Roaming vai acabar dia 15 de Junho de 2017 na União Europeia

19 Comentários

Recentemente veio novamente ‘à baila’ o tema das tarifas de Roaming. A Deco tomou a iniciativa, juntamente com outras entidades, para pôr fim a estas tarifas que adaptam os preços das comunicações quando nos encontramos noutro país.

O Parlamento, a Comissão e o Conselho Europeu chegaram agora a acordo e o Roaming acabar no dia 15 de Junho de 2017!



Para satisfação de muitos utilizadores, sobretudo quem viaja ou se encontra num país estrangeiro, foi determinada a decisão de acabar, definitivamente, com as tarifas de Roaming.

O acordo foi levado a cabo pelo Parlamento, Comissão e Conselho Europeu onde também houve espaço para se abordar o tema da neutralidade da Internet na Europa.

Assim, a decisão, conhecida através de comunicado de imprensa, indica que daqui a 2 anos, no dia 15 de Junho de 2017, quem se encontre na União Europeia, poderá usufruir dos serviços de telecomunicações, em todos os Estados-Membros, e pagar exactamente a tarifa aplicada no seu país de origem, acabando, assim, as tarifas de Roaming.

Roaming_1

Mas… a Comissão Europeia quer definir alguns limites para que não se abuse desta decisão pois se um português passa muito tempo na França, e continua a pagar somente as tarifas portuguesas, esta situação é classificada de ‘roaming permanente’ o que, segundo a Comissão, poderá ser negativo para o sector das telecomunicações.

No comunicado pode ler-se:

“É por isso que vai haver uma salvaguarda para uma utilização responsável. Assim que é atingido o limite enquanto está no estrangeiro, uma pequena taxa básica pode ser cobrada. Isto vai ser muito mais baixo do que os atuais limites (os preços máximos que os operadores podem cobrar pelas taxas de roaming na União Europeia) e é muito provável que venha a descer ainda mais. A Comissão recebeu instruções para definir os detalhes do limite de utilização responsável”.

Para este verão, mantêm-se os valores máximos das tarifas de roaming que são:

  • Cada chamada: 0,19€
  • Cada SMS: 0,06€
  • Cada MB de dados de Internet Móvel: 0,20€

A estes valores acresce o IVA mas, em 2016, haverá uma redução destas tarifas.

No documento consta ainda a informação que, a data para terminar com o roaming só não foi determinada antes devido a muitos valores que tinham que ser definidos e revistos, tais como a quantia de dinheiro que os operadores europeus irão pagar entre si como forma de assumirem o custo das comunicações dos utilizadores entrangeiros.

Neutralidade da Internet

Para além do roaming, houve ainda espaço para se determinarem os primeiros passos a tomar para a Neutralidade da Internet, onde foi decidido que não haverá “bloqueio nem estrangulamento de conteúdos online, aplicações ou serviços […] Todos os europeus devem poder ter acesso a uma Internet aberta e todos os fornecedores de serviços devem poder garantir os seus serviços através de uma Internet de alta qualidade. […] Todo o tráfego vai ser tratado de forma igual”, não podendo, assim, haver uma prioritarização paga de tráfego de Internet.

Por outro lado, o tráfego diário poderá ser gerido segundo os requisitos técnicos justificados, que devem ser independentes da origem ou do destino do tráfego.

Serão ainda definidas regras para que a Neutralidade da Internet não condicione os desenvolvimentos tecnológicos que precisam de grande largura de banda, salvaguardando, assim, a continuidade da qualidade dos mesmos.

A Comissão Europeia afirma ainda que cada Estado-Membro poderá definir as regras nas penalizações a serem aplicadas aos fornecedores de serviços de Internet, caso estes não cumpram com os requisitos da neutralidade da Internet, sendo que estas penalizações deverão ser “eficazes, proporcionais e dissuasivas”.

Concordam com estas decisões?

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André M
    André M

    Não podia vir cedo demais esta decisão!

  2. Avatar de Filipe P
    Filipe P

    Só entra em vigor daqui a 2 anos?

  3. Avatar de RF
    RF

    Viva à DesUnião Europeia!! Vamos longe…

    1. Avatar de darth
      darth

      enfim, com malta como tu…isso dificilmente vai la. os políticos a terem de satisfazer tipos como tu, que nunca estão satizfeitos

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Acho engraçado… se nao dissessem nada estavam todos caladinhos… agora como dizem que é so daqui a 2 anos já reclamam….
    Porra contenham-se com o que há, poderia simplesmente nao acabar o roaming pago…

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Já vem tarde esta medida.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      mais vale tarde do que nunca

  6. Avatar de Rui C
    Rui C

    Peca por muito tardia. Até lá são + 2 anos a xular a malta.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      E se esta noticia não visse a luz do dia como era? continuava-se a pagar e daqui uns 10 anos, vocês só sabem mesmo chorar, como diz o ditado: mais vale tarde do que nunca

      1. Avatar de Vítor M.

        Isso é verdade, vem tarde, mas que venha!!!

  7. Avatar de Moses
    Moses

    Finalmente… ah não daqui a dois anos = \

    até la ja nós estamos fora da UE..

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      Excelente 🙂
      penso que é bem possível

  8. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    pequeno passo…
    Para quando poder contratar fornecedores de internet e energias de qualquer pais europeu? Para quando poder comprar carros em qualquer pais europeu sem pagar impostos a dobrar ( O que é ilegal e pelo qual o estado paga anualmente multas à UE). Para quando se vai a Europa tornar finalmente num País único? Para quando? Devíamos de ter metade dos “tomatomas” do povo grego e devíamos todos, enquanto Europa de bater o pé à Alemanha e à frança. Queremos ser um país único. Com moeda única, com os impostos e os salários iguais em toda a união europeia. E se a Alemanha e França não querem, que saiam eles. Andamos todos a trabalhar para o IV Reich, pagamos impostos dos empréstimos que eles tão gentilmente nos fazem e somos nós o maior alvo das suas exportações. E nós? Quem nos compra a nós? Vergonha!

    1. Avatar de Dimitri Dragunov Travassos
      Dimitri Dragunov Travassos

      +15 Greek Balls FTW !

  9. Avatar de Hapéle
    Hapéle

    quem tem planos de minutos, não paga enquanto estiver no plafond? será?

  10. Avatar de Zefra
    Zefra

    ao menos conseguiram entender-se, apesar de ter esperado ainda mais cedo, porque em Portugal…. cobram-nos precos malucos pela internet movel.

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Já vem tarde, deveria ter entrado em vigor há mais tempo.

  12. Avatar de Hélder Ricardo Pereira
    Hélder Ricardo Pereira

    O melhor é comprar um cartão no país para onde se viaja. Os preços são maravilhosos. Um paraíso comparados com os preços do país dos feudos empresariais (Portugal).