois até acredito nelas. Mas no que acredito mesmo, é que quando se começa a ouvir muito sobre, aquecimento global, dioxido de carbono, esfeitos estufa, etc……a coisa acaba sempre com um aumento de impostos para o zé povinho!

  9. Avatar de Cortano
    Cortano

    Vale a pena ver – este e os outros deste canal (Conservation International)

    https://www.youtube.com/watch?v=WmVLcj-XKnM

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Mas atenção a uma coisa… estamos a falar do BIODIESEL, não é do DIESEL… são coisas completamente o contrario… tanto que o Biodiesel é B20 e a gasoleo é B7… ter que dar noticias em concreto…

    Ou para os mais distraídos…recordar uma noticia do proprio pplware… https://pplware.sitedev.pt/informacao/bombas-de-abastecimento-de-combustivel-ha-novos-simbolos/

    1. Avatar de int3
      int3

      B7 contém 7% de bio. quanto deste óleo não sei.

  11. Avatar de Francisco Paulo
    Francisco Paulo

    O maior embuste actual são os carros eléctricos e as baterias q usam….. Mas como tem um grande lobby por trás…. Quero é o combustível a preços reais e não ter de sustentar parasitas… O óleo de palma não me daz diferença

    1. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      Fundamente

  12. Avatar de zeze
    zeze

    O que eu sei é que Há uma nova ordem mundial a tentar “impingir” veiculos elétricos. Poderá fazer sentido no que diz respeito à protecção ambiental mas já alguns estudos que comprovam que a longo prazo as baterias dos veiculos elétricos são duas vezes mais poluentes que um veiculo diesel. Já para não falar que a maior parte da produção elétrica no mundo ainda provem de combustiveis fosseis. Se querem uma energia limpa, apostem no hidrogénio.

  13. Avatar de zezinho
    zezinho

    então mas não era usado óleo de girassol?

  14. Avatar de chuvanareia
    chuvanareia

    eina tanta comentário. a solução passa por erradicar a causa desta poluição imensa.

  15. Avatar de diamantino
    diamantino

    Sinceramente uso biodiesel e é mais rentável.
    A respeito da origem do óleo. Está provado que em termos ambientais é mais sustentável que o óleo de palma se compararmos com de outras origens como o óleo de soja. Menos água gasta, e mais percentagem de óleo produzida por metro quadrado, menos pesticidas e químicos usados no crescimento e manutenção.
    E a respeito da questão da qualidade antes já se misturava óleo no diesel (gasóleo), mas neste caso de origem mineral ou artificial.
    Agora se querem com menos óleo misturado basta ter atenção às classificações

    Biodiesel a 100% é referido como B100, enquanto
    Biodiesel a 20% é rotulado B20
    Biodiesel a 5% é rotulado B5
    Biodiesel a 2% é rotulado B2

    Basicamente penso que esta noticia é mais um lobby do Sector petrolífero para combater a industria do biocombustivel e puder vendar mais.

    1. Avatar de diamantino
      diamantino

      Resumindo a melhor alternativa na actualidade para combustíveis é o óleo de palma

  16. Avatar de diamantino
    diamantino

    Queria dizer biocombustível! O dicionário corrigio xD

  17. Avatar de Joselito Fagundes
    Joselito Fagundes

    a utilização de biodisel é uma maneira de reduzir a utilização de fontes fosseis, claro que não se pode ter tudo…