Bombas de abastecimento de combustível: Há novos símbolos

89 Comentários

É já a partir de 12 de outubro, deste ano, que cerca de 3000 postos de abastecimento de combustível (só em Portugal) terão novos símbolos. Esta alteração deve-se à aplicação da norma NP EN 16942:2017 associada à rotulagem dos combustíveis.

Conheça já quais serão os novos símbolos e o que significa cada um deles.


A norma NP EN 16942:2017 foi recentemente publicada e visa definir novos identificadores que permitirão ajudar os consumidores a verificar se selecionam corretamente o “combustível alternativo” adequado para o seu veículo.

Com esta alteração espera-se que os enganos na hora do abastecimento deixem de existir uma vez que os veículos novos e todos os postos públicos de abastecimento de combustível/estações de reabastecimento, terão de ser identificados. De referir ainda que esta rotulagem será universal para todas as infraestruturas de combustíveis alternativos da Europa.

 

Quais os novos símbolos?

Ao todo existirão 10 novos símbolos divididos em 3 categorias: gasolinas, gasóleos e gases. Relativamente às gasolinas, identificada com a letra “E” de etanol, temos símbolos circulares com a designação: E5, E10 e E85.

  • E5 – 5% de etanol
  • E10 – 10% de etanol
  • E85 – 85% de etanol

Relativamente ao gasóleo, temos os símbolos quadrados B7, B10 e XTL. Neste caso o “B” é relativo a biodiesel.

  • B7 – 7% de biodiesel
  • B10 – 10% de biodiesel
  • XTL – diesel parafínico

Relativamente as Gases, existem quatro símbolos: H2, CNG, LNG e LPG.

  • CNG – Gás natural comprimido
  • H2 -hidrogénio
  • LNG -gás natural liquefeito
  • LPG – Gás pressurizado líquido

Como referimos, estes novos símbolos apenas serão obrigatórios a partir de 12 de outubro. Até lá deverá ser disponibilizada mais informação por parte das empresas que atualmente atuam em Portugal.

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Vai ser obrigatorio os postos de abastecimento disponibilizarem todos estes combustiveis?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Em principio não. Isto são apenas os simbolos

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Ou seja, isto para Portugal não se aplica. É de ignorar pois cá não veículos que suportem biodiesel nem gasolina com etanol?

        1. Avatar de Pedro Lima
          Pedro Lima

          Já tens o diesel com 7% de biodiesel, a gasolina sinceramente não sei mas deve ser a mistura minima, por fim tens o GPL e o GNV.
          Por isso vai aparecer cá.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            De facto, o meu popó a diesel de 2014 diz que não suporta biodiesel B7 mas a muito que o estou a pôr. ?!!!!

  2. Avatar de Barra
    Barra

    Estes símbolos explicam muito do porquê da diferença de preço em muitos postos de abastecimento. Agora será mais difícil enganar os clientes.

    1. Avatar de Vítor M.

      Por isso é que é importante percebermos o que estes símbolos querem dizer e como influenciam o preço de posto para posto dos combustíveis.

    2. Avatar de int3
      int3

      ? Como assim enganar?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        vender combustíveis diferentes
        como sendo a mesma coisa
        (erro mais do que comum
        na comparação de preços com Espanha)

        mas esta nomenclatura
        é insuficiente para combater isso

        1. Avatar de int3
          int3

          Os combustíveis estão definidos no regulamento europeu. Além disso, os postos são alvo de fiscalizações frequentes das autoridades e os resultados são públicos e acessíveis.
          Agora o que vai ser diferente é especificar ainda mais o que vendem. Atualmente não penso que se venda gasolina com mais que 5% de etanol (E5) se acham que isso é roubo.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      A menos que os consigamos distinguir pelo cheiro continuará tudo na mesma.
      Faz-me lembrar as prateleiras de supermercado. 15 tipos de batatas fritas com sabores, preços, pesos e promoções diferentes. A informação está lá toda, mas são tantas variáveis que às tantas preferia que não me dissessem nada a não ser o valor €/kg.

      1. Avatar de GM
        GM

        Tens razão! Denominador comum, €/kg. Não há dúvidas na comparação.

      2. Avatar de int3
        int3

        está disponível esse valor em todos os produtos. Onde está o preço, em letras pequenas diz o preço por Kg ou por Litro. é só calar e abrir os olhos.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          E eu disse que não estava?

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          E eu disse que não estava?

      3. Avatar de luis ferreira do nascimento
        luis ferreira do nascimento

        tens razão, agora é que eles nos vão dar a volta.

    4. Avatar de João
      João

      Mais difícil enganar ?? Não me parece …

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Desculpem a minha ignorância, mas alguns desses símbolos pode ajudar a saber se o combustível é melhor do que outro?
    Na gasolina, quanto mais Etanol melhor?
    No diesel, quais dos 3 é melhor para um carro recente? Alguns desses símbolos distinguem do Diesel ‘simples’ do aditivado?

    1. Avatar de Vítor M.

      Hmm essa tua dúvida deu uma ideia, efetivamente era interessante divulgar a “qualidade” com base nestas “misturas”.

      1. Avatar de Luis Oliveira
        Luis Oliveira

        A deco em tempos já fez esse teste e chegou a conclusão que é tudo igual..
        https://www.deco.proteste.pt/auto/automoveis/noticias/combustiveis-e-tudo-igual-ao-litro
        havia inclusive uma reportagem mas não encontro agora.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois… mas e então? Estes níveis de mistura afinal são para quê? Será mesmo que é tudo igual? Temos de “arranjar” um infiltrado, para com propriedade nos informar.

          1. Avatar de Tx2
            Tx2

            Isso, uma noticia dessas a informar a malta é que era 🙂

          2. Avatar de Vítor M.

            Sabes que não é fácil algumas informações 😉 há interesses que estão por trás destas “sinaléticas, misturas e variedades” de combustíveis. Mas gostava de saber, também como consumidor.

          3. Avatar de Nox
            Nox

            Isto esta tudo relacionado com políticas europeias para meio ambiente
            em Portugal não existe gasolina com etanol, nem combustível
            XTL que é (X= coal, biomass, municipal solid waste)
            Os alemães na segunda guerra mundial ja utilizavam XTL feito partir de carvão.
            Estão a ser feitos esforços para se criar um combustível mais limpo,
            no caso dos carros a diesel a solução XTL feito a partir de resíduos mais limpos em matéria de co2 .

          4. Avatar de GM
            GM

            Vitor, nem todos os motores estão aptos a “beber”, nomeadamente no gasóleo, estes biocombustíveis. Seria conveniente antes do abastecimento esclarecer, ou com as marcas ou eventualmente no manual da viatura, se esta está ou não apta a utilizar combustíveis compostos, gasolina com etanol (álcool) e gasóleo com biodiesel, e ainda estando, qual a incorporação máxima.

        2. Avatar de Dinis Domingos
          Dinis Domingos

          É tudo igual o tanas. Já estou farto de ter esta discussão com Prius na ninja carrinha faço 500 km e com a Repsol faço 800… Agora percebo se a Prius tem etanol e eu não sabia…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            tal como a gasolina espanhola

            €50 de espanhola fazem menos km
            do que €50 portuguesa

            nunca usei gasolina da prio
            mas o meu recorde de km foi feito com gasóleo laranja deles

          2. Avatar de Paulo L
            Paulo L

            Miguel, isso que dizes dos combustíveis em Espanha não é bem assim, tens tal como em Portugal, gasolineiras mais baratas e com menos qualidade, mas Repsol é igual, tal como Galp e CEPSA.
            Isto em comparação de marcas comuns aos 2 países.

        3. Avatar de GM
          GM

          O teste comparativo realizado pela DECO teve apenas como comparação entre combustível simples e o aditivado (na altura da troika). Nesta nova simbologia, pelo que li e interpretei do artigo, nomeadamente no gasóleo e gasolina, visa indicar qual a incorporação de combustível “amigo” do ambiente, não tem a ver com a aditivação. Quanto ao gás, creio que em Portugal apenas é comercializado o GPL. O gás natural apenas será utilizado pela CARRIS e eventualmente outros transportes públicos, em cidade. Para as viaturas ligeiras julgo não existirem postos de abastecimento, apesar de existirem em catálogo viaturas ligeiras bi-fuel que o podem utilizar, nomeadamente na gama FIAT.

          1. Avatar de Pedro Lima
            Pedro Lima

            Existe sim postos, mas são raros sei que existe um na estação de serviço da A4 em Custóias Matosinhos.
            É dos combustíveis mais baratos mais que o GPL

        4. Avatar de int3
          int3

          Esse “estudo” nem é estudo, não é cientifico. Está cheio de falhas.

    2. Avatar de diogomm92 Diogo Monteiro
      diogomm92 Diogo Monteiro

      Isso depende do fabricante e normalmente podes consultar isso no manual do carro.
      Nos diesel, o mais comum é ter 7% de biodiesel, ou pelo menos é essa a percentagem que vejo em vários carros de conhecidos.
      Nos a gasolina, e se não estou errado, não existe gasolina com etanol, pois não? Ou é tipo o biodiesel que tem de ser adicionado?

    3. Avatar de Dinis
      Dinis

      Quanto mais etanol pior… etanol é álcool… no Brasil usa-se há anos e a minha hornet no manual dizia que podia levar gasolina com até 10% de etanol (além da gasolina normal com até 110 octanas)

    4. Avatar de avoc03
      avoc03

      Cá na Alemanha existe E5 é o equivalente à gasolina 95 e também a E10 que é cerca de 0,02€/L mais barata ao litro mas é mais fraca, embora ainda possas usar em muitos carros não recomendo a usar em período de inverno com neve e gelo

  4. Avatar de Olly
    Olly

    Espero bem que alguém se lembre, atempadamente, de explicar as diferenças entre cada um deles porque para mim (e suponho que para outros mais também) isto é “chinês”.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Isto não é chinês é extraterrestre pois eu não percebi patavina disto. Está na hora de ir ler o manual do carro.

  5. Avatar de Poulos
    Poulos

    Andamos bem a ser enganados estes anos todos…e eles a gamarem..ahahah

    1. Avatar de int3
    1. Avatar de urtencio
      urtencio

      não fazia ideia que o gasóleo “normal” tinha 7% biodiesel!! :O
      gostava de saber era onde se enquadra o gasoleo dito “evologic”… “ultimate”…

      1. Avatar de int3
        int3

        é obrigatório por Lei. Chama-se B7. No meu BMW diz “Diesel max B7”.

      2. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        Evologic e Ultimate é igual, só que tem aditivos curativos, para a limpeza de injectores e cilindros e outras partes do automóvel mas é 7% Biodiesel a mesma

    2. Avatar de JS
      JS

      È so colar umas etiquetas e dar lucro a quem as fez/faz

  6. Avatar de JS
    JS

    Boa tarde acho muito bem haver mudanças e também deveriam vir com a fatura detalhada para sabermos o que pagamos.
    Mas o mais importante era termos o preço mais baixo nos combustíveis e não estarmos no lugar ocupado a nível mundial
    https://www.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/
    È as casas com a 4ª maior subida da Europa isso sim devia ser visto agora os símbolos para mim passa ao lado

  7. Avatar de Carlos Rino
    Carlos Rino

    É tudo um “engana o povo”, basta ver aqueles preços nas placas das autoestradas, sempre iguais.

    1. Avatar de jose.matos
      jose.matos

      Sou da opinião que as estações de serviço consecutivas não deviam ter preços iguais.
      Uma medida simples para evitar essa “concorrência”

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Engraçado… usar fotografia da Galp em Espanha……… 😉

  9. Avatar de censo
    censo

    Isto é para evitar enganos na hora do abastecimento ? Bolas, agora quem ficou baralhado fui eu. Afinal qual é o diesel que tenho de por na viatura ?????

  10. Avatar de Bino
    Bino

    Se forem ler a fonte da noticia vão perceber que isto são combustiveis ALTERNATIVOS. Nunca vi nenhum posto em Portugal propor este tipo de combustiveis.
    Eu a pensar, ao ler o artigo que iriamos ter etiquetagem/simbolos para Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Diesel low cost vs Diesel Premium. – Creio que em Portugal os postos foram obrigados a propor sempre Diesel Low cost, excepto nas auto-estradas.
    Por exemplo, o meu carro não aceita nenhum tipo de biodiesel.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      onde é que arranjas o gasóleo para o teu carro?

      é que em Portugal o gasóleo é no mínimo B7…

      1. Avatar de Bino
        Bino

        Coloco o normal. No manual do carro só diz para “não colocar biodiesel”, não fala em percentagens.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          B100 ?

          é melhor não tentares
          sim

          1. Avatar de Bino
            Bino

            Isso é o óleo de cozinha? – nem esse deve ser B100 🙂

        2. Avatar de int3
          int3

          Pronto, estás a meter 7% de bio. É obrigatório por Lei.

  11. Avatar de Adriano
    Adriano

    Eu com gasóleo do jumbo faço o mesmo que com o da galp… Já o da prio evapora depressa..!

    O que é estranho foi a galp ter acabado com o G-FORCE quando diziam que era topo de gama..!

    1. Avatar de Bino
      Bino

      Agora chama-se Evologic.

    2. Avatar de int3
      int3

      Mudou de nome para evologic. Nem isso sabes!

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        Evologic é o combustível aditivado e não o topo de gama, só tens 2 tipos de combustível : o Evologic e o Simples.. Que só difere 2 cêntimos no preço…
        Já na BP tens bp ultimate era o concorrente do G-FORCE, logo é bem mais caro que o aditivado, a diferença de preço sao mais de 10 cêntimos

      2. Avatar de Adriano
        Adriano

        Evologic é o combustível aditivado e não o topo de gama, só tens 2 tipos de combustível : o Evologic e o Simples.. Que só difere 2 cêntimos no preço…
        Já na BP tens bp ultimate era o concorrente do G-FORCE, logo é bem mais caro que o aditivado, a diferença de preço sao mais de 10 cêntimos

  12. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Desde o dia 1 de janeiro de 2010, todo o gasóleo rodoviário (dito convencional) comercializado no Território Nacional Português conta com uma incorporação de 7% de Biodiesel pelo que, ao abastecer com Gasóleo em qualquer rede de postos de abastecimento de combustíveis em Portugal, está na realidade a utilizar um Gasóleo com 7% de Biodiesel (B7). Para além de contribuir para uma mobilidade mais sustentável, a introdução de Biodiesel no gasóleo traz várias vantagens de ordem técnica.

  13. Avatar de jose dias
    jose dias

    O meu carro usa gasolina do Jumbo de 98 octanas, noto uma melhoria no consumo assim como um melhor desempenho do motor…….

    1. Avatar de Joao
      Joao

      98? mas que carro é que tens? O manual especifica para meter 98?

      1. Avatar de jose dias
        jose dias

        Diz 95 octanas na tampa….mas como eu uso gasolina simples da mais barata resolvi experimentar consumir a 98 do jumbo mais cara do que a 95 do mesmo fornecedor mas mais barata do que todas as outras marcas.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          “A octanagem não tem correspondência com a qualidade do combustível. Porém, motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Potência e rendimento ótimos são sempre obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.” Procura por octanagem na Wikipédia. Há um grande mito urbano em relação a isso.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Eu tenho um Saxo e no manual diz para colocar Gasolina 98, e não é um motor potente, é um 1.0i. De qualquer das formas, à 18 anos que leva com 98 hehe

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    quanto mais etanol estiver na gasolina pior será para o carro (a menos que o carro seja mesmo para andar com uma grande quantidade de etanol), e se este for então de andar pouco ou estiver algum tempo parado ainda pior. o etanol absorve água, e água + combustível = carro na oficina algumas vezes.

    1. Avatar de int3
      int3

      No Brasil tens muitos carrros só a alcool. O normal é andar com 25%.

  15. Avatar de JR
    JR

    A unica informação que tenho no carro é EN590 Diesel, qual devo por depois disto entrar em vigor? Sempre levou gasoleo normal e chega a fazer 950Km por depósito (~60L)

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Tudo o que tiver a mais é bom… +10% de biodiesel… siga…lá para dentro… e vai-se para a estrada testar se realmente aquele gasoleo ( ou gasolina ) é mais fraca ou mais forte que a outra antes… é facil de fazer testes…

  17. Avatar de int3
    int3

    Adoro ler estes comentários 🙂 Depois andam com carrinhos de 2000 a poluir 20x mais ahahah.

  18. Avatar de Manuel
    Manuel

    Vão até Sines e pensam uma visita guiada. Talvez assim percebam quais são as verdadeiras diferenças dos combustíveis….
    Aproveitem e perguntem a que valor sai o preço dos combustíveis à porta da refinaria e a que valor médio pagam um barril de crude.

  19. Avatar de Big Mike
    Big Mike

    Eu já fiz vários testes nas gasolineiras na minha area.
    Prius / Repsol/ Galp/BP…… a diferença é nehuma, uns roubam mais que outros no valor mas usam todos o mesmo material.
    A diferença está na quantidade de gasolina( no meu caso) que entra no carro.
    As mangueiras deixam passar muito ar, ao contrario do que pensamos.
    Mudei de estratégia na hora de ”alimentar” o carro e em vez de puxar o manipulo total da mangueira puxo só até metade.
    Demoro mais tempo na gasolineira, mas consigo fazer mais 100km que antes .

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Não tomaste os comprimidos hoje?

  20. Avatar de G
    G

    Já vi 3 sites sobre esta notícia e ainda não vi nenhum site a dizer algo do género:

    Quem mete Gasolina 95 tem que meter X
    Quem mete Gasolina 98 tem que meter Y

    E depois ainda falta também dizer que E5 é melhor/pior que E10 que por sua vez é melhor/pior que E85.

    Etc, acho que entendem onde quero chegar, espero.

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Continuas a meter o mesmo. Notícias de encher chouriços…

    2. Avatar de int3
      int3

      Isto são combustíveis alternativos. Na UE não permite adição de etanol a mais de x % ou até nem coloca. Aqui em Portugal não tens E5 nem E10.
      E E5 não significa que seja pior ou melhor que E10. São combustíveis. Da mesma forma que antes de 2010 tinhas gasóleo sem biodiesel e depois tens obrigatoriamente 7%. A qualidade não diminuiu por causa disso.

      1. Avatar de ASAS
        ASAS

        Se não sabes, não escrevas asneiras!!
        Mas qual “alternativos”?!
        São combustíveis “normais” e claro que em Portugal todos são, no “mínimo” E5 e B7!
        Quer dizer que toda a gasolina em Portugal (e em toda a UE) tem (no mínimo) 5% de etanol e o gasóleo tem 7% de biodiesel!

  21. Avatar de Miguel Martins
    Miguel Martins

    Grande confusão!!!! Gasolina 95 e 98 tem a ver com octanas. E5, E10, E85 tem a ver com a percentagem de etanol misturado na gasolina… portanto não tem nada a ver uma coisa com a outra. É bom não misturar as coisas. Duvido que, em portugal, como as coisas estão, que vendam mais do que um tipo de gasolina no que se refere à percentagem de etanol misturado.

    1. Avatar de G
      G

      Espectáculo, disseste algo que já se sabia mas respondeste 0 ao que perguntei 🙂

      se é que isso foi direccionado para mim 😛

  22. Avatar de AJCS
    AJCS

    O etanol é mais barato que a gasolina.
    Ao introduzir o etanol no combustível o preço vai baixar. Dúvido!

  23. Avatar de Joel
    Joel

    Isto nao é nada confuso, a mistura dos combustíveis bio ou álcool é mais preocupante nos carros mais recentes a diesel com os injectores piezoeléctrico que supostamente nao gosta de bio diesel nao sao so as programaçoes do dieselgate, a gasolina teoricamente mais antigos menos gostam de alcool quanto maior for a percentagem maior a probabilidade de corroer/comer/estragar principalmente as bombas e canalizacoes porque as borrachas, plasticos, tubos metalicos nao estao preparados para a corrosao do alcool. Carros recentes sem canalizacoes proprias e85, e100 nem pensar poder ser mais baratos mas depois custa a pagar. Podemos chamar-lhe credito nao solicitado. Boa continuação.

    1. Avatar de int3
      int3

      São obrigados a aceitar no mínimo B7.

  24. Avatar de bernardino gomes
    bernardino gomes

    em que diploma legal está referida a data de a partir de 12 de outubropara entrada em vigor desta obrigatoriedade?

  25. Avatar de SóRir
    SóRir

    É só rir com estes comentários…confusão entre percentagem de Etanol e octanas (também há aqui muita gente que ainda não sabe o que é), entre combustível simples e aditivado, alguns relatos típicos do género “Com o mesmo dinheiro faço o dobro de Kms com gasóleo da BP que da Prio!”, “Só meto combustível do bom, na Jumbo é só água!” ou ainda em Espanha é mais barato mais metem bio-diesel”, quando em Portugal também é obrigatório qualquer gasóleo ter no mínimo 7% deste…
    Estes novos símbolos já estão em vigor, e para não haver problemas basta meter E5 ou B7. Tão simples quanto isso.

  26. Avatar de Antonio
    Antonio

    LPG quer dizer Liquefied petroleum gas e não liquified pressurised gas.