Rússia dá recompensa de 110 Mil dólares a quem quebrar o Tor

23 Comentários

A Rússia não pára de surpreender, depois do governo de Putin andar à caça dos bloggers e de criar um cerco a todo o tipo de informação produzida online, vários grupos discordantes das políticas opressoras do Kremlin começaram a usar a tecnologia de encriptação desenvolvida pela US Navy, o Tor.

Agora, numa manobra de certa forma curiosa, o Ministério do Interior da Rússia colocou uma recompensa de 110 mil dólares a quem consiga quebrar a rede de privacidade Tor.

imagem_putin_vs_tor


Esta notícia chegou aos meios de informação pela mão de grupos activistas que lutam pelos Direitos Humanos. Estes informaram do desafio feito ao hackers russos pelo Ministério Russo que se defende, recorrendo a esta acção, apenas com o objectivo de “salvaguardar a defesa e a segurança do país”.

O desafio está devidamente agendado e calendarizado, já começaram as inscrições que terminam dia 13 de Agosto. Após esse período, o felizardo ou a equipa vencedora irá receber já no próximo dia 20 de Agosto o respectivo prémio de 110 mil dólares, algo como 81 400 euros.

imagem_putin_vs_tor2

Segundo o The Guardian, esta rede privada é usada por mais de 210 mil cibernautas russos que recorrem a este método de navegação para se protegerem, salvaguardando a sua identidade na Web.

Mas este concurso tem um lado estranho, isto porque cada para participante para entrar no desafio tem de pagar 5.5 mil dólares. Ora 20 destes possíveis aventureiros pagam o prémio do felizardo, como podemos ler na Gizmodo. É um negócio rentável onde “a casa ganha sempre”, não investe no prémio e, caso o Tor seja quebrado, consegue apanhar os “supostos” criminosos que atentam contra a pátria.

Contudo, segundo um especialista em vigilância serviços e de segurança, Andrei Soldatov, mesmo que as entidades russas não consigam nenhuma acção prática neste evento, o facto de estarem sobre esta rede privada é um alerta para as pessoas que usam este método para visitar e ler os sites bloqueados pelo regime, é uma forma de lhes dizer que estão atentos a quem tenta contornar as regras.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de camt
    camt

    Se pedirem com jeitinho à NSA ficam com o assunto resolvido.
    🙂

    1. Avatar de ZeMiguel
      ZeMiguel

      XDDDD já fizeram isso

      1. Avatar de camt
        camt

        Então engaram os pebrezitos o Obama veio para a TV a gabar-se de que a NSA e afins conseguiam espiar melhor que os outros.
        🙂

  2. Avatar de Rochita
    Rochita

    “Liberdade” não se preocupem com estes paises não… ridiculo querem controlar o mundo e nem sequer o escondem, querem deletar o conteudo que prova que os russos têm culpa em muita coisa e já não convém. Este mundo está perdido…

    1. Avatar de Maxim
      Maxim

      Este mundo está perdido porque pessoas como tu não sabem quem é que é que nos “vê” a todos, a toda a hora lol preferia não puder dizer mal do governo NA NET do que ser espiado pelo mesmo SEMPRE

  3. Avatar de Micas
    Micas

    Ele está a usar batom?

  4. Avatar de Zé

    Metam esse gajo abaixo….

  5. Avatar de Pedro Sousa

    Só 110 Mil dollars?
    Não dá para o trabalho 😀

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      e devem pagar em gás já que são tão pobrezinhos

      1. Avatar de renato
        renato

        haha essa teve piada, eles são pobrezinhos, nos então somos uns mendigos sem roupa a morrer de fome.

        ha com cada um que só diz barbaridades XD

        e realmente só isso?? mais vale começar a treinar a jgar dota2 ou LOL da muito mais dinheiro e as chances de conseguir o premio são maiores
        alem disso só mesmo um burro é que vai tentar fazer isso… ou paga os 5K e em casa ja conseguiu o feito, ou vai perder os 5k
        mais vale pegar nos 5k e gasta-lo em “jogo de sorte”

        1. Avatar de ptpedropt
          ptpedropt

          pois é, há com cada um..
          há aqueles que percebem, há aqueles que não e depois comentam..
          é vida!

        2. Avatar de João Moreira
          João Moreira

          Alguém entendeu metade do que aqui foi dito?

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Eu por acaso já tive de usar o TOR ou porque estava debaixo de regimes parecidos, ou porque o fornecedor de internet local utilizava filtros comerciais para bloquear alguns conteudos (dada a situação até era relativamente compreensivel) no entanto qualquer site/referência a uma palavra bloqueada dava direito a bloqueio … o que se tornou ridiculo. Obviamente que o TOR permite coisas menos legais, no entanto falam tanto de segurança e a industria do armamento responsável por dar às pessoas acesso fácil a meios de massacre … continua em grande sobre o lema da protecção e segurança. Infelizmente o efeito de contaminação da censura sob pretexto de segurança está para ficar, veja-se os US, a Australia (mais uns doidinhos da tola) e ultimamente o UK … sendo que a França teve o seu, fruto dos interesses entre Sarkozy e a indústria …

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Acredito que esta ferramenta já tem um backdoor só para a NSA. O Governo america está a financiar esta aplicação, logo acredito que exista troca de informação, sem nenhum de nós saber. O departamento de estado americo contribuiu.
      https://www.torproject.org/about/sponsors.html.en

      Eventualmente nao vou dizer que a NSA tem acesso, evitando o não uso da aplicação 😉

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Eventualmente nao vão dizer que a NSA tem acesso, evitando o não uso da aplicação 😉

      2. Avatar de Marco
        Marco

        No meu caso é tranquilo. Às tantas a Google tem mais dados meus que a NSA, e “vendem” indirectamente as informações que têm para efeitos de publicidade, pois todos levamos com ela de um ou outro modo. A questão maior é que começa a chegar a níveis de controle ridículos. Além disso os governos gostam de controlar a carneirada, carneiros que pensam por si não são coisa boa …

  7. Avatar de Sérgio V.V.
    Sérgio V.V.

    Ele quer conseguir por 110.000 euros o que a NSA tenta com orçamentos quase ilimitados.

    No entanto, o que a NSA faz no momento é monitorizar o tráfego que sai do Tor e monitorizar servidores que eles vão descobrindo que têm páginas .onion alojados e, a partir daí, vão construindo perfis de utilizadores cruzando-os com dados da net normal – dados esses que nós oferecemos em bandeja de ouro quando escancaramos as nossas vidas por essas redes sociais fora; é um festim.

    Agora, vamos rezar para que se demorem a desenvolver o computador quântico porque aí valhe-nos Deus, porque não haverá sistema de encriptação actual que lhe resista.

    Portanto, Putin, é melhor ir metendo moedas e ir tentando de novo.

  8. Avatar de Tomás S.
    Tomás S.

    Para além de 110 mil dólares, ainda se arriscam a receber uma dose de polónio num qualquer pequeno almoço!

  9. Avatar de Osvander
    Osvander

    Não vão querer de jeito nenhum fazer este serviço, pois não querem modificar em nada hehehehe. Governo opressor nunca mais.

  10. Avatar de brunobola
    brunobola

    Já agora se algum “maluco” quiser tentar tem de pelo menos ter o código fonte á mão.

    https://gitweb.torproject.org/tor.git

    😉

  11. Avatar de Deus
    Deus

    lol, sou o único que acha esse preço quase irrisório? 😀
    Se alguém consegui-se isso ganhava muito mais que isso 😀

  12. Avatar de Vitor
    Vitor

    TOR excepto “states”, protegido até contra ET’s… Fora de brincadeiras só resta a dúvida se de facto é segura ou não a rede TOR. Já se leu de tudo, já se ouviu de tudo, etc.. Sobra a dúvida, só e apenas.