Rússia instala Wi-Fi nos cemitérios

11 Comentários

Não, os falecidos ainda não precisam de Wi-Fi mas, ao que parece, os familiares e amigos que os visitam em 3 dos maiores cemitérios russos têm necessidades muito para lá das espirituais.

Agora já não se devem queixar da rede móvel pois foram colocados hotspots para ter Internet de boa qualidade, com acesso aos Instagram e restantes redes sociais ali perto dos ente queridos que partiram para o além.

pplware_cemiterios_russos_wifi


É de conhecimento geral que os russos têm uma hábitos diferentes, chamemos-lhes estranhos. No Verão passado um concurso de selfies com mortos foi alvo de investigação, mas há muitas outras “bizarrices”.

Agora, provavelmente com a justificação de algum conforto, as autoridades russas autorizaram a instalação de Wi-Fi gratuito em três dos cemitérios mais proeminentes e frequentemente visitados do país. Assim, durante o primeiro semestre de 2016, aqueles que têm “propriedade” nos respectivos cemitérios de Novodevichy, Troyekurovskoye e Vagankovo ​​não terão de se preocupar com a má qualidade do serviço 3G ou 4G dos seus smartphones, agora terão acesso Wi-Fi para que possam usar o Instagram e outras apps, que foram alvo de justificação para o pedido.

pplware_cemiterios_russos_wifi_02

Marcadas como “Zonas psicológicas de conforto” estes hotspots estarão disponíveis nas “áreas de descanso” em que parece ser um dos pedidos frequentes nos cemitérios russos.

Numa pesquisa realizada por nós no verão, os entrevistados queixaram-se da falta de Internet no cemitério.

Referiu Yevgeny Abramov, director da empresa YS System ao site Klerk.ru.

Os responsáveis não demoraram muito a adivinhar qual seria a solução, até porque a dependência das redes sociais até num cemitério parece ser muita.

Estes actos têm de ter o respeito e recato, como estão a exigir as autoridades. Nesses cemitérios estão sepultadas personalidades como o escritor Anton Chekhov, o líder soviético Nikita Khrushchev ou o ex-presidente russo Boris Yeltsin, isto no cemitério de Novodevichy. Isto pode suscitar a curiosidade de turistas e moradores locais.

Estes cemitérios são como museus ao ar livre. As pessoas muitas vezes vêm e encontram-se em pé na frente de um túmulo e quer saber mais sobre a pessoa lá sepultada.

Referiu Lilya Lvovskaya, porta-voz da gestão dos cemitérios de Moscovo à AFP.

Poderá ser outro ponto de vista para a tecnologia, uma evolução adaptada ao que hoje é um retiro mais espiritual passar a ser uma história viva em etiquetas tecnológicas com smartphones e tablets a mostrar o vida de quem jaze ali.

The Sun

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkop
    Arkop

    -Ei, bora visitar o teu avô no cemitério?
    -Ok
    No cemitério
    -Larga o telemóvel, e mostra respeito!
    -Pera, deixa só tirar umas selfies para os meus seguidores!! #Cemitério #Avô #Saudades #MissYou #RIP #FreeWiFi

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Muito boa essa sequência de hashtags 😀

      1. Avatar de Dani
        Dani

        hashtags are shit x)

    2. Avatar de Mota
      Mota

      LOL

      É mesmo bater no ridiculo porra, querem isso para por fotos nas redes sociais e dizer que têm sdds lol

  2. Avatar de Diniz
    Diniz

    Isto é totalmente ridículo ?!?!?!?!?!?!!??!

  3. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Éra ridículo se fosse um cemiterio comum, agora um cemitério com personalidades faz sentido, se é visitado por turistas.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      mesmo sem serem turistas, vais visitar o local onde os teus mais proximos estão, e passas por muitas dessas personalidades, e não tens como saber informação acerca delas, com wifi podes logo descobrir os feitos dessas pessoas..

  4. Avatar de lmx
    lmx

    A ideia é excelente, dada a quantidade de pessoas notaveis Russas, desde matemáticos a presidentes que ali estão sepultados, e com internet acessivel as pessoas podem verificar quem foi e os motivos que elevam o estatuto dessa pessoa.

    Obviamente julgo eu ninguém vai vizitar um cemiterio tipo museu, mas muito provavelmente ao ir visitar os seus entes queridos, passará por muitas destas sepulturas e a curiosidade virá ao de cima..

  5. Avatar de Schogetten
    Schogetten

    Vindo de russos não é de admirar, só ideias no-sense.

  6. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    não havia uma moda na russia de tirar selfies com mortos
    ir ao cemitério e tirar selfies com o caixão ou dentro da cova pode ser uma nova moda
    e por que não começar a colocar códigos QR nas campas, assim conseguimos saber mais sobre as pessoas que estão no cemitério
    e por que não começar a preparar a vinda dos zombies, a 1ª coisa que os mortos vão querer fazer é mandar um post à família a dizer que chegaram